D&D em 2011

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: D&D em 2011

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Ago 20, 2010 12:56 pm

Faltou eu comentar o que teria dito na gravação.

Os três deram um show, realmente houve pouquíssimos momentos em que gostaria de tê-los interrompido. Estes são os momentos:

- Achei a "surpresa" de Ravenloft para 2011 bastante "mé". Estava esperando algum cenário inédito, novo, novidade, diferente, coisa nova. Cansei dessas reciclagens. De fato, isso casa com meu outro ponto:

- Tô achando essas caixas básicas um saco. Demorei a me acostumar com os livros de capa dura (aliás, como é quase todo RPG de umas décadas para cá), que ficam lindos na minha estante, misturando-se com os outros livros de não-RPG. Caixas básicas eu acho difíceis de guardar e de transportar. (Por outro lado, essas caixas são bem legais porque permitem enfiar um monte de coisa maneira, como mapa, cartas, fichas, dados.... porém:)

- O D&D parece estar bebendo da fonte de sua história demais. Uma coisa é você homenagear aqui e ali, mas viver de refazer aventura velha, formato velho, cenário velho... viver do passado, além de triste, te impede de olhar para o futuro. Todo aquele papo de "moving forward" que eles falaram em todas as palestras da GenCon 2010 me lembra o cachorro correndo atrás do próprio rabo. Desculpem usar a carta do Bacharel, mas como historiador formado e professor eu sei muito bem o que é ficar olhando só para o passado — estudei essa merda; não é possível "to move forward" se tudo o que você faz é resgatar valores da velha TSR. As caixas básicas eram lindas e divertidas, os cenários eram legais.... mas estão mortos, pertencem ao passado. E deveriam ficar no passado. "Moving forward" é fazer coisa nova, inspirar-se no passado sim, mas só para poder fazer algo diferente. Reciclagem de ideias é declaração de falta de criatividade.

- No entanto, não concordo com o Fiorito que as caixas voltaram porque o formato de livro não deu certo. Não vejo evidências de uma coisa (venda baixa) ou outra (venda alta do D&D). O único produto que eles falaram que não deu certo, não vendeu, foram os livretos de raças (dragonborn e tiefling). É sabido que a Hasbro comprou a WotC por conta do Magic, e foi justamente essa compra, IMO, que permitiu que eles pudessem injetar dinheiro no D&D. Ao que parece, o que sustenta a empresa é o Magic, e o D&D fazem por amor — mas isso também não quer dizer que a linha esteja mal das pernas; se fosse o caso, eles não iriam inundar o mercado com tanto produto quanto prometeram para 2011; produto que não vende não recebe capital para produzir mais produto. Vejo, de fato, uma expansão da linha, com o uso das regras do D&D para outros jogos, como Gammaworld, e o lançamento de vários jogos de tabuleiro (que nos EUA e na Europa é um passatempo bem mais assentado e garantido que os RPGs). Se eles podem usar o D&D para criar boardgames, a meu ver, é porque o dinheiro tá sobrando e a linha está fazendo sucesso a ponto de vazar para outras mídias (como videogames e gibis também). Se a marca não fosse lucrativa, não expandiria.

- Vejo a volta das caixas básicas como uma tentativa de resgatar o saudosismo de quando os designers eram jogadores, do mesmo jeito que garotos dos anos 1980, ao chegarem em posições-chave na mídia televisiva ou do cinema começam a produzir filmes e remakes de séries do que eles viam quando garotos. Isso ocorreu com a turma dos anos 1950, 1960, 1970, 1980 e vai acontecer com o pessoal dos anos 1990 e dos anos 2000 — na arte, como na natureza e na moda, nada se cria, tudo se transforma. SÓ QUE É MUITO CHATO!!! Eu quero novidade, não quero reviver o passado. O passado eu já vivi, foi muito bom, obrigado, mas tudo tem sua hora, não vivo de reprises. E as caixas básicas (com ilustrações velhas) pertencem ao passado, e fazê-las hoje é como querer reprisar Magnum P.I. com tratamento HD. O que vão fazer agora, voltar a lançar miniaturas de chumbo?

- Por outro lado, adorei a ideia de uma caixa do cenário básico, especialmente o Nentir Vale. Talvez seja um dos dois únicos produtos que comprarei (o outro sendo Threats of the Nentir Vale).

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Sex Ago 20, 2010 12:56 pm

Dbohr escreveu:Só esses 3 mais a caixa vermelha saem por umas 67 doletas + frete para 4 itens. É caro, pô. Afinal, do que a gente precisa para mestrar algo dos níveis 1-10?

Do primeiro livro básico tongue

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sex Ago 20, 2010 1:03 pm

DM Rafael escreveu:
Dbohr escreveu:Só esses 3 mais a caixa vermelha saem por umas 67 doletas + frete para 4 itens. É caro, pô. Afinal, do que a gente precisa para mestrar algo dos níveis 1-10?

Do primeiro livro básico tongue

Que vai ser qual? Essa linha de Essentials tá mais me confundindo do que outra coisa (tudo bem que eu só parei para olhar do que se trata *hoje*).

No geral eu concordo com os comentários do Marcelo. Seria muito legal se lançassem a caixa vermelha a título de nostalgia, mas continuassem seguindo o formato padronizado há mais de dez anos de PHB, DMG, MM. Essa profusão de títulos e caixas mais confunde do que outra coisa. Parece realmente uma brinquedização do hobby.

E só pra fechar:

(...) mas isso também não quer dizer que a linha esteja mal das pernas; se fosse o caso, eles não iriam inundar o mercado com tanto produto quanto prometeram para 2011

A TSR também estava publicando como nunca no ano em que faliu. Não estou dizendo que o céu está caindo; só lembrando que o volume de publicações não necessariamente indica saúde financeira.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por nerdcore em Sex Ago 20, 2010 1:08 pm

Acho que, querendo ou não, a volta do formato caixa, e todos esses "baralhinhos" que estarão sendo lançados, é uma forma de combater a pirataria.

Imagino como é a reunião de resultados entre a Wotc e a Hasbro

H: Esse DnD é uma merda, não dá lucro, não vendo bem...
W: Vende bem sim, o mercado de RPG é mais limitado, mas o publico é fiel, olhem estes números da última gencon
H: Enfia essa gencon na sua bunda! Faz essa merda verder!
W: O produto principal é livro, podemos voltar com o formato PDF e baratear os custos, inclusive ampliando as vendas em outros países
H: Livro? PDF? é logico que essa bosta não vende...tá todo mundo pirateando.
W: Não é bem assim, com certeza, tem um ou outro que pirateia, mas o nosso público fiel, gosta de ter os livros em mãos
H: Gosta nada! Estamos perdendo mercado! Inventa um baralhos, pecinhas, igual board game de forma que esse jogo dependa disso para ser jogado
W.Mas....
H.: Mas nada! Vai lá seus bostas!

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Dbohr em Sex Ago 20, 2010 1:13 pm

Você pode ter razão... esse monte de pecinhas, cards e sei lá mais o quê podem ser uma forma -- inteligente, aliás -- de lidar com a pirataria.

Mas pra quem não curte a brinquedização do hobby é uma merda.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Ago 20, 2010 2:27 pm

Dbohr escreveu:Mas pra quem não curte a brinquedização do hobby é uma merda.
Seguindo minha linha de raciocínio que eles estão buscando inspiração no passado, pode ser que tenham olhado lá para os primórdios do RPG, quando ele era nada mais que um wargame com frescura (de fato, não pode ser essa uma definição do D&D?).

Nos anos setenta, wargames eram jogados com peças de metal ou papel (que as primeiras caixas do D&D amplamente traziam) em mapas-pôsteres gigantes. Hoje, os jogos de tabuleiro estão muito mais chiques, trazendo bugigangas complexas e exclusivas, tabuleiros customizáveis e assessórios criativos. Alguém importante na WotC pode ter finalmente admitido frente ao espelho que o D&D é um jogo de tabuleiro glorificado* e resolvido admitir isso. Sem falar que a proximidade com os produtos da Hasbro pode ter dado, sim, um empurrão. Não sabemos qual é o nível de ingerência da Hasbro na WotC, mas grande ou pequeno, tendo sido a ideia de um diretor da Hasbro ou um diretor da WotC, eu gostei do resultado. Adoro jogos de tabuleiro, e juntar meu RPG favorito com as firulas típicas dos melhores boardgames é uma mistura vencedora, como gin e tônica: separados são bons, e juntos são melhor!

*Essa é minha visão da coisa, porque jogo D&D exatamente assim: um jogo de tabuleiro glorificado (ou um jogo de tabuleiro com acessórios bem caros, como diria minha mulher). Por isso estou vendo esses "props" dentro das caixas como uma coisa tão legal (apesar de não gostar, a priori, da ideia das caixas, porque a razão da volta delas parece não ser para trazer essas coisinhas, mas para fazer o maldito resgate do passado). Quem joga o lado mais role-play do game deve estar de horrorizado a desapontado, e é perfeitamente compreensível

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Ago 20, 2010 3:05 pm

nerdcore escreveu:Acho que, querendo ou não, a volta do formato caixa, e todos esses "baralhinhos" que estarão sendo lançados, é uma forma de combater a pirataria.

Imagino como é a reunião de resultados entre a Wotc e a Hasbro

H: Esse DnD é uma merda, não dá lucro, não vendo bem...
W: Vende bem sim, o mercado de RPG é mais limitado, mas o publico é fiel, olhem estes números da última gencon
H: Enfia essa gencon na sua bunda! Faz essa merda verder!
W: O produto principal é livro, podemos voltar com o formato PDF e baratear os custos, inclusive ampliando as vendas em outros países
H: Livro? PDF? é logico que essa bosta não vende...tá todo mundo pirateando.
W: Não é bem assim, com certeza, tem um ou outro que pirateia, mas o nosso público fiel, gosta de ter os livros em mãos
H: Gosta nada! Estamos perdendo mercado! Inventa um baralhos, pecinhas, igual board game de forma que esse jogo dependa disso para ser jogado
W.Mas....
H.: Mas nada! Vai lá seus bostas!

Hahaha! Eu adoria ver o Nerdcore fazendo um audiodrama dessa cena! lol!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sex Ago 20, 2010 3:18 pm

Se animar gravos, e colocamos como uma anexo no proximo BzBz.

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Ago 20, 2010 3:27 pm

Acho que dá um caldo!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sex Ago 20, 2010 3:32 pm

Então, cara, eu não tenho problema nenhum contra jogos de tabuleiro (tenho vários, aliás, e adoraria ter o Axis & Allies que a própria Hasbro/ WotC anuncia no site). Mas apesar de gostar de jogar com as minis do meu irmão não tenho o menor saco a essa altura do campeonato de colecionar N penduricalhos para uma simples sessão de jogo com os amigos. Eu preciso dos livros (quando preciso), lápis, papel e dados. Ocasionalmente, quando as condições são boas, de minis e mapas.

O chato é quando o prop deixa de ser opcional e passa a ser obrigatório -- mas eu tenho a impressão que já discuti isso anos atrás quando saiu o 3.5 e o SW Revised, então fico por aqui.

Cool

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Sex Ago 20, 2010 4:30 pm

Por hora parece que todos os elementos baralhisticos serão opcionais...mas só o tempo dirá.

O grande problema mesmo é se o elemento baralho vier em booster randomicos, e que o jogo fique com obrigatoriedade do uso, gerando uma escala de poder para quem gasta mais grana.

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Ago 20, 2010 7:00 pm

Uma parada que esqueci de mencionar: o Felipe mencionou que gostou da modificação das raças por que dá maior versatilidade na escolha das classe e é verdade.

Mas acho que o problema não era com as raças e sim com as classes! Talvez se elas fosse mais abertas isso seria um problema menor. Dá duas opções de atributo pra casa uma e formô.

A exemplo mais gritante foi o Warlock que deixa escolher entre Cha e Con, mas que penaliza o tiefling que escolhe o pacto infernal.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por sembiano em Sex Ago 20, 2010 7:41 pm

Opa,

Gostei do Podcast, estava realmente esperando este e respeito a opinião da galera que o fez, concordo em grande parte, mas tenho os seguintes pontos que discordo e são opiniões pessoais:

- O lance das caixas e cards é muito de gosto, mas a WotC já comentou que estão nesta pegada para deixar a compra do produto impresso mais interessante. Vejamos, no mercado Americano que é o alvo destes produtos os leitores virtuais estão revolucionando o setor , o iPAD com formato colorido e não cansando a vista traz uma ameaça a venda do livro tradicional e um incentivo ainda maior a pirataria. Vale lembrar que me determinado momento do ano houve até uma surpreendente subida nos preços de livros virtuais em função da procura;

- Quanto ao Ravenloft, na minha opinião e pelo que vi os comentários nos Podcast gringos a chance de ser um D&D Crepúsculo na minha opinião são muito poucas, a questão de um formato próprio no meu entender tem a ver com a necessidade de criar mecânicas adicionais a quarta edição que serão necessárias para o cenário e que não querem transformar em CORE, assim como o Gama World, que nada mais é que um D&D 4e com mecânicas adicionais e auto contido. Acredito que o sistema de cartas do suplemento de shadowfeel terá vez aqui para simular horror, loucura e os Power checks com mutações e neste jogo será obrigatório. Sei que muita gente se apoiou na divulgação de jogar com vampiros e lobisomens, e realmente ela não foi em vão, mas acho que a pegada de Raven não será jogar com os monstros para assustar humanos. Na minha opinião vão criar as mecânicas adicionais para adaptar a quarta edição para o esquema de horror.....e vale dizer que á parte de jogar com monstros, os cara também comentaram sobre trazer seus personagens do setting tradicional para o Semi Plano do Pavor, ou seja, por isso a compatibilidade com a 4e;

- Acho que uma novidade bacana que não comentaram e que vale comentar é a Abyssal Plague, um plot multi cenários que estará no DDI, Encounters, Romances e possívelmente produtos de RPG....

- Essentials: continuo achando as classes builds novas que foram arranjados de forma diferente mas que estão dentro do conceito do jogo.Conversando com o Otavio que me comentou estar olhando os arquivos dos Essential(que eles mandam para tradução), o mesmo me comentou que o que tinha lido até então era o que estava contido nos básicos arranjados de forma mais clara e que sete lance de 4.5 passava longe....vamos ver.

- Sobre o suplemento do Moderkainen se chamar assim, existe um esforço da Wizards de aproveitar mitos clássicos de D&D dentro do cenário core (Vale Nentir). Foi assim com lance do Elemental Evil, Tharizdun, o mago da Tomb of Horrors.Isto fica claro na primeiro capitulo da novela Gates of Madness(prévia do Abyssal Plague)...onde refazem a história misturando com o império de Bael Turath.

- A próxima temporada de Encounters será para a utilização exclusiva de classes e raças essentials e traz uma adaptação da aventura Keep on the Borderlands(original do Gygax).

Parabéns pelo trabalho galera, curti muito ouvir e estou viciado nos podacsts...um novo vício.........

Abraços,
sembiano
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgarautos.com.br

Mensagem por DM Rafael em Sex Ago 20, 2010 8:16 pm

sembiano escreveu:Parabéns pelo trabalho galera, curti muito ouvir e estou viciado nos podacsts...um novo vício........

Só que depois do depoimento do Nerdcore eu não tenho envergadura para falar de vício: 600 pilas numa tacada só de minis foi de assustar Shocked

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por sembiano em Sex Ago 20, 2010 8:57 pm

Bom,

Eu sou suspeito, como comentei fui moderador do site de minis e participei da tradução de uma versão das regras.... na época que isso era moda cheguei a pagar R$ 80,00 em um Beholder e R$200,00 no Drizzt...e o Drizzt e o large Silver Dragon chegaram a valer cerca de R$ 350,00.....

Comprar o set fechado era um costume de quem era frequentador do Fórum D20 miniaturas, eu já cheguei a trazer 2 cases(caixas das lojas) de boosters para ter a coleção completa e o prazer de abrir as minis....hehhehe e vendendo as repitidas chegava a pagar boa parte da compra....bons tempos!
sembiano
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgarautos.com.br

Mensagem por nerdcore em Sab Ago 21, 2010 8:22 am

DM Rafael escreveu:
sembiano escreveu:Parabéns pelo trabalho galera, curti muito ouvir e estou viciado nos podacsts...um novo vício........

Só que depois do depoimento do Nerdcore eu não tenho envergadura para falar de vício: 600 pilas numa tacada só de minis foi de assustar Shocked

Pô galera não assusta não, esse era o segundo set huge, o dolar era outro valor, tinha a Tiamat, que na época, só ela saia por uns 150. Não estou justificando, 600 é uma grana, mas na época tinha um troco sobrando e fui encarei.

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Sab Ago 21, 2010 9:24 am

nerdcore escreveu:Pô galera não assusta não, esse era o segundo set huge, o dolar era outro valor, tinha a Tiamat, que na época, só ela saia por uns 150. Não estou justificando, 600 é uma grana, mas na época tinha um troco sobrando e fui encarei.

Sei Rolling Eyes afro Dry Ermm... Hmmm...
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Sab Ago 21, 2010 10:30 am

nerdcore escreveu:Pô galera não assusta não, esse era o segundo set huge, o dolar era outro valor, tinha a Tiamat, que na época, só ela saia por uns 150. Não estou justificando, 600 é uma grana, mas na época tinha um troco sobrando e fui encarei.

E nem precisa se justificar mesmo, cara. Pra isso que serve trabalho mesmo, pra comprar nossos doces e brinquedos. A diferença que nessa fase da vida eles são um pouco mais caros lol!

Neste ano eu já gastei mais em minis do que com livros em 3 anos de Star Wars Saga.
E se não fosse os gastos do meu casamento que comem mais da metade do dinheiro, teria gasto muito mais.

Mas 600 numa tacada ainda é mini pra encher muita dungeon Cthulhu

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sab Ago 21, 2010 11:17 am

Pior é que estou me coçando para obter uma mini do raistlin e de um beholder

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por astrowar em Seg Ago 23, 2010 4:08 pm

A taxação não é feita pelo que esta escrito e sim por amostragem. Pois ja tive uma caixa de livros aberta pela receita federal e verificada, mesmo com a etiqueta dizendo que eram livros.
Já comprei boardgames que estavam na sessão de livros e eles enviaram normalmente, sem taxação.
Os preços da cultura estão muito bons mesmo. A diferença de preços entre a cotação do dolar e o preço na livraria é menor que o frete que se paga ( algo em torno de 10 dolares). E como já disse o amigo ai em cima, o atendimento deles é muito bom, algo raro para uma grande cadeia de lojas.
Mas não acho que eles vão trazer a linha essentials. Por dois motivos:
Não terá muita saida no Brasil. Os iniciantes não comprarão em ingles, preferindo os livros da devir. E por ser formato caixa, fica dificil colocar eles nas prateleiras... Quantos livros vc's ja viram em formato caixa na cultura ?

Acho mais provável que a moonshadows importe isso do que a cultura.

astrowar
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tabris em Ter Ago 24, 2010 8:14 pm

Imprimir livro sai caro? Como RPGista que já teve impressora com bulk-ink te digo, se vc tiver disposto a fazer algum investimento antes da para imprimir e fácil.

E n vou nem comentar sobre os jogadores q trabalham em empresas com bulk-ink ou impressora a laser.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Ter Ago 24, 2010 8:52 pm

Tabris escreveu:Imprimir livro sai caro? Como RPGista que já teve impressora com bulk-ink te digo, se vc tiver disposto a fazer algum investimento antes da para imprimir e fácil.

E n vou nem comentar sobre os jogadores q trabalham em empresas com bulk-ink ou impressora a laser.

E eu não vou nem comentar sobre jogadores que trabalham em órgãos públicos Rolling Eyes
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Ago 24, 2010 9:04 pm

Espero que vocês estejam falando de impressão de PDFs legalmente comprados em lojas virtuais. Caso contrário, é melhor mudarmos de assunto.

Comandante
Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Ago 25, 2010 10:57 am

Concordo plenamente com o Marcelo em relação a quase tudo.

(Exceto pelo ponto em que ele discordou de mim, onde ainda mantenho meu ponto de vista. Mas isso é uma conversa looooonga). Wink

Mas eu tb estou querendo que o D&D ande "pra frente". Sinceramente? "Been there, done that".

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Ago 25, 2010 12:41 pm

Marcelo Dior escreveu:Espero que vocês estejam falando de impressão de PDFs legalmente comprados em lojas virtuais. Caso contrário, é melhor mudarmos de assunto.

Mudando de assunto...

Alguém tem algum palpite (exceto o Márcio, palpite dele não é paltite) de como vai ser esse lance de jogar com "raças monstruosas" em Ravenloft?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: