Glossário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Glossário

Mensagem por Yan em Ter Ago 03, 2010 1:58 am

Filius/filia: Um mago/maga treinado por outro é filius/filia do mesmo.

Pater/mater: O mago/maga que treinou outro é pater/mater do mesmo.

Hedge Magic: Termo perjorativo usado pela Ordem para designar tradições mágicas não Herméticas.

Magus/maga (pl. magi): Um membro da Ordem de Hermes.

Parens: O pater/mater de um magus é seu parens.

Quaesitor: Os investigadores e advogados da Ordem de Hermes, grande maioria da casa Guernicus.

Redcap: Os mensageiros e burocratas da Ordem de Hermes, da casa Mercere, grande maioria sem o Gift.

Guerra Cínica: Guerra interna à Ordem de Hermes no começo do séc. XI que viu a destruição de uma das casas fundadoras, Diedne.

Sodalis (pl. sodales): Termo utilizado para designar um companheiro magus.

Sanctum (pl. sancta): O laboratório de um magus, devidamente marcado em todas as suas entradas com um x dentro de um quadrado inserido em um círculo, acompanhado do sigil de voto do magus. Sancta são protegidos pelo Código de Hermes, e qualquer magus que invada um sanctum abre mão de proteção legal contra danos causados enquanto dentro do sanctum alheio.

Tribunal: Tanto uma designação da organização politico-geográfica da Ordem de Hermes quanto os encontros septenais realizados em cada uma destas regiões para determinações legais.

Grande Tribunal: Encontro realizado a cada 33 anos em Durenmar, local de fundação da Ordem de Hermes, para determinações legais que afetem mais de um Tribunal.

Código de Hermes: Juramento feito por um magus ao se tornar membro da Ordem de Hermes; primeira instância de Leis Herméticas.

Código Periférico: Coleção de todas as decisões tomadas em Tribunal desde a fundação da Ordem; segunda instância de Leis Herméticas. O Código periférico estabelece jurisprudência e pode ser modificado por decisões tomadas em Tribunais subsequentes de mesmo foro.

Vis: Poder mágico em forma física, muito requisitado por magi.

Compacto Pertheano: Uma série de leis impostas no Tribunal da Normandia após a Guerra Cínica para reduzir os conflitos gerados pelo aumento de fontes de vis ocasionados pela destruição dos covenants Diedne.

Seisin: De acordo com o Compacto Pertheano, uma fonte de vis localizada a uma distância de um covenant que possa ser percorrida ida e volta por um homem desmontado e sem auxílio mágico entre o nascer e o por do sol de um dia equinocial é Seisin daquele covenant, e não pode ser colhida por nenhum outro.

Legado: De acordo com o Compacto Pertheano, uma fonte de vis que está distante demais de qualquer covenant para ser declarada Seisin pode ser declarada Legado de aquele que a descobrir, até a realização do próximo Tribunal, quando o possuidor pode apelar por extensão do prazo de Legado, indefinidamente, a ser determinada por voto.

Tropaeum (pl. Tropae): De acordo com o Compacto Pertheano, uma fonde de vis que não seja Seisin ou Legado é considerada Tropae, e pertence à comuna do Tribunal. Tropae são distribuidas setpenialmente de acordo com um torneio com diversas categorias realizado durante o Tribunal da Normandia.

Luctatio (pl. Luctationes): De acordo com o Compacto Pertheano, um Tropaeum que dependa pesadamente de habilidades especiais e/ou demande riscos para a sua colheita seja declarado Luctatio, estando excluido dos prêmios do torneio septenial. A lista de todos os Luctationes do Tribunal é pública, e eles podem ser colhidos por qualquer covenant.
avatar
Yan
Tenente
Tenente

Mensagens : 371
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Glossário

Mensagem por Yan em Ter Ago 03, 2010 1:59 am

Se faltou alguma coisa ou tiverem dúvidas, por favor, coloquem aqui.
avatar
Yan
Tenente
Tenente

Mensagens : 371
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum