Ajuda com uma iniciante

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com uma iniciante

Mensagem por Arquimago em Sex Jun 04, 2010 10:00 am

Olá! Pessoas acho que gosto de mandar duvidas para vocês! huahuahuahua

Mas serio essa é cabeluda!

Seguinte estou para sair de uma dieta bem forçada de RPG, de jogar RPG.

Consegue um horário descente dessa vez já que minha namorada me deixou jogar, ou melhor ela vai jogar.

Bem ela já jogou umas seções de OPERA steampunk onde ela era uma nobre que ia fugir com o amor dela, coisa clássica ele aventureiro ela procurando aventuras. Foi ... legal... os outros jogadores não se empolgaram muito com as tramas deles... sei-la acho que por foi o "canto do cisne".

Bem antes disso tivemos um jogo rápido mas que terminou por questões mecânicas (regras) que eu e outro jogador não soubemos ignorar na época. O Jogo era BESM d20, e ela se animou bastante, porque eu coloquei umas piadas, coisas absurdas, e meio que ela se identificou com a mundo atual.

Bem na conversa de ontem, ela falou de jogar "O Senhor dos Anéis" de forma literal, porem eu meio que convenci ela que não ia dar certo fazer EXATAMENTE a mesma historia. Dai ela falou das batalhas emocionantes (mas acho que eu que falei antes então,´ela meio que foi sugestionada), já que a historia poderia ser tão empolgante quanto a mesma, mas igual não.

Bem passamos então para Crepúsculo (quase tive um troço, pensando em propor isso para os outros jogadores), e falei que não dava para usar o cenário daquele jeito, com a historia só do Eduard ser lindo não sustentar o jogo. E tentei (cara não sei de onde eu consegui analisar isso) argumentar que o conflito dela querer o vampiro e ele não deixar era o que sustentava a trama, a luta final só saiu de ser um exemplo dos riscos que ela corria.
Já que a parte de vampiros herbívoros e dos “lobisomens” terem o trato lá, mas isso ser do cenário e seria complicado usar isso em jogo, até falei do réquiem, ela até não achou ruim de ter que usar humanos, mas quando falei da “dança macabra” esquece, não pode ter terror e relacionados.

Bem seguinte. Com tudo isso e por outro fatores pensei do D&D 4E mas fiquei quieto. Não sei se é muito complicado, muita coisa para lembrar, sabe a questão de estratégia, posicionamento, módulos, efeitos, e diabo a quatro. Digamos que tem hora que ela não sabe jogar truco muito bem (mas até que vai bem no war), se confunde nos valores, (e eu já sou mais estúpido, quando tenho cartas boas, e já saio matando, huahuahuahu) mas tem hora que tem cada carta!

Bem eu falei então de supers heróis (anime) mais supers mesmo, seria leve, poderia dar um descanso, identificação com o cenário, não teria que me preocupar, com coisas de zumbis, e toda mitologia RPGistica; apesar que isso não ia atrapalhar.
Daí o M&M me veio a mente bem mais fácil, me pareceu mais simples, com mais liberdade, não ficar restrito só a seus poderes e “mais leve”. E até elaborei rapidamente umas ideais.

Bem então me perguntar por que eu perguntaria algo a vocês se estou bem tendencioso. É justamente por isso! Ela já jogou antes e meio que depois “se cansou”. No jogo da risada e tudo mais mas depois fala que não gostava, como alguém que nega que um doce foi bem feito, só porque outra pessoa que fez... sei-la.
E estou com medo de isso acontecer novamente ou ela ficar confusa e achar chato o jogo, ou longos combates estratégicos minuciosos, sei-la.

Para uma iniciante vocês arriscariam o que? Sejam sinceros, o que assusta menos? É mais fácil de pegar e construir fichas?

Bem to quase pegando o Mighty Blade que é feio para iniciantes, nacional e simples de tudo e muito bom. Só não sei se o resto da mesa concorda. Afinal como diz o tio nitro jogador tem que ser bem cuidado, ainda mais iniciantes, que pode ficar com preconceitos e ódio do jogo!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Re: Ajuda com uma iniciante

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jun 04, 2010 10:29 am

Acho que o grande problema é fazer um jogo que agrade o grupo e também a sua namorada, correto?

Nesse caso é sentar e conversar, tentar achar um gênero ou cenário (não estou falando de sistema, ok?) que agrade a todos.

Quanto ao sistema, vai obviamente depender do gênero e cenário escolhidos.

D&D 4 é muito divertido, mas se você acha que sua namorada não vai curtir combates táticos (e me parece que sua namorada é o ponto chave da questão) é melhor deixá-lo de lado, mesmo que você use muitos skill challenges e roleplay o combate ainda vai ser uma parte indispensável do jogo.

Storytelling eu acho bem legal pra iniciantes porque é bem simples e o Mundo das Trevas como tá apresentado no livro básico é muito aberto, você não precisa usar o Réquiem, Destituídos ou Despertar, a não ser que queira fazer uma crônica em que os personagens se transformem de mortais em sobrenaturais, pode fazer uma crônica no estilo Supernatural e Buffy ou Arquivo X e Fringe.

M&M é um excelente opção (sim, também sou tendencioso), mesmo que você não queira fazer uma campanha de supers o sistema é genérico o bastante pra fazer qualquer história de aventura ou ação tirada de qualquer filme, livro, quadrinho ou game, basta ajustar o nível de poder e determinar os feitos/poderes/equipamentos que os jogadores vão ter acesso, com o Agentes da Liberdade (que, se não me falha a memória, você tem) por exemplo, dá pra fazer praticamente qualquer aventura com humanos normais que sejam um pouco acima da média.

Se o grupo e sua namorada querem algo mais de mistério e investigação eu sugiro o Mundo das Trevas, mas se querem algo mais de ação use o M&M.

Boa sorte!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Sex Jun 04, 2010 11:36 am

Valeu Renato! O storytelling, não me passou pela cabeça pela questão de ele ser ligado ao terro, horor, humanidade e coisas do genero, mas sei-la se investigação pesada vira.

Mas é uma boa questão, não tinha me passado pela mente.

Vou ver se preferem ação ou investigação.

Sobre combates taticos, ela se diverte no war, mas só se ganha, e as vezes não sei se é o que mais gosta, parece mais que joga porque tem os outros... sei-la... é estranhoa... huahuahauhaua

Valeu!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 04, 2010 11:58 am

Savage Worlds num cenário pulp pode ser bem legal, algo mais cinematográfico
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Sex Jun 04, 2010 12:25 pm

Realmente tinha me esquecido completamente dele, mas duvido que ela se emplgue com algo em inglês.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jun 04, 2010 1:09 pm

Arquimago escreveu:Realmente tinha me esquecido completamente dele, mas duvido que ela se emplgue com algo em inglês.

Não tem uma editora que lançou um resumo do Savage Worlds em português?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Arquimago em Sex Jun 04, 2010 1:12 pm

Tem sim. É a Retropunk (que por sinal anda com o site parado, mas espero que seja porque logo vão sair livros! cheers )

Quem sabe é bem simples mesmo... mas sei-la só se por investigação pulp mesmo...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sex Jun 04, 2010 1:43 pm

Renato de Recife escreveu:
Arquimago escreveu:Realmente tinha me esquecido completamente dele, mas duvido que ela se emplgue com algo em inglês.

Não tem uma editora que lançou um resumo do Savage Worlds em português?

Isso eles soltaram um free fast play que tem um resumo das principais regras
Mas não precisa saber ingles para jogar um sistema, basta alguem ler e ensinar as regras para ela.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por BIG em Sab Jun 05, 2010 3:21 pm

Ué? Ninguém sugeriu o 3D&T?

Nem o GURPS?

Sistemas genéricos podem ser uma mão na roda para agarrar iniciantes (sem trocadilho). Basta achar uma temática que a pessoa gosta e meter as caras...

(E sem essa de dizer que o GURPS é complicado, por que NÃO É! Só se o mestre quiser...)
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Marcio Fiorito em Sab Jun 05, 2010 5:12 pm

Arquimago, três dicas fundamentais se vc quer que sua namorada venha a jogar RPG:

1) Esqueça de vc nesse momento. Jogue o que ELA gostaria de jogar. Se vc quer fazer uma campanha de caçadores de vampiro cheia de tripas voando, mas ela curte Sakura Card Captors, faça uma campanha de Sakura Card Captors. É temporário. Depois que ela entender e passar a curtir o jogo, ela vai estar muito mais disposta a aceitar outros temas. O que ela gosta de ver na TV? Que seriados, desenhos ou livros ela curte? Pense um pouco e acerte na mosca.

2) Valorize a criação de personagem e dê TOTAL liberdade para ela criar o que quiser. Muitas vezes, pra quem tá começando, poder ser quem vc quiser faz toda a diferença. "Ah, eu quero ser linda!", "Jura que eu posso ter um cãozinho?" ou "Meu carro é rosa e voa" podem ser coisas legais num jogo mais leve de RPG e podem compensar frustrações da vida real que dão um certo charme pro jogo.

3) De preferência (MESMO), mestre vc. E tire da mesa (MESMO) aqueles jogadores hardcore, aquele que briga, aquele que solta pum e aquele ciumento. De preferência, sugira ela levar uma amiga. Muitas vezes, os "caras" vêem a presença de uma namorada como invasão de um espaço deles (e quase sempre masculino). Crie um ambiente propício e agradável para a primeira campanha (eu falei campanha, e não sessão).

Espero que com isso, ela passe a curtir o jogo e te acompanhe nesse nosso hobby! Boa sorte ai!

Abraços,
Márcio Fiorito

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Sab Jun 05, 2010 7:07 pm

Ela falou que antes estava com a cabeça cheia para pensar em fazer historia e tudo mais, mas agora ela consfue.

Boas dicas marcio. Vai ser um jogo de Mutantes mesmo, ela se animou em fazer uma super mulher.

Eu meio que não segu muito suas dicas 9antes ela quaria o proprio senhor dos aneis ou Crespusculo, e sinceramente não sei se ia conseguir fazer todo melo dram que ela ia querer).

Comcordo com a liberdade isso meio que já está certo.

Quem mais vai jogar é um outro casal amigo meu e dela, e mais um jogador, acho que o ambiente vai estar bem propicio. Mas campanha? Acho que você quiz dizer até ela acostumar com o jogo, não? Vou fazer uma historia em estágios, agora campanha, no sendi longo do termo não.

Eu meio que vou mestrar até esse meu amigo (do outro casal) ler os livros da 4ed, ontem foi um sufoco decidir qual tipo de jogo e sistema, mas as meninas ficaram mais encantadas com as possibilidades do M&M que com as ilustrações da 4ed, mas a briga foi muito boa!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Seg Jun 07, 2010 5:34 pm

Eu mesmo estou querendo mestrar uma campanha de supernatural para minha esposa e alguns amigos. Ela curte o cenário e acho que seria uma forma interessante dela se integrar ao hobby
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Arquimago em Seg Jun 07, 2010 10:02 pm

Faz isso! Mas com calma e planejamento!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 08, 2010 8:30 am

nerdcore escreveu:Eu mesmo estou querendo mestrar uma campanha de supernatural para minha esposa e alguns amigos. Ela curte o cenário e acho que seria uma forma interessante dela se integrar ao hobby

Se ela gosta da série é uma boa sacada mesmo, ainda mais que você tem o RPG oficial, hehehe. Quando é que rola uma resenha? Very Happy
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 08, 2010 8:56 am

nerdcore escreveu:Eu mesmo estou querendo mestrar uma campanha de supernatural para minha esposa e alguns amigos. Ela curte o cenário e acho que seria uma forma interessante dela se integrar ao hobby

Se ela gosta da série é uma boa sacada mesmo, ainda mais que você tem o RPG oficial, hehehe. Quando é que rola uma resenha? Very Happy

Hehe....resenha escrita é um saco de fazer, mas quem sabe num podcast?
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Ter Jun 08, 2010 11:15 am

Quoting Chaves: "Isso, isso, isso!" Smile

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 08, 2010 11:42 am

nerdcore escreveu:Hehe....resenha escrita é um saco de fazer, mas quem sabe num podcast?

Bazar do Bizarro Off-Topic? Very Happy
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Dbohr em Ter Jun 08, 2010 11:44 am

É da Margareth Weiss, não? Deve ser o mesmo sistema do RPG de Battlestar Galactica, que achei bem enrolado...

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 08, 2010 11:50 am

Dbohr escreveu:É da Margareth Weiss, não? Deve ser o mesmo sistema do RPG de Battlestar Galactica, que achei bem enrolado...

Todos os RPGs da editora dela utilizam esse sistema, o Cortex. Você não gostou Dbohr? Eu cheguei a ver o Battlestar Galactica e o Serenity, mas só dei uma lida superficial, a criação de personagem me pareceu semelhante à do Savage Worlds, com aquele lance dos atributos e perícias serem dados.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Dbohr em Ter Jun 08, 2010 11:53 am

Só conheço o do BSG. Não é que eu tenha achado ruim (afinal não joguei para ver como é), só achei enrolado.

Fora isso, a organização dos tópicos do livro me pareceu meio fraca. E li muitas críticas sobre a falta de regras para construir Cylons, o que me pareceu mais um problema do livro sair antes do fim da série do que outra coisa.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 08, 2010 12:02 pm

Pois é, eu acho que um livro de RPG sobre uma série só devia sair no final da série.

O do Supernatural, por exemplo, provavelmente não traz muita coisa, se é que traz alguma, sobre Lúcifer, Anjos e o Apocalipse.

Eu cheguei a dar uma lida rápida no de Stargate SG1, que foi escrito quando a série tava na 6ª ou 7ª temporada, e muita coisa importante do universo não estava lá, inclusive ganchos que deram origem aos spin-offs Atlantis e Universe.

Já no RPG da DS9 tem informações bem completas sobre a série.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 08, 2010 12:35 pm

é no sistema cortex e em relação à aderencia às temporadas, o que li do livro é bem superficial, introdutorio mesmo, creio que não tem nehuma citação sobre anjos e lucifer.

Mas eu não vejo problema com isso não, acho que isso poderia facialmente ser adaptado em um adventure book seanson X, com os ganchos das aventuras dos epsódios apresentados e com fichas dos monstros que aparecem na temporada.
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por nerdcore em Ter Jun 08, 2010 12:37 pm

nerdcore escreveu:Hehe....resenha escrita é um saco de fazer, mas quem sabe num podcast?

Bazar do Bizarro Off-Topic? Very Happy

Hehe....é uma ideia,

Acho que falta esse espaço na terceira terra, para fazermos reviews de livros e cenários, canal 2 seria uma opção?
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 08, 2010 1:08 pm

[quote="nerdcore"]
Renato de Recife escreveu:Acho que falta esse espaço na terceira terra, para fazermos reviews de livros e cenários, canal 2 seria uma opção?

Canal 2 seria bem legal mesmo, até porque o coitado anda meio abandonado, hehehe.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcio Fiorito em Ter Jun 08, 2010 1:57 pm

Verdade. E se for possível a colaboração ocasional de membros aqui da comu, com o tempo a gente acabaria formando um excelente database de livros resenhados.

Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo