L5R 4E -- Nova campanha e impressões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

L5R 4E -- Nova campanha e impressões

Mensagem por Dbohr em Sab Out 16, 2010 10:18 pm

Comprei a nova edição do Legend of the Five Rings faz mais ou menos um mês e posso dizer que estou bastante satisfeito com o que vi até agora. Primeiro, para fazer um reconhecimento do sistema -- que está bastante enxuto comparado com a maçaroca de regras confusas que a terceira edição havia se tornado -- preparei uma série de jogos-solo com a Blefadora. Já fazia algum tempo que queríamos retornar ao mundo de Rokugan, mas estávamos um pouco desestimulados pelos sucessivos patches de regras da 3a edição e 3a edição revisada, que eram ruins. Tentei fazer várias adaptações para outros sistemas, mas nenhuma delas capturou o espírito a la filme de Akira Kurosawa que tanto gostamos. A 4a edição conseguiu trazer de volta esse espírito e fiquei confiante o bastante para propor uma campanha nova com ela e o Diego Bessa aqui do fórum.

A aventura começa com o roubo de um documento imperial considerado perdido há mais de 80 anos e cujo conteúdo pode abalar a dinastia vigente. O Diego joga com um samurai do Clã da Garça e é um exímio duelista enquanto a Blefadora joga com uma samurai-ko da Fênix. Ambos auxiliam um Magistrado Esmeralda e seguem no encalço do ladrão.

Fiz uma aventura estilo demonstração, para ilustrar vários detalhes e nuances da ambientação. Assim tivemos combates, cenas mais sociais, um pouco de intriga e um pouco de investigação e um pouco de magia. Graças a uma sugestão in-character do Diego deu até para testar as novas regras de duelo.

De resto, confirmei as primeiras impressões sobre o sistema: é muito mais simples e ágil que suas encarnações anteriores, com regras concisas e claras sobre como cobrir qualquer situação no jogo. A única "falha", se posso chamar assim, é que mesmo com 400 páginas faltaram alguns detalhes no livro básico. Eu gostaria de ver um pouco mais de katas, que são manobras opcionais extras para guerreiros, e mais regras para personagens Ronin, além da ausência muito sentida de uma determinada escola. De resto, a Alderac está de parabéns, pois desta vez a edição do livro ficou muito boa, com pouquíssimos erros e nenhuma falha gritante. O layout do livro é belíssimo, com ilustrações bastante evocativas para um jogo de samurai.

Outra coisa que me deixou satisfeito foi o que eles chamaram de "neutralidade de metaplot". Desde que o L5R estreou 15 anos atrás sempre esteve muito atrelado à continuidade oficial do mundo, que é ditada por torneios anuais de card games. Depois de todo esse tempo a coisa toda se tornou uma massa confusa e um bocado intimidadora para um jogador de primeira viagem encarar. A nova edição propunha apresentar Rokugan em seu estado mais icônico, deixando os detalhes do metaplot atual de lado e dando mais liberdade ao GM e jogadores de recriar o Império Esmeralda em qualquer momento de seus mais de mil anos de história. E embora essa proposta tenha sido atingida apenas em uns 80% (eu removeria todas as referências ao ridículo Clã Spider do livro e deixaria a família Shinjo como líder do Clã do Unicórnio, por exemplo), o resultado final continuou sendo muito bom.

Notas
Estilo e substância (fluff): 5
Conteúdo (organização e edição): 4
Clareza de regras (crunch): 5

Se houver interesse da galera aqui eu posso postar um diário da campanha a medida que os jogos forem acontecendo.

Última edição por Dbohr em Dom Out 17, 2010 5:57 am, editado 1 vez(es)

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Re: L5R 4E -- Nova campanha e impressões

Mensagem por DM Rafael em Sab Out 16, 2010 11:05 pm

Concordo com a opinião sobre a família Shinjo. Smile

E se quiser transformar o dueto num jogo com mais gente pode me chamar que eu gostaria de conferir!

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Bessa em Dom Out 17, 2010 2:40 am

Realmente, eu adorei tanto o sistema quanto o jogo! O meu Sensei, o magistrado Emeralda é divertidissimo, o Shugenja jovemzinho no qual eu fico sacaniando também e a Blefadora com sua Samurai "Sanguenoszoios" igualmente foda, por ser algo diferente do meu duelista Kakita, que deu medo ao Dbhor com suas jogadas de ataque SIMPLES de 50+ (nunca joguei L5R, eu juro).
Espero ai como disse fazer parte oficial do Grupo, pois estou babando o sistema, o grupo e meu personagem que consegui transportar os maneirismos de Iaijustsu inspirados nos meus fetiches de ver Samurai X hehehehe

Esse livro é minha proxima aquisição certa, recomendo pra quem curte cultura oriental, quer sair um pouco de seu sistema e simplesmente quem é fã do cenario!

obs: vai ser divertido rafael, tente mesmo jogar!
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Dom Out 17, 2010 5:56 am

Pô, havendo espaço na agenda eu topo numa boa. A gente deve jogar em finais de semana, preferencialmente sábados, quando não houver apresentações da Blefadora, ou provas, ou coisas assim.

O problema é que se você quiser jogar de guerreiro Shinjo vamos ter que usar uma versão homebrew que já bolei para a Escola. Os putos só devem publicá-la num livro que sai ano que vem (embora haja um boato que vai sair primeiro no newsletter do jogo agora em novembro ou dezembro).

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Dom Out 17, 2010 5:58 am

Nada, gostei daquele PC mas ele era muito looser. Prefiro fazer algo mais padrão, mais eficiente.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Bessa em Dom Out 17, 2010 6:17 am

Falando em mecanica dbohr, eu recontei os pontos da minha ficha como é costume eu fazer e percebi que eu realmente tinha 3 de kenjutsu e não os 5 como havia estranhado. Mudo isso na proxima sessão, embora esses 2 pontos não fariam diferença nos golpes de katana que dei no pobre minion e também não mudaria o resultado do duelo com a Blefadora (aqueles 50 foram meio agressivos hehehe).
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Dom Out 17, 2010 6:38 am

Diego: ah, isso foi erro meu na hora de passar do Excel pra ficha. Fui interrompido tantas vezes pelo telefone tocando que acabei me distraindo e lasquei o 5 em Kenjutsu :-P

Rafael: Bom, a campanha vai girar em torno das intrigas sobre a sucessão imperial e as manobras -- políticas e militares -- daí derivadas. Eu sugeriria Dragão ou Unicórnio mesmo para você. Escorpião e Leão serviriam para dar um pouco mais de "tensão" ao grupo; Crab e Mantis seriam meio outsiders nesse jogo, então não recomendo.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Dom Out 17, 2010 6:40 am

Até acreditar que o jogo ficou realmente melhor eu pego um Leão Cool

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Dom Out 17, 2010 6:46 am

Maneiro!

Akodo: uma das famílias mestres de kenjutsu do Império e os estrategistas incontestes de todos os exércitos.

Ikoma: emissários e diplomatas, muitas vezes treinam com os Akodo quando escolhem seguir o caminho do guerreiro.

Matsu: samurai-ko cujo poder e fúria são temidos em toda parte. Dão MUITO dano, mas resistem pouco. Live fast, die young deveria ser o lema da família :-)

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Diego Bessa em Dom Out 17, 2010 7:29 am

Outro fato sobre a famiilia deviria ser: "Não crie caso com elas na epoca da TPM, um exercito de samurais mulheres em frenesi não deve ser uma visão muito bela, nem muito saudavel."

Meu personagem teve um caso e algumas complicações com o Clã do Leão (Foi bancar o esperto), além do fato que do Dbohr ter deixado um Gancho de historia sobre esse clã e o do Dragão. Deve vir coisa por ai!

Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Dom Out 17, 2010 7:34 am

A propósito, decidi que é melhor você manter o Kenjutsu em 5 pontos, mesmo. Eu dou mais 9 XP pra Blefadora e assim não precisamos reverter o que já aconteceu em jogo :-)

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Diego Bessa em Dom Out 17, 2010 7:57 am

Dbohr escreveu:A propósito, decidi que é melhor você manter o Kenjutsu em 5 pontos, mesmo. Eu dou mais 9 XP pra Blefadora e assim não precisamos reverter o que já aconteceu em jogo :-)

Tudo bem então!
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yan em Ter Out 19, 2010 10:03 am

Bacana, estou ouvindo reviews boas de L5R 4E no geral, e estou quase tentado a comprar...

Estou começando a ficar um pouco de saco cheio de comprar todos os suplementos de uma edição e ver as novas edições chegarem cada vez mais rápido, mas fazer o que...? É melhor aproveitar pra jogar logo enquanto eles não lançam suplementos que compliquem as regras e estraguem o jogo de novo né? Smile
Yan
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Ter Out 19, 2010 12:18 pm

É o mal das sucessivas edições, mesmo. Eu tinha grandes esperanças para a edição revisada, que acabou não resolvendo os problemas da 3E. Demorei muito para decidir comprar a 4E e só o fiz quando peguei o livro emprestado de um colega para dar uma olhada.

Mais algumas boas coisas: os duelistas Kakita estão muito bons de novo, como sempre deveriam ser; as escolas do Leão são muito fortes; os Bayushi bushi finalmente têm competitividade com outras escolas.

Mais uma coisa mais ou menos: eu ainda não sei se gosto das novas regras de duelo. Estão concisas, mas há modificadores demais. Pode ser também porque eu estava muito acostumado com as regras anteriores.

Mais uma coisa que não gostei: além da ausência do Shinjo bushi, não gostei da nova versão do Mirumoto bushi. Senti falta das habilidades de manipulação de duelo e de controle do campo de batalha.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Diego Bessa em Ter Out 19, 2010 2:09 pm

Nunca joguei L5R, embora tenha jogado Rokugan no D&D mas eu gostei MUITO dessa que jogamos, a 4E.
Só achei meio complicado o duelo, ainda mais que minha escola (Kakita) dá muito bonus que não consegui computar ainda e não me acostumei com a mecancia de Raises.
Fora isso, pelo que vi, meu kakita é meio abissal nos duelos como ele deve ser...

PS: Dbohr to adorando o Usagi, muito bom mesmo! ele é um samurai coelhinho badass pra caralho heheheh
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: