Sessão 19: Dinheiro, tutu, fufunfa, cascalho

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sessão 19: Dinheiro, tutu, fufunfa, cascalho

Mensagem por Alessandro Valentim em Qui Mar 19, 2009 10:02 am

Acabei de ouvir os dois últimos episódios e gostei das mudanças. A "trilha sonora" ficou muito boa, gostei do papo que vocês tiraram sobre Watchman, apesar de gostar muito de quadrinho eu ainda não tive a oportunidade de ler as resvistas, coisa que pretendo fazer em breve. Não sei qual de vocês três teve a idéia de fazer os quadro Vozes de Fundo mas foi muito legal e o nome ficou bom também. Quanto ao áodio não tenho nada a reclamar pois da para escutar muito bem tudo o que vocês falam. A respeito do dinheiros em aventuras de D&D temos um problema com um dos jogadores na aventura em que jogo com o Lauriston. Eu indentifico ele como um Halfling, roguer, ladrão, cleptomaniáco e com fobía de batalha. Lembrei dele na parte que vocês comentaram sobre jogadores ambiciosos que atrapalham o andamento do restante do grupo. Eu chamo ele de cleptomaniáco porque em uma vez em uma aventura estavamos visitando um Templo, só não me lembro o nome do deus em questão, por fim ele não achou nada para roubar que tivesse um valor realmente lucrativo então só para não sair de lá de mãos vazias ele pegou uma faquinha de mesa e colocou no bolso. Em outra aventura ele estava usando furtar bolsos em um corpo que tinhamos abatidos a poucos minutos enquando ele se debruçava sobre o corpo, com todos ao seu redor olhando a cena, disse ao mestre "Estou usando furtar bolsos pra ninguém ver que eu estou roubando o morto". Realmente tem horas que isso atrapalha. Quando eu jogo gosto da dificuldade em conseguir gold, pois isso o torna bem mais valioso.

Nas poucas vezes em que narrei deixava a escolha dos iténs a critério dos jogadores, claro que eu não deixaria que eles começacem logo uma aventura com uma espada mais 10 contra dragões, ao final dessa parte eu lhe dava uma quantia pequena de gold. Na medida em que o jogo se desenrolava eu fazia questão de lhes dizer o quanto seus equipamentos estavam gastos chegando a colocar até penalidades como em uma espada longa que precisa ser afiada, pois estava tirando menos dano com o passar das batalhas. Isso atrapalha bastante os jogadorem em uma aventura em que irão passar muito tempo longe da cidade, mas por outro lado isso faz com que eles escolham de forma mais inteligente seus equipamentos para terem mais rendimento

Boa sorte e sucesso nos proximos capitulos.

Última edição por Alessandro Valentim em Qui Mar 19, 2009 6:40 pm, editado 1 vez(es)
Alessandro Valentim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qui Mar 19, 2009 1:24 pm

:evil: o anel dosustento é para só uma pessoa e demora para seus efeitos aparcerem. Mas não nego que seja muito util!

O item é...

A garrafa da água infinita! Cara ela pode até similar um geiger, e dausar dano nos outrs! Já imaginou quanta a´gua sai só com essa ação?!

No livro tem a tabla certinha e é muita água! Dá até para construir lago em volta e simular um fonte que só funciona com o dono Biruta

Mais carinhas!!!! zombie4

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Mar 19, 2009 2:24 pm

Parabéns, arquimago! Você ganhou o concurso secreto "quem vai descobrir os emoticons de zumbis primeiro"!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Qui Mar 19, 2009 2:30 pm

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE o que eu ganho?

Eu sempre procuro um emoticon! PAra colocar na mensagem! Adoro eles!

Pena que nem sempre eu acho EXATAMENTE o que quero, digo questão de humor ou pensamentos, não desenhos especificos.
jason2

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sex Mar 20, 2009 7:39 pm

Voltando as opiniões...

Neste episódio meu pareceu que o novo formato ficou mais ajustado ao ritmo de vocês que no anterior, ou talvez o contrário.

Raramente o dinheiro foi um problema nos meus jogos pois tendo a manter um equilibrio minimo para que o andamento do jogo não seja prejudicado por conta de recursos. Uso as duas estratégia que foram recomendadas (susbtituir moedas/dinheiro por objetos/itens de valor, atualizar itens/ objetos pela destruição do antigo ou limitar fontes de riqueza/tesouro no cenário) e também sou contrário ao tratamento de "cemitérios lotados com baús de tesouros ou monstros que soltam itens".

A frequencia de desafios que so podem ser superados pelo conjunto de habilidades com o qual nasceram ou desenvolveram (raciais, profissionais ou atributos intelectuais e fisicos dos personagens) costumam trazer um uso mais cuidadoso dos recursos e uma visão menos despreparada para o jogo.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Mar 20, 2009 7:47 pm

eu normalmente lido da seguinte forma quando é em WoD (em D&D nunca tive esse problema): o limite de bolinhas que se pode gastar com grana é de duas bolinhas. o cara pode ser um bilionario e não tenho nada contra interpretar isso, não quero atrapalhar a interpretação. mais se ele reclamar que está estranho porque ele deveria poder comprar "insira algo caro" ai eu ja aponto que ele quer usar o antecedente para resolver o problema e que assim só vai ter graça para ele.

pelomenos no meu antigo grupo nunca deu problema.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Sab Mar 21, 2009 7:54 am

Boa solucão (não sei como colocar o cedilha nesse teclado) para seu grupo um nivel efetivo mais baixo, porem nem todos os jogadores poderiam aceitar isso Acho que nesse caso deixar algumas coisas mais caras serem compradas seria interessante.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shogun em Sab Mar 21, 2009 8:26 am

Uma dúvida... porque com espetos de ferro você faz o que quiser... eu só faço churrasco com isso... Innocent
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Mar 21, 2009 9:43 am

Shogun escreveu:Uma dúvida... porque com espetos de ferro você faz o que quiser... eu só faço churrasco com isso... Innocent
Hahaha!

São (eram) espetos brutos, varas de ferro produzidas na fundição para melhor armazenagem e transporte do metal. Com os métodos de metalurgia dos aqueus (os gregos do tempo da Guerra de Tróia) essas varas eram muito mais fáceis de derreter também, para então se produzir o objeto que se desejasse.

Última edição por cimmerian em Sab Mar 21, 2009 11:22 pm, editado 1 vez(es)

Comandante
Comandante

Mensagem por Alessandro Valentim em Sab Mar 21, 2009 11:06 pm

No japão a produção de aroz é bastante siguinificativa só que me vem em mente é saber como algo que era e continua sendo abundante poderia vir a se tornar moeda de trocar, com valor siguinicativo, pois com a grande quantitade de um produto ele tente a perder o valor lembrando assim a velha lei da oferta e da procura.
Alessandro Valentim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Mar 21, 2009 11:24 pm

Só que não era todo mundo que produzia arroz. Se você fosse um ferreiro, um criador de cavalos ou um soldado, como conseguia seu arroz? Era, portanto, muito valioso, apesar de abundante. Até porque quem produzia o arroz provavelmente estava sob o controle de algum lorde ou senhor da guerra.

Comandante
Comandante

Mensagem por Rafael Portillo em Sab Mar 28, 2009 8:22 pm

Antes de tudo, elogios redundantes pelo excelente episódio.

Em relação a dinheiro, na epoca que eu mestrava AD&D cheguei a ter dois problemas com dinheiro. Primeiro, foi com o livro do ladrão. Assim como os outros livros, eles viam com regras de XP extra. A pedido dos jogadores, permiti essas regras, até por que não queriamos demoram demasiadamente a subir de niveis. Entretanto, o metodo de XP do ladrão deu uma dor de cabeça, pois, ele ganharia 1xp para cada peça de ouro que obtivesse e mantivee-se até o final da aventura.

O problema foi quando ele conseguiu, atraves de muitos 20, mais de 10 mil peças de ouro na aventura e conseguiu manter esse dinheiro sem prejudicar a aventura [muito pelo contrário]. Logico, todo esse XP fez a diferença, e a principio o pessoal até gostou, mas posteriormente, ele acabou subindo rapido demais e ficou overpower. Mas terminamos a campanha assim mesmo.

Segundo, na mesma epoca, consegui um suplemento não oficial que dava preço para praticamente qualquer item possível de comprar em um mundo de fantasia medieval. Era fantastico, por que eu mesmo pensava nos problemas que davam andar com 100 mil peças de ouro, jóias, gemas preciosas e coisas assim. Por exemplo, o grupo passou a comprar especiarias, para facilitar, pois um barril de especiarias era mais fácil de trocar, e valia quase tanto quanto um barril de peças de ouro.

Mas o melhor, tanto para eles quanto para mim, era a questão de itens como sangue de dragões, penas de grifos e serpentes de medusas. Além de substituir dinheiro [e me permitir abandonar jogadas de tesouro] alguns itens já possuiam poder mágico [como sangue de dragão] e permitia a utilização de certos itens no lugar de componentes de magia [como por exemplo um frasco de sangue de dragão negro no lugar de uma pedra preciosa de mil peças de ouro].

Enfim, compartilho aqui minha experiencias, e agradeço pelo excelente podcast. E no mais, nada mais.
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.teiacast.com.br

Mensagem por Arquimago em Dom Mar 29, 2009 9:51 am

TEm como você passar esse livro?

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado