Sessão 84: mapas

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Sessão 84: mapas

Mensagem por Renato de Recife em Seg Maio 10, 2010 7:23 am

Sessão 84: mapas

Eu achei o episódio tão curtinho Sad

Eu adoro esse tipo de aventura, mas o nome "sandbox" só me faz lembrar de onde minha gata faz suas "necessidades".

Eu gosto de fazer aventuras desse tipo, mas crio apenas um esboço da cidade ou região, quando os personagens vão para algum lugar ou falam com alguém eu improviso os detalhes e anoto em um caderno, depois da aventura eu vou anexando as improvisações ao esboço inicial.

Há uns 2 anos narrei uma campanha de Trevas ambientada na Dinamarca, usando como esboço inicial a descrição de Copenhagen no Vampiros Mitológicos, depois de 6 meses jogando todo final de semana e feriados (na época eu estava recém-formado e desempregado, muito tempo livre) eu tinha material para publicar um livro, um dos jogadores do antigo grupo tá me apurrinhando para utilizar as anotações como base para uma crônica de Mundo das Trevas, é uma possibilidade que não descarto, mas no momento estou mais focado em M&M e Star Wars Saga.
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Marcio Fiorito em Seg Maio 10, 2010 10:32 am

Muito legal, como sempre!

Observações:

1) Tb achei curto (se bem que, se dependesse de mim, podia durar três horas e meia cada episódio);

2) Em relação aos dungeons, acho que é possível fazer as duas aventuras neles, tanto estilo sandbox quanto estilo railroads. Não é porque o ambiente é limitado que vc não possa fazer ambas.

Continuem o bom trabalho, galera! E acreditem em sacis!

Abraços,
Márcio Fiorito

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Romani em Seg Maio 10, 2010 10:50 am

Fala pessoal.
Acredito que quando o Ivar comenta sobre um RPG do Aventuras Fantásticas, mais ou menos nos 15 minutos do Podcast, ele se referia ao RPG Avançado das Aventuras Fantásticas Dungeoneer. Realmente era um livro com uma bela ilustração de Dragão Vermelho atacando um grupo de aventureiros, e também possuía a lombada azul. Para quem interesse sobre o Dungeoneer clique aqui.http://engenheirosdosonhos.blogspot.com/2010/02/tesouros-ancestrais-dungeoneer.html

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Marcio Fiorito em Seg Maio 10, 2010 10:52 am

Engraçado é que eu estava com o "outro" livro do Aventuras Fantásticas aqui do meu lado. Aquele preto com a ilustração do dragão e o cavaleiro. Smile

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Ivar em Seg Maio 10, 2010 12:50 pm

Romani escreveu:Acredito que quando o Ivar comenta sobre um RPG do Aventuras Fantásticas, mais ou menos nos 15 minutos do Podcast, ele se referia ao RPG Avançado das Aventuras Fantásticas Dungeoneer. http://engenheirosdosonhos.blogspot.com/2010/02/tesouros-ancestrais-dungeoneer.html

É esse mesmo! cheers
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Fã da Daemon em Seg Maio 10, 2010 5:27 pm

Muito bom o episódio!!!!!!!!!
Vou usar isso quando eu for narrar "Vampiros Mitológicos" (da Editora Daemon), neste RPG a ideia é você narrar a campanha inteira numa cidade e ir com o passar dos anos vendo o progresso dela na visão de um vampiro...
bem legal.


Última edição por Fã da Daemon em Seg Maio 10, 2010 5:29 pm, editado 1 vez(es) (Razão : comi uma palavra)
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Careca em Ter Maio 11, 2010 10:40 am

Curti o episódio, mas achei curto também.

Só achei que a Luciana falou pouquinho, ela podia ter comentado mais do assunto, falar as impressões dela e talz =D
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Leandro em Ter Maio 11, 2010 10:57 am

Gostei do assunto do episódio, mas o episódio em si achei meio fraco.

Eu acho que as "piadinhas" podiam ficar mais para o Vozes de Fundo, já que pra mim VdF só serve para isso.
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Raistlin em Ter Maio 11, 2010 1:44 pm

gostei muito, engraçado, Marcelo quer fazer casts mais curtos, mas eu me amarro nos que passam de 2 horas !

o assunto é muito amplo mesmo, dava uns dois ou três episódios.
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Dbohr em Ter Maio 11, 2010 11:44 pm

Pergunta rápida de curioso: afinal, como foi traduzido "Hammerfast"? Eu traduziria como "Fortaleza do Martelo", mas sabe-se lá o que aparece nos livros aqui Cool

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Renato de Recife em Qua Maio 12, 2010 4:52 am

Acho que foi Martelo Pujante.
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Marcio Fiorito em Qua Maio 12, 2010 9:44 am

Pra quem lê em inglês, um ótimo complemento ao episódio:

http://slyflourish.com/providing-real-choices/

Abraços!

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Dbohr em Qua Maio 12, 2010 9:46 am

Renato de Recife escreveu:Acho que foi Martelo Pujante.

Hmmm, tá. Errado, mas até aí... tradutor, traidor e tudo mais.

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Renato de Recife em Qua Maio 12, 2010 10:06 am

Cara, eu tenho pena de quem trabalha com tradução, é uma trabalheira filha-da-mãe e você nunca vai agradar todo mundo.

Na faculdade eu assisti algumas aulas de uma cadeira de tradução, vários amigos meus se formaram nessa habilitação (e nenhum deles trabalha com isso, hehehe) e a professora era uma das melhores do Departamento de Inglês (e uma das melhores que já tive na vida).

Numa dessas aulas rolou um debate muito interessante sobre a natureza do trabalho do tradutor, alguns pontos que a galera discutiu e ficaram na minha memória foram:
1) Se o tradutor simplesmente transpõe um texto de uma língua para outra, muita coisa vai se perder porque depende de contexto.
2) Se o tradutor adapta um texto para o contexto brasileiro, ele não estaria desconfigurando o texto original? Nesse caso qual seria o limite que separa a tradação da adaptação e da paráfrase?

Não lembro qual conclusão o pessoal tirou do debate.

Não estou defendendo a Devir, na verdade isso aqui é um belo de um off-topic Razz
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Dbohr em Qua Maio 12, 2010 10:09 am

Acho que o exemplo clássico é "As Minas do Rei Salomão", de Rider Haggard. Bem mais ou menos no original em inglês e fodástico na tradução de Eça de Queirós para português!

... ok, parando com o OT agora Cool

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Careca em Qua Maio 12, 2010 3:21 pm

Renato de Recife escreveu:Cara, eu tenho pena de quem trabalha com tradução, é uma trabalheira filha-da-mãe e você nunca vai agradar todo mundo.

Na faculdade eu assisti algumas aulas de uma cadeira de tradução, vários amigos meus se formaram nessa habilitação (e nenhum deles trabalha com isso, hehehe) e a professora era uma das melhores do Departamento de Inglês (e uma das melhores que já tive na vida).

Numa dessas aulas rolou um debate muito interessante sobre a natureza do trabalho do tradutor, alguns pontos que a galera discutiu e ficaram na minha memória foram:
1) Se o tradutor simplesmente transpõe um texto de uma língua para outra, muita coisa vai se perder porque depende de contexto.
2) Se o tradutor adapta um texto para o contexto brasileiro, ele não estaria desconfigurando o texto original? Nesse caso qual seria o limite que separa a tradação da adaptação e da paráfrase?

Não lembro qual conclusão o pessoal tirou do debate.

Não estou defendendo a Devir, na verdade isso aqui é um belo de um off-topic Razz

Sou a favor de traduzir e adaptar tudo o que for "traduzível", exceto pelos nomes próprios. Eu quando era mais novo era integrante de fansubber, e achava extremamente frustrante quando a galera colocava "Fulano-chan" ou "Onii-san", coisas que claramente poderiam ser traduzidas, com equivalentes em português.

Em nomes de filme, sou a favor de adaptação quando uma tradução literal foge muito do contexto.
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Arquimago em Qui Maio 13, 2010 12:59 pm

Que coisa achei que já tinha comentado... Wacko

Bem o episódio foi meio curto sim, mas gostei dele todo e sou bem fã desse tipo de jogo, adoro deixar meus jogadores livres! cheers

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Tabris em Qui Maio 13, 2010 4:00 pm

Vou começar a mestrar agora para meu grupo um modulo da Paizo no estilo Sandbox chamado Conquest of the Bloodsworn Valley, vejamos como meu grupo se adapta a esse estilo diferente de jogo.

Vale lembrar tb que o Adventure Path atual de Pathfinder, Kingmaker é uma aventura Sandbox com uma certa influencia até de Birthright já que os jogadores vão para uma região totalmente erma e caótica e com a ajuda de uma nação estrangeira tem que pacificar a região e estabelecer ali uma estado aliado (Pelo menos é oq eu ouvi falar. Ainda não li nenhuma das aventuras)

EDIT: Marcelo, se vc acha que o seu conceito de pegar um pais inteiro e descrever é impossivel, então pegue um cenário chamado Harn. É um continente inteiro descrito no minimos detalhes através d uma série de suplementos que sendo lançados desde a época que o RPG era jovem sem avançar nem 1 segundo na cronologia do cenário para não tem nada nada q atualizar.

E quanto a falar em terceira pessoa. Já vi gente que incentiva isso pq diz que ajuda o jogador a separar o personagem do seu próprio eu e pensar nele como ma pessoa diferente. Oq é realmente chato na minha opinião é a narração indireta (Eu vou falar para ele que o Reino de Galifar não existe mais no lugar de Eu vou falar para ele: "O reino de Galifar não existe mais")
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Nikola Tesla em Sex Maio 14, 2010 9:13 am

Meus dois centavos sobre o assunto;

Apesar de ser um estilo de jogo mais livre, para ser eficiente os jogadores prescisam de uma direção, algo que os motive a fazer coisas para depois tentarem explorar um local, se não eles irão parar em casa e assistir jornal (se é o personagem ou o jogador depende de quão entediante esteja a aventura).

Quantas vezes eu já não tentei apresentar um jogo de mapa apenas para os jogadores não saberem por onde começar.

Se é um cenário de supers, faça uma invasão alienigena ou uma praga acontecendo. Ou zumbis.

Horror? Zumbis ou o personagem está sendo perseguido por cultistas de Dagon.

fantasia: zumbis, goblins ou uma organização criminosa está espalhando caos por sharn.

E coisas do tipo. Zumbis e ambientes urbanos são bons para qualquer jogo de mapas.

Outra coisa importante é sempre dar alguma direção que o jogador pode seguir. Se ele vai no local A do mapa, dê uma pista que pode leva-lo ao local b ou c. Se ele não tiver nenhuma pista, ele ficará perdido no meio de tanta coisa que pode fazer.

No fim, acho que o melhor estilo de jogo é um mapa cheio de trilhos, sendo que o jogador pode andar de trem caso queira ou pode parar no meio do caminho para ir até o bar ou andar a pé o quanto quiser.


Recomendações para inspiração;
-Qualquer GTA
-Infamous
-Prototype
-O novo Red Dead Redemption que está saindo

E acho que é só isso.

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Arquimago em Sex Maio 14, 2010 9:23 am

Nikola Tesla escreveu:Meus dois centavos sobre o assunto;



No fim, acho que o melhor estilo de jogo é um mapa cheio de trilhos, sendo que o jogador pode andar de trem caso queira ou pode parar no meio do caminho para ir até o bar ou andar a pé o quanto quiser.

*pega uma colt* agora devolva meus dois centavos

Isso dos jogadores ficarem perdidos crio que depende do grupo....

Agora isso de misturar trilhos com mapa, achei bem interessante! Acredito que seria o jogo ideial, só não podemos deixar os trilhos pegando poeira ou com trens parados muito tempo sem uma boa justificativa. :brinde:

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por nerdcore em Sex Maio 14, 2010 10:14 am

Me veio a cabeça uma certa contradição interessante

Normalmente jogos de zumbis de videogame são todos (ou quase todos) bastante lineares, inclusive com diversos railshooters, entretanto em termos de RPG, vejo que um jogo como o All Flesh Must Be Eaten, talvez seja a melhor forma de jogar uma campanha mapa.

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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Tabris em Sex Maio 14, 2010 2:05 pm

Eu tava vendo um post em um blog americano sobre sandbox em D&D e eles falavam exatamente que a grande vantagem do RPG sobre os jogos que seguem esse estilo (A série Elder Scrolls e Fallout 3, por exemplo) é que o mester pode dar aquele empurrão quando a coisa fica muito parada.

Outra coisa que recomendo é que pedir para os jogadores darem uma idéia de qual o passado e os objetivos dos personagens, assim vc tem algo para trabalhar em cima.

Interessante tb q eu to lendo o Savage Worlds Explorer's Edition denovo (Leitura para a viagem de meia-hora d trem q faço para a facul todo dia) e hoje li a parte sobre criação de aventuras que fala EXATAMENTE disso. Eles chamam as aventuras de trilhos de aventuras com roteiro (scripted adventures) e as sandbox de situacionais (situational adventures), mas eles exploram exatamente algumas das questões que o podcast falou, ao ponto que eu nem lembro mais oq eu li no livro e oq ouvi no podcast.

EDIT: Leia, ouça e JOGUE: Toda a série Elder Scrolls, principalmente Morrowind; Fable e Fallout 3. Todos os jogos tem caracteristicas bem Sandbox, o Morrowind na minha opinião é tanto o sandbox mais puro como o que melhor executa a premissa (Vc pode argumentar que os outros são jogos melhores que ele em geral, mas não que são melhores como Sandbox).
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Samuel DW em Sab Maio 15, 2010 12:06 am

Bom, parece que nao sou o unico a achar os ultimos episodios curtos demais, mas como o marcelo explicou que nao e a falta de tempo pra gravar e sim o aumento da densidade de informaçao (parece que o pessoal prefere informacao mais dispersa mesmo xD) poderiam juntar 2 casts em 1, como nessa situacao mesmo, um comparacao ao vivo SandBox x RailRoad daria muito mais pano pra manga doque as secoes separadas.

Agora, concordo plenamente com o tesla, se nao tiver um rumo, os jogadores ficam perdidos, certa vez, comecamos a jogar, o mestre deu aquela puta historia, precisariamos infiltrar no reino inimigo , matar o rei e destruir uma estatua que seria a "filacteria" dele, ai ele solta, "mas isso e la pro 7º nivel, oque voces vão fazer agora" "ehhhhhhh...."

E concordo com o tabris quanto a falar na primeira ou na terceira pessoa: "Eu vou falar para ele que o Reino de Galifar não existe mais" e "o meu personagem vai falar para ele que o Reino de Galifar não existe mais" nao tem tanda diferenca na minha opniao, a interpretacao mesmo estaria mais pra "Sinto lhe informar Sir Edward, mas o reino de Galifar não existe mais"
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Renato de Recife em Sab Maio 15, 2010 7:30 am

E viva o Reino de Galifar (Eberron rules!) cheers
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Re: Sessão 84: mapas

Mensagem por Marcio Fiorito em Sab Maio 15, 2010 8:37 am

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