Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas de Combate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas de Combate

Mensagem por PsicoPlayer em Dom Maio 02, 2010 12:54 pm

Fala aí Galera!

Estou aqui novamente para pedir uma ajuda com aquele projeto de Oficina de RPG na Escola.

Primeiro quero compartilhar que o projeto está indo muito bem! Dos sete jogadores, tenho seis muito engajados (2 meninas e 4 meninos), que estavam dispostos a abandonar o almoço em família do Dia das Mães do próximo domingo para jogar RPG. Eu tive que barrar e dizer que não adianta: semana que vem daremos uma pausa! rs

Lembrando que o objetivo do projeto é o incentivo a leitura, além do jogo de RPG per si, a cada sessão apresentamos um autor/série de livros que possam ganhar a atenção deles. E, o nosso principal instrumento, estamos desenvolvendo uma história que corre em paralelo com a aventura que eles estão jogando e que vamos dando a eles, capítulo a capítulo, a cada sessão de jogo. As expectativas são muito boas para que ao fim do ano, eles tenham realmente um bom contato com a imaginação e a fantasia da leitura e da aventura e se tornem leitores habituais!

Mas voltando ao meu pedido de ajuda!
Gostaria de tornar o combate melhor. Eles participam e se divertem, mas percebo que alguns jogadores sempre fazem a mesma coisa quando chega a sua vez (e olha que demora pra chegar, hein?). Parece que o jogador escolheu um dos poderes At-Will dele e fica fixo ali. No máximo se movimenta e então usa de novo o mesmo poder.
Acredito que um pouco se deva por eles não conhecerem muito bem ainda os poderes (os efeitos, as diferenças) para poderem decidir quando usar um ou outro. Por conta disso, entreguei a ficha de poderes de cada um e deixei que eles a levassem pra casa para que possam "estudá-la" pro próximo encontro.

Mas além disso, na experiência de vocês com o jogo, que dicas poderiam me dar para tornar a o combate melhor?

Agradeço desde já!
[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Re: Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas de Combate

Mensagem por Dbohr em Dom Maio 02, 2010 3:31 pm

Use mais Skill Challenges, inclusive no combate. Tenho a impressão que as crianças vão gostar!

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Dom Maio 02, 2010 4:07 pm

Pois é, num jogo resolvi experimentar transformar um combate no Desafio de Ações, onde a cada round, cada jogador poderia usar sua ação com um poder ou perícia, e dependendo do resultado do teste ou se era um poder de encontro ou diário, eu dava mais pontos de sucesso.

Não acho que seja para se usar sempre, mas deu um bom dinamismo numa cena onde o principal não era derrotar todos os inimigos, mas sim fazer funcionar um mecanismo. Derrotar os inimigos foi apenas conseqüência Cool

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por PsicoPlayer em Ter Maio 11, 2010 5:45 pm

Ok! Grato Rafael e Dbohr.

Vou pensar em alguns desafios durante o combate que exixam testes de perícia.

Só que ainda fiquei com "a pulga atrás da orelha"... O jogo não vai ficar um pouco carregado se eu usar skillchalenge em todos os combates?

O combate por si só não deveria ser mais dinâmico?
Fico me perguntando se estou falhando em algum ponto

[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Mensagem por Samuel DW em Sex Maio 14, 2010 11:38 pm

não e na escola, mas ta acontecendo o mesmo com o ladino do meu grupo, é sly flourish(floreio Ardiloso) do inicio ao fim, perguntei pra ele o porque disso (ele ja joga rpg a algum tempo, mas primeira vez na 4e) ele soltou "ahh , nem precisa", talvez um situacao que o "obrigue" a usar aquele poder, talvez ate "lembrando" ele desse poder.
Samuel DW
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.portalxbox.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: