Episódio 14 - Ranger

Ir em baixo

Episódio 14 - Ranger

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 28, 2009 6:29 pm

Opa, para quem não viu ainda o novo episódio do Podcast Rolando 20 está no ar!

http://www.rolando20.com.br/episodio-14/

Confiram!
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Re: Episódio 14 - Ranger

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Fev 28, 2009 7:02 pm

Acho que o Anand meio que abandonou sua porção dos fóruns por causa do Intense Debate. Não o culpo de modo algum, afinal é interessante para ele convergir a atenção do podcast para o blog. Mas acho engraçado que a idéia de fazer um único fórum para todos os podcasts de RPG foi dele!
Happy

Sobre o episódio, confesso que o ouvi com meia-atenção. O fiz enquanto dava faxina na casa, e o Rolando 20 não é como, por exemplo, The Podge Cast ou Bear Swarm, que são mais engraçadinhos que informacionais e podem ser ouvidos como pano de fundo para outra coisa.

Preciso ouvir o episódio de novo. Whistling

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Sab Fev 28, 2009 10:41 pm

Well, ouvi o podcast esta tarde...

Senti falta da retrospectiva que vinham fazendo nos episódios anteriores sobre as classes nas edições passadas, mas apresentaram dicas boas meu ver da construção de rangers para 4E, se bem que não sou fã de discussão mecanicista, mas é importante saber as potencialidades.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sab Fev 28, 2009 10:44 pm

Achei bem legal, mas acho que poderiam focar um pouco mais na história da classe ao longo das edições e nos personagens famosos da classe.

A análise dos poderes é interessante, mas percebi uma coisa, não sei se é uma visão só minha, mas esse foi o primeiro episódio que ouvi após comprar meu conjunto do D&D 4ed e não achei essa análise dos poderes tão interessante, só quando chegou no Beastmaster (ou Lord, agora não lembro) é que eu me interessei.

Quanto à Rangers famosos, o Tanis e o Riverwind em Dragonlance são Rangers, a deusa Diana é a Ranger por excelência (inclusive, se não me falha a memória, ela é mencionada no livro do jogador de AD&D como exemplo de Ranger).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Sab Fev 28, 2009 11:05 pm

Há controvérsias quanto a Tanis e Riverwind serem rangers na época do ad&d. No box Tales of the lance da 2E e se não me engano no Dragonlance adventures, as fichas dos dois são como guerreiros apenas
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Dom Mar 01, 2009 6:47 pm

Acho que o fato de tanto o Tanis e o Riverwind terem sido retratados como guerreiros e não rangers é pelo fato deles não possuirem 2 dos principais traços de rangers do AD&D: companheiro animal e magias.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Shogun em Qua Mar 04, 2009 10:26 am

Ótimo episodio... adorei mesmo pq minha classe favorita é o Ranger de Arco, mas não entendi uma coisa: o Ranger que controla animais também poderá atacar com um arco?

Ex: Ranger X tem um companheiro animal serpernte, ele manda ela atacar e enquanto o inimigo está sendo atacado ele manda uma flechada.
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Qua Mar 04, 2009 10:38 am

nerdcore escreveu:Acho que o fato de tanto o Tanis e o Riverwind terem sido retratados como guerreiros e não rangers é pelo fato deles não possuirem 2 dos principais traços de rangers do AD&D: companheiro animal e magias.

Não creio que seja por isso Nerdcore...

A meu ver tem mais relação com a concepção dos criadores dos personagens mesmo... Talvez por conta do periodo da história (Era do Desespero), na qual os deuses estavam desaparecidos do mundo e portanto não haviam representantes divinos (Exceto por Verminaard)
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 04, 2009 4:49 pm

cimmerian escreveu:Acho que o Anand meio que abandonou sua porção dos fóruns por causa do Intense Debate. Não o culpo de modo algum, afinal é interessante para ele convergir a atenção do podcast para o blog. Mas acho engraçado que a idéia de fazer um único fórum para todos os podcasts de RPG foi dele!
Happy

É verdade. E tenho que confessar que desde que começou o Intense Debate, ficou viciante postar comentários e rankear as outras pessoas! cheers

Mas ai, pode ter sido só impressão minha, mas acho no início o Anand da vacilada falando "pod...cast!".
lol! Acho que a bronca do Marcelo pegou mesmo! Depois dela, nunca mais conseguir me referir com "pod" ou "cast"

cimmerian escreveu: Sobre o episódio, confesso que o ouvi com meia-atenção. O fiz enquanto dava faxina na casa, e o Rolando 20 não é como, por exemplo, The Podge Cast ou Bear Swarm, que são mais engraçadinhos que informacionais e podem ser ouvidos como pano de fundo para outra coisa.

Preciso ouvir o episódio de novo. Whistling

Tanto o Vozes, quanto o Rolando 20, gosto de ouvir no ónibus indo ou voltando do trabalho. Aliás, por isso adoro episódios longos, porque, em geral, levo pouco menos de duas horas nessa via sacra. Mas voltando ao assunto, acho que o Rolando 20 ficaria bem melhor com mais informalidade. Até acho que o do Ranger já foi um pouco melhor neste aspecto, mas meus preferidos ainda foram sobre as novas classes do PHII e do de diferenças da quarta edição (que até teve sua participação).
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 04, 2009 5:41 pm

DM Rafael escreveu:Mas ai, pode ter sido só impressão minha, mas acho no início o Anand da vacilada falando "pod...cast!".
Eu não ia dizer nada não, mas já que você levantou a bola, percebi isso também e ficou bem engraçado.

Preciso tomar muito cuidado com o que eu falo agora que sou figura pública. Oh, my!

Comandante
Comandante

Mensagem por Anand em Qua Mar 04, 2009 6:05 pm

Oi Galera!

Não abandonei o fórum não, estou por aqui, mas o tempo está apertadíssimo. Comento bastante por lá porque o Intense Debate me deixa responder e acompanhar os comentários por e-mail, então faço no meio da correria do trampo.

Esse podcast foi divertido de fazer, por ter sido o primeiro ao-vivo, eu e o Davi olhando um pro outro. O lance do pod...cast é isso mesmo! Damn you Marcelo! Não consigo mais falar cast ou pod.

Esses podcasts de classes estão ficando meio xaropinhos de fazer, e imagino que seja meio chato de ouvir se você já joga 4e, mas pra quem ainda está na transição, ajuda pacas. Pelo menos nesse falamos do Beatmaster, que nem todo mundo teve tempo de ver.

O lance de informalidade e brincadeiras, depende muito, de fato, do clima. Se um dos dois está meio cansado, fica difícil sair brincadeiras e tal. Mas estamos nos esforçando pra só pegar dias bons! Smile

Shogun, mandar o seu animal é ação padrão, então não dá pra atacar e mandar o bicho atacar não, exceto com poderes específicos que fazem isso (que geralmente são por encontro ou diários).

Obrigado pelos comentários e audiência. Esse bate-papo insider continua só rolando aqui no TPK!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 04, 2009 10:06 pm

Anand escreveu:Oi Galera!

Não abandonei o fórum não, estou por aqui, mas o tempo está apertadíssimo. Comento bastante por lá porque o Intense Debate me deixa responder e acompanhar os comentários por e-mail, então faço no meio da correria do trampo.

Nossa, digo o mesmo. Tô querendo fazer uns posts no tópico de Birthright mas ainda não tive tempo pra formular os pensamentos em ordem. No Rolando 20 é muito mais prático, tanto que consigo usar uns segundinhos no trabalho.

De qualquer forma, com a quantidade de atulizações de materiais que você posta no blog, fico surpreso que tenha tempo e cabeça pra responder tópicos e planejar podcast!

Anand escreveu: Esses podcasts de classes estão ficando meio xaropinhos de fazer, e imagino que seja meio chato de ouvir se você já joga 4e, mas pra quem ainda está na transição, ajuda pacas. Pelo menos nesse falamos do Beatmaster, que nem todo mundo teve tempo de ver.

Olha, eu gosto muito de debates sobre assuntos específicos de jogo. Outro dia mesmo estava ouvindo o do Skill Challenge para dar uma luz quando for mestrar um jogo. Mas sinceramente, os episódios das classes me ajudaram muito, porque tive muita dificuldade para começar na quarta edição. Primeiramente por ranço de jogador old school, e sem segundo (e principal) por causa das diferenças fundamentais entre a mecânica das classes de D&D 4 e do Star Wars Saga, que é o que mestre efetivamente hoje em dia.

Enquanto o Saga tem regras muito mais livres para a construção das classes, o D&D 4 é bem mais fechado, no sentido que você tem dois builds e é aquilo. Não posso ser um guerreiro arqueiro, tenho que ser um ranger. Não posso ser um ranger espadachim, tenho que ser um rogue (light blade, finesse).

Mas aprendi a ver que isso não era um defeito da edição, mas sim uma característica. Depois que aceitei isso, passei a me divertir muito jogado. E felizmente tenho tido a oportunidade de participar de uma mesa semanal como jogador.

Continue com o bom trabalho! Só é uma pena que seu dia e do Davi não tenha 48 horas para ter um podcast semanal. jocolor
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 04, 2009 10:19 pm

DM Rafael escreveu:Não posso ser um guerreiro arqueiro, tenho que ser um ranger.
Você pode, mas o Ranger vai ser muito melhor que você. Innocent

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qua Mar 04, 2009 10:51 pm

possivelmente a build de guerreiro de arco deve aparecer mais pra frente. cada suplemento eles estão inventando builds novas pras classes.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Mar 05, 2009 12:52 am

Allian escreveu:possivelmente a build de guerreiro de arco deve aparecer mais pra frente. cada suplemento eles estão inventando builds novas pras classes.

A questão é que acaba sempre dependendo de um novo build ou uma nova classe. Tipo, adorei o tempest. Ele retrata muito bem meu antigo meio-drow ranger de double sword. Mas ele deixaria de ser o caçador.

Por um lado existe todo o lance dos roles preencherem meus papéis, e eu entendo isso (agora, ao menos). Mas um ranger que usasse uma bastard sword, no melhor estilo Aragorn, ainda poderia preencher muito bem seu papel. Acaba que o mestre que quiser dar essas liberdades aos jogadores vai ter que esperar um novo build/classe ou vai ter que se arriscar numa house rule.

Por muito tempo que rumino a idéia de permitir que qualquer um substitua Força por Destreza sempre que atacar com uma arma light.
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Mar 05, 2009 1:00 am

cimmerian escreveu:Você pode, mas o Ranger vai ser muito melhor que você. Innocent
O engraçado é que com a marca do Fighter, ele ainda pode ser melhor no arco do que o Ranger com uma única arma melee. Shocked
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Mar 05, 2009 7:56 am

DM Rafael escreveu:A questão é que acaba sempre dependendo de um novo build ou uma nova classe. Tipo, adorei o tempest. Ele retrata muito bem meu antigo meio-drow ranger de double sword. Mas ele deixaria de ser o caçador.
Você não precisa de um build para fazer seu personagem caçador, até porque 90% dos feats e features, e 75% dos powers só são usados em combate. Sem falar que você pode sempre fazer multi-classe, um recurso muito legal do modo como foi concebido para a quarta edição, mas que as pessoas vêm desmerecendo muito. Eu traduzi um texto sobre multi-classe no Heroic Tier e o publiquei nos fóruns D&DBrasil há alguns meses.

Por muito tempo que rumino a idéia de permitir que qualquer um substitua Força por Destreza sempre que atacar com uma arma light.
Você não precisa ser tão bruto numa house rule, pode lutar contra o sistema usando o próprio sistema! XP

Uma solução que vejo é criar um feat para isso. Eu sugiro este: Weapon Finesse, que permitiria que o personagem usasse DEX ao invés de STR nas jogadas de ataque com light blades; restrição: DEX 13*.

Weapon Finesse está ausente da quarta edição, e acho que a "restrição" de uso só nas light blades evita que fique um feat desequilibrado, daqueles que todo mundo tem que pegar se quiser continuar brincando direito (o que ocorria muito na 3e). E a vantagem dessa aparente restrição é dar aos jogadores que o adquirirem o prazer e a satisfação de fazer combos. Usar esse novo feat em conjunção com Longsword Finesse ou Street Thug (ambos do «Martial Power»), por exemplo, produz um personagem ainda mais customizado — e bem legal.

* Particularmente, eu colocaria como restrição DEX 15. Se o cara é tão ágil que ataca melhor com sua habilidade que com a força-bruta equivalente de um Fighter, ele tem que ser realmente muito ágil. (Lembrando que no D&D quem ataca melhor no corpo-a-corpo é quem é mais forte, não quem é mais ágil).

Última edição por cimmerian em Qui Mar 05, 2009 8:02 am, editado 1 vez(es) (Razão : retificação)

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qui Mar 05, 2009 12:57 pm

cimmerian escreveu:Você não precisa de um build para fazer seu personagem caçador, até porque 90% dos feats e features, e 75% dos powers só são usados em combate. Sem falar que você pode sempre fazer multi-classe, um recurso muito legal do modo como foi concebido para a quarta edição, mas que as pessoas vêm desmerecendo muito.
Eu acho o primeiro feat de multi-classe muito legal. Ok, você pode até não ganhar muitos poderes, mas o skill bônus vale muito a pena. Meu paladino pegou multi-classe de fighter com um feat do Martial Power, o que da Combat Chalenge (porque o poder do que tem no livro básico é bem escrotinho). Mas o principal motivo mesmo foi treinar em Athletics, que passou a fazer MUITA diferença.

A minha bronca mesmo são com os outros feats, de troca de poder. Eu entendo o motivo, mas ainda acho que é troca injusta. Mas é provável que eu esteja mal acostumado com o estilo do Star Wars Saga, onde o multi-classe é muito mais amigável (e recomendado, diga-se de passagem).

Você não precisa ser tão bruto numa house rule, pode lutar contra o sistema usando o próprio sistema! Uma solução que vejo é criar um feat para isso. Eu sugiro este: Weapon Finesse, que permitiria que o personagem usasse DEX ao invés de STR nas jogadas de ataque com light blades; restrição: DEX 13*.
Por isso que disse que ainda estava ruminando tongue
Mas se um javelin pode ser usado com STR, porque uma arma light não pode usar DEX?

O weapon finesse é uma opção boa sim, mas não vejo problema em extender para todas as armas light off-hand (esqueci que não existe mais arma light).
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Mar 05, 2009 1:09 pm

DM Rafael escreveu:Por um lado existe todo o lance dos roles preencherem meus papéis, e eu entendo isso (agora, ao menos). Mas um ranger que usasse uma bastard sword, no melhor estilo Aragorn, ainda poderia preencher muito bem seu papel. Acaba que o mestre que quiser dar essas liberdades aos jogadores vai ter que esperar um novo build/classe ou vai ter que se arriscar numa house rule.
Estive pensando sobre o assunto... um build de ranger humano comum que vejo por ai é que usa duas espadas bastardas. Mas um ranger que use apenas uma usando o bônus de versátil (ou seja, usando com as duas mãos), poderia pegar aqueles poderes que se aplicam a um ataque melee apenas. Fica um pouco mais limitado de opções, mas é possível. E se o mestre for MUITO bonzinho, ele pode permitir um build do "ranger rapid strike", que ao invés de usar duas armas, use uma arma versátil ou média e dá tantos ataques quanto os possíveis para o build do two blade.
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Mar 05, 2009 3:01 pm

DM Rafael escreveu:E se o mestre for MUITO bonzinho, ele pode permitir um build do "ranger rapid strike", que ao invés de usar duas armas, use uma arma versátil ou média e dá tantos ataques quanto os possíveis para o build do two blade.
Isso lembra um pouco o "Double Attack", feat de Star Wars Saga, só que sem a penalidade de -5 no segundo ataque com a mesma arma, no mesmo round.

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sab Mar 07, 2009 1:14 am

cimmerian escreveu:Isso lembra um pouco o "Double Attack", feat de Star Wars Saga, só que sem a penalidade de -5 no segundo ataque com a mesma arma, no mesmo round.
Um pouco, mas desta vez foi acidental. Cara... eu pago muito pau pra esse sistema, é impressionante.

Em todo caso, meu ponto é que o Ranger poderia trocar o bônus do feat two weapon fighting (que surpreendentemente o ranger de duas armas não precisa ter) pelo bônus das armas versáteis, sem grandes prejuízos e combos "brotastics"!

E falando em combos, eu peguei pra ver, só por curiosidade, os feats paragon do Martial Power... Shocked
Tem muita coisa bizarra e maneira, mas o meu preferido foi um de eladrin que deixa ele recarregar o feystep sempre que usa-lo numa carga e acertar. Lindo! Lembrei apenas do shadow elf do Shadow over Mystara! lol!
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: