Magia Hermética

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Magia Hermética

Mensagem por Yan em Dom Ago 01, 2010 3:50 pm

Resolvi fazer este post para explicar um poco como funcionam as Artes de ArM.

Como vocês sabem, são divididas em 5 Técnicas e 10 Formas:

Creo (Eu crio)
Intelego (Eu entendo)
Muto (Eu mudo)
Perdo (Eu destruo)
Rego (Eu controlo)

Animal (Animais)
Aquam (Água)
Auram (Ar)
Corpus (Corpo)
Herbam (Plantas)
Ignem (Fogo)
Imaginem (Imagens)
Mentem (Mente)
Terram (Terra)
Vim (Poder)

Até aí tudo bem, a gente combina Creo Ignem pra criar bolas de fogo e pronto. Mas tem aspectos de cada Arte que não são imediatamente óbvios.

Creo conjura coisas do nada, mas também cura. A idéia é "melhorar", e se um corpo está ferido, melhorá-lo é curá-lo. O corpo de uma criança não está na melhor fase de desenvolvimento, portanto Creo pode ser usado para "melhorá-lo" até a fase máxima do desenvolvimento de seu corpo, 16-18 anos. Uma semente pode ser "melhorada" até se tornar uma árvore.

Intelego é mais intuitivo, todos os tipos de Divination são relacionados a ela, inclusive enxergar o invisível, ler a mente de alguém ou falar com uma planta ou animal.

Muto transforma as coisas de maneira não natural. Sapos não têm asas, portanto se quer fazer um sapo ter asas precisa de Muto. Humanos não são verdes, Muto. Quer que seu cavalo mude a pelagem de branco para preto? Muto, por que cavalos não conseguem naturalmente mudar sua pelagem desta maneira.

Perdo destroi, mas funciona melhor se pensar nela como o oposto de Creo: piorar. Após os 16-18 anos, o corpo humano começa seu lento processo de degradação, em que o envelhecimento se torna ruim, portanto envelhecer alguém após esta idade se faz com Perdo. Causar dano também, obviamente. Ficar invisível é destruir a imagem, portanto é Perdo. Apagar memórias, secar roupas e cancelar magias ativas são todas atividades de Perdo.

Rego é próximo de Muto, mas causa mudanças que poderiam ocorrer naturalmente. Além disso Rego controla diretamente alvos: se quer que o lobo ataque seu inimigo, use Rego. Se quer transformar pedras em estátuas, Rego. Colocar algúem para dormir, fazer uma árvore florecer (mas não criar sementes, pois as sementes são "novas árvores em potencial", e portanto, Creo) ou controlar uma pedra para cair sobre seu inimigo são todos Rego.


Dúvidas?

Depois continuo sobre as Formas.


Última edição por Yan em Ter Ago 24, 2010 10:30 pm, editado 2 vez(es)
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Seg Ago 02, 2010 12:05 pm

Animal afeta animais, basicamente, de peixes a aves. Não afeta humanos.

Aquam afeta todo tipo de líquidos (embora alguns necessitem de pré-requisitos), de água a tintas, bebidas e venenos.

Auram afeta o vento e todo tipo de gases/fumaça. Auram afeta ainda o clima (embora alguns efeitos necessitem de pré-requisitos).

Corpus afeta, basicamente, corpos humanóides, sejam fadas, humanos ou gigantes.

Herbam afeta plantas, flores, frutas e árvores, assim como seus subprodutos (tecido, móveis, etc).

Ignem afeta fogo, calor e luz (e portanbto frio e escuridão, com Perdo Ignem).

Imaginem afeta algo chamado species, que é a palavra em latim para tudo o que afeta os sentidos. São... "partículas" ou "raios" ou algo que o valha, emitidos constante e naturalmente por todas as coisas que existem. É importante notar que sombras e escuridão não contém species (fala SPÉKIES), uma vez que species percebidos pelos olhos (visão) necessitam de luz para "viajarem" pelo espaço, e não são portanto controlados por Imaginem.

Mentem afeta mentes, memórias, pensamentos, espíritos e fantasmas.

Terram afeta terra, areia, pedras, gemas, metais e sólidos em geral.

Vim afeta seres místicos (fadas, demônios, anjos, dragões), além de afetar magia propriamente dita, permitindo efeitos meta-mágicos.


Perguntas?
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Dbohr em Seg Ago 02, 2010 1:22 pm

Criar um relâmpago do nada é Creo Auram (Ignem)?

Chamar um relâmpago dos céus numa noite de tempestade é Rego Auram (Ignem)?

Como diferenciar quais seres místicos são afetados por Corpus e quais por Vim?

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Re: Magia Hermética

Mensagem por Göltork em Seg Ago 02, 2010 4:48 pm

Erguer esqueletos para lutar ao seu lado usa o que?

Como seria um neromante ideal em ArMa?
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Seg Ago 02, 2010 4:50 pm

Dbohr escreveu:Criar um relâmpago do nada é Creo Auram (Ignem)?

Chamar um relâmpago dos céus numa noite de tempestade é Rego Auram (Ignem)?

Como diferenciar quais seres místicos são afetados por Corpus e quais por Vim?

Nenhum dos dois relâmpagos precisam de Ignem.

Se quiser afetar os poderes de um ser místico humanóide, usa Vim.
Se quiser afetar o corpo dele, usa Corpus.
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Seg Ago 02, 2010 4:51 pm

Göltork escreveu:Erguer esqueletos para lutar ao seu lado usa o que?

Como seria um neromante ideal em ArMa?

Rego Corpus(Mentem).

Rego, Corpus e Mentem seriam essenciais para um necromante.
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Ter Ago 03, 2010 11:35 pm

Bom, próximo passo...

A Theoria Unificada de Magia de Bonisagus, embora bastante poderosa e versátil, não é perfeita; ela tem limites:

O Limite do Divino:
Magia Hermética não afeta o Divino. Santos, Anjos, relíquias, são todos imunes. Os magos mais religiosos argumentam que esta é uma prova de que Deus está acima de tudo, e que o Gift é uma dádiva Dele.

O Limite da Natureza Essencial:
Toda magia que viole a natureza essencial de algo deve ser mantida. Um humano é, naturalmente, um humano. Se transformá-lo em um sapo, a transformação não será permanente. Pode durar anos, décadas até, mas não será permanente. Alguém que nasce cego não pode ter sua visão restaurada por Magia Hermética.

Os Limites Menores:
Além dos dois limites acima, há uma série de limites menores que são, de modo geral, considerados erros de Bonisagus ao formular sua teoria, e, portanto, passiveis de serem quebrados com pesquisas e experimentos.

- O Limite Do Envelhecimento: Magia Hermética não consegue impedir ou inverter o processo de envelhecimento. O máximo que consegue fazer é com que ande mais depressa ou mais devagar.

- O Limite Das Conexões Arcanas: Magia Hermética não consegue afetar um alvo que não seja visível sem uma Conexão Arcana. Como Intelego é mais versátil do que as outras Artes quanto a este limite, esta é considerada uma falha na teoria mágica por grande parte da Ordem, e os Bonisagus buscam avidamente quebrar este limite.

- O Limite Da Criação: Não se pode criar nada permanentemente sem o uso de Vis.

- O Limite da Energia: Magia Hermética não consegue restaurar energia vital, seja física (fadiga) ou mental (confidence).

- O Limite do Infernal: Efeitos de Intelego são quase que inuteis contra criaturas Infernais, pois só detecta o que os demônios querem que seja detectado. Estudiosos teorizam que isto é derivado do Limite da Natureza Essencial, uma vez que a destas criaturas é de enganação.

- O Limite da Esfera Lunar: É impossivel afetar a Esfera Lunar e tudo o que se encontra acima dela com Magia Hermética. Teoristas sugerem que isto se deve por causa do Limite do Divino, pois só Ele é manifesto nos céus.

- O Limite da Alma: Magia Hermética não pode criar uma alma, portanto não pode criar vida humana, e, consequentemente, não pode restaurar a vida a alguém que a perdeu. Animais não tem alma, e portanto podem ser criados. Este limite é derivado do Limite do Divino.

- O Limite do Tempo: A passagem do tempo não pode ser alterada pela Magia Hermética, nem ela pode afetar o passado ou o futuro diretamente.

- O Limite Do Sentimento Verdadeiro: Amor, fé ou amizades verdadeiras não podem ser criados ou manipulados por Magia Hermética.


Última edição por Yan em Qua Ago 04, 2010 11:15 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Qua Ago 04, 2010 1:13 pm

Ainda falta colocar mais 6 limites menores.
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Dbohr em Qua Ago 04, 2010 1:29 pm

Não tinha o Limite da Esfera Lunar? Só os corpos terrenos podem ser afetados pela Arte, a Lua, as estrelas e planetas estão fora do alcance.

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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Qua Ago 04, 2010 6:23 pm

Tem também, vou colocar os outros seis assim que tiver tempo.
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Qua Ago 04, 2010 11:16 pm

Updated!

A próxima postagem aqui vai ser sobre as opções de casting... Wink
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Re: Magia Hermética

Mensagem por Yan em Ter Ago 10, 2010 10:11 pm

Vamos falar um pouco da magia Formulaica e quais opções pra fazê-la.

Magias Formulaicas são aquelas que o mago desenvolve em seu laboratório. Isso significa que ele experimenta diversas maneiras e gestos e combinações de palavras mágicas utilizando o método de Bonisagus, para entender e aprender como ealizar UM efeito específico.

Uma vez inventada, magias formulaicas não são esquecidas, e não é necessário um livro de magias ou coisa do tipo; o mago sabecomo poduzir aquele efeito devido à um pequeno ritual formalizado que memorizou, e que funciona em grande parte das vezes.

Para fazer ma magia formulaica, calcula-se o Casting Total:

Casting Total: Técnica + Forma + Stamina + Aura

Role um dado e some ao Casting Total. Se o número gerado acima for maior ou igual ao nivel da magia formulaica, ela funciona, e o mago não se desgasta.
Se o número gerado acima for igual ou menor ao nível da magia -10, a magia ainda funciona, mas o mago gasta um ponto de Fadiga.
Se o número for menor do que o nível da magia -10, a magia falha e o mago perde um ponto de fadiga.

Para fazer a magia efetivamente, no entanto, o mago precisa usar os gestos e as palavras herméticas do ritual. Dependendo da situação, ele pode preferir (ou não poder) usar as mãos e a voz. Neste caso, ele terá um pênalty na rolada acima, de -15 (-10 por não usar a voz, -5 por não usar gestos). Consulte a tabale a seguir:

Voz Mod. Gestos Mod. Alcance da voz
Alta+1 Exagerados +150 passos
Firme0Fortes015 passos
Baixa-5Sutis-25 passos
Nenhuma -10Nenhum-50 passos


Rituais: Algumas magias formulaicas, ou por produzirem efeitos de nível muito alto (qualquer efeito acima de nível 50) o por outra razão, demandam rituais mais complexos e demorados. Se uma magia tiver o descritivo "ritual", o mago pode somar sua Philosophiae e Artes Liberales à rolada para determinar se a agia funciona. Em contrapartida, rituais sempre exigem o uso de Vis (1 pawn por magnitude* de magia) e demoram muito mais (15 minutos por magnitude de magia). Rituais são, no mínimo, nível 20, e portanto exigem no mínimo 4 pawns de Vis e 1 hora. Além disso, rituais têm outr regras para o gasto de Fadiga, sendo que cada nível de Fadiga perdido é de Longo Prazo, e precisa de um dia de descanso para ser recuperado. Na tabela:

Rolada - Nível Funciona? Fadiga
0>Sim1
-1 a -5Sim2
-6 a -10Sim3
-11 a -15Não4
-16...Não5
* Magnitude: É o nível da magia dividido por 5. Uma magia de nível 30 é de Sexta magnitude.
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