VTT 98: pistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VTT 98: pistas

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 05, 2010 8:57 pm

Às vezes, num jogo de mistério, uma pista que precisa ser encontrada passa despercebida pelos PCs. Ou então a investigação segue para um caminho completamente diferente do escolhido pelo GM. Como fazer? Como manter uma aventura assim no caminho certo… sem os jogadores notarem.

00:00 Abertura.
02:22 Apresentação do tema.
04:09 O problema de uma pista.
10:35 Sistemas e pistas.
19:40 Pistas importantes.
25:15 Leia, ouça, veja.
30:30 Última dica: dar a pista e não dar XP.
34:04 Vozes de Fundo: brincando sozinho, e-books.

http://www.terceiraterra.com/vtt/pistas/

_________________
Blogs de Dungeons & Dragons 4e em Português! Assine o feed.
avatar
Marcelo Dior
Comandante
Comandante

Mensagens : 1691
Data de inscrição : 17/01/2009
Idade : 37
Localização : Ribeirão Preto (SP)

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 05, 2010 9:09 pm

Fiquei um pouco preocupado com este episódio, porque ele explora um tema que o VTT já tocou duas vezes — claro que foca e explora algo que não havíamos conversado antes, por isso achei-o um assunto importante.

Este foi um episódio em que procuramos focar em mecânicas e sistemas além de "apenas" dicas de como se comportar. Gostaram do que ouviram? Podemos fazer mais episódios "técnicos" assim? Devemos fazer mais?

_________________
Blogs de Dungeons & Dragons 4e em Português! Assine o feed.
avatar
Marcelo Dior
Comandante
Comandante

Mensagens : 1691
Data de inscrição : 17/01/2009
Idade : 37
Localização : Ribeirão Preto (SP)

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por jprisco em Ter Out 05, 2010 9:56 pm

Boa Noite!

Gostei bastante do episódio! Me interesso bastante pela mecânica por trás da fina arte de mestrar. Os macetes e as dicas sempre vem bem a calhar, afinal o mestre sempre tem um trabalho a mais, não é?

Como o Robin D. Law disse no "Robin's Laws of Good Gamemastering" temos de fazer as coisas certas de maneira consciente, para podermos controlar e repetir. E creio que só estudando a mecânica e "dissecando" uma aventura para saber.

Abraços!
avatar
jprisco
Recruta
Recruta

Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/07/2010
Idade : 35
Localização : Limeira/SP

Ver perfil do usuário http://alemdaimaginacaorpg.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por Arquimago em Qui Out 07, 2010 10:15 am

Gostei bastante, podem sim falar de regras! E detalhes pertinentes.

Só para constar o Rastro de Cthulhu que vai sair em português logo, logo por sinal tem essa mecânica, ainda não li o livro (esperando minha pré-venda chegar ^^). Bem parece que lá tem "dois sistemas" um padrão e outro para investigação e neste você gasta pontos para interpretar as pistas só, dependendo claro da especialidade de cada um.

Por isso que se o grupo for pequeno os Pj's tem mais pontos, para que mais personagens tenhamos especializações necessárias, se tiver mais jogadores dai cada um fica só um uma "pericia", e esses pontos acabam ou seja, precisa tentar usar a cabeça mesmo e também no final do jogo fica mais tenso, afinal os pontos se foram dai sim acabou "ajuda dos universitários".

Não precisa sair e ver, mas eu achei muito interessante, porque o autor (tem uma entrevista dele na Rolepunks 0 http://portal.retropunk.net/?q=node/272 ) defende que um jogo de investigação não pode parar porque não acharam a pista, como vocês falaram, o mais interessante é interpreta-las!

Eu vi os filmes que vocês falaram e recomendo.

E por ultimo tenho meus Comandos em Ação Também.
Já fui muito no piloto-automático em um carro, mas telefone ou outras coisas na geladeira não!

_________________
Rubens O Grande Arquimago!!!
avatar
Arquimago
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagens : 767
Data de inscrição : 02/02/2009
Idade : 29
Localização : Jaú - São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por jprisco em Qui Out 07, 2010 12:12 pm

Ah, fala sério Arquimago!

Você nunca procurou seus óculos pela casa inteira para descobrir que eles estavam dentro da geladeira? Ou olhou a sala inteira atrás do controle remoto e, de repente, percebeu que ele estava na sua mão o tempo todo? (não, eu não estava bêbado/drogado). Razz
avatar
jprisco
Recruta
Recruta

Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/07/2010
Idade : 35
Localização : Limeira/SP

Ver perfil do usuário http://alemdaimaginacaorpg.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por Arquimago em Qui Out 07, 2010 4:17 pm

Não!

Mas isso não quer dizer que eu não perdi nada, e nem de já ter procurar no mesmo lugar achei o que na primeira vez não tinha achado.

E...

Ia falar mais alguma coisa do episódio mas esqueci... Razz

_________________
Rubens O Grande Arquimago!!!
avatar
Arquimago
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagens : 767
Data de inscrição : 02/02/2009
Idade : 29
Localização : Jaú - São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por Mo(nica) em Ter Out 12, 2010 6:30 pm

jprisco escreveu:Ah, fala sério Arquimago!

Você nunca procurou seus óculos pela casa inteira para descobrir que eles estavam dentro da geladeira? Ou olhou a sala inteira atrás do controle remoto e, de repente, percebeu que ele estava na sua mão o tempo todo? (não, eu não estava bêbado/drogado). Razz

Hahahahahaha.....
O do óculos ja aconteceu comigo.... mas quando eu os encontrava eles estavam no meu rosto.... (confesso que isso aconteceu mais vezes do que eu gostaria de admitir Kickin' dead horse )
avatar
Mo(nica)
Suboficial
Suboficial

Mensagens : 69
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VTT 98: pistas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum