ZBCast 012 - RPGirls

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: ZBCast 012 - RPGirls

Mensagem por Doug Alves em Seg Mar 09, 2009 12:26 pm

Excelente a homenagem, excelente podcast, as meninas num bate papo informal e informativo, hehehehe sempre tivemos meninas no meu grupo e sempre era muito bom e extremamente divertido.

Parabens pelo podcast

(so uma leve critica, no começo o mic da Saoki cortou bastante.)

No mais, Keep up the good work
Doug Alves
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Mar 09, 2009 12:57 pm

Há algumas semanas as mulheres dos podcasts "This Modern Death", "Brilliant Gameologists" e "Trapcast" juntaram-se com a apresentadora do "Geek Girls Rules" para fazer um episódio especial chamado "Geek Girls Roundtable" a ser transmitido em várias partes através dos diferentes podcasts participantes. Brilliant Gameologists é o melhor podcast de RPG que há por aí, mas esses episódios foram enfadonhos e cansativos. O assunto de modo algum não me interessou. Mas até aí, achava que era porque elas só fizeram piadas de mulher e trataram de assuntos de mulheres. Mas este episódio do ZBCast foi muito legal. Gostei de ouvir as histórias, e até a qualidade da edição está melhor. Gostei por elas terem tratado de outros assuntos além de "mulheres e RPG". Aquele papo de jogar consigo como personagem foi bem legal.

Agora, saindo pela tangente do assunto.

Há apenas alguns anos que eu entrei em contato com esse mundo sem garotas. Foi quando eu comecei a ler blogs de RPG e participar de fóruns que descobri que existia o conceito de que mulheres são raras no RPG, e isso não aconteceu sem um certo choque e um tanto de estranhamento para mim, porque eu não sabia que existia essa realidade alternativa, que me lembra aquele episódios dos Simpsons que, numa convenção de quadrinhos (acho), alguém grita "tem uma garota na platéia" e começa uma comoção geral.

Meu primeiro grupo de RPG, quando tinha 14 anos, era só de garotos. Também pudera, gente dessa idade não tem amiga menina. Aos 16, jogava RPG com minha prima; aos 17, parei de jogar RPG com as góticas que moravam no prédio da frente, em São José do Rio Preto, porque elas só jogavam Vampiro: A Máscara; era um grupo de quatro garotas e um hom... humano do gênero masculino. Ainda em Rio Preto, apesar da quantidade de homens jogadores superar o de mulheres nos encontros e mini-convenções, ninguém estranhava -- garotos sempre foram maioria entre os colecionadores de gibis, fãs de FC e automobilismo, assim como garotas eram maioria nas pistas de dança, bicicletarias e no vôlei. Quando conhecei os LARPs (ou Lives), a grande maioria de jogadores eram do sexo feminino, em qualquer cidade. Mas só porque eu conheço mais homens fãs de FC não quer dizer que as mulheres fãs de FC sejam diferentes, exóticas ou mereçam qualquer atenção maior (exceto, claro, se for gatíssima e você estiver solteiro).

Mesmo minha namorada, que não joga RPG, fazia parte de um grupo de Hero Quest* composto por três mulheres e um homem, e não era nada estranho. Se jogavam Jogo da Vida, War e Scotland Yard, qual era a parte estranha em jogar Hero Quest? As mulheres também têm passatempos, como qualquer ser-humano.

Aqui em Ribeirão (o Rodolfo pode falar melhor que eu), chegou a ter mais mulheres que homens nos jogos de domingo. E, em todo esse tempo, eu nunca havia reparado em tantas diferenças comportamentais na mesa de jogo. A única que eu conhecia até hoje era que homens gostam de vencer o grande vilão num único e fulminante golpe com a arma, enquanto que mulheres perferem matá-lo com requintes de crueldade.

A pergunta que me assombra agora, especialmente depois deste (ótimo) podcast é: eu é que nunca reparei que mulheres são jogadoras tão diferentes, ou essa diferença é artificialmente criada pelos jogadores, com as jogadoras como cúmplices no reforço do estereótipo? Ao apontar uma diferença entre os gêneros, reiterando que o exotismo de "rpgs e mulheres", não estaríamos justamente criando esse estranhamento que acusamos de existir? O livro "Confessions of a Part-Time Sorceress" me mostrou que há muito preconceito das mulheres com o RPG, porque acham que é um passatempo bobo de marmanjos.

Aquilo que foi dito pela Otávia pode ser verdade: feminismo é só um outro tipo de machismo. Sexismo existe em qualquer lugar, seja nos quadrinhos ou no automobilismo. Minha namorada quase arrancou fora a orelha de um garoto quando ele a viu lendo uma edição de Sandman e disse "você lê Sandman?! Mas... você entende?".

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Allian em Seg Mar 09, 2009 2:23 pm

eu encontrei dois jogadores homems de rpg em toda a minha vida. o resto dos meus grupos eu tive que ensinar. que me diga mulheres rpgistas >_>
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por inominavel em Seg Mar 09, 2009 3:19 pm

@cimmerian

Já haviamos pensado nessa pauta quando estavamos no ZBCast004 de Storyteller, mas não sabiamos quando iriamos fazer, então nos veio a idéia de fazer ele para o dia das mulheres, pois seria uma maneira de homenagear as mulheres e ainda poder saber mais sobre essa visão femenina do RPG.

E como podemos ouvir, as diferenças entre mulheres e homens no RPG são poucas, acho que a maior diferença mesmo são os numeros, pois existem mais homens rpgistas do que mulheres.

Acho o ponto que a Otávia fala de que muita gente acha que RPG e coisa de menino e não de meninas, muita garota pensa assim e abandona a idéia de se quer tentar a conhecer como é o jogo, mulheres que fantasiam bastante as coisas, que lêem bastante,assistem filmes e etc, são mais inclinadas com a proposta do RPG e até arriscam em tentar conhecer.

Jogando com Góticas é ?.... hummmmmmmmm, tá ai uma experiência que nunca tive !!! hehehhe , me parece uma historia interessante essa.

Cimmerian, até eu me surpreenderia com uma mulher lendo "Sandman", lendo "PREACHER" então nem se fala, mulheres assim são muuuuuuuuuuuuito raras
inominavel
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br

Mensagem por inominavel em Seg Mar 09, 2009 3:23 pm

Doug Alves escreveu:
(so uma leve critica, no começo o mic da Saoki cortou bastante.)

Bom.... nem sempre a conexão de todo mundo está 100%, e esse tipo de coisa não dá para arrumar na edição.

Mas que bom que gostou do episodio, a principio achei que as pessoas não iriam gostar, estou muito surpreso por esse bom feed back do programa.
inominavel
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Mar 09, 2009 3:34 pm

inominavel escreveu:
Doug Alves escreveu:(so uma leve critica, no começo o mic da Saoki cortou bastante.)
Bom.... nem sempre a conexão de todo mundo está 100%, e esse tipo de coisa não dá para arrumar na edição.
Aprendi isto com o Daniel Anand quando gravei o episódio com o Rolando 20: cada participante grava seu áudio, sua parte da conversa, em seu próprio computador, usando o Audacity (que é leve e fácil de usar); depois a pessoa salva em mp3 ou wav e coloca em algum servidor, como 4shared ou rapidshare. O editor pega esses arquivos e mixa tudo junto. Assim, você tem o áudio de cada participante com a qualidade máxima (que cada microfone e placa de som permitir).

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Seg Mar 09, 2009 5:38 pm

Opa!

já vou baixar!
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Doug Alves em Seg Mar 09, 2009 6:36 pm

boa dica cimmerian vou gravar os episodios do meu assim hehehehe, ainda bem que so gravamos um pilotinho, em breve novidade ahuahuahau
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alvaro Ramos em Qua Mar 11, 2009 7:12 am

Gostei muito do podcast, mas admito que faço parte do mundo do Cimmerian, em que mulheres não são raras e nem novatas. Na verdade, o meu grupo normal de jogo tem 5 mulheres e 3 homens, contando comigo. E duas delas jogam a muito mais tempo e tem muito mais conhecimento do que eu. Mas elas todas preferem Storyteller/Storytelling, e como o grupo é democrata, elas sempre ganham as votações de que sistema jogar XD

Alvaro Ramos
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Qua Mar 11, 2009 8:59 am

Bom, meus grupos em gerais sempre foram plurais. Meu primeiro grupo de AD&D era eu, meus dois irmãos, um amigo e a irmã dele. Meu primeiro grupo de Vampire tinha duas garotas (e quatro caras).

Atualmente, meu jogo on-line Luz nas Sombras é clube do Bolinha, mas meu grupo de sábado tem homens e mulheres, alguns gays até.

Anand

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Doug Alves em Qua Mar 11, 2009 9:16 am

Mas o melhor do episodio sem duvida foi o sotaque as expressões usadas pelas meninashehehehehehe ( explico , sou paulistano) tenho duas amigas do sul aqui no escritorio e ouvindo o podcast parecia simplesmente que estava ouvindo uma conversa delas hahhaahahah otimo
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por inominavel em Qua Mar 11, 2009 11:35 am

Pow... to me sentindo um excluido aqui!! ahuahaua! não tem mulheres no grupo que jogo, e só joguei com garotas umas 3 vezes apenas!!!
O sotaque delas concerteza é marca regional delas, eu estava pensando em colocar tipo um glossoário das expressões:

Magrão: é o equivalente de "Cara"
Guri: é o equivalente de "Garoto"
Bah: até hoje não se sabe um significado para isso.
inominavel
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 11, 2009 12:06 pm

Então magrão é um cara, mesmo se for gordo?

Comandante
Comandante

Mensagem por Saoki em Qua Mar 11, 2009 12:11 pm

Ah, o nosso sotaque nem é tão assim. Podia ser pior, podia ser portoalegrês. ^__~

E magrão é qualquer pessoa mesmo.
Bah é só bah. Não dá pra exlicar. Heh.

Mas isso me leva a perguntar se teve alguma coisa que ficou difícil de entender por causa do nosso sotaque... Teve?
Saoki
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://saoki.blogspot.com

Mensagem por Doug Alves em Qua Mar 11, 2009 12:13 pm

Aparentemente sim Marcelo hehehehehe

Mas da pra entender bem Inominavel, com o contexto. Eu pelo menos nao tive problemas , mas estou acostumado com as meninas aqui do escritorio que falam assim, pobres perdidas em São Paulo hauhaua. Enfim, muito bom hehehehe

P.s. - Um coração para alexei, e uma menina pro grupo do inominavel, o zbcast logo estará cheio de campanhas hauahuahuahuahua
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua Mar 11, 2009 12:23 pm

não, eu pelo menos entendi sem problemas.

grande bola dentro do zbcast thumbsup
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por inominavel em Qua Mar 11, 2009 2:05 pm

Esse campanha estão quase UNICEF no ZBCast hein !!!heheheh!!!
@Saoki
Não para entender muito bem sim o que você falaram, mas não podiamos deixar de perder a piada !!!
inominavel
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 11, 2009 3:57 pm

Expressões estranhas? Vocês precisam falar com o Lauriston via Messenger.

Última edição por cimmerian em Qua Mar 11, 2009 3:58 pm, editado 1 vez(es) (Razão : retificação)

Comandante
Comandante

Mensagem por Doug Alves em Qua Mar 11, 2009 4:31 pm

é so ele adicionar hauahuahuahau falaremos com prazer hauhauhauahuha
ainda mais se tiver muitos contos de lovecraft huaihauhauahuahua
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Qui Mar 12, 2009 9:37 am

Muito interessante o episódio com a meninas... Em alguns momentos da conversa o som parece ter "picotado" um pouco, mas deu para acompanhar a discussão. Tambem levei um tempo para compreender algumas falas rapidas, mas é uma dificuldade de comunicação minha para com as gerações que me sucederam.

Sobre a questão da ausência de meninas nas mesas de rpg eu realmente endosso isso... Por muito tempo era dificil no Rio se ver grupos com presença feminina, embora hoje nãos eja impossivel como foi por algum tempo.

Mesmo assim, me parece continuar sendo uma dificuldade da maioria dos grupos de hoje, basta vasculhar nos foruns e bate papos do assunto para ver que sempre ha uma msg sobre isso.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shogun em Sab Mar 14, 2009 6:12 am

Gostei muito do PodCast... tirando proveito das meninas super poderosas queria pedir uma dica:

Sou casado e faz um tempo que não jogo, quero voltar.

Por favor, me digam o que devo fazer para convencer minha esposa a participar? Reza
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Mar 14, 2009 6:47 am

Shogun escreveu:Por favor, me digam o que devo fazer para convencer minha esposa a participar? Reza
Se você descobrir, por favor, me conte.

Comandante
Comandante

Mensagem por Saoki em Sab Mar 14, 2009 9:47 am

Bom, tudo depende de por que ela não deixa o cara jogar...
Saoki
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://saoki.blogspot.com

Mensagem por Brenno em Sab Mar 14, 2009 1:37 pm

Esse tema da participação de conjuge,namorada, etc nos jogos de rpg é sempre delicado... Depende muito de variáveis de interesse da pessoa, como por exemplo:

- Se gosta ou não de jogos/ludicidade em geral
- Se gosta ou não dos gêneros normalmente usados nos jogos de rpg
- Se dedica ou não tempo livre a hobbies concomitantes ao rpg

Obviamente há outros pontos, mas acho estes três os mais decisivos, pois o restante é ajustável de acordo com a conclusão que tivermos sobre estes três.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tsu em Sab Mar 14, 2009 11:30 pm

Já joguei com mulheres no meu grupo. Normalmente irmãs ou namoradas dos jogadores (não se empolgavam com o jogo, só estavam lá para participar da atividade social). Mulher que jogava rpg pq gosta, eu nunca tive no meu círculo de amizades, infelizmente. (agora, muilher q joga videogame eu conheci um monte ehhehee).

Mas recentemente, tivemos um episódio chato de uma namorada ciumenta. Sempre jogamos no sábado à noite, e ela fazia questão de ir aos jogos só para se certificar que ele não estava na balada. Convidamos "a guria" pra jogar, mas ela era muito chata. Destoava muito do grupo. (Imagine uma garota mandona, de gênio forte e baixa escolaridade no meio de um monte de graduado e pós graduado marrento). Resumindo, não deu certo, acabamos brigando, e perdemos o amigo também. Foi traumático.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: