Sessão 4: World of Darkness

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 4: World of Darkness

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jan 23, 2009 5:39 pm

Recebemos um comentário de Gabriel Axzeron na sessão #4. O Gabriel gostou das propostas mas perguntou: "Tá, mas como fazer aventuras de Changeling?"

Rodolfo?

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 4: World of Darkness

Mensagem por Irish-Devil em Dom Jan 25, 2009 11:11 am

Pois bem! Caso você mestre e seus jogadores queiram jogar uma aventura em Changeling, usando do horror-pessoal proposto no livro, posso dar algumas sugetões:

1- sejam poucos, um jogo assim deve ter no máximo um mestre e estourando três jogadores (dois seria melhor). Explique bem aos jogadores a próposta do cenário.
2 - na construção dos personagens trabalhem bem a história pregressa e em detalhes o cotidiano banal dos personagens. E com isso monte uma história mundana para o personagem, geralmente problemas comuns mas de pouca relevância para o status quo do mundo mortal.
3 - depois monte um enredo de fantasia, uma história que serviria muito bem para D&D por exemplo. Esta será a missão dos Changelings no Sonhar, a dimensão mágica e onírica a que os changelings tem acesso. Uma missão importante e relevante para o mundo fantástico, podendo por em jogo sua própria existência.
4 - em seguida dificulte o andamento da missão misturando a fantasia com o mundano do nosso mundo, por exemplo: os changelins precisam falar com um sábio e veterano troll, para ele lhes indicar a caverna onde vive o dragão; porém o troll hoje foi tomado pela banalidade e e´um ocupadíssimo gerente de um importante banco; então faça os jogadores passarem um tempo tedioso esperando para falar com um gerente rabugento que apenas se lembra de ter sido um troll nas antigas brincadeiras da infânia.
5 - além disso, você pode fazer com que por várias vezes os changelins tenham que parar a demanda para honrar obrigações mundanas como: pegar as crianças na escola, trocar o óleo do carro da mãe, calcular o imposto de renda, comprar remédio para hemorróidas, ir à reunião do condomínio, pagar a prestação do carro etc... Todos estes momentos, neste tipo de jogo, devem ser narrados por completo, o mundano e o banal são desafios para o changelin, pois o carrega de banalidade e o obriga a buscar uma recarga de fantasia para não esquecer o Sonhar. Essa recarga pode muito bem causar problemas à vida mundana do changelin, pois as pessoas podem começar a vê-lo como louco, esquisito, alienado, revoltado ou jogador de RPG.
6 - e o melhor pro final, mantenha sempre presente uma idéia e sensação de que a banalidade vai devorar o changelin, todo changelin acaba cedo ou tader sendo dominado pela banalidade do mundo e esquecendo o Sonhar, isto até sua futura vida começar, por tanto faça a ameaça constante, inclusive com exemplos de amigos e conhecidos changelins que se perdem ou já se perderam na banlidade e não podem lembrar mais da fantasia. Os próprios jogadores podem no decorrer da missão esquece-lá por ficarem sobrecarregados de problemas mundanos. Questione o que é mais importante e real o crediário ou o dragão.
Abuse do medo e drama de não ter mais tempo para brincar com a fantasia, o horro que assombra todo jogador de RPG, e vocês terão uma campanha bacana e pertubante.

Bom jogo povo.
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Dom Jan 25, 2009 4:02 pm

só posso recomendar uma coisa: tenha certeza que seus jogadores estejam entendendo. changeling é otimo pra dar dar nó na cabeça de jogador =P
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Irish-Devil em Seg Jan 26, 2009 5:38 pm

Por que?

Eu concordo com você, mas por que você acha isso; que "changeling é otimo pra dar nó na cabeça de jogador?"
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Seg Jan 26, 2009 8:09 pm

(cansei de ver isso acontecendo)

primeiro se coloque no lugar de um jogador que nunca viu rpg na vida. ele ja viu senhor dos aneis e alguns filmes de ficção por ai.

primeiro ele vai ter de criar um personagem. no começo, o personagem vai ser bem simples, porque o jogador não sabe pra onde ele pode expandir. ele só vai saber o que os outros contarem pra ele do cenário antes do jogo, e nem tudo ele vai conseguir pegar de primeira. ou seja, ele vai estar entrando em um mundo abstrato aonde ele mesmo não sabe o que deve fazer, ou o que seja sensato. (se quer um exemplo, só lembrar do próprio vozes da terra, aonde foi narrado um encontro de um vampiro com um npc lobisomem). alguns podem até ser bons de interpretação e entrarem no espírito do personagem, mais a vastidão e a abstração do cenario a primeira vista intimida bastante.

eu costumo brincar que jogadores novos diante da sua primeira aventura são semelhantes aos adormecidos de mago diante da verdade =P

passando a primeira seção, se o jogador se interessar em ler o livro e entender, o resto passa a ser natural, então eu encorajo muito meus jogadores a se aprofundarem, e tiro duvidas sempre que possivel.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Jan 26, 2009 9:06 pm

É por isso que eu não recomendo Mago, Wraith ou Changeling para novatos.

Comandante
Comandante

Mensagem por Irish-Devil em Ter Jan 27, 2009 10:14 am

É verdade! Também concordo com Vocês.
Mas mesmo assim, para mestre e jogadores novatos que querem experimentar esses cenários, seria melhor montarem um enredo mais simples no início e se forem se interessando a história pode ir se complicando devagar.
Por exemplo; quanto a changeling, uma aventura para novatos seria simplesmente uma aventura de fantasia em um cenário moderno; se a aventura gerar verdadeiro interesse, devagar vai se adequando à ambientação do World of Darkness.
Já histórias com um foco no horror pessoal como proposto na sessão 4, me parece mais adequada para jogadores e mestres experientes.
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago em Ter Jan 27, 2009 4:12 pm

Ô rodolfo eu sempre quis jogar lobisomem e mago.

Agora o neto vai mestrar lobisomem by forum. dá umas sugestões pra mago.
Thiago
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Ter Jan 27, 2009 4:51 pm

sugestões pra mago? corre. muito.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Jan 27, 2009 5:02 pm

Quer garantir sucesso e muito XP em uma aventura de Mago do Rodolfo? Interprete a Zatanna.

Comandante
Comandante

Mensagem por Irish-Devil em Qua Jan 28, 2009 12:47 am

Né! Tudo de bom! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Irish-Devil em Qui Jan 29, 2009 11:07 am

BEm!

Muito do horror pessoal para Mago já foi dito no podcast.

A base é usar da paranóia costante, pondo em dúvida o real e a visão de mundo mundana. Além disso o isolamento é bem legal, a idéia incomoda de saber a verdade de como as coisas são, mas não poder compartilhar com os demais, viver em um mundo de mentiras e que não suporta a verdade.
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago em Sab Jan 31, 2009 2:43 pm

Certo!

Mas vocês podiam dar uma sugestão de história para mago, parecido com o que fez para changeling.
Thiago
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Netão em Sab Jan 31, 2009 2:47 pm

Bem, se vale como sugestão, aquela aventura que eu criei para o Episódio 11 eu pensei em usar o sistema do Mago.
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Thiago em Sab Jan 31, 2009 2:49 pm

BOA!
Thiago
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gabriel Axzeron em Ter Fev 03, 2009 6:21 pm

"4 - em seguida dificulte o andamento da missão misturando a fantasia com o mundano do nosso mundo, por exemplo: os changelins precisam falar com um sábio e veterano troll, para ele lhes indicar a caverna onde vive o dragão; porém o troll hoje foi tomado pela banalidade e e´um ocupadíssimo gerente de um importante banco; então faça os jogadores passarem um tempo tedioso esperando para falar com um gerente rabugento que apenas se lembra de ter sido um troll nas antigas brincadeiras da infânia."

É, tipo o Homens de Preto 2.

-Quê?! Eu sou um Troll?! O que diabos é um Troll?! Tirem esses drogados daqui!

-------------------

Muito obrigado pelas inspirações. Changeling com certeza, foi o que mais me interessou no oWod. Pena que não encontro mais. Sad Também pelo fato de ser um dos mais fáceis de se mestrar do oWod, pelo que vi. Mas o que gostei mesmo é porque é pau a pau o mundo do D&D e o mundo real.

Mas voltando. Horror pessoal é de longe o mais difícil de se fazer, no meu caso. Meus jogadores são muito brincalhões. Não que eles não levem nada a sério, mas é que também não sofrem um terrorzão pelo que mestro. (Se bem que com as dicas de Changeling e Ravenloft seria quase impossível eles não ficarem pelo menos assustados) Então, eu recomendaria para iniciantes o bom e velho D&D pauleira baseado em Senhor dos Anéis (apesar de eu nunca ter lido ou assistido, por incrível que pareça).
Gabriel Axzeron
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Coiote em Sex Fev 13, 2009 6:19 pm

Simplesmente genial a idéa de fazer a besta aparecer sempre que o jogador está prestes a perder humanidade, ou dando um passoa mais nesta direção. Muito legal mesmo. A idéia de que a besta vai chegando cada vez mais perto. Talvez durante o frenesi o personagem poderia trocar de lugar com a besta. De ponto de vista. Ele se enxergaria de fora do corpo e assistiria a besta drestruindo tudo.
Parabéns

Última edição por Coiote em Sex Fev 13, 2009 6:21 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Correção gramátical)
Coiote
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Sex Fev 13, 2009 10:07 pm

Depois que falaram Zatanna eu olhei pra cima à direita e não li mais nada. Zatanna...

PS: Mas achei as dicas do Rodolfo fantásticas!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: