Rewarding role-play

Ir em baixo

Rewarding role-play

Mensagem por Renato de Recife em Qui Abr 29, 2010 7:12 am

Canal 2: Rewarding role-play

Gostei, mas confesso que achei o "vozes de fundo" bem mais interessante que o episódio em si.

Quanto à questão discutida, eu prefiro ficar no meio termo, se o jogador interpreta a interação eu dou um bônus na jogada de dados, mas se ele não interpreta eu o deixo jogar os dados normalmente, sem bônus ou penalidade.

Eu nunca ouvi o Bear Swarm, dei uma passado no site deles, mas achei meio confuso. Qual o foco deles? Falam sobre RPG em geral, como o VTT e o Nitrocast? Ou se focam em algum sistema ou cenário, como o Rolando20 e o Holocast?

Edit: o site é confuso, mas pelo feed deu pra sacar como é o podcast e com certeza vou começar a ouvir Cool

Última edição por Renato de Recife em Qui Abr 29, 2010 7:23 am, editado 1 vez(es) (Razão : acréscimo)
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Re: Rewarding role-play

Mensagem por DM Rafael em Qui Abr 29, 2010 8:06 am

Tenho que concordar com Renato: o episódio foi legal, mas o vozes de fundo foi bem mais interessante!

Fiquei tão surpreso quanto o Marcelo ao saber que gray seria uma versão em inglês de mulato ou pardo. Isso é sério mesmo, Ivar?

Foi curioso ver a opinião do Marcelo sobre os gringos no Brasil. Aqui no Rio de Janeiro é bem comum esbarrar em estrangeiros, como deve-se imaginar. Pelo menos nos bairros mais badalados. Quando eu trabalhava em Copacabana era muito louco, porque nos restaurantes só dava idoso e gringo.

Não acho que a pessoa precisa adorar caipirynhã e Pelé para ser aceito, mas isso ajuda muito Razz

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tabris em Qui Abr 29, 2010 9:01 am

DM Rafael escreveu:Tenho que concordar com Renato: o episódio foi legal, mas o vozes de fundo foi bem mais interessante!

Fiquei tão surpreso quanto o Marcelo ao saber que gray seria uma versão em inglês de mulato ou pardo. Isso é sério mesmo, Ivar?

Foi curioso ver a opinião do Marcelo sobre os gringos no Brasil. Aqui no Rio de Janeiro é bem comum esbarrar em estrangeiros, como deve-se imaginar. Pelo menos nos bairros mais badalados. Quando eu trabalhava em Copacabana era muito louco, porque nos restaurantes só dava idoso e gringo.

Não acho que a pessoa precisa adorar caipirynhã e Pelé para ser aceito, mas isso ajuda muito Razz
Mas Copacabana inteira SÓ TEM idoso e gringo.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qui Abr 29, 2010 9:05 am

Aqui em Recife também dá muito gringo, o local onde costumo jogar (o Shopping Paço Alfândega) é um dos pontos turísticos mais badalados da cidade, sempre tem americano, alemão e italiano por lá, mas nunca parei pra pensar nesse lance de aceitação.

Eu acho que o lance dos Gray foi piada, tipo Black + White = Gray.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qui Abr 29, 2010 9:42 am

Renato de Recife escreveu:Eu acho que o lance dos Gray foi piada, tipo Black + White = Gray.

Eu imaginei isso, só não duvidei porque americano é tudo doido e os caras não retrucaram. Mas conhecendo a peça, vou acreditar que foi zoeira.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qui Abr 29, 2010 10:03 am

Tem uma outra forma de recompensar a interpretação (ou faz-de-conta) dos seus jogadores sem dar um bônus ou algo assim.

Já que você esta recompensando aquilo, então pressupõe que você como mestre quer mais daquilo, é algo que lhe agrada ( seja porque você se preocupa com a diversão do grupo ou gosta que sigam seu estilo) e você quer que o jogador saiba disso.

Então me veio a seguinte ideia:

Se o jogador fazer algo que agrade, como um bom RP, você dá um biscoito de chocolate para ele e faz um afago na cabeça.

E se o jogador fizer algo que você desaprove, como ficar falando alto na hora do RP dos outros, você borrifa um pouco de água no rosto do jogador e fala que ele é um "mau jogador".

Depois de um tempo seus jogadores vão ficar tão bem treinados que vão fazer isso naturalmente. Hellfire
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por DM Rafael em Qui Abr 29, 2010 10:24 am

Alguém andou vendo muito Big Bang Theory Cool

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcio Fiorito em Qui Abr 29, 2010 2:19 pm

Puxa, eu achei justo o contrário. Smile

Achei o episódio legal e o Vozes de Fundo apenas interessante. Mas foi bem maneiro o episódio em si, apesar de eu ter achado curto.

Tb não sei se concordo em beneficiar o jogador-ator em detrimento do jogador gago. Acho que a medida ideal foi proposta pelo pessoal do Bear Swarm, parte é beneficiada pelo roleplay, parte pela descrição/intenção.

E achei os caras do Bear Swarm bem simpáticos!

Abraços!

http://marciofiorito.blogspot.com/
http://www.formspring.me/marciofiorito
http://twitter.com/marciofiorito
Marcio Fiorito
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fã da Daemon em Qui Abr 29, 2010 10:04 pm

Todo mundo ta comentando em inglês lá no site =D
uhashaushauhsuahsuahuashuashauhsauhsahsaushaushaushuahsuahs
Fã da Daemon
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://daemonfan.blogspot.com

Mensagem por Tabris em Sex Abr 30, 2010 12:21 am

Muito bom episódio. Eu não gosto de dar XP pq acho que dar beneficios diretos, que são usados na hora, tem um efeito melhor. É uma vantagem meio inesperada de jogos como M&M e Savage Worlds onde da para dar um Bennie ou um Ponto Heroico na hora.

Eu concordo tb com os gringos. Mas entendo que tem umas desvantagens. Eu interpreto bem clérigos, mas teve uma época que eu queria fazer personagens diferentes do padrão. Eu era de certa forma penalizado, pq se fosse clérigo estaria ganhando mais vantagens.

Mas ainda acho que é um problema menor comparado as vantagens.

E agora vou começar a ouvir o Bear Swarm. Já tinha ele no iTunes, mas nunca tinha ouvido n.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Abr 30, 2010 7:50 am

Renato de Recife escreveu:Eu nunca ouvi o Bear Swarm, dei uma passado no site deles (...) o site é confuso, mas pelo feed deu pra sacar como é o podcast e com certeza vou começar a ouvir Cool
Eu acho o Bear Swarm um dos três melhores podcasts de RPG que existem atualmente. As piadas deles às vezes são bem imaturas, mas a parte do conteúdo, do assunto, é fenomenal.
DM Rafael escreveu:Foi curioso ver a opinião do Marcelo sobre os gringos no Brasil.
Isso não é minha opinião, é uma análise socio-cultural que eu estudei na Unesp.
Tabris escreveu:É uma vantagem meio inesperada de jogos como M&M e Savage Worlds onde da para dar um Bennie ou um Ponto Heroico na hora.
O Savage Worlds sugere conceder bennies para o jogador que fizer qualquer coisa que aumente a diversão do grupo durante o jogo, incluindo de piadas "in character" a ideias que salvaram vidas. Não premia, necessariamente, por interpretação (mas também não exclui conceder bennies por isso). E a opinião do Artemis (premiar ou dar bônus ou baixar o número-alvo) se o cara descrever o que seu personagem vai fazer de um modo inteligente — ou seja, convencer o GM que seu personagem está fazendo algo muito criativo ou sagaz — me convenceu. Atualmente eu premio ótimas ideias, e acho que posso considerar boa ideia se o PC tem uma sacada fantástica de como vai (por exemplo) convencer a guarda a deixá-los entrarem na cidade depois que os portões fecharem, interpretando ou não.

O episódio já estava ficando muito longo e eu acabei não entrando no mérito a seguir, mas os fóruns tão aqui para expandir a conversa, então: pedir para um jogador interpretar a lábia ou a diplomacia ou a sagacidade de seu personagem é o mesmo que pedir para ele interpretar a força ou a destreza. Se ele tem que convencer o DM que seu personagem consegue ser eloquente, então na hora que ele quiser desviar de um tiro é melhor começar a correr!

Portanto, do mesmo modo que o jogador pode simplesmente descrever o jeito criativo que ele vai usar para enganar os guardas, descrever de um modo criativo como vai fazer para derrubar uma pilastra deve conceder os mesmos bônus de "interpretação" se o DM está dando bônus para isso. Caso contrário, se ele tem que de fato falar "in character" para convencer os guardas, vai ter que derrubar uma pilastra na minha frente para ganhar os mesmos malditos bônus!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Göltork em Sex Abr 30, 2010 11:15 am

Pra minha surpresa consegui entender boa parte do Podcast (85-90%).

Curti o tema, mas acho que isso é algo muito pessoal... eu prefiro chocolate, mas se vocês gostam de morango, tudo bem!

Que??? Não é esse o tema???
(Brincadeirinha, hehehe!)

Curti mais o Vozes de fundo que o cast em si.
Göltork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://terrasdenur.blogspot.com

Mensagem por Renato de Recife em Sex Abr 30, 2010 11:50 am

Eu estou ouvindo os episódios de World Building e tô achando muito louco, tô adorando!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Ivar em Sex Abr 30, 2010 6:44 pm

DM Rafael escreveu:Fiquei tão surpreso quanto o Marcelo ao saber que gray seria uma versão em inglês de mulato ou pardo. Isso é sério mesmo, Ivar?

Nesse caso eu não me referia especificamente a raças. Estava falando mais da cor em si, não da quantidade de melanina na pele da pessoa.

DM Rafael escreveu:
Renato de Recife escreveu:Eu acho que o lance dos Gray foi piada, tipo Black + White = Gray.

Eu imaginei isso, só não duvidei porque americano é tudo doido e os caras não retrucaram. Mas conhecendo a peça, vou acreditar que foi zoeira.

Tô ficando previsível, é? Cool

Na verdade eu tentei colocar umas piadas no meio porque o assunto estava perigando ficar sério demais / pesado demais. Mas é interessante ver que, para vários ouvintes, o Vozes de fundo chamou mais a atenção do que a conversa em si.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por DM Rafael em Sex Abr 30, 2010 8:01 pm

Ivar escreveu:Mas é interessante ver que, para vários ouvintes, o Vozes de fundo chamou mais a atenção do que a conversa em si.

Ah, não me leve a mal! O episódio foi muito bom, e as considerações do pessoal do Bearswarn foram incríveis, fiquei impressionado. Mas o assunto não foi exatamente novidade, e pessoalmente, curto muito isso de discutir diferenças culturais com gente diferente. Foi interessante ver os convidados conhecerem um pouco mais da nossa cultura que não bunda ou futebol. Alias, obrigado por falarem football e não soccer. Até estranhei eles não comentarem nada Smile

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por diMachiavelli em Sex Abr 30, 2010 11:42 pm

Boa noite Gents,

Achei muito legal o episódio, não pelo tópico em sim, mas pela diversificação; por mais que, de repente, convidem outros de fora da equipe para participar, nada se compara a convidar quem é alheio ao nosso paradigma =)

De qualquer forma acho que deve haver flexibilidade tanto por parte dos Mestres/ DMs etc quanto por parte dos jogadores. Como a gente sabe - o Nitro que o diga - os teoristas do RPG, os quais eu gosto de ler, defendem que há perfis e perfis de jogadores. Deste modo se se tentar forçar a condução dos jogos por quaisquer métodos pode se tornar perigoso à satisfação dos jogadores.

Eu joguei LARP de Vampire durante 15 anos (e sou muito macho, hahahah... - adorei essas piadas). Parei de jogar (podem me chamar de burro pelo tempo que demorei a aprender, mereço) quando percebi que a eterna escalada e paranóia afetavam os jogos e até os modos como os jogadores vêem as regras; só vêem o que os beneficia.

Quando mudei o foco, percebi novamente que um objetivo do RPG era a diversão através das histórias. Desse modo concordo mais que plenamente com o Marcellvs no que remete à premiação aos jogadores que ajudem a aumentar a diversão de todos...

... só que, para falar a verdade, não estou certo se dar XP a mais valeria porque a intenção meritocrática pode gerar ressentimentos. Vez ou outra, conceder um bônus numa rolagem em função de roleplay está OK, desde que com parcimônia, pelos mesmos motivos. Por isso aderimos à técnica do ponto narrativo em nossa mesa, para que o jogador pudesse desfrutar de uma coisa a mais =)

O que acham?

Novamente, gostei de ver o que aprontaram neste Canal 2. Espero sempre continuar a ouvir podcasts assim.

Abraços,
diMachiavelli
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://engenheirosdosonhos.blogspot.com/

Mensagem por Tio Ork em Seg Maio 03, 2010 7:10 pm

Eu, pessoalmente não gostei do vozes de fundo, curti bem mais o papo "in game" deles.
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rick Danger em Ter Maio 04, 2010 6:49 am

O Bear Swarm sempre teve muita piada, espero que voltem a fazer episódios em breve (apesar desta tour também estar engraçada).

Quanto ao tópico, na parte do "Rewarding", não haja dúvidas que é bom um RPG criar a ideia que se ganha alguma coisa quando se faz alguma coisa de especial, montando um ciclo de recompensas que reforce o tipo de jogo que se quer jogar. Conforme foi referido no programa, um problema é quando as recompensas só cabem a uns enquanto outros se sentem castigados - mas isto também está relacionado com o facto dos XPs não serem a melhor forma de recompensar os jogadores nestes casos, pois estão demasiado interligados com o controlo sobre o ritmo narrativo da campanha (o chamado pacing), são um bónus demasiado permanente e normalmente só podem ser atribuídos pelo mestre-jogo. É preferível, se possível, ter uns pontinhos que possam ser dados em qualquer altura e que sirvam apenas para alguma vantagem temporária - também podendo ser bom ter recompensas que possam ser dadas pelos próprios jogadores e não só pelo mestre-jogo.

Na parte do "role-play" ou "interpretation", diferentes grupos terão noções muito diferentes do que é jogar in-character e como é que isso é divertido para todos. Não é só uma questão de falar na primeira ou na terceira pessoa, de falar com sotaque e fazer live-action ou de pensar, agir e decidir dentro de personagem. Como disse o Artemis, o "role-play" pode também ser entendido pelo grupo como só uma forma de descrever as acções da personagem, falando em termos de ficção e não só dentro do vocabulário das regras. Se o grupo não se entender em relação aquilo que consideram "role-play", a parte do "rewarding" só serve para tornar evidente um problema que já existe logo à partida.
Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por Yan em Sex Jul 30, 2010 2:48 pm

Cara não consigo acreditar que perdi esse episódio do Bear Swarm! Voltei no itunes pra conferir e esta lá mesmo, poderia ter conhecido o VTT a muito tempo atrás, afe!

Concordo com o Marcelo, o Bear Swarm! é um dos melhores podcasts de RPG que ja ouvi, muito bom mesmo.
Yan
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: