D&D em 2011

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 12:53 pm

(exceto o Márcio, palpite dele não é paltite)

Sacanagem... Very Happy

Acho que deveria ser como um template (talvez um theme) já que a maioria das "raças monstruosas" (vampiros, lobisomens, undeads) parte de uma forma original.

Mas como já tivemos o Revenant como raça separada, é bem capaz que esses tb sejam raças separadas.

Em tempo: eu NÃO acho que Ravenloft vai ser Crepúsculo. Acho que, com a opção de todo mundo jogar com monstros, vai dar uma farofada e o cenário pode acabar descambando pra esse lado. Mais ou menos como acontece com o Vampiro e a dicotomia intriga/pancadaria. O jogo propõe uma coisa, mas não acontece na prática.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Renato de Recife em Qua Ago 25, 2010 1:02 pm

Marcio Fiorito escreveu:Em tempo: eu NÃO acho que Ravenloft vai ser Crepúsculo. Acho que, com a opção de todo mundo jogar com monstros, vai dar uma farofada e o cenário pode acabar descambando pra esse lado. Mais ou menos como acontece com o Vampiro e a dicotomia intriga/pancadaria. O jogo propõe uma coisa, mas não acontece na prática.

Enquanto você acha, eu tenho certeza de que vai dar farofada, hehehe.

Mas acho que sendo D&D não vai ficar tão trash, afinal nenhum grupo de D&D é muito coerente, um bando de pessoas de raças, classes, alinhamentos e religiões diferentes que sai passeando pelo mundo para matar, pilhar e destruir.
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Re: D&D em 2011

Mensagem por nerdcore em Qua Ago 25, 2010 1:33 pm

Muitos podem discordar de mim, mas acho que DnD 4e é praticamente um RPG de superherois medievais, e sabemos que superherois e horror não funciona muito bem.

Vejo que até é possível que mantenham a "whitewolfização" do cenário, colocado alguma briga com uma "besta interior", Não sei como funcionará esse negócio de "poder jogar com os monstros", mas uma das formas menos fudidas de se fazer isso é com as bestas interiores.
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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 1:49 pm

Acho que ainda é possível fazer terror/horror no D&D. Mas como eu já disse antes, isso é conseguido através de técnicas de narrativas e não de forma mecânica.

Mesmo assim, tenho algumas sugestões:

- Monstros imunes a tudo, mas com uma fraqueza que precisa ser desvendada pelos jogadores durante o combate (como um fantasma indestrutível, mas que é desintegrado se um item que o prende à Terra é destruído);

- Sistema de insanidade/medo/corrupção (Dark Side Points, anyone?); Wink

- Misteriosas penalidades nas skills (imagine se seus testes de percepção são alterados em um determinado lugar? Nada do que vc vê e ouve está correto);

- Monstros que sugam healing surges (ué, vcs não estavam doidos pra rolar iniciativa? Agora aguenta!); Very Happy

- Muitos monstros com Dominate e Immobilize;

- Doenças e maldições provenientes de ações/combates com monstros, que se desenvolvam de forma lenta, ao longo de várias sessões (e que sejam um pé no saco dos players);

Como eu disse, o que causa realmente terror é a narrativa, mas essas são sugestões minhas para que a mecânica tb reflita isso; quase todas tiradas do Ravenloft original.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por nerdcore em Qua Ago 25, 2010 2:02 pm

Concordo com vc fiorito!

Mas isso eles teriam que praticamente mudar o conceito geral por tras do DnD. Ao contrário de edições passadas, na 4e as "penalidades" são mais raras, e a questão de invulnerabilidade e indestrucbilidade não estão presentes no cenários. A única forma de promover "medo" nos personagens (e não necessariamente nos jogadores) é colocar um monstro elite de uns 5 niveis acima do grupo.

Não é que não dê para fazer, mas o conceito teria que mudar muito. Acho que o principal é questão de penalidades e onus mais permanentes como maldições, doenças e similares.

Concordo que 90% do horror está na narrativa, como já discutimos algumas vezes, mas vejo que ravenloft 4e é praticamente colocar o superhomem no trem fantasma do parque de diversões.

Darksun para mim nasceu para ser jogado na 4e, Ravenloft no AD&D e Dragonlance no Saga
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Re: D&D em 2011

Mensagem por nerdcore em Qua Ago 25, 2010 2:03 pm

o que isso tudo me dá uma boa ideia para um ep do BzBz...como fazer os seus jogadores de 4e se borrarem de medo!
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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 2:06 pm

Mas isso eles teriam que praticamente mudar o conceito geral por tras do DnD.

Depois que eu ouvi o seminário da GenCon sobre Darksun e eles diziam "Really? Fuck it, it´s Darksun!" eu acho que daria pra fazer de novo... Very Happy

Darksun para mim nasceu para ser jogado na 4e, Ravenloft no AD&D e Dragonlance no Saga

Tenho a caixa do Saga mas nunca joguei DL com ela. Mas concordo em relação aos dois primeiros!

o que isso tudo me dá uma boa ideia para um ep do BzBz...como fazer os seus jogadores de 4e se borrarem de medo!

Oh, yeah!!! Wink

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Dbohr em Qua Ago 25, 2010 2:09 pm

Medo é fácil -- basta colocar um desafio 5 níveis acima do CL do grupo.

Horror é que são elas... e para falar a verdade, eu acho que se o grupo não estiver envolvido o bastante para se deixar assustar, não há como formar um clima de horror. Como o Fiorito disse, é muito mais psicológico (e técnica de mestragem) do que penalidades e testes.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 2:14 pm

- Rola aí um perception!

- 15!

- Hmmm...

- "Hmmm" o que? O que eu vi?

- Nada. Vamos continuar...

Whistling

Isso é o básico do básico do básico (para dummies). Mas é assim que começa! hehehehe Wink

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Renato de Recife em Qua Ago 25, 2010 2:35 pm

Marcio Fiorito escreveu:- Rola aí um perception!

- 15!

- Hmmm...

- "Hmmm" o que? O que eu vi?

- Nada. Vamos continuar...

Whistling

Isso é o básico do básico do básico (para dummies). Mas é assim que começa! hehehehe Wink

Huahuahua, adorei essa.
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Re: D&D em 2011

Mensagem por nerdcore em Qua Ago 25, 2010 3:17 pm

acho que tem um artigo que fiz para o NTT que era justamente sobre isso "faking dice rolls". Tipo inventar roladas de dado sem sentido prático só para deixar os jogadores com uma pulga atrás da orelha.

Resumo é: Mecanicamente a 4e não ajuda para a questão do RPG de Horror, depende muito do narrador, para não ficar muito "buffy". O principal problema é que 80% das regras e do tempo de mesa de DnD normalmente está focado para o combate, e no horror, o medo está na impossibilidade/incapacidade de se combater o "inimigo".
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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 3:41 pm

O principal problema é que 80% das regras e do tempo de mesa de DnD normalmente está focado para o combate

Uma boa sugestão de ver um jogo de 4e com muito roleplay/exploração é o podcast Icosahedrophilia.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Tio Ork em Qua Ago 25, 2010 4:03 pm

nerdcore escreveu:Concordo com vc fiorito!
a questão de invulnerabilidade e indestrucbilidade não estão presentes no cenários.

O engraçado é que foi na 4e que aconteceu meu 1° TPK e tbm onde a taxa de mortalidade é alta...Razz

nerdcore escreveu:
Não é que não dê para fazer, mas o conceito teria que mudar muito. Acho que o principal é questão de penalidades e onus mais permanentes como maldições, doenças e similares.


Bom, é aqui que minha esperança entra. Como o jogo vai ser algo separado, assim como o gamma world, tenho ctza que essas mudanças serão feitas para que possa acomodar os conceitos.

Realmente espero isso.
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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 4:05 pm

Espero que não venha regras pra brilhar sob a luz do Sol! Hahahahahahaha Very Happy

(Mal aí, tô só zoando...). Smile

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Ago 25, 2010 4:20 pm

Se é possível fazer sessões de horror com Lobisomem: O Apocalipse e seus PCs que atravessam paredes (pergunte ao Neto), é possível fazer aventuras de horror em D&D, um jogo em que os personagens, viram dragões e matam deuses.

É uma mistura de mecânica e narrativa, que eu não conseguiria explicar, mas quem tiver acesso a Dungeon Magazines do tempo do AD&D irá encontrar várias aventuras para níveis altos que se passam em Ravenloft. De pronto, consigo me lembrar de Bane of the Shadowborn (para PCs de nível 6 a 9), Felkovic's Cat (também 6-9), Hour of the Knife (esta acho que era um módulo separado, não uma aventura de revista) e o cross-over entre Forgotten Realms e Ravenloft, chamado The Forgotten Terror (que continua a aventura Castle Spulzeer) uma aventura para nível 12 ou 13.

Um módulo que nunca terminei de mestrar, mas que requeria 4 PCs do nível 12 (pelo menos) era Bleak House, e também a ótima (IMO) Die Vecna Die, que pedia, compreensivelmente, 6 PCs de nível 10 ou 4 de nível 13. Se eu pusesse minhas mãos em Die Vecna Die!, certamente a converteria para uma aventura de Epic Tier, porque os elementos (tanto mecânicos quanto narrativos) que instilam o terror e a sensação de vulnerabilidade nos PCs dessa aventura independem do nível.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 4:24 pm

"Die, Vecna, Die" é EXCELENTE!

Aliás, Night of the Walking Dead, de Ravenloft, tb é! Smile

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Dbohr em Qua Ago 25, 2010 4:37 pm

Na caixa do Ravenloft original tinha um pequeno ensaio sobre como mestrar aventuras de horror com o sistema de AD&D - que na verdade servem para qualquer sistema. Era um primor!

Se eu não me engano tem um ensaio de teor parecido, mas com dicas ligeiramente diferentes, na versão d20 de Call of Cthulhu.

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 4:39 pm

Tb aconselho o box original p/ AD&D do Masque of the Red Death, para RL.

O da terceira edição é mais bem ilustrado (wink, wink!) mas o do AD&D é melhor. Very Happy

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Re: D&D em 2011

Mensagem por Brenno em Qua Ago 25, 2010 11:08 pm

Ravenloft a meu ver tem como grande desafio ou problema a administração da dosagem fantasia / terror/ horror gotico proposta ao cenário, mas tambem concordo que depende muito mais do esfoço do mestre em trabalhar bem a narrativa (as regras acabam sendo adotadas/adaptadas com mais cuidado).

Ao que ja foi dito pelo pessoal, acrescentaria os livrros do Van Richten da 2E e o capitulo de testes de medo, horror e loucura do Domains of Dread (ou se quiser ser ousado, usa regras de outros sistemas, como a de sanidade do CoC).
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Re: D&D em 2011

Mensagem por sembiano em Sex Ago 27, 2010 11:33 pm

Opa,

Como comentei superficialmente antes, acredito que Ravenloft será um jogo alto contido justamente porque apresentará uma mecânica de quarta edição incrementada que não será oficial para o core, mas que com um personagem de quarta edição se possa jogar(ou seja compatível)...mais ou menos como eles comentaram. Disso, dá para prospectar que esta mecânica incrementada não se dará na ficha do personagem e sim nas regras externas, neste caso acho que vem algo maximizado da caixa Shadowfeel, onde eles já colocaram que o enfoque será realmente o lance do horror....aposto meu braço direito como a caixa de Raven vai vir com o Taroka Deck e com mecânicas de power checks/teste de medo e horror associado eles, e dai nasce o controle dos monstros.


Raven sempre teve o lance de controlar o mal interior e inclusive os power checks mecanicamente representavam isso. Vale dizer que jogar com vampiro( e qualquer outro undead) não é tão novidade em Raven, na segunda edição já existia um suplemento onde isto era possível(Requiem: The Grim Harvest) e praticamente obrigatório.

Compartilho da opinião que o lance do medo depende muito mais da narração, por mais que tenha que admitir que ter regras específicas ajuda muito, vale dizer que mesmo sem elas tive um grupo de D&D 4e que cagou na base em Undermountain recentemente. Não vejo nenhuma grande dificuldade para que este Ravenloft novo incorpore novas mecânicas que incentivem este horror, tão simples como foi no AD&D implementar power checks e os de testes loucura. Tirando a nossa visão romântica de velho para o lado, na minha opinião a grande maioria dos jogadores de Raven em AD&D em campanhas não tinham medo do cenário e sim que o mestres tomassem seus personagens(virariam Npcs), como recomendava o livro, de acordo com a quantidade de power checks/ testes de medo e horror acumulavam...que na prática é uma morte irrecuperável do personagem....no final é o mesmo medo do AD&D convencional(morte) modificado por estas pequenas regras específicas adicionadas ao cenário de forma inteligente e que pode ser simulada sem maiores problemas nesta nova versão com o mesmo efeito, afinal quem ainda hoje não tem medo do seu personagem morrer?

Abraços,


Última edição por sembiano em Dom Ago 29, 2010 10:39 am, editado 3 vez(es)
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Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Ago 27, 2010 11:38 pm

Parafraseando o DM Rafael no episódio 2 do DM´s DIrty Talk:

"- Tem ficha?
- Não.
- Fudeu..."

Smile

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Re: D&D em 2011

Mensagem por nerdcore em Sab Ago 28, 2010 7:57 pm

Marcio Fiorito escreveu:Parafraseando o DM Rafael no episódio 2 do DM´s DIrty Talk:

"- Tem ficha?
- Não.
- Fudeu..."

Smile

Impressionante o tanto de meta game que os jogadores naturalmente fazem
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