BzBz: Noticias de Julho

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: BzBz: Noticias de Julho

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 9:34 am

Post perfeito, Renato! Reflete exatamente o que eu venho pensando.

Em primeiro lugar, só vejo dois tipos de opinião. O primeiro é (sacudindo o punho para o céu): "Maldita WOTC e seus vampiros capitalistas! Maldita Hasbro Evil Corporation! Queimem todos; vou jogar Burning Wheel!". A outra é "Pare! Vc não pode reclamar! A Wizards está certa em publicar novos livros. Isso não é o 4.5. É uma atitude necessária, porque o meu PHB já tem uma orelha e um amassadinho! Preciso de livros novos que corrijam as preposições incorretas!".

Sinceramente, apesar de não gostar muito da idéia de uma nova edição/revisão/alternativa, estou tentando achar o meio termo. Alguns pontos aos quais cheguei nos últimos dias:

1) os designers da Wizards alegam estar trabalhando no Essential há mais de um ano. Se a 4e saiu há dois anos e meio, eles JÁ sabiam que ia rolar uma revisão faz tempo. Ou seja, não é necessidade do momento por conta das erratas.

2) eles alegam que é tudo compatível e que os Essentials trazem apenas "builds". Bullshit total. Aquilo não são builds. São classes revisadas. Aliás, é tanta ou mais mudança do que rolou no 3.5.

3) ao contrário do que todos estão discutindo, independe se os livros vão ser 4e ou Essentials daqui pra frente. O que interessa é pra qual edição eles serão voltados. Se a mecãnica futura considerará o guerreiro Essentials ou levará em consideração o Barbarian 4e. ISSO definirá como o jogo vai andar. Ah! E o papo de "ninguém vai queimar os seus livros" é outro bullshit. Afinal, se era pra adaptar e ter trabalho, eu comprava as aventuras da Paizo e adaptava pra 4e. Eu compro carro pra andar nele, não compro carro pra mexer no motor dele. Smile

4) isso é uma relação de negócios. Se eu quero jogar um bom RPG, eu GASTO DINHEIRO. Eles tem mais é que lançar coisas que me deixem mordendo o reboco da parede (como o Darksun). Por outro lado, quem precisa do meu dinheiro são ELES. Se eles me fazem gastar dinheiro 30 vezes com a mesma coisa, eu vou gastar o meu dinheiro em outro lugar. Os fãs tem que respeitar os objetivos capitalistas da empresa, mas a empresa tb tem que entender que seus fãs não são "mulher de malandro".

5) eu jogo D&D porque os livros são bem feitos, bem produzidos, bonitos e principalmente, pelo volume de suporte dado ao jogo. Se era pra jogar um sistema bom com três ou quatro livros, eu jogava HARP.

6) não é obrigação minha me auto tranquilizar. Em termos de marketing, se está rolando boataria e pânico, quem tem que vir a público é a empresa, não o contrário. E ficar calado, postar releases que repetem a mesma coisa 30 vezes sem apresentar novos argumentos ou anunciar que não vai ter seminário de lançamentos futuros na GenCon; isso não tranquiliza ninguém. Preferia que chegassem e dissessem "O Rules Cyclopedia é o sistema revisado. Ele é o novo PHB". Mas ao mesmo tempo, eles nem poderiam fazer isso, ou teriam encalhe no estoque sobrando e uma queda nas vendas dos próximos produtos antes do Essentials.

7) outro engano que eu vejo sendo repetido é: o seu livro não vai apagar porque lançaram um novo. Ok, mas tb não vai ter mais suporte. É como eu gastar 600 reais no novíssimo sistema operacional Windux/OS e um mês depois a empresa resolve fabricar mamadeiras e não softwares. Ou como assinar uma TV a cabo que daqui a pouco trará só reprises... Como eu digo sempre: RPG não é como um filme, em que vc compra a versão do diretor. É mais como vc comprar um box comum de série e daqui a pouco eles lançam uma versão especial (e mais cara) do diretor; com a diferença de que para entender a temporada seguinte, só assistindo cenas que estão na versão mais cara. Vc pode até tentar não gastar o dinheiro, mas vai ser frustrante.

Cool tudo se resume a uma questão financeira. A TSR era uma empresa pequena, tal qual uma Green Ronin ou uma White-wolf em sua época. Se eles vendessem 40.000 exemplares de um livros, dariam tiros pro céu e encheriam a bunda de dinheiro. Para a Hasbro, isso é mixaria. Não vale a pena manter. Ao mesmo tempo, é uma franquia de nome; eles não podem abrir mão. O jeito é tentar captar o máximo possível de grana daqueles produtos, e como os livros que mais vendem são os manuais de regras principais, já viu, né? Se o D&D fosse de uma editora menor, teríamos menos miniaturas, menos tiles e mais segurança. É uma "escolha de Sofia". Smile

(Na minha opinião, a Hasbro deveria fazer como a Marvel e a DC: deixar o RPG como "think-tank" de idéias, dando prejuízo mesmo, e capitalizar em cima da franquia com filmes, desenhos, bonecos etc. Todos sairiam ganhando. Mas pra isso, precisa de um departamento de novas mídias).

Enfim, acho que não podemos pender pra nenhum lado (se quisermos analisar a coisa com sabedoria). A Wizards não é má, mas na minha opinião, está com uma política de marketing agressiva demais (especialmente para um produto tradicionalmente "inócuo"). Eu tb não pretendo comprar o Essentials, mas se eu vir o livro no futuro e ele estiver MUITO legal, eu vou (como boa bisca) comprar os benditos. Se for só por "atualizações" ou "um melhor sistema", vou continuar meu jogo de 4e e pela primeira vez na vida, ter uma coleção completa de livros... Smile

Próximo?

Abraços!

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 9:52 am

Eu já falei em algum outro tópico sobre como estou montando minha coleção de RPGs em nichos, basicamente é o seguinte:

Fantasia Medieval: D&D 4E
Ficção Científica: Star Wars Saga
Horror: Mundo das Trevas / Storytelling
Super-Heróis: M&M 2ed (mas pretendo migrar para a 3ed)

A partir de agora vou tentar fechar minhas coleções de D&D e Star Wars e comprar algumas coisas mais de Mundo das Trevas e M&M 2ed.

Mas pra comprar alguma nova linha de RPG só se for de algum gênero/temática diferente, podendo até mesmo ser uma linha já fora de circulação.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 10:16 am

Já dei a dica e repito:

Medieval romântico (porque um medieval realista não teria graça alguma): Pendragon!

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 10:23 am

Damn you, Rafael! Se vc fosse a WOTC, vc ia lançar o novo D&D: Pen Edition! PenDungeon & PenDragons! Very Happy

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 10:40 am

DM Rafael escreveu:Já dei a dica e repito:

Medieval romântico (porque um medieval realista não teria graça alguma): Pendragon!

Qual edição você recomenda?

A 5ª edição (da White Wolf) tá pelo mega salgado preço de $95,00

A 1ª edição (da Chaosium) tá por $35,00.

Também achei um livro chamado King Arthur Pendragon (3rd Edition) da Chaosium por $22,00 mas não entendi se é livro básico ou suplemento.

Tem também alguns livros de uma editora chamada Green Knight, mas acho que são todos suplementos.

Ah, tudo isso eu vi na loja da Noble Knight.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 10:58 am

A edição mais completa de Pendragon é a quarta. Tanto faz a edição da Chaosium ou da Green Knight.

Sobre os suplementos, tem vários bem interessantes. Mas o único que importa mesmo é o Great Pendragon Campaing, que hoje em dia é tão difícil de achar quanto o Cálice Sagrado, mas arrisco dizer que vale o esforço tal como!

Na falta, o Boy King quebra um bom galho, mas o GPC arrisco dizer que é o melhor suplemento EVER para um jogo de rpg!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 10:59 am

DM Rafael escreveu:Na falta, o Boy King quebra um bom galho, mas o GPC arrisco dizer que é o melhor suplemento EVER para um jogo de rpg!

E na boa, não é porque sou um fã descarado de Pendragon, o livro é realmente fantástico e completo!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 11:22 am

Marcio Fiorito escreveu:Damn you, Rafael! Se vc fosse a WOTC, vc ia lançar o novo D&D: Pen Edition! PenDungeon & PenDragons! Very Happy

Hehehehe! Isso lembro de um jogo que rolamos que nossos cavaleiros entraram no reino das fadas.
O nome da aventura? Dungeons and PenDragons! tongue

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qua Jul 28, 2010 11:37 am

Eu diria que a Wizards precisa urgentemente se livrar da Hasbro... continuo suspeitando que esse é o maior problema do D&D atualmente.

Outra, é sério que a linha Essentials vai ter DEZ "produtos básicos"? Eu li direito?

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 11:44 am

Eu diria que a Wizards precisa urgentemente se livrar da Hasbro... continuo suspeitando que esse é o maior problema do D&D atualmente.

Não tenha a menor dúvida disso...

Outra, é sério que a linha Essentials vai ter DEZ "produtos básicos"? Eu li direito?

Sim. Não sei o quão "básicos" são os produtos, mas serão 10 (acho que contando com os 3 Tiles Master Sets). O problema não é nem se vão ser 10 produtos, caso fosse REALMENTE uma linha separada. O que me incomoda é como isso vai afetar o jogo de quem gosta da 4e como ela é.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qua Jul 28, 2010 12:00 pm

Sei lá, Fiorito. A sua crítica ali em cima me pareceu acertar direto no alvo. Nunca costumo criticar as companhias que decidem fazer novas edições a cada 2 anos -- mas a falta de transparência é um saco. E se eu já tinha a impressão que a 4E tinha virado caça-níqueis do mesmo jeito que a antiga TSR, agora eu tenho certeza.

Vamos ver quanto mais os jogadores vão continuar pagando de mulher de malandro...

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por nerdcore em Qua Jul 28, 2010 12:01 pm

Dbohr escreveu:Eu diria que a Wizards precisa urgentemente se livrar da Hasbro... continuo suspeitando que esse é o maior problema do D&D atualmente.

Concordo com vc Dbohr! A Hasbro sabe fazer brinquedos, outras licenças não sabe lidar não. DnD tem potencial para c@r@lh0 fora dos livros de RPG, livros, video games, filmes, serieados, desenhos, e até mesmo brinquedos. Acho que o fortalecimento dos boardgames dentro do DnD é um reflexo da Hasbro, pois é uma das poucas zonas comuns entre as empresas.
É sabido que a Hasbro comprou a WotC para levar o Magic e o DnD veio junto, acho que jamais a Hasbro, se fosse escolher, compraria o DnD. Aos poucos a morte de departamentos internos, como o de livros, pra mim é um sinal mais apocalíptico do negócio, com certeza a pressão por lucro deve estar foda lá dentro, e estão dando um jeito de alcançar estas metas para a Hasbro, não chegar simplesmente e chutar a bunda do DnD como um todo. Por isso o quadro fixo de pessoal da WotC vem sendo reduzido a cada ano, e com o aumento da "freenlacerização" do gamedesign.

Não acho que estamos no fim do DnD, mas os indícios são inegáveis
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 12:06 pm

Marcio Fiorito escreveu:O que me incomoda é como isso vai afetar o jogo de quem gosta da 4e como ela é.

"Mas Marcio... a polícia da Hasbro não vai entrar na sua casa e tomar seus livros! O seu jogo vai continuar o mesmo"
A não ser com o Charcter Builder, que literalmente entra na sua casa e reescreve o seu jogo. Seria bem interessante se você pudesse escolher, além dos livros, o mês de update que o programa usa jocolor

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 12:16 pm

DM Rafael escreveu:A não ser com o Charcter Builder, que literalmente entra na sua casa e reescreve o seu jogo. Seria bem interessante se você pudesse escolher, além dos livros, o mês de update que o programa usa jocolor

Por falar nisso, como vai ficar o Character Builder? Shocked Eu tava pensando em assinar o D&D Insider quando chegasse o Darksun, mas agora... silent silent
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:21 pm

Não acho que estamos no fim do DnD, mas os indícios são inegáveis

Não acho que seja nenhum indício do fim, mas acho que é a tomada de uma direção errada.

Claramente, os RPGs vem perdendo espaço para videogames e WoWs da vida. Mas não tem como competir! É como o rádio competir com a TV ou a pintura concorrer com a fotografia. Quando a TV surgiu, o rádio migrou de informativo para entretenimento. Quando a fotografia foi inventada, a pintura migrou para o subjetivo e para a abstração. O mesmo vale pro RPG.

Não adianta querer ser tão cool e maneiro quanto World of Warcraft, porque nunca vai conseguir. Por isso mesmo, não adianta querer ganhar tanto dinheiro. Mas a Hasbro quer, especialmente porque eles não ENTENDEM o hobby. As estratégias claramente mostram que a crença da companhia é (miópicamente) a de encaixar o produto em um modelo comercial, independente de qualquer análise. Daí temos miniaturas randômicas em boosters, serviços mensais pagos (como o DDI), lançamento constante de edições... Todos modelos utilizados em outros produtos que são radicalmente diferentes do RPG (que até hoje era extremamente inócuo, financeiramente falando).

A maior vantagem dos RPGs é a customização. Vc pode contar a SUA história, e isso é algo que nenhum videogame conseguiu fazer (nem deve conseguir tão cedo). Já tentaram, com o Neverwinter Nights, RPGMaker e outros, mas enquanto não inventarem um jeito de vc fazer o seu próprio World of Warcraft de forma ridiculamente fácil, o RPG ainda tem vantagem nesse ponto. E esse ponto é NADA explorado pela WOTC.

Se gente que produz aeromodelos ou miniaturas de guerra consegue se sustentar em um nicho específico de mercado, como é que um nicho que só precisa de LIVROS (e hoje ainda temos até PDFs), não consegue se manter em pé?

Porque estamos tentando competir com os videogames.

Sabe qual o tiro no pé da WOTC? Eles tem uma coisa que poucos produtos tem e TODOS queriam: fidelidade quase religiosa dos clientes. Se eles nos mantivessem a panis et circenses, nós comprariamos cada suplemento porcaria que eles lançassem: Kara-Tur 4e, Adventurer´s Vault 5, Monster Manual 23 e Goblinomicon. Nunca usaríamos na mesa, mas compraríamos porque somos "biawtches". Só que eles estão "pushing too far" e, apenas a minha opinião, isso vai tender a romper o mercado.

Quando o Ryan Dancey anunciou a OGL no 3.0, aquilo foi um boom do mercado. Dezenas de empresas podiam ganhar dinheiro e o hobby alcançou uma popularidade nunca vista. Ironicamente, foi a PRIMEIRA coisa que a Hasbro fez o favor de castrar. É uma máxima capitalista: "se há dinheiro sendo ganho, ele tem que ser MEU".

Pelo visto, RPG é um jogo comunista... Very Happy

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:24 pm

A não ser com o Charcter Builder, que literalmente entra na sua casa e reescreve o seu jogo. Seria bem interessante se você pudesse escolher, além dos livros, o mês de update que o programa usa

É mais ou menos assim: vc assiste o Império Contra-Ataca. No fim do filme, vc descobre que o Darth Vader é o pai do Luke. Dali a pouco, eles lançam o "Império Contra-Ataca MAX 3-D", onde no final do filme, vc descobre que o OBI-WAN é o pai do Luke e o Luke MORRE. Aí eles lançam o Retorno de Jedi, baseado na versão MAX 3-D. Vc pode ler tudo na internet e continuar torcendo pro Han Solo se livrar do carbonite e do Bobba Fett, mas não é assim que eu gosto de ver filmes... Very Happy

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Qua Jul 28, 2010 12:26 pm

Goblinomicon! Esse eu compraria na certa, Koboldicon também.

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:28 pm

Por falar nisso, como vai ficar o Character Builder? Eu tava pensando em assinar o D&D Insider quando chegasse o Darksun, mas agora...

Como eu disse, o Darksun eu vou comprar mesmo porque eu sou uma bisca. Smile E quando o Essentials sair, eu vou olhar (MUITO DESCONFIADO) e decidir se continuo comprando com eles. Não vou dizer que não compro, porque seria hipocrisia minha. Mas não pretendo. E nenhum preview do Essentials até agora me agradou.

Minha sugestão? Assina o DDI por um mês em agosto, e atualiza ele com o Darksun. Depois pára e espera ver qual o tamanho do dano do Essentials. Se curtir, continua assinando. Se não curtir, deixa parado daquele jeito.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:31 pm

Goblinomicon! Esse eu compraria na certa, Koboldicon também.

Viu? Viu? Não somos todos umas vagabundinhas? Embarassed

Eu ia escrever Myconidnomicon, mas muita gente ia perder a piada. Very Happy

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 12:35 pm

Marcio Fiorito, o Spartacus do D&D! Frenzied

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:36 pm

Marcio Fiorito, o Spartacus do D&D!

Yes, Dominus... shifteyes

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 12:41 pm

Ah, eu queria um Aberrationomicon Embarassed

Dúvida mega noob: O Character Builder é um programa que você baixa e instala no PC ou uma ferramenta que você usa online no site da Wizards?

Última edição por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 12:44 pm, editado 1 vez(es)
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Jul 28, 2010 12:43 pm

Dúvida mega noob: O Character Builder é um programa que você baixa e instala no PC ou uma ferramenta que você usa online no site da Wizards?
O CB (e o Adventure Tools) é um programa que vc baixa e instala. O Compendium, por outro lado, é uma ferramenta online.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Jul 28, 2010 12:46 pm

Ah tá, mas então eu posso assinar o Insider, baixar esses programas e continuar usando eles quando minha assinatura expirar (sem as atualizações posteriores, é claro) ?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Jul 28, 2010 12:51 pm

Marcio Fiorito escreveu:Minha sugestão? Assina o DDI por um mês em agosto, e atualiza ele com o Darksun. Depois pára e espera ver qual o tamanho do dano do Essentials. Se curtir, continua assinando. Se não curtir, deixa parado daquele jeito.

Minha ideia era mais ou menos essa.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares