Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Mitologia Grega em D&D 4ed

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Mitologia Grega em D&D 4ed

Mensagem por PsicoPlayer em Qui Jul 08, 2010 7:37 pm

Aí Galera!

Aqui estou eu novamente pedindo a preciosa opinião de vocês no meu projeto de RPG para adolescentes do Ensino Médio.

Mas antes quero compartilhar que tivemos um bom primeiro semestre. De oito inscritos, seis se mantiveram firmes até o fim e parecem estar gostando muito do RPG e engajados com a proposta, sendo que vamos retomar agora em agosto.
Conversando com eles, instiguei o que eles gostariam de jogar no segundo semestre e eles foram unânimes em pedir ao no estilo da saga do game GoW de PlayStation. Todos (inclusive as duas meninas) já jogaram o 1 e o 2 e alguns já estão no God of War 3 (que pelo que pesquisei, só existe para PS3).

Para atendê-los eu fui atrás do jogo. Mas confesso que ainda não terminei de jogar nem o primeiro e, sinceramente, mesmo que o termine não acho que vou encarar o segundo, muito menos o terceiro jogo, considerando ainda que teria que terminar tudo neste mês de julho.

Mas pelo que já vi do jogo, acho que uma palavra resume bem o que eles estão querendo: "épico"! O tal do Kratos lida diretamente com tudo que é deus do Olimpo e pratica façanhas que fazem os Doze Trabalhos de Hércules parecerem dever de casa. Ou seja, eles querem sair da vidinha de PC de nível 1 que, com muito custo, conseguiram derrubar um Dragão Negro Jovem depois de um semestre de jogo... rs

Para não encher mais a paciência, vou direto ao ponto: estou planejando manter o D&D 4ed mesmo e montar uma história em um cenário na Grécia Mitológica. Pensei em dar para eles personagens de nível 21 e criar os inimigos (deuses e criaturas mitológicas) em cima de monstros do mesmo nível que já existem, mantendo as estatísticas (crunch) e só mudando o fluffy na hora da descrição. Estou sendo muito maluco? Será que vou me meter numa roubada?

[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Re: Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Mitologia Grega em D&D 4ed

Mensagem por Renato de Recife em Qui Jul 08, 2010 7:47 pm

Se você domina bem as regras do D&D 4 e se acha que os jogadores não vão ter dificuldade, manda bala!

Uma boa alternativa também seria utilizar o Mutantes & Malfeitores (olha o jabá Rolling Eyes ).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por jonatasodre em Qui Jul 22, 2010 11:55 pm

Se vc conhece o sistema de Mutantes & Malfeitores também é uma boa. Só a ficha é complicada de ficar montando. Os um dos jeitos que descobri funcionar bem foi perguntar aos jogadores quais poderes eles queriam e o qual o efeito que eles queriam. Ficou legal.

Mas fiquei curioso, de que jeito vc esta trabalhando com os alunos? Estilo oficina?

jonatasodre
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 23, 2010 7:35 am

PsicoPlayer escreveu: Pensei em dar para eles personagens de nível 21 e criar os inimigos (deuses e criaturas mitológicas) em cima de monstros do mesmo nível que já existem, mantendo as estatísticas (crunch) e só mudando o fluffy na hora da descrição. Estou sendo muito maluco? Será que vou me meter numa roubada?
Maluco? Muito pelo contrário, é perfeito! Você fez seu dever de casa e viu que há dúzias de criaturas no nível épico que são facilmente «re-skinned» e vai dar a seus alunos/jogadores exatamente o que eles querem.

O único conselho que resta dar é atentar para a matemática que a Wizards passou a adotar depois do MM1: para monstros nos níveis Paragon e Epic desse livro, dobre o modiicador do dano (i.e. Se o dano estiver 2d8+10, então use 2d8+20) e reduza os h.p. De todo monstro acima do nível 11 em 1/5.

Também ajuda dar mais um ou dois poderes para os Solos... E ignore a Hidra do MM1: nas palavras do próprio Mike Mearls, ela é decepcionante. Procure por Hidras em livros lançados posteriormente (acho que o MM2 tem umas que funcionam)

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por PsicoPlayer em Sab Ago 07, 2010 6:33 pm

Marcellvs,
Valew mesmo pela dica. Não sabia desses ajustes para os monstros (aumentar dano e reduzir HP). Mas pelo que entendi, devo aplicar isso em monstros do MM1, certo? O MM2 já está "corrigido", certo?

Jonatas,
Também dei uma olhada em outros sistemas, mas como eles são iniciantes e não dominaram ainda nem o D&D 4ed, achei melhor manter ele mesmo.
A proposta é exatamente uma Oficina de RPG que acontece na escola nas manhãs de domingo. São basicamente sessões de D&D, mas eu e minha parceira vamos acrescentando alguns outros elementos (histórias paralelas, diários de campanhas, indicação de livros/autores) no objetivo de promover o interesse pela leitura.
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: