Episódio 15 - Warlord

Ir em baixo

Episódio 15 - Warlord

Mensagem por Chico em Sab Mar 14, 2009 4:46 am

Ouvindo agora o episódio!

Baixem ae! \o/
http://www.rolando20.com.br/episodio-15/

'later!
Chico
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Re: Episódio 15 - Warlord

Mensagem por Anand em Sab Mar 14, 2009 9:48 am

Poxa, vim abrir o tópico aqui todo felizão... e pã! O Chico ganhou na iniciativa! Smile

Esse podcast foi um parto e uma correria. Pra começar, mais uma pista pra editar, já que tivemos um convidado. Segundo, porque o áudio dele deu pau inicialmente e tive que fazer umas mágicas com o áudio gravado do Skype.

Mas foi gostoso, a galera estava animada, tanto que esse episódio ficou meio grande. Só não ficou tão grande quanto o que o Marcelo participou! Smile

A gente ia fazer o de Dragões, mas eu não tive tempo de me preparar direito, então vamos deixar pra depois.

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Brenno em Sab Mar 14, 2009 1:47 pm

Um bom episódio sobre classes com certeza, sempre com boas dicas e recomendações para construção raça-classe e combinação de feats.

Como disse lá na no Rolando 20, so venho sentindo falta nestes episódios de classes de uma discussão também sobre o roleplay delas: Opções interpretativas para seu papel no grupo, as adequações ou não de acordo com o cenário, aventuras mais indicadas para explorar seu potencial (mecanico e interpretativo), vantagens e desvantagens na relação com o grupo, enfim algumas questões mais da interpretação.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Dom Mar 15, 2009 7:09 am

Olha, eu não sei o trabalho que daria aumentar o tempo do episódio em mais 10, 15 minutos. Acho que isso já seria o bastante para alguma dicas de roleplay dos builds da classe e para outros não tão convencionais.

De qualquer forma, essa conversa sobre as diferentes formas de interpretar a classe poderia vir antes da parte de crunch, que já poderiam fazer um link dos poderes específicos com as idéias já citadas.

Em todo caso, acho que forma geral, o Rolando 20 já faz um pouco disso. A única questão é que o fluff fica meio solto, com alguns comentários aqui e ali.

Mas é isso, me amarrei no espisódio e continuem melhorando! A cada novo ep é um nível a mais! Daqui a pouco vocês estão chegando do épico!
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Mar 15, 2009 7:45 am

DM Rafael escreveu:De qualquer forma, essa conversa sobre as diferentes formas de interpretar a classe poderia vir antes da parte de crunch, que já poderiam fazer um link dos poderes específicos com as idéias já citadas.
Acho que o crunch deveria vir antes mesmo, porque primeiro o jogador precisa entender como a classe funciona, para depois pensar em como interpretá-la.
Olha, eu não sei o trabalho que daria aumentar o tempo do episódio em mais 10, 15 minutos. Acho que isso já seria o bastante para alguma dicas de roleplay dos builds da classe e para outros não tão convencionais.
Esse é um nó górdio para os podcasters. Para quem só ouve um ou dois podcasts por semana, uma hora e quinze de episódio é muito pouco. Mas para quem ouve quinze, qualquer podcast cujos episódios avancem além de uma hora precisam ser bons a dar com pau para manter a audiência.

Eu prefiro o Rolando 20 mais curto e consistente, uma solução de D&D concentrada para eu tomar de quinze em quinze dias.

(Desculpa se pareço pegar no seu pé esta manhã, DM Rafael, não é de propósito. Wink )

Última edição por cimmerian em Dom Mar 15, 2009 7:50 am, editado 1 vez(es) (Razão : sintaxe)

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Dom Mar 15, 2009 8:23 am

cimmerian escreveu:(Desculpa se pareço pegar no seu pé esta manhã, DM Rafael, não é de propósito. Wink )

Hahaha! "Not taken"! (esse uso está correto? tongue )

cimmerian escreveu:Acho que o crunch deveria vir antes mesmo, porque primeiro o jogador precisa entender como a classe funciona, para depois pensar em como interpretá-la.
Sou obrigado a discordar. O jogador, em especial aquele que conhece pouco do sistema, tem que entender como é classe, qual o seu foco e o que tem de interessante nela antes de chegar a mecânica da coisa.

Esse é um nó górdio para os podcasters. Para quem só ouve um ou dois podcasts por semana, uma hora e quinze de episódio é muito pouco. Mas para quem ouve quinze, qualquer podcast cujos episódios avancem além de uma hora precisam ser bons a dar com pau para manter a audiência.
Bom, quem escuta quinze podcasts por semana é porque gosta MESMO da coisa! Mas realmente, são perfis diferentes de ouvintes. Tem aqueles que preferem ouvir vários ao longo da semana e outros que preferem alguns poucos e melhores para ouvir no trânsito. Eu me encaixo na segunda opção. E devo dizer que o Vozes cumpria com muito bem esse papel, porque os eps eram MUITO longos!

Acho que vocês tomaram a decisam acertada em diminuir o tempo, mas eu me divertia muito ouvindo os longos papos. A propósito, acho que o Netão fica reclamando do ep 01 só de pilha. Outro dia peguei para ouvir e apesar da baixa qualidade do audio, me pareceu um bom começo!

cimmerian escreveu: Eu prefiro o Rolando 20 mais curto e consistente, uma solução de D&D concentrada para eu tomar de quinze em quinze dias.
Acho que o tempo está bom, mas alguns minutos extras ajudariam a preencher a parte descritiva.
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Dom Mar 15, 2009 6:07 pm

Verdade... Encontrar o tempo ideal dentro da proposta de cada podcast deve ser tarefa tenebrosa, rsrsrsrs.

Também acho que o tempo médio do Rolando 20 é satisfatório, mas continuo desejando ver mais elementos narrativos e interpretativos nos episódios.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 18, 2009 10:20 am

DM Rafael escreveu:
cimmerian escreveu:Acho que o crunch deveria vir antes mesmo, porque primeiro o jogador precisa entender como a classe funciona, para depois pensar em como interpretá-la.
Sou obrigado a discordar. O jogador, em especial aquele que conhece pouco do sistema, tem que entender como é classe, qual o seu foco e o que tem de interessante nela antes de chegar a mecânica da coisa.
Ouvi ontem o mais recente episódio do Bear Swarm! Podcast, em que eles falam sobre criação de personagens, e me lembrei desta conversa, porque algo que avaliaram no episódio encontra, IMO, um meio-termo entre nossas duas opiniões iniciais, acima.

Em dado momento, foi feita uma avaliação a respeito de fazer "conceito antes de ficha" ou "ficha antes de conceito" que achei ser muito pertinente. De acordo com eles — e concordo plenamente — os sistemas que possuem raça e classe, como o D&D e Shadowrun, requerem que você faça primeiro sua ficha, caso contrário terá um personagem ruim ou mesmo "injogável" nas mãos (e talvez nem consiga criá-lo satisfatoriamente). Isso ocorre porque as opções de criação de personagem nesses jogos são muito delimitadas e bem definidas, funcionando melhor se primeiro você escolher raça e classe (não precisa fazer a ficha toda, mas deve fazer algumas escolhas primeiro, as "escolhas grandes"). O conceito de seu personagem está condicionado ao que você escolheu fazer. Imagine querer fazer um larápio saltador de janelas que adora facas, esquio e furtivo, mas produzir a ficha de um paladino anão.

Estou exagerando, eu sei, mas pense assim: a história de seu personagem, quem ele é e o que faz depende muito de que raça, classe/build e feats ele tem. Até porque é inútil pegar feats de agilidade e furtividade para seu anão paladino só porque batem com sua história. Em outras palavras, fazendo o conceito do PC antes, você poderá produzir características que não conseguem ser refletidas na ficha, porque a criação de personagem nesse tipo de RPG é muito compartimentalizada.

No entanto, há sistemas que favorecem justamente o conceito antes da ficha. De fato, jogos como Storyteller, Savage Worlds, GURPS e mesmo Burning Wheel são feitos de para que os componentes de criação de personagem se encaixem de modo mais livre, justamente para extrair o máximo de seu conceito antes que a ficha fique pronta. Nesses sistemas, você simplesmente não consegue fazer uma ficha, um aglomerado de pontos ou bolinhas, e depois tentar extrair uma história coerente olhando para ela; não é assim que esses jogos fucionam, não é como foram criados.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Anand em Sex Mar 20, 2009 8:32 am

Eu tenho que concordar com o Marcelo. Eu prefiro pensar num personagem em termos de raça/classe/build, e depois pensar em como bolar uma história e conceito legal que combine com aquele build. Fazer o contrário em D&D vai fazer com que você tenha várias dificuldades e inadequações. Mas dá pra fazer no GURPS, por exemplo.

Em relação ao tempo do podcast, meu alvo é uma hora de programa. Como estávamos em três, sempre rende mais tempo. Eu queria fazer uns casts (hehe) com menos regras e mecânicas sim, e meu foco vão ser os de raças. Os de monstros, vamos tentar ser bem meio a meio.

Anand

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Allian em Sex Mar 20, 2009 2:22 pm

acredito que vocês mataram a charada. eu ja cheguei a fazer, por exemplo, um aristocrata gorducho em D&D e só depois fazer a ficha. mais porque eu consegui? por assim que pensei em um aristocrata meio "chefe de guilda de ladrões" eu ja pensei de cara em um misto de ladino com feiticeiro para aquelas "emergencias" que usaria besta de mão. ou seja: eu meio que fiz previamente as escolhas grandes primeiro.

ja WoD, quase sempre eu penso em personalidade, tradição/clã/whatever e profissão do dito cujo. ai sim eu começo a conseguir delinear uma ficha. antes, não.

eu acho que, nesse ponto, você acaba confundindo crunch e fluff, simplesmente porque uma classe de D&D ou uma tradição de WoD é ao mesmo tempo crunch E fluff.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sex Mar 20, 2009 7:56 pm

Hummm questão delicada...

A posição de vocês faz sentido, mas tendo a concordar com o DM_ Rafael, pois isso depende muito do nivel de intimidade do jogador com o sistema e conceito do jogo em questão. Para novatos ou inexperientes sobretudo, costuma ser mais pratico compreender a parte conceitual antes da mecânica (salvo casos de jogos com dinâmicas semelhantes a de de outras midias, como mmoprgs).

O equilibrio regras- conceito na criação vem com o tempo, mas não vejo como tendo que obedecer uma fórmula.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Mar 20, 2009 8:11 pm

nesse ponto eu gosto de D&D. todo mundo começa no 0 e todo mundo sobre grana igualmente.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: