Dúvida Force Grip SWS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida Force Grip SWS

Mensagem por Zaknafein em Ter Out 05, 2010 6:45 am

To com uma dúvida sobre o Force Grip do SW Saga, como o personagem "escapa" desse poder?
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Re: Dúvida Force Grip SWS

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 05, 2010 8:01 am

Quando um cara fica preso num Force Grip (o atacante rolou acima de seu Damage Threshold), ele só pode usar uma Swift Action e torcer para o adversário não passar no teste no próximo round.

Pessoal do Holocast, cadê vocês?!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Dbohr em Ter Out 05, 2010 8:30 am

Chegando agora Smile

Segundo a errata de outubro de 2008 (não sei se ainda está disponível online com o fim da licença da Wizards) é isso mesmo que o Marcelo falou: enquanto o atacante mantiver o poder e passar no teste de UtF contra a sua Fortitude Defense, você está lascado: só pode fazer um Swift Action no seu turno.

Mas felizmente não é assim tão terrível: um amigo seu pode bater no usuário da Força que está te esganando e forçá-lo a fazer um teste de UtF vs DC 15 + dano tomado ou perder a concentração necessária para manter o poder.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Ter Out 05, 2010 8:36 am

Estamos aqui, firmes e fortes. Alias, Zaknafein, se quiser um canal mais direto de dúvidas de Star Wars Saga, tem o nosso formspring: http://www.formspring.me/holocast

Quanto a dúvida do Force Grip, é exatamente isso que o Marcelo respondeu. Se o alvo ficou preso na "pegada" não tem muita coisa que possa fazer. Pelo menos não que não possa ser feito com uma swift action (e são poucos os talents ou poderes que permitem um ataque com uma swift action).

Outra opção é um colega da vítima causar dano no Force Griper, que será obrigado a fazer um teste de Use the Force DC 15 + valor do dano para manter a concentração.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zaknafein em Ter Out 05, 2010 11:01 am

Caras esse e de longe o mais apelativo dos poderes da Força.
O player que esta jogando de Jedi (e já acumulou 3 darkside points) está mortifero nos combates 1x1 (jedi vs sith) nas sessões.

Ele treinado, tem skill focus, level 4 e carisma +2 (+14 use the force)...preciso urgentemente bolar uma "house rule" para dar alguma chance para os pdms pegos nesse poder...o último duelo decisivo em um duelo se resumiu a uma serie de turnos de enforcamento (causando o acumulo de dark side points)...planejei um "duelo de ligthsabers jedi vs sith" que se tornou uma chata sequencia de testes e danos ...
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Ter Out 05, 2010 11:14 am

Bom, o mais certo você já está fazendo: se o jogador de um JEDI insiste em usar Force Grip em todos os Encontros ele está incorrendo numa clara violação do Código -- portanto, DSPs nele.

Eventualmente alguém da Ordem Jedi vai ter intervir; primeiro numa conversa "amigável", depois numa censura, depois 4 Mestres Jedi aparecem para acabar com a raça dele e depois dedicar um busto do cara nos arquivos do Templo Jedi como mais um dos Caídos Duel SW

Se isto não for uma opção por causa da época da campanha, sugiro alterar as condições dos combates contra Force Users: coloque mais de um oponente, ou então monte o inimigo com alguns usos de Rebuke, ou mesmo invente um Talismã da Força que dá bônus contra esse poder.

Mas acima e além disso, eu sugiro que em primeiro lugar você tenha uma boa conversa com seu jogador e explique para ele que você não está confortável com o rumo que as coisas estão tomando.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Ter Out 05, 2010 11:22 am

Se é o player usando Force Grip é relativamente menos problemático. Uma opção é colocar feats como o Improved Damage Threshold, que aumentam a defesa do oponente. Um truque de Dirty DMs, mas válido Smile

Outra opção é colocar o talent Swift Power, da Dark Side Talent Tree (SWS 101). Só pode ser usado uma vez por dia mas é o bastante pra fritar o jogador com um Force Lightning ou semelhante.

Mas independente desses truques, é bom sabe onde o jogador pretende ir com tantos usos de um poder que geralmente é "premiado" com um dark side point.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Ter Out 05, 2010 11:27 am

Maldição! O Daniel sempre ganha a iniciativa e posta a resposta antes que eu termine de elaborar a minha Smile

Mas realmente o Rebuke é uma das melhores artifícios. Nos Games é geralmente isso que acontece sempre que tentamos usar um poder em cima de um oponente mais forte. Dai o duelo de sabres acaba sendo a melhor saída.

Agora a conversa franca sobre o ganhos de DSPs ainda é a melhor opção.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Ter Out 05, 2010 11:46 am

DM Rafael escreveu:Agora a conversa franca sobre o ganhos de DSPs ainda é a melhor opção.

Seguida de perto pela visitinha dos 4 Mestres Jedi!

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 05, 2010 3:30 pm

Eu acho que se o jogador está se divertindo (e, mais importante, se os outros jogadores também estão) o GM não deveria "quebrar" o combo do cara. Eu mesmo fiz uma vez um jedi para jogar em que combei meu Use the Force Skill de modo que meu PC era uma negação em qualquer tarefa, exceto na Força — nesse campo eu era imbatível, e grupo adorava ter um Jedi que nunca falhava na equipe. Eu era incapaz de me defender sozinho de um bicho-de-pé, mas se precisassem de um Use the Force...

Como GM, eu já encontrei esse exato mesmo problema. Lembram do Furry Wars? Jogamos mais quatro sessões depois daquela que foi ao ar (naquela época, nossos equipamentos de gravação eram grandes, desajeitados e pouco confiáveis, então nenhuma foi gravada) e o Rodolfo refez seu personagem para ele ser um mestre no duelo com sabre de luz, mas uma negação em qualquer outro aspecto, e o Neto fez exatamente o contrário: combou seu wookie para ser um mestre na Força, mas que nem sabia usar o sabre direito sem correr o risco de se decapitar. Juntos, eram uma dupla invencível, e eu colocava os Sith mais mega-fodas contra eles e eles ainda venciam. O divertido para eles era justamente se livrar fácil dos vilões (e o Neto ganhou dois Dark Side Points seguidos por matar no Force Grip).

O que aconteceu? Eu poderia fazer com que os sith viessem de gangue bater neles, ou fazer com que de repente todos os bandidos fossem droids que andavam em grupos de vinte, mas isso seria frustrante para eles: fizeram os personagens justamente para serem ótimos naquilo, porque eu iria insistir em aventuras em que eles não usariam o máximo de seus PCs? Tudo o que eu conseguiria seria um par de jogadores frustrados e sem vontade de jogar. Então eu dava para eles exatamente o que queriam: situações das quais só sairiam um usando a Força para causar destruição e outro defendendo o amigo com maestria imbatível no sabre de luz. Cumpri minha função de GM porque eles se divertiram à beça.

Se o jogador está fazendo isso às custas da história do GM, dane-se a história do GM. Agora, se o jogador está fazendo isso às custas da diversão dos outros jogadores... converse com esse jogador colocando as cartas na mesa, explicando o que você está vendo ele fazer e porque não está legal. Nunca tire o doce da boca da criança: além de ser muito chato, vai parecer que você está atacando e perseguindo um reles jogador com seus poderes divinos de GM. E isso nunca é legal.

Comandante
Comandante

Mensagem por Dbohr em Ter Out 05, 2010 3:37 pm

Se o jogador está fazendo isso às custas da história do GM, dane-se a história do GM. Agora, se o jogador está fazendo isso às custas da diversão dos outros jogadores... converse com esse jogador colocando as cartas na mesa, explicando o que você está vendo ele fazer e porque não está legal. Nunca tire o doce da boca da criança: além de ser muito chato, vai parecer que você está atacando e perseguindo um reles jogador com seus poderes divinos de GM. E isso nunca é legal.

Eu só faço uma ressalva: o GM é um participante da história tanto quanto os demais jogadores. Então, se o Sr. DSP estiver agradando todo mundo na mesa, ótimo! Desde que o GM faça parte do "todo mundo" também Smile

De outra forma, todas as ações in-game têm conseqüências in-game. Isso é mais importante que qualquer outra combinação de poderes ou oponentes.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Ter Out 05, 2010 3:46 pm

Hahaha! Desisto, hoje só tô "Rolando 1" na iniciativa Smile

E novamente, faço minhas as palavras do Dbohr. O DSP só é um problema se... isso for um problema!

Eu considerei seriamente permitir que o Riddick no meu jogo fosse darksider, mas preferir deixar naquela área cinza. E o próprio jogador concordou. Mas eu poderia ter dito que ele caísse pro lado negro não faria muita diferença. Seria como jogar com Rastlin (ou o Apprentice) na mesa.

Mas no final de contas depende muito da proposta do jogo. E se a proposta é NÃO TER fallen jedi na mesa, acho sim que o jogador pode repensar o uso de seus poderes. Pelo menos usar com moderação.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Ter Out 05, 2010 4:47 pm

Bem, Zak, o que você achou das dicas?

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Diego Bessa em Ter Out 05, 2010 5:24 pm

Bem, o Force Grip realmente é importante, mas também igualmente importante é montar os encontros contando com isso:
Começei a 3 semanas atraz a narrar legacy e domingo agora chegamos no "Climax" do Preludio, onde o Grupo que tem um Jedi Mon Calamari focado em Soresu e Use the Force, um Nagai Soldier Heavy Weapon e um Noble Buffer, ambos membros da quase derrotada Aliança Galatica, enfrentaram a Besta de Zillo (aquele godzilla like da Serie 3D) em uma base abandonada da republica, onde Lady Maladi estava a procura de alguma pesquisa genetica que ajuda-se seu mestre, Lord Krayt e também aproveitando o plot em que o palpatine diz no final do epsodio "Clona essa criatura e estuda o Couro dela", usando uma das coisa que aprendi com o Holocast, que é usar o Canonico ao seu favor.

Eu montei o combate sabendo que se o bicho ataque-se o grupo, eles iriam morrer com apenas 2 hits da criatura (1d10+25 cada hit em personagens de nivel 4) e o combate só seria vencido se o Jedi se foca-se em manter a criatura presa no Force grip, enquanto os outros 2 lutavam pra matar os 2 filhotes da criatura e a criatura.
Foi um Combate epico do inicio ao fim, usei também o cenario do final do filme do Godzilla (O Americano) e coloquei os outros Ovos da criatura como Hazard (se termina-se adjacente ao ovo tinha 50% chance do bicho tá vivo e dá uma mordia +10 contra Ref).
Acho que essa minha experiencia serve bem como exemplo pra você ver que é bom montar os combates usando a ficha dos players, para que eles se sintam recompensados com seus poderes (e você não se sinta supreendido também =P)
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zaknafein em Sex Out 08, 2010 1:11 pm

Dbohr escreveu:Bem, Zak, o que você achou das dicas?

Bom praticamente o rebuke vira um power padrão para todos os pdms sith importantes para duelos 1x1...
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 12, 2010 9:36 pm

Seu jogador estava fazendo isto aqui, certo?:

Jedi Academy: só no Force Grip por cimmeria no Videolog.tv.

Comandante
Comandante

Mensagem por Zaknafein em Qua Out 13, 2010 6:18 am

exato pirat
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 13, 2010 11:04 pm

No Jedi Academy e no Jedi Outcast só precisamos de dois poderes: Force Grip e Heal. Cabô!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Bessa em Qua Out 13, 2010 11:08 pm

DM Rafael escreveu:No Jedi Academy e no Jedi Outcast só precisamos de dois poderes: Force Grip e Heal. Cabô!

Force Speed também, mas por ser core nem conta muito!
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 13, 2010 11:11 pm

Exato, mas mesmo se não fosse dava pra passar sem.
Mas sem esses dois, o jogo perde 80% da graça!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Bessa em Qua Out 13, 2010 11:15 pm

Eu adorava dar Mind Trick, sempre fui viciado nesse poder, não importa onde fosse... =P
Diego Bessa
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por tarsisalexandre em Qua Nov 10, 2010 9:50 am

A primeira coisa que a vítima do Grip deve fazer é... TORCER PARA QUE O ATACANTE NÃO CONSIGA IGUALAR OU SUPERAR O NÍVEL DE FORTITUDE NA JOGADA DE USE THE FORCE! Uma vez que o Grip se estabelece na vítima, é muito difícil escapar dele. Uma solução para aumentar as chances de não ser pego, é o Force Power Resist Force, que aumenta suas defesas contra outros Force Powers, tornando mais difícil lhe acertar. Outra é sempre ter um Rebuke preparado para essas eventualidades, caso seja um Force Sensitive.

tarsisalexandre
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Nov 10, 2010 10:06 am

Ou como senti na própria pele na última sessão, implorar para um colega dar um tiro na porra da Bruxa Wacko

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qua Nov 10, 2010 11:57 am

Não sem um pouquinho de convencimento do jogador em questão primeiro Very Happy

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Nov 10, 2010 12:04 pm

Mas valeu o esforço, graças ao meu singelo pedido o cara conseguiu rolar VINTE. Nada como o companheirismo!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: