Séries de Ficção Científica

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Séries de Ficção Científica

Mensagem por Dbohr em Qui Jun 10, 2010 1:31 pm

Com a idade que tínhamos? Não é vergonha nenhuma Very Happy

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Marcio Fiorito em Qui Jun 10, 2010 1:36 pm

Cara, eu tentei ver hoje... Ainda me sinto envergonhado... hahahahahahaha Very Happy

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 2:13 pm

Vocês acordaram o dragão. Vai ser longo.

Babylon 5 é a série com um planejamento de roteiro mais sólido que já vi. Tem um início lento, como toda a boa avalanche, algo impensável na televisão americana de hoje em dia, em que se tem que ter uma catarse a cada duas cenas, ou algum "reality" show xexelento da concorrência naquele mesmo horário irá roubar sua audiência. O autor sabia direitinho que ocorria durante suas cinco temporadas desde o início; ao invés do efeito “isso vai ser maneiro” da vez, em que se joga “algo maneiro” e depois se reza para inventar o que é. Séries como Enterprise (“esse lance de guerra fria temporal é tão maneiro que nem eu sei o que está acontecendo direito”, da boca de um dos gerentes da série), Galactica (anjos e espíritos?! Qual é!!! E qual é mesmo o grande plano dos cylons? Matar todos os humanos? Parabéns, Bender!) e Lost (dããã) sofrem disso.

Isso, basicamente, é o que me faz tê-la como a melhor série que já conheci, fazendo questão de ter as caixas de dvd compradas. De resto, é curtir suas tramas e subtramas, ou a caracterização sempre em evolução dos personagens, notadamente Londo e G'Kar, que de 'comic relief' e vilão recorrente da primeira temporada, vão se transformando em figuras trágicas, assumindo papéis bem diferentes. A vida dá volta, sem dúvida -- nada de soluções mágicas de último minuto e resets a cada episódio, como o que se tornou Jornada Nas Estrelas...

... mas se o gosto não aprova, nada podemos fazer. Smile

Das Jornadas, bem... all hail TOS, imagino. De resto, pra mim... eu costumo dizer que eu trato Jornada como um velho melhor amigo de infância e início de adolescência que eu perdi para as más companhias e drogas pesadas: com saudades, preces, e uma saudável distância.

A cada promessa de remissão, a esperança é substituída pelo dever que temos com aqueles que gostamos de dar sempre uma segunda chance - mas, no fundo, você não acredita mais nisso.

Curto muito mais algo parecido com Jornada ao jogar as partidas de rpg do DBohr, ou das raras vezes que mestro, do que com qquer produto de hoje em dia que leve o logo em cima. De resto... não me procurem nessas trincheiras. Não mais.

A série que o DBohr esqueceu o nome se chama Farscape, uma produção... australiana ou neozelandesa, uma das duas... que durou quatro temporadas, lançou um d20 tido como fraco no auge da moda, e que é muito interessante, sim. Recentemente eu amigos tentamos ver desde o início, mas... a avalanche ainda não havia se formado, digamos assim, e demos uma parada.

StarGate SG 1 é uma boa cerveja Skol: na falta da sua favorita, é uma boa segunda opção. E se a sua primeira é a Skol, que bom pra você! É divertida, o entrosamento entre os atores é melhor a cada temporada, tem diversas tramas, às vezes brinca com teoria da conspiração, tem um bom humor ótimo. O elenco adotou dois dos protagonistas de carne e osso de Farscape, depois que o McGyver pediu as contas pra poder curtir os filhos ou algo assim. Gerou duas séries: SG Atlantis, que eu achei fraca, mais do mesmo; e SG Universe, que armei bronca logo de cara. Senão, vejamos: gente de várias origens diferentes é resgatada face ao holocausto planetário, tem que conviver e se aturar a bordo de nave caindo aos pedaços, numa corrida sem destino certo, é tudo murmurado, meio às escuras, câmera bisbilhoteira nervosinha sobre o ombro, e a cereja nesse sundae: um cientista com sotaque inglês com intenções escusas. Ok, quando entram os cylons?

E falando em quem...

Ronald D Moore é um dos nomes a se seguir, hoje em dia, quando o assunto ficção científica e televisão. Seu remake de Galactica, deslizes à parte, fizeram a melhor série de FC na televisão da década. Isso seria inconteste, não fosse uma certa produção inglesa, que já já falo dela. Smile Galactica é das séries que mostra que pode haver vida inteligente e dignidade na FC televisiva. Galactica gerou um spin off não muito bem recebido, e eu até entendo porque, embora aprecie muito: Caprica, passado décadas antes do holocausto cylon, às vezes parece a novela das oito. Eu arrisco a dizer que teremos formatos semelhantes em ficção científica daqui a dez anos, e Caprica poderá ser lembrado como uma obra pioneira.

Caprica desenvolve várias questões sugeridas em BSG, especialmente quanto aos atritos étnicos. A impressão que eu tenho é que Caprica é uma espécie de retrato da sociedade americana, com a turma WASP, da elite formadora do país, tendo que conviver com as demais etnias. Mas claro, isso é cenário, e não a história em si. O engraçado é que Caprica tem um pé no transhumanismo, com a noção da personalidade consciente e autônoma como algo programável e replicável, seja em um corpo sólido, seja em uma versão digital. Sobre isto, procurem o excelente rpg Eclipse Phase que, aliás, tem o conteúdo sob a creative commons: você pode comprar o nosso livro, mas você pode também baixar e imprimir, apenas não venda. Smile

Outro spin-off já foi anunciado, com mais ação, provavelmente situado na 1ª Guerra Cylon.

Firefly eu achei chatinho, confesso, embora tenha amado o longa, Serenity. Tenho fé de que ocorreria a avalanche alguma hora, mas... in Joss Whedon we trust, de qualquer forma. Dele, aliás, recomendo Dollhouse, que morreu com duas temporadas. É muito bom, teve um início fué porque os executivos da Box quiseram por sua pata pútrida no primeiro episódio.

Andromeda eu tinha simpatias no início. Parecia, realmente, alguma Jornada Nas Estrelas passada séculos após a ruína de uma Federação que ainda iria conhecer algum auge brilhante. Mas em algum dado momento... sei lá. Pelo menos uma das atrizes foi adotada também em StaGate.

E, é claro, a tal produção inglesa: Doctor Who. Que de ficção-científica tem muito pouco. E é completamente repetitiva em suas soluções, cheia de “efeito isso-é-maneiro”, completamente deus ex machina, ou seja, soluções mágicas de último minuto... e eu quero assistir mais.

De produções inglesas, procurem Misfits, uma série curtinha (o formato inglês costuma ter bem menos episódios que o americano) que é o que Heroes deveria ter sido (a comparação, aliás, é esta seria um mix entre Heroes e Skins, que passa na VH1).

Na animação, Clone Wars não raro é bem mais interessante do que a nova trilogia do cinema. E, é claro... Futurama. Smile Fora da FC e ainda na animação, procurem como se não houvesse amanhã por Avatar: a Lenda de Aang, cujo longa, live action, vem ai (não confundir com o Avatar do Cameron).

Por fim, que já tá mais que bom, eu acompanho Supernatural. Apenas tenho um certo receio de algum ‘efeito sanfona’, já que a quinta temporada não foi a final, como almejado, criando caso pra mais uma.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qui Jun 10, 2010 2:31 pm

Hehehe!

Taí, Dr Who é dessas coisas que eu realmente queria assistir e nunca tive a chance, nem o saco para catar na Internet.

O finalzinho mesmo de BSG poderia ter um pouco menos de luddismo piegas para uma série que ousou tanto nas primeiras 3 temporadas. Não desgosto do tema religioso que acabou se assumindo, não; pois ele sempre esteve presente desde o começo. E se não tinha um worldbuilding tão sólido quanto Babylon 5, as soluções foram, em minha modestíssima opinião, melhores.

Mas quem sabe um dia eu não me armo de mais paciência e assisto B5? Afinal, eu também achava as duas primeiras temporadas de Big Bang Theory um saco e curti bastante a terceira Smile

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qui Jun 10, 2010 2:35 pm

Acredite se quiser, eu li tudo resistindo a piada de dormir ao se falar de Babylon 5. tongue

Só tenho a dizer o seguinte: falou o homem!

Mas devo dizer que o Firefly é muito bom em vários sentidos. A estética, o plot, o argumento, as músicas, os atores: tudo se encaixava perfeitamente! O longa é maneiro, mas não tem metade da graça se você não conhecer a história.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qui Jun 10, 2010 2:37 pm

Você sabe que foi ESSA piada do Sheldon que derrubou minha última resistência ao BBT, né? jocolor

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 2:37 pm

Tvz. Eu acho que realmente o forte está na segunda metade da segunda temporada em diante até o final quarta. O episódio final da quarta, "The deconstruction of the fallen stars", aliás, é algo à parte. A quinta também é boa, mas não tanto.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 2:52 pm

O finalzinho mesmo de BSG poderia ter um pouco menos de luddismo piegas para uma série que ousou tanto nas primeiras 3 temporadas.
É. O luddismo piegas. Ainda tem isso. Havia até me esquecido.

[quote]Não desgosto do tema religioso que acabou se assumindo, não; pois ele sempre esteve presente desde o começo.

B5 é uma série curiosamente religiosa, considerando o ateísmo confesso do criador. Religião e FC andam juntas em diversas obras, de maneira mais ou menos interessante ou respeitosa. No magistral Duna, de Frank Herbert, o messianismo é uma das forças centrais da trama. Curiosamente, é ainda assim o messias científico: tudo dentro dos planos das Reverendas Madres, para que a combinação certa de genes pudesse gerar o próximo grau de evolução da Humanidade... e, decerto, completamente sob seu controle. Mas ai é claro, entra em cena o tal do amor, esse agente do caos, e ai ferra tudo. Smile

E se não tinha um worldbuilding tão sólido quanto Babylon 5, as soluções foram, em minha modestíssima opinião, melhores.
"Melhor" em que? Não foi no final, tvz por até faltar worldbuilding. De drama, ai tb é sacanagem comparar teledramaturgia de épocas diferentes nessas horas...
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qui Jun 10, 2010 2:54 pm

Mas devo dizer que o Firefly é muito bom em vários sentidos. A estética, o plot, o argumento, as músicas, os atores: tudo se encaixava perfeitamente! O longa é maneiro, mas não tem metade da graça se você não conhecer a história.

Here, here!

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 3:01 pm

Cheguei a comprar o rpg de Serenity, aliás, do Margareth Weiss Studios, que tb lançou rpgs de Supernatural e Galactica - a mecânica básica, aliás, é a mesma. O sistema é um pouco esquisito, mas acho que é questão de se acostumar... até tinha uma idéia de um jogo mais pra piratas do que faroeste. Um dia, um dia... Smile

Legal é a lista de xingamentos em mandarim, no final.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Jun 10, 2010 3:06 pm

Hahahaha! Isso na série é muito bom!

E suspeito que seja lá quem legendou minha versão freeware se deu o trabalho que colocar a fonética correta.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Qui Jun 10, 2010 3:20 pm

Granamir escreveu:Cheguei a comprar o rpg de Serenity, aliás, do Margareth Weiss Studios, que tb lançou rpgs de Supernatural e Galactica - a mecânica básica, aliás, é a mesma. O sistema é um pouco esquisito, mas acho que é questão de se acostumar... até tinha uma idéia de um jogo mais pra piratas do que faroeste. Um dia, um dia... Smile

Legal é a lista de xingamentos em mandarim, no final.

Eu comprei o RPG de Supernatural
Achei um sistema bem interessante e tem excelentes méritos.
Estou louco para jogar para ver como flui os esquemas.

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Dbohr em Qui Jun 10, 2010 3:32 pm

Minha opinião é modestíssima até porque só assisti uns 3 episódios inteiros de B5 -- e acho que só não dormi naquele "Cerco de Za-ha-Dum" ou algo parecido.

Enfim, vontade não falta (faltou?). Mas o estilo que o autor escolheu para a série não me conquistou. Curiosamente, eu me amarrava pacas no spinoff de B5, baseada numa nave estelar. Antes dos executivos da Fox cagarem tudo, digo... então, suponho que seja mais uma questão do foco e da dramaturgia escolhidos do que de competência propriamente dita de todos os envolvidos.

EDIT: O nome do spinoff era "Crusade". Pô, eu realmente gostava daquilo. E passava na TNT, não na Fox; mas o corporate meddling não foi menos cruel.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Qui Jun 10, 2010 3:56 pm

Esse lance do roteiro da Babylon 5 foi o que mais chamou minha atenção, nunca assisti mesmo a série, vi alguns episódios na época que passava na Warner (acho que foi em 2000), mas há algumas semanas tava dando uma checada na Wikipedia sobre séries de Sci-Fi e a Babylon 5 foi uma das que mais me interessou.

Pelo que li, o Straczynski planejou uma história em 5 temporadas, mas cada temporada sendo também uma história autosuficiente, de modo que se a série fosse cancelada antes da 5ª temporada a sensação de "história inacabada" não seria tão intensa. Também li que pra cada personagem da série ele tinha um "alçapão", uma forma de tirar o personagem da série sem estragar a história, para o caso de algum ator precisar sair ou querer pagar de estrela.

Bem, eu também não assisti muita coisa do Galactica, então deve ser por isso que não percebi esse paralelo do Stargate Universe e pra mim acaba não fazendo diferença, só espero que não estraguem a série daqui para frente, não boto fé nenhuma de que os produtores já tenham definido a história da Destiny e dos aliens azuis, é bem como o Granamir falou "vamos colocar isso, torcer pra que o público goste e depois a gente diz que já tinha pensado nisso desde o começo".

Lost eu adoro, o final da série na 5ª temporada foi ótimo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 4:26 pm

Dbohr escreveu:Minha opinião é modestíssima até porque só assisti uns 3 episódios inteiros de B5 -- e acho que só não dormi naquele "Cerco de Za-ha-Dum" ou algo parecido.

Enfim, vontade não falta (faltou?). Mas o estilo que o autor escolheu para a série não me conquistou. Curiosamente, eu me amarrava pacas no spinoff de B5, baseada numa nave estelar. Antes dos executivos da Fox cagarem tudo, digo... então, suponho que seja mais uma questão do foco e da dramaturgia escolhidos do que de competência propriamente dita de todos os envolvidos.

EDIT: O nome do spinoff era "Crusade". Pô, eu realmente gostava daquilo. E passava na TNT, não na Fox; mas o corporate meddling não foi menos cruel.
Crusade teria sido - nada pior para nossas séries favoritas do que o futuro do pretérito... - muito bom. Mas a TNT torrou o saco a não mais poder, ele simplesmente puxou a tomada. Tivesse puxado poucas semanas antes, a sci fi channel teria orçamento para financiá-la para o ano seguinte. O nome nave era Excalibur, aliás.

Duas outras tentativas foram ainda tentadas: o piloto de uma nova série, que tive que parar de assistir de tanta vergonha alheia dado momento, e que não decolou pq o dia que passou foi a final do Superbowl, dando traço de ibope. Assumiram que a série não valia à pena investir. Sci-Fi channel, isso... O outro foi lançamento para dvd dum troço chamado Lost Tales ou algo assim, que achei meio meio meio...

Mas ai também morreu o Richard Biggs (Dr. Stephen Franklyn) e, ainda por cima, Andreas Katsulas, ninguém menos que o Cidadão G'Kar... ai nem tem mais sentido continuar.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 4:30 pm

Renato de Recife escreveu:Esse lance do roteiro da Babylon 5 foi o que mais chamou minha atenção, nunca assisti mesmo a série, vi alguns episódios na época que passava na Warner (acho que foi em 2000), mas há algumas semanas tava dando uma checada na Wikipedia sobre séries de Sci-Fi e a Babylon 5 foi uma das que mais me interessou.

Pelo que li, o Straczynski planejou uma história em 5 temporadas, mas cada temporada sendo também uma história autosuficiente, de modo que se a série fosse cancelada antes da 5ª temporada a sensação de "história inacabada" não seria tão intensa. Também li que pra cada personagem da série ele tinha um "alçapão", uma forma de tirar o personagem da série sem estragar a história, para o caso de algum ator precisar sair ou querer pagar de estrela.
É verdade. Planejamento, Renato. Não é tão ruim assim e produz bons frutos. O problema é o tal do pensar...

Renato de Recife escreveu:Bem, eu também não assisti muita coisa do Galactica, então deve ser por isso que não percebi esse paralelo do Stargate Universe e pra mim acaba não fazendo diferença, só espero que não estraguem a série daqui para frente, não boto fé nenhuma de que os produtores já tenham definido a história da Destiny e dos aliens azuis, é bem como o Granamir falou "vamos colocar isso, torcer pra que o público goste e depois a gente diz que já tinha pensado nisso desde o começo".
Ou nem isso, os caras de Lost vira e mexe falam dando a entender que não planejaram muita coisa, mesmo... ou seja, já ganham grana pacas, o lance é escrachar.

Renato de Recife escreveu:Lost eu adoro, o final da série na 5ª temporada foi ótimo.
Não posso reclamar de Lost, há quatro anos que reconheci estar sendo enganado todo o santo episódio. Só não estava preparado, no fim, para tamanha deselegância... Smile
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Granamir em Qui Jun 10, 2010 4:45 pm

Para quem quiser mais informações do que realmente gostaria sobre Babylon 5, recomendo o site abaixo:

Lurker's Guide

Episódio por episódio, cena por cena, plot por plot... e com dúvidas respondidas pelo autor.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jun 11, 2010 3:50 pm

Granamir escreveu:Para quem quiser mais informações do que realmente gostaria sobre Babylon 5, recomendo o site abaixo:

Lurker's Guide

Episódio por episódio, cena por cena, plot por plot... e com dúvidas respondidas pelo autor.

Legal, vou dar uma sacada nesse site. :brinde:

Última edição por Renato de Recife em Sex Jun 11, 2010 3:52 pm, editado 1 vez(es)
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Granamir em Sex Jun 11, 2010 3:51 pm

Pra quem quer mestrar nesse universo, é uma fonte e tanto.
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jun 11, 2010 3:52 pm

Mas o que é um Lurker? É tipo o Scout / Fringer de Star Wars?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Granamir em Sex Jun 11, 2010 3:56 pm

Sim, é uma classe, d20. É um termo originado da série, para falar dos favelados de bordo: pessoas que torram todos os poucos recursos para ir até a oportunidade de negócios apresentada pela estação, e que, por um motivo ou outro, dão com os burros n'água e não têm como pagar para voltar. Habitam os anéis exteriores, se não me engano, onde não há muita infra-estrutura e estão, em sua maioria, desocupados.

Pelo menos uma raça elogiou a Humanidade por bolar um sistema social e econômico que excluísse do pool genético os incapazes. Smile
Granamir
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: