RPG: Caótico e Mal ou Leal e Bom?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RPG: Caótico e Mal ou Leal e Bom?

Mensagem por Raphael Dragonfang em Seg Maio 03, 2010 10:01 am

Todos nós sabemos que nosso jogo é muito massacrado pela mídia, falam que é jogo do demônio, que é coisa de desocupado e outras coisas mais,eu , por exemplo, já fui proibído de jogar RPG elos meus pais! Por outro lado, já é praticamente clichê dizer que RPG incentiva a leitura, o trabalho e equipe e o raciocínio, e também muitos usam essa técnica nas escolas. Quero abrir esse tópico ( não sei se existe outro com essa tema) para discutir esse assunto meio que polêmico. E também ( por que não ) pedir que escutem nosso podcast desse mês onde falamos exatamente sobre isso no Dfcast #10 - Demônios e Bandeirantes. Comentamos sobre os casos envolvendo RPG, o ataque da mídia, um filme louco do Tom Hanks, RPG nas escolas e até sobre a Xuxa falando bem de RPG ( Oo ?), duma forma bem divertida e informativa. Então... tópico aberto!

Raphael Dragonfang
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.dragonfang.com.br

Re: RPG: Caótico e Mal ou Leal e Bom?

Mensagem por Dbohr em Seg Maio 03, 2010 10:34 am

Óbvio que gente como aquele promotor do Caso Ouro Preto só está atrás de um alvo fácil para auto-promoção; e que as reações de muitos pais, professores e outros responsáveis é negativa em grande parte por conta de desinformação ou preconceito.

MAS temos que levar em conta o seguinte: tem muito rpgista que não ajuda. Se o amiguinho ou amiguinha não quer ser identificado como "do mal", poderia cortar o cabelo, as unhas e tomar banho de vez em quando; largar aqueles livros picaretas de ocultismo e, tipo, ESTUDAR.

Você planta o que colhe, afinal.

Última edição por Dbohr em Seg Maio 03, 2010 1:06 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Concordância)

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Renato de Recife em Seg Maio 03, 2010 12:56 pm

Concordo com o Dbohr.

Quando teve aquele caso de Ouro Preto e o circo da mídia em torno do RPG, fazia cerca de 1 ano que eu tinha começado a jogar RPG e naquela época eu jogava mais Vampiro.

Meus pais não chegaram e proibiram (até porque eu já tinha uns 21 anos na época, seria meio ridículo me proibirem de fazer algo), mas sentaram comigo para conversar, eu expliquei como era o jogo, mostrei os livros para eles e marquei com o grupo algumas sessões na minha casa, com meus pais presentes. Acabou que minha casa virou o local oficial das sessões do grupo de Vampiro, toda semana a galera trazia refrigerante e minha mãe fazia bolo, pipoca, pastel ou algum outro lanche.

Hoje em dia quando alguém fala mal de RPG na frente da minha mãe, ela defende o jogo com unhas e dentes, hehehe.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Raphael Dragonfang em Qua Maio 05, 2010 8:00 am

Nós tambpem falamos no Cast sobre essa galerinha, se eu sou um pai que não faz a menos idéia do que é RPG e meu filho chega de capuz e unhas pretos , com um livro chamado TREVAS embaixo do braço, lógico que eu vou achar ruim e dizer que é uma má influência. :/

Raphael Dragonfang

Mensagem por Beholder William em Qua Maio 05, 2010 3:39 pm

Eu concordo que os próprios rpgistas devem dar o exemplo para acabar com o preconceito em relação ao rpg, mas fica difícil quando nossos próprios governantes e segmentos da mídia parecem estar preocupados em difamar o hobbie, com raríssimas exceções, como o citado caso da Xuxa no início do tópico.
Digo isso porque fiquei quase uma hora no telefone conversando com minha tia sobre rpg. Isso porque meu primo completou 13 anos recentemente e gostaria de dar de presente pra ele o Livro do Jogador da 4e. Falei a ela de todos os benefícios de se jogar rpg (integração social, interesse pela leitura, etc) e também sobre os contras (preço dos livros e acessórios, etc). Fiz todo um trabalho de conscientização que culminou na seguinte declaração "Não interessa o preço que eu vou pagar por isso, mas, se realmente ele te fez todo esse bem que você está me dizendo, pode comprar o livro pra ele tranquilamente que eu compro o restante"!
Desnecessário dizer que fiquei bem contente e lá fui eu comprar o livro. Mas, qual foi minha suspresa ao descobrir que o mesmo contém os seguintes dizeres estampados na contracapa:
"NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS. Contém: Assassinato, descrição de ato violento, Glamourização da violência e crueldade".
Wait a minute. É verdade que existe tudo isso dentro desse livro mesmo?! Crueldade?! Glamourização da violência?!
Talvez a descrição do ato violento esteja presente na descrição de algum poder. Mas é claro que existe um rigor exacerbado em relação ao jogo. Conseguiram extrair do livro menções sobre assassinato, crueldade e "glamourização" da violência. Olhando pra isso, parece até que este país realmente está preocupado com a monstruosa inversão de valores que está acontecendo na nossa sociedade neste momento. Será que existe todo esse rigor com a exibição de programas como o BBB? Antes de começar essa porcaria existe um aviso sobre linguagem obscena, deturpação de valores, banalização do sexo e coisas do gênero? Realmente não sei.
D&D 4e merece realmente todos esses avisos em sua capa? Talvez. Porém, acho que uma "censura" de 18 anos está muito pesada para ele, porque os adolescentes de 14 anos de hoje sabem de coisas que chocariam muita gente que está na casa dos 30, como eu por exemplo. Isto se deve talvez ao fato de que, em relação a muitas coisas que não têm nada a ver com o rpg, não exista esse controle rígido e até mesmo desmedido.
Ah, e com essa advertência na contracapa do livro, fiquei até constrangido em dar o livro pro meu primo.
Beholder William
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qua Maio 05, 2010 3:46 pm

Minha recomendação é que você ignore solenemente essa besteira e dê o livro. A Classificação Indicativa na TV existe e nem por isso o povo deixa os filhos assistirem BBB e outros bichos.

As autoridades fazem show na TV? Fazem. Mas essa, infelizmente, é a realidade do Brasil e não acontece apenas com o RPG. Autoridade acha que fazer lei proibindo isso e aquilo é fazer um "bom trabalho". Paciência...

Por fim, recomendaria que seu primo estudasse um pouco mais de inglês e começasse a procurar os livros originais. A qualidade de impressão é melhor e não tem uma diferença de preço tão grande.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Qua Maio 05, 2010 3:48 pm

Os mesmos argumentos que você usou aqui, especialmente sobre o BBB (aliás concordo totalmente com sua opinião), pode usar com a sua tia caso ela questione essa advertência no livro.

Uma dica, mestre uma sessão pro seu primo e os amigos dele, com a sua tia presente.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Beholder William em Qua Maio 05, 2010 4:50 pm

Dbohr, pensei bastante sobre as alternativas, comprar um livro em português ou estilmular o moleque a estudar mais o inglês e economizar com os livros importados. Mas conhecendo a figurinha, não sei se a preguiça deixaria. Não cheguei a dar uma lida nos livros em português, mas aparentemente parece um trabalho bem feito não? E quanto aos erros do PHB1 da edição americana? A brasileira já não continha as erratas? Se eu pudesse voltar no tempo, compraria todos meus livros desde o primeiro em inglês, mas, como não é pra mim...
Mas realmente estou inclinado a ignorar a advertência e dar o livro. Só espero não jogar meu dinheiro fora.
Renato, um outro forte argumento que eu tenho é o fato de ela deixar o moleque jogar GTA à vontade em casa, um jogo que não tem uma temática, digamos assim, tão light! A sessão de jogo já está encaminhada, inclusive com a participação da minha mulher, pra mostrar que "menina também joga rpg" Wink . Só espero que todo esse trabalho não seja jogado no lixo pelas mães dos coleguinhas do meu primo, proibindo-os de jogar "aquele jogo do demônio", ostracisando a criança.
Beholder William
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Qua Maio 05, 2010 5:51 pm

Acho muito boa a sua postura de aparecer com sua mulher! Mais do que isso, mostra que RPG pode ser jogado em família, e que é um passatempo totalmente saudável.

Dê o livro em português, mas depois de um tempo (e dependendo de sua proximidade com o garoto, claro) estimule a leitura de livros em inglês -- RPG ou não. Inglês é útil para a vida, afinal -- e você vai ver que não faz tanta diferença comprar livro importado.

A única coisa em português que eu considero comprar hoje em dia é o Manual do Malfeitor da Jambô, porque eles fazem um trabalho muito bom e eu gosto da postura profissional deles! Smile

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Raphael Dragonfang em Qui Maio 06, 2010 9:44 am

A questão da TV, do Cinema e Video-games é que são mídias conhecidas pelas "pessoas comuns". Nossos parentes podem até duvidar que filmes e BBB podem influenciar mas eles conhecem olimite dessas mpidias. Como o RPG é algo desconhecido e muitas vezes obscuro, as pessoas não sabem oque ocorre nesse jogo e nem o que pode ocorrer com alguém que joga. Por mais agressiva que a palavra seja, o problema é a ignorância, e pessoas com pouco conhecimento no assunto olham na TV que aquilo é maligno, essa será a verdade absoluta, aliás... a TV só mostra a verdade...

Raphael Dragonfang

Mensagem por Dbohr em Qui Maio 06, 2010 9:54 am

Acho que o maior obstáculo é justamente a ignorância, que leva ao preconceito. Mas na ausência de fatores extremos (intolerância por razões religiosas, por exemplo), dá tranqüilamente para convencer os pais que o RPG não morde Smile

Quando há fatores extremos, eu costumo dizer que o problema é muito maior que o RPG... mas isso é outra história.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: