BzBz: Regras da Casa

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Ter Jun 15, 2010 8:32 am

Versões mais fracas é relativo. No meu jogo de D&D4, o Paulo Antunes joga com uma maga do fogo. O Fire Shroud (magia de encontro, 3º nível) é muito bom. Tem uma área menor mas só afeta inimigos e causa ongoing 5.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Ter Jun 15, 2010 8:51 am

boa Rafael,

era exatamente isso que estava imaginando, como a 4ed é (me parece) muito equilibrada, o jeito para soltar algumas fireballs é ter outros poderes similares por encontros......mas sinceramente....acho que deve sair mais coisas para magos......sempre joguei com magos, minha paixão total, vide meu nick, mas eu tô achando eles tão nerfados !

nerdcore escreveu:Toh sem os livros aqui agora, mas acho que o Fireball é um daily, ou seja via de regra, só pode soltar um FB por dia. Provalvemente o mago tera opções de poderes por encontro e at-will baseados em fogo similares ao FB, só que em versões mais fracas.

Não dá para "emular" na 4e, algumas situações comuns no AD&D/3.x

Felipe, qual a sua opinião sobre isso?

abraços,
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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 15, 2010 9:12 am

Cara,
sinceramente, cada vez mais eu penso no 4e como um jogo "fora da cronologia" de Dungeons And Dragons. O que não é necessariamente bom nem ruim
Em todas as edições D&D, AD&D, AD&D 2nd, DnD 3, DnD 3.5, as mudanças nas regras não foram tão radicais, houve uma evolução mais sutil, e uma certa parte do fluff ainda prevalecia, alguns paradigmas eram mantidos e isso mantinha a familiaridade com o jogo. Já na quarta edição eles mandaram praticamente todos os paradigmas para as cucuias, em favor de um melhor game design, acontece que com isso algumas "verdades universais" do DnD agora não fazem mais sentido.

A 4e é um versão do jogo, que ao contrário das demais, prega um equilibrio absoluto, e se com isso o mago agora só pode soltar 1 fireball por dia, e magic missiles, para criar o jogo os designers tiveram que fazer esta escolha. Entendo que parte da graça (e da desgraça) das edições passadas de DnD era a ausencia de equilibrio, mas para jogar 4e é preciso deixar de lado esse "vicio" e familiaridade das edições passadas, e se divertir com um tipo diferente de jogo.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Dbohr em Ter Jun 15, 2010 9:51 am

Não sei, bicho. A passagem da 2ª pra 3ª edição foi uma quebra de paradigma TÃO RADICAL quanto desta para a 4ª. Para você ter uma ideia, foi o que me fez voltar ao D&D depois de anos longe (especialmente depois de conhecer Pendragon, hehe).

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Ter Jun 15, 2010 9:57 am

vlw cara,

eu precisava disso....um banho de água gelada na cara !

AuAHuahUAhuahUah

abração !

André
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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Ter Jun 15, 2010 10:04 am

Mas talvez as alterações da segunda para a terceira tenham sido mais adições do que alterações.

As classes e as raças passaram a ter mais poderes, vieram os feats e tudo mais. Mas a quarta mexeu no 'código-fonte'. As classes passaram a funcionar de forma diferente e com isso, as magias e efeitos também.

Longe de mim criticar. Adoro a nova edição. Mas as mudanças foram bem mais impactantes. Aliás, até por isso que não acredito numa adaptação do Dragonlance, onde o universo sempre foi muito preso na forma das regras do AD&D.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 15, 2010 10:07 am

Dbohr escreveu:Não sei, bicho. A passagem da 2ª pra 3ª edição foi uma quebra de paradigma TÃO RADICAL quanto desta para a 4ª. Para você ter uma ideia, foi o que me fez voltar ao D&D depois de anos longe (especialmente depois de conhecer Pendragon, hehe).

Eu considera a 3.x um "reebot" enquanto do o 4e uma versão "ultimate"
Espero que o paralelismo quadrinhistico sirva de alguma coisa.

Realmente a 3.x trouxe muita gente de volta ao jogo, o meu grupo mesmo foi um destes.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 15, 2010 10:09 am

DM Rafael escreveu:Mas talvez as alterações da segunda para a terceira tenham sido mais adições do que alterações.

As classes e as raças passaram a ter mais poderes, vieram os feats e tudo mais. Mas a quarta mexeu no 'código-fonte'. As classes passaram a funcionar de forma diferente e com isso, as magias e efeitos também.

Longe de mim criticar. Adoro a nova edição. Mas as mudanças foram bem mais impactantes. Aliás, até por isso que não acredito numa adaptação do Dragonlance, onde o universo sempre foi muito preso na forma das regras do AD&D.

Alta Feitiçaria e 4e vai ser muito dificil de adapatar mesmo.
Vejo uma única saída para adaptar DL para 4e que seria jogar na Era dos Mortais

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 15, 2010 10:14 am

Raistlin escreveu:vlw cara,

eu precisava disso....um banho de água gelada na cara !

AuAHuahUAhuahUah

abração !

André

Não é isso....hehe
Acontece que para aproveitar bem a 4e é preciso "cortar o cordão umbilical" com as encarnações passadas do Dungeons and Dragons.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Marcio Fiorito em Ter Jun 15, 2010 10:29 am

Eu ouvi uma entrevista em podcast (acho que foi o The Tome, não lembro) com o Keith Baker e ele comentou uma coisa legal:

O Jackie Chan é muito bom de rasteira, certo? Talvez fizesse sentido ele atacar o adversário com uma rasteira, depois mais uma, depois outra e assim por diante. Mas num filme, isso ficaria muito chato. Então ele faz uma coisa legal, depois faz outra coisa diferente, depois faz uma coisa mais legal ainda e etc.

É importante ter em mente que o D&D 4e é muito mais cinematográfico que seus predecessores. É pra ser igual a um filme mesmo. E num filme, o mago não ficaria igual a uma bateria anti-aérea disparando 45 bolas de fogo, uma por rodada (por mais que fosse um paradigma do D&D antigo). Smile

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Ter Jun 15, 2010 11:14 am

nerdcore escreveu:Alta Feitiçaria e 4e vai ser muito dificil de adapatar mesmo.
Vejo uma única saída para adaptar DL para 4e que seria jogar na Era dos Mortais

Eu vejo várias saídas. Essa é só uma. Uma nova versão 'KOTOR' também seria interessante (ou seja, na época de Huma Dragonbane).
Mas ainda defendo um restart do cenário. Afinal, se o universo sempre andou de mãos dadas com as regras, porque mudar agora?

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 15, 2010 11:38 am

DM Rafael escreveu:
nerdcore escreveu:Alta Feitiçaria e 4e vai ser muito dificil de adapatar mesmo.
Vejo uma única saída para adaptar DL para 4e que seria jogar na Era dos Mortais

Eu vejo várias saídas. Essa é só uma. Uma nova versão 'KOTOR' também seria interessante (ou seja, na época de Huma Dragonbane).
Mas ainda defendo um restart do cenário. Afinal, se o universo sempre andou de mãos dadas com as regras, porque mudar agora?

É concordo, seria uma abordagem não vista antes, e que deixaria a porta aberta para a linha do tempo desenvolver futuramente, e uma das possibilidades seria o que conhecemos mais comumente como dragonlance.

Por outro lado eu aposto que possa sair uma mega aventura, ao estilo da Revenge of the Giants, contando a saga da guerra da lança.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Ter Jun 15, 2010 11:41 am

nerdcore escreveu:Por outro lado eu aposto que possa sair uma mega aventura, ao estilo da Revenge of the Giants, contando a saga da guerra da lança.

O que não seria novidade nenhuma, já lançaram N suplementos e aventuras adaptando a Guerra da Lança.



Mas eu compraria de novo Whaat?!

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Qua Jun 16, 2010 6:31 pm

DM Rafael escreveu:
nerdcore escreveu:Por outro lado eu aposto que possa sair uma mega aventura, ao estilo da Revenge of the Giants, contando a saga da guerra da lança.

O que não seria novidade nenhuma, já lançaram N suplementos e aventuras adaptando a Guerra da Lança.



Mas eu compraria de novo Whaat?!

Sim
A guerra da lança saiu originalmente no AD&D 1st edition numa serie de 12 modulos (um para cada "cor" de dragão exitente na epoca). Já na epoca do AD&D 2nd lançaram o "Dragonlance Classics" uma série de 3 livros, cada um com 4 dos modulos originais. Quando DL fez 15 anos e o D&D fez 25, compilaram tudo num livrão com regras para AD&D e Saga. Quando saiu a 3.x e a licença de DL foi para a MWP foram lançadas versões do jogo para o sistema D20 em 3 livros (Dragos of Autumn, Winter, Spring).
Agora acho que seria um caminho "natural" seguir a tradição.
Sinceramente acho desnecessário uma adpação de DL para a 4e no sentido de "Campaign setting", definir uma era para jogar, e N regras para fazer funcionar (ou aconchambrar) a alta feitiçaria acho que não ficaria tão legal, e muita coisa acabaria ficando de fora, por outro lado, se voltassem à essencia do cenário e lançassem uma reedição da Guerra da Lança, acho que os fãs ficariam mais satisfeitos.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Qua Jun 16, 2010 7:09 pm

nerdcore escreveu:Quando DL fez 15 anos e o D&D fez 25, compilaram tudo num livrão com regras para AD&D e Saga.

Eu tenho esse livro, MUITO bom!
Aliás, é de longe o material que mais usei na minha campanha de 3.5.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Qui Jun 17, 2010 11:00 am

O material da época da 3.5 é muito bom
Estou pensando em mestrar a Guerra da Lança para 4e usando o "outline" do material da MWP e só trocando os monstros, conforme 4e.
Não quero entrar muito no fluff/crunch da alta feitiçaria não, mas creio que eu vá restringir algumas classes e raças para manter o clima mais tradicional do cenário. Talvez eu mude um pouco os Halflings para virarem kender e os paladinos/warlords para virar solaminics.

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Sex Jun 18, 2010 8:37 am

mudando de assunto DragonLance........graças aos Deuses minhas questões foram respondidas (parcialmente mas estou feliz), na edição #388 da Dragon, está uma matéria sobre spells de fogo, adicionando mais flavor em minha vida de mago, tem umas spells novas fantásticas: Erupting Flame, Fire Sea Travel, Phoenix Step.....,

vale dar uma olhada:

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 18, 2010 8:55 am

Raistlin escreveu:mudando de assunto DragonLance........graças aos Deuses minhas questões foram respondidas (parcialmente mas estou feliz), na edição #388 da Dragon, está uma matéria sobre spells de fogo, adicionando mais flavor em minha vida de mago, tem umas spells novas fantásticas: Erupting Flame, Fire Sea Travel, Phoenix Step.....,

vale dar uma olhada:

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Sempre vc pode negociar com o seu mestre para trocar a keyword de uma magia de gelo para fogo (por exemplo), ou que ele premita que você troque alguns "slots" de magia por outros (por exemplo, deixar de ter um poder de encontro para ter um diário, como bola de fogo).

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Sex Jun 18, 2010 9:09 am

essa é uma boa regra da casa também Felipe, mas estou começando à entender a arquitetura da 4ed, acho até que ela ainda está amadurecendo, que o potencial é enorme, os caras não brincam nessas questões de lançar suplementos e ganhar muito dinheiro.....

abraço,
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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 18, 2010 9:32 am

A proposito,
no character builder tem a ficha do raistlin

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Sex Jun 18, 2010 11:16 am

cara.....sem palavras.......tô emocionado !

vlw Felipe !

Raistlin 4ed ! Sensacional !
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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 18, 2010 12:26 pm

Por nada meu caro

quero te recomendar também um podcast, onde abordaram justamente o tema DL e 4e.

http://www.dlcanticle.com/

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por Raistlin em Sex Jun 18, 2010 12:32 pm

conhecia o nexus....até me baseio neles pra comprar minhas novels....

vlw cara
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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por DM Rafael em Sex Jun 18, 2010 12:34 pm

Uma pena que o Nexus esteja tão fraco com as adaptações para a 4e. Eu sempre procurava lá boas ideias na época do D&D3, mas hoje em dia...

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Re: BzBz: Regras da Casa

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 18, 2010 12:56 pm

Acho que Dragonlance, na sua essência é bem complicado de adaptar. teriam que ser quebradas e remendadas muitas regras para que todo o legado descritos nos livros fizesse sentido dentro na matemática mecanicista da 4e.

Dá para adapatar, dá, com certeza. Mas quanto mais você se aproximar da literatura (e do DNA) do cenário mais complicado e contraditório as coisas vão ficando.

Eu por exemplo quero mestrar a Guerra da Lança em DnD 4e, mas não vai dar para aprofundar muito a questão da alta feitiçaria....talvez eu defina que Bardos/Wizards são os Robes Brancos, Sorcerrers são Vermelhos e Warlocks negros, mas se for além disto como restringir o uso de armas e armaduras para essas classes sem avacalhar com o sistema? A minha ideia vai ser só trazer o sabor do DL, numa aventura adapatada, sem me preocupar com as dezenas de regras e paradigmas que surgiram depois com mais de 20 anos de literatura e RPG

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