BzBz: Noticias de Julho

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

BzBz: Noticias de Julho

Mensagem por nerdcore em Sex Jul 09, 2010 12:11 pm

Tomb of horrors, Dark Sun e o que mais vem por aí
Fiorito, Marcelo e Nerdcore discutem a agenda de lançamentos da 4e para 2010 e comecinho de 2011,
Ainda entram na discussão sobre a linha Essentials e debatem se isso significa (ou não) o fim da 4e como a conheçemos.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Re: BzBz: Noticias de Julho

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 1:03 pm

Ainda entram na discussão sobre a linha Essentials e debatem se isso significa (ou não) o fim da 4e como a conheçemos.

Depois dos posts de hoje na Wizards, só consigo dizer uma coisa:

*grumble, grumble* Putz!

Razz

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sex Jul 09, 2010 1:14 pm

Marcio Fiorito escreveu:

Depois dos posts de hoje na Wizards, só consigo dizer uma coisa:

*grumble, grumble* Putz!

Razz

O pior é que estão tratando o tema com um tom de "desculpa esfarrapada" para apagar o "flame wars" que está acontecendo....mas eu sou da opinião do marcio, enquanto eu não escutar as palavras mágicas PHB4, MM4 ou DMG3, só é sinal que trem desgringolou.
No caso o fato de não ter um PHB em março e lançarem um livro num outro formato já é um indicativo do apocalypse rpgístico.
Estou com o palpite que todos os novos produtos serão lançados com compatibilidade para as 2 linhas, o que ainda não sei se é bom ou ruim, por isso a mudança dos formatos.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 09, 2010 1:19 pm

Pelo que li no Ampersand de hoje, serão builds novos para as classes, builds mais simples e com um ar mais velha guarda, mas completamente dentro das regras atuais. Seus poderes serão intercambiáveis com poderes dos builds "tradicionais", estimulando os novatos a eventualmente experimentarem as classes mais difíceis (para mim, isso é uma indireta para o PH2).

Outra coisa que foi dito com todas as palavras é que os jogadores experientes podem ignorar completamente os Essentials.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 09, 2010 1:23 pm

nerdcore escreveu:O pior é que estão tratando o tema com um tom de "desculpa esfarrapada" para apagar o "flame wars" que está acontecendo....mas eu sou da opinião do marcio, enquanto eu não escutar as palavras mágicas PHB4, MM4 ou DMG3, só é sinal que trem desgringolou.
Peloamordedeus, gente. PH4? Chega. O jogo já tem classe demais, e um MM4 também — melhor sairem livros temáticos com monstros, como o Tomb of Horors e o Draconomicon. O que me fazia arrancar os cabelos de raiva com a 3e eram as séries intermináveis de "core books". Que ódio que dava! Esse monte de livro passa a ideia de que se você não comprar TUDO vai ficar para trás e ser um jogador defasado. Eu tenho outros passatempos caros, não dá para ficar gastando tudo só em D&D.

O D&D deveria ter um sistema de classes como o finado SW Saga: cinco classes principais, e os suplementos traziam builds novos, maneiras diferentes de criar as mesmas 5 classes, com poderes e talent trees que permitiam você jogar com a mesma classe para sempre, sem nunca parecer repeti-la. Esse excesso de classes na 4e é o que vai me fazer parar de jogar o jogo em alguns anos.

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 2:58 pm

Curioso... ao ler esse comentário lembrei instantâneamente de uma resposta engraçadinha do Marcelo a um comentário meu no tópico do Star Wars Saga. O mundo dá voltas :brinde:

Mas basicamente penso da mesma forma. O sistema do D&D4 ficou MUITO bom, e em muitos casos mais ágil do que no Star Wars Saga (apesar de que ainda prefiro a progressão de dano, as condições de dano e o second wind como swift / minor). Mas o esquema das classes é um pé no saco! O jogador sempre depende de um novo build ou classe para fazer uma ideia diferente de personagem.

Eu até entendo que em parte isso acontece por causa dos roles, mas acho que as classes poderiam ser construídas de forma bem mais modulares. Talvez usando descritores nos poderes, então um poder DEFENDER poderia ser usado por um paladino ou fighter, mas poderes com MARTIAL e STRIKER só poderia ser pego pelo ranger e rogue e por ai vai.

O fato é que esse super crescimento de classes e livros pode acabar gerando o mesmo cansaço que a 3.5 gerou. Ao menos o character builder ajuda no book keeping na mesa tongue

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sex Jul 09, 2010 3:32 pm

Perdoem a ignorância do macaco, mas o que é a linha Essentials?

Eu não queria ofender, só entender

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 3:44 pm

Vê se isso ajuda:

Dave Chalker escreveu:
The 2010 product seminar, for the first 3/4s of the year at least, contained almost all products we heard about at GenCon. One of the biggest surprises, aside from changes in the minis line and the announcement of a boxed set 4e Gamma World, was the line known as “Dungeons & Dragons Essentials.”

During the last quarter, WotC will roll out a product line designed for new players. The game’s core is what was being called the “4e Red Box.” The prototype image was styled after the original D&D Red Box, and contains enough for a few players to play (including some tokens and maps), but can also be played solo. What was interesting to me was the “walkthrough” approach to the rules, where the book is designed to come with you to learn the rules as you play. Also neat is that the choices your characters make during the actual game determine what class you are, instead of generating a character first.

The Red Box is supposed to be the clear, introductory, “I’ve never played D&D before and want to learn” set. An emphasis was given by the WotC staffers that the bookstores (since before 4e and well into 3e) have had trouble selling D&D books because it’s not easy to recommend what new players should buy.

In September, we’ll also see the Rules Compendium which will be just the rules portions of the game available for quick reference. Like most of the books in the D&D Essentials set, the book will be $20 and a 6″x9″ softcover format. They made it a point to say that these weren’t “dumbed down” rules, but the actual 4e rules, just laid out and presented differently, so I could see this book being useful for a “4e Core” player… especially since the book incorporates the errata.

Following that are products that are clearly separated. There is the Heroes of Fallen Lands which contains rules for the players, as well as a sampling of some of the more classic classes and races. It too is designed as more of a “Walkthrough” approach to character generation instead of just picking from lists of powers and feats. They did state that the builds for the classes would be all new, and most of the feats except for some of the very essentials would be new as well, so they are still introducing new elements to the game through these products. Released at the same time, there is the Dungeon Master’s Kit, which is a big box that contains the Rules Compendium, tokens, maps, advice on how to DM, and adventures.

Then there is Heroes of Forgotten Kingdoms, which is another player book, but introduces some of the more 4e-specific stuff like Dragonborn and Warlocks as additional character options. Also included in the Essentials line are several Dungeon Tile master sets, which are sets designed to remain in-print, and will be the primary source for including maps in published adventures when they want to use dungeon tiles, so you don’t have to hunt down two of an out-of-print set to build a map they show you.

All told, the line will be 10 products this year (including the dungeon tiles), and then will be done (though I would suppose there’s always room for more depending on sales and demand.) In the Q&A afterward, it was clarified that they were not abandoning the 4e core product line/trade dress/etc. but just did not have the manpower to work on both for the end of this year. Additionally, the DDI tools (like character builder) will “work to support the analogue game line” which can easily be taken to mean there will be, at least, an “Essentials Mode.”
So that’s the big surprise product announcement from D&D XP- a small product line designed for new players. The only downside? Those of us who aren’t new players won’t get much from September to December… unless we want to go play Gamma World.

If you’d like to look back on the coverage of the seminar, you can check out Geek’s Dream Girl’s LiveBlog of D&D XP which has all the updates from the seminar in the archives.

Clique na imagem pro texto original

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sex Jul 09, 2010 3:56 pm

Hmmmmmmmmm

Eu posso imaginar que isso cause preocupação. Mas não mais do que, como o Marcelo corretamente apontou, lançar novos PHB e MM a cada 6 meses!

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por nerdcore em Sex Jul 09, 2010 4:28 pm

Dbohr escreveu:Hmmmmmmmmm

Eu posso imaginar que isso cause preocupação. Mas não mais do que, como o Marcelo corretamente apontou, lançar novos PHB e MM a cada 6 meses!

A grandre dúvida é se será somente um DnD lite ou uma versão 4.5 que veio para ficar.
O fato de falarem que haverá compatibilidade entre as duas versões 4e e Essentials mas faz parecer que de certa forma, na surdina vão lançar uma nova linha de produtos, mesmo que sem a estampa "essentials", e que apresar de ser "retrocompatível" nada mais será que um DnD 4.5.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 5:44 pm

Cara... o negócio é o seguinte: alguns episódios atrás do podcast Order 66, o Rodney Thompson - funcionário da Wizards e ex-responsável pela linha Star Wars Saga - falou que eles estavam trabalhando num projeto grande e que não podiam revelar ainda. Sendo que a linha Essentials já havia sido divulgada semanas ou meses atrás. Ou seja: não se tratava dela!

Agora vamos analisar os fatos:
1) Star Wars Saga é extinto aos três anos de idade;
2) Diversos designers antigos são demitidos para dar lugar a alguns mais jovens;
3) O Gama World será compatível com a 4e mas terá regras diferentes;
4) A linha dos Essentials é divulgada tendo em vista a garotada;
5) Os designers percebem que os sistema já está ficando saturado com erratas aos dois anos de idade e resolvem dar uma freada;
6) Não há previsões de lançamentos para 2011 (tal como aconteceu com o Saga);
7) ???
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
8 ) D&D 5: edição TIAMAT!!

Última edição por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 6:23 pm, editado 1 vez(es) (Razão : #pilhaerrada)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sex Jul 09, 2010 5:48 pm

DM Rafael escreveu:Cara... o negócio é o seguinte: alguns episódios atrás do podcast Order 66, o Rodney Thompson - funcionário da Wizards e ex-responsável pela linha Star Wars Saga - falou que eles estavam trabalhando num projeto grande e que não podiam revelar ainda. Sendo que a linha Essentials já havia sido divulgada semanas ou meses atrás. Ou seja: não se tratava dela!

Agora vamos analisar os fatos:
1) Star Wars Saga é extinto aos três anos de idade;
2) Diversos designers antigos são demitidos para dar lugar a alguns mais jovens;
3) O Gama World será compatível com a 4e mas terá regras diferentes;
4) A linha dos Essentials é divulgada tendo em vista a garotada;
5) Os designers percebem que os sistema já está ficando saturado com erratas aos dois anos de idade e resolvem dar uma freada;
6) Não há previsões de lançamentos para 2011 (tal como aconteceu com o Saga);
7) ???
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
8 ) D&D 5: edição TIAMAT!!

É mais provavel que ele esteja trabalho no campaing setting de 2011...não acho que estamos perto do fim da 4.x ainda.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 6:02 pm

A grandre dúvida é se será somente um DnD lite ou uma versão 4.5 que veio para ficar.
O fato de falarem que haverá compatibilidade entre as duas versões 4e e Essentials mas faz parecer que de certa forma, na surdina vão lançar uma nova linha de produtos, mesmo que sem a estampa "essentials", e que apresar de ser "retrocompatível" nada mais será que um DnD 4.5.

Eu não poderia descrever melhor, nem se tentasse. O Felipe descreveu exatamente a minha opinião.

E adiciono: se a linha do Essentials não é um produto substituto, e sim uma franquia separada, porque ninguém da Wizards veio a público dizer isso? Tipo "Não. A linha Essentials é uma linha separada. Vc pode misturar se quiser porque elas tem pontos de compatibilidade, mas são produtos diferenciados com públicos diferenciados". ISSO é o que está gerando insegurança em alguma pessoas (eu, inclusive). Todas as descrições tem palavras medidas, cuidadosamente escolhidas para não causar pânico.

É como uma aeromoça pegar o microfone e dizer: "Olá, pessoal. Não há absolutamente nada para se preocupar, mas estamos atravessando uma ligeira, quase imperceptível, área de instabilidade climática que pode ou não vir a criar diminutas ondas de turbulência. Mas não se preocupem. Um pouco de adrenalina faz bem para o coração e a viagem estava realmente chata até este momento. Aproveite para conectar-se com sua filosofia religiosa ou estabelecer um laço de total sinceridade com algum ente querido. No mais, boa viagem e obrigado".

Vem ou não vem m&%}@ por aí? Hahaha!

Mesmo assim, reitero: Quero estar errado. Vou ficar feliz se estiver errado.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 6:24 pm

Néh... ainda acho que será uma quinta edição.

Última edição por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 6:24 pm, editado 1 vez(es) (Razão : #pilhaerrada)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 6:27 pm

Néh... ainda acho que será uma quinta edição.

Vc é muito apocalíptico...

(Olha que fala) Razz

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 6:37 pm

Pensa bem, pode ser interessante! A Tiamat edition trará classes mais abertas como no Saga, o campaing setting do ano será Dragonlance e teremos um Dungeon Tiles 3d de Solace!

Última edição por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 6:37 pm, editado 1 vez(es) (Razão : #pilhaerrada)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jul 09, 2010 7:01 pm

Não ouvi o episódio, mas esses comentários! Sinceramente, se sair uma 5ª edição ou 4.qualquercoisa eu vendo tudo de D&D 4 e vou fazer minha coleção de Pathfinder Frenzied
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 7:16 pm

Calma, Renato. Pelo menos da minha parte, eu admito que meu medo pode ser exagerado. É só insegurança e especulação mesmo. Falta de vontade de comprar novos livros com regras básicas.

O melhor que eu posso dizer a cada um é: informe-se e tire suas próprias conclusões. Eu não tenho certeza de que vai ser um 4.5. Na verdade, eu espero que não seja. Só acho que as atitudes e discursos estão muito parecidos com a época do 3.5...

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 7:21 pm

Pensa bem, pode ser interessante! A Tiamat edition trará classes mais abertas como no Saga, o campaing setting do ano será Dragonlance e teremos um Dungeon Tiles 3d de Solace!

A quantidade de classes realmente não me incomoda, desde que tivéssemos classes relevantes (talvez cada um dos roles pra cada power source). O problema começa quando cria-se algo só pra encaixar no modelo. Por exemplo, algumas classes e raças do PHB3 são dispensáveis (pra mim). Outras, entretanto, ainda não surgiram (como o necromancer e o elementalista).

A idéia original deles de lançar oito power sources, com quatro roles, de forma finita, era ótima. Mas no meio eles já desistiram disso, mudaram coisas...

Acho que eles podiam lançar PHBs e DMGs a cada DOIS anos. MMs todo ano (porque monstro nunca é demais). Um cenário por ano (naquele esquema de 3 livros). E poderiam fazer updates anuais (ao invés de todo mês). Assim, não ficaria demais, eles teriam tempo de testar o material, e o produto não ficava inchado.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Darin em Sex Jul 09, 2010 7:56 pm

Para mim tá mais que claro que não é edição nova, e eles falaram isso... Só não fora mais explícitos porque eles nunca são explícitos...

Mas sinceramente, é muita tempestade por nada... Comparar as mudanças acontecidas na 4e e suas erratas e na 3e é ridículo...

A 4e teve um pente fino muito maior... a 3 precisou mudar tudo para tentar (e falhar) em se torna algo equilibrado

Darin
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tabris em Sex Jul 09, 2010 8:12 pm

Só queria deixar claro que eu só jogo Pathfinder, não curto a 4e mas escuto o podcast d vcs mesmo assim. Então todo o ataque a 3e não será perdoado

(Ataque a 3.0 tá valendo pq o unico outro cara q mestra no meu grupo é reacionário ao extremo e não quis passar nem para a 3.5. E que saco que é jogar 3.0 tendo 3.5 e Pathfinder para usar...)
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sex Jul 09, 2010 8:31 pm

Well,

Então as demissões que vinham ocorrendo foram por causa disso? Cedo ou tarde vai vir uma nova edição e isso obviamente não deveria impedir ninguem de continuar jogando a 4E (ou 3E, ou 2E e assim sucessivamente), mas disso vocês ja sabem.

As noticias parecem apontar mesmo para fase de forte publicação de variantes do core de regras (coisa que sempre antecede uma nova edição, rsrsrs), mas se vai ser ou não concretamente o prenúncio para outra edição ou apenas outro projeto momentâneo dependera muito mais da recepcão e consumo destes essentials pelo publico.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 09, 2010 8:32 pm

(Correndo o risco de não ter entendido alguma piada) 3e e "3.5" são a mesma coisa, Tabris.

Alguém da WotC falou uma vez num podcast que foi um erro muito grande terem chamado a revisão da 3a. edição de 3.5, porque as pessoas passaram a achar que era uma nova edição, quando na verdade foi como o AD&D 2nd. ed., que teve uma revisão.

A 3e teve oito anos de vida, praticamente, e no começo nem era chamada de 3a. edição, era só D&D. Por causa da tentativa moderninha de nomear a revisão de 3.5 (como se fosse um programa de computador), criou-se a imagem, a sensação, que cada uma das "edições" deve menos de quatro anos de vida. Mas a 3a. edição deve quase oito anos de existência, e antes disso o AD&D mais ainda. A 4a edição está há pelo menos seis anos de uma reforma (se for necessária).

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sex Jul 09, 2010 8:37 pm

Renato de Recife escreveu:Não ouvi o episódio, mas esses comentários! Sinceramente, se sair uma 5ª edição ou 4.qualquercoisa eu vendo tudo de D&D 4 e vou fazer minha coleção de Pathfinder Frenzied

É Renato, então vai se preparando que 2011 começa tudo de novo!

Hehehe, ok, também já cansei dessa brincadeira. Já deu o que tinha que dar.
A verdade é que não tenho ideia do que teremos em 2011. O que eu sei que é dificilmente sairá o Dragonlance, por mais que eu adoraria ver uma versão... mesmo que fosse para falar mal pirat

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Sex Jul 09, 2010 8:41 pm

A verdade é que não tenho ideia do que teremos em 2011. O que eu sei que é dificilmente sairá o Dragonlance, por mais que eu adoraria ver uma versão... mesmo que fosse para falar mal

Verdade. O mistério deve ser revelado na GenCon 2010. Tan-dan-daaaaaan!

Mudando um pouco o rumo da prosa, vcs apostam que sai um cenário novo? Se sim, qual?

Minha dica do bolão vai para Ravenloft. Não sei porque. Só feeling. Tipo "Polvo Profeta"... Wink

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo