D&D 4 vs D&D 3.5. Onde eu encontro uma comparação neutra?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D&D 4 vs D&D 3.5. Onde eu encontro uma comparação neutra?

Mensagem por Careca em Dom Abr 25, 2010 6:46 pm

Pessoal, eu sou um grande fã do D&D 3.5, mais fã ainda do AD&D, mas me sinto um pouco triste por não acompanhar a renovação do sistema do D&D. Todos os lugares que leio, todas as pessoas com quem jogo, todos os formadores de opiniões metem o pau na quarta edição de forma que me desestimulam totalmente a procurar mais sobre o assunto. Eu mesmo joguei duas sessões, e posso dizer que ODIEI o sistema. Mas, vendo qu muita gente é adepta da nova edição, eu percebi que não a joguei de fato. Até pq, quem mestrou pra mim da ultima vez também estava aprendendo este novo sistema.

Alguem saberia onde eu posso ver uma comparação legal entre a quarta edição e as antigas, de forma neutra, sem puxar tanto pra qualquer um dos lados?

Pois eu achei uma promoção aqui perto da minha casa onde os três livros básicos estão custando cerca de 100 reais. Se realmente for bom, estou pensando em fazer esse investimento!

E aí?
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Re: D&D 4 vs D&D 3.5. Onde eu encontro uma comparação neutra?

Mensagem por Dbohr em Dom Abr 25, 2010 6:55 pm

Não posso fazer uma comparação, mas vou te fazer duas perguntas que podem ajudar a solucionar seu dilema:

1 - Você joga/ está satisfeito com o 3.5?
2 - Seu grupo joga/ está satisfeito com o 3.5?

Se a resposta for "sim" para ambas as perguntas, me arrisco a dizer que não vale a pena mudar. Por outro lado, se você ou seu grupo estiverem com vontade de trocar de ares (embora permaneçam com D&D), a troca pode ser uma boa.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Careca em Dom Abr 25, 2010 7:01 pm

a gente troca de sistemas o tempo todo. Mas o grupo está com certa relutancia em mudar pra o 4.0. Já passei por isso uma vez quando o AD&D evoluiu pra 3,0 e depois para 3.5. Tenho medo que esteja perdendo um ótimo sistema por preconteito de gente velha
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Göltork em Dom Abr 25, 2010 8:18 pm

Minha opinião é: jogue e decida qual o melhor pra você.
De preferencia jogue com gente que assim como você esteja com a cabeça aberta pra ver o que lhes agrada.
Göltork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://terrasdenur.blogspot.com

Mensagem por Careca em Dom Abr 25, 2010 8:27 pm

Pois é, não tenho com quem jogar.
Por isso queria ler um review ou algo assim comparando as duas edições, pra ver se eu consigo me decidir!
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Tabris em Dom Abr 25, 2010 8:44 pm

Comparação neutra? Acho que só se for de alguem que não gosta dos dois.

Agora. Falando sério. O único jeito na minha opinião é conhecer os dois e ver oq vc gosta. Nem ter os livros eu acho que bastaria. O ideal seria jogar os dois.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Abr 25, 2010 10:04 pm

Tabris escreveu:Comparação neutra? Acho que só se for de alguem que não gosta dos dois.

Agora. Falando sério. O único jeito na minha opinião é conhecer os dois e ver oq vc gosta. Nem ter os livros eu acho que bastaria. O ideal seria jogar os dois.
Exatamente o que eu ia dizer (ambos os parágrafos). Minha opinião, à parte de eu ter aderido e abraçado a 4E, é que cada sistema é fruto de seu tempo. A 3E veio na hora mais negra do AD&D, quando o jogo precisava de uma renovação. Na 3E tudo era lindo, tudo era moderno, equilibrado, justo, sem aleatoriedades... perfeito. Uma década depois, o sistema já tinha mostrado seus defeitos inerentes que levariam à sua inevitável ruína (alguém aqui leu Marx?). A 4E era o que a 3E precisava, um sopro de vida nova, em especial se tratando de um sistema que deveria ser simples a ponto de ser simplista às vezes, e à par da era da informação: o laptop substituiu o escudo do Mestre.

No mais, semana passada o podcast RPPR soltou o episódio "Don't hate the game" que eu acho que é exatamente o que você, Careca, está querendo ouvir; mesmo não tendo comparado diretamente as duas edições do D&D, falam na maior parte delas, ou melhor, das opiniões sobre elas, e porque elas são, em sua maior parte, inválidas. Recomendo sem hesitação: http://slangdesign.com/rppr/2010/04/podcast-episode/rppr-episode-44-dont-hate-the-game/

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Tabris em Dom Abr 25, 2010 11:08 pm

Marcellvs escreveu:
Tabris escreveu:Comparação neutra? Acho que só se for de alguem que não gosta dos dois.

Exatamente o que eu ia dizer (ambos os parágrafos). Minha opinião, à parte de eu ter aderido e abraçado a 4E, é que cada sistema é fruto de seu tempo. A 3E veio na hora mais negra do AD&D, quando o jogo precisava de uma renovação. Na 3E tudo era lindo, tudo era moderno, equilibrado, justo, sem aleatoriedades... perfeito. Uma década depois, o sistema já tinha mostrado seus defeitos inerentes que levariam à sua inevitável ruína (alguém aqui leu Marx?). A 4E era o que a 3E precisava, um sopro de vida nova, em especial se tratando de um sistema que deveria ser simples a ponto de ser simplista às vezes, e à par da era da informação: o laptop substituiu o escudo do Mestre.

No mais, semana passada o podcast RPPR soltou o episódio "Don't hate the game" que eu acho que é exatamente o que você, Careca, está querendo ouvir; mesmo não tendo comparado diretamente as duas edições do D&D, falam na maior parte delas, ou melhor, das opiniões sobre elas, e porque elas são, em sua maior parte, inválidas. Recomendo sem hesitação: http://slangdesign.com/rppr/2010/04/podcast-episode/rppr-episode-44-dont-hate-the-game/
Exatamente.

Eu vou aqui inclusive falar sobre alguns pros e contras do que oq eu considero os 2 lados dessa "Guerra", a 3.5/Pathfinder e a 4e.

3.5/Pathfinder
- O papéis de personagem (O clérigo cura, o ladino tem as pericias e etc), existem desde a primeira edição, mas aqui eles são mais flexiveis. Com a combinação de talentos, multi-classe e classes de prestigio você pode fazer com que certas classes se adaptem a papeis que geralmente não são seus. Já tive clérigos que assumiam o papel do mago, magos tomando o lugar de ladinos e etc. Em D&D e no RPG em geral é inevitável que personagens diferentes tenham papeis diferentes. Mas na 3.5 e em PF sua classe não é definida por seu papel.
- Se você não gosta de abstrações maiores (Retomar Folego, Surtos de Cura e etc.) essa é a sua opção. Mas se você realmente se preocupa em ter um jogo muito histórico e realista, eu recomendaria outro sistema que não seja D&D.
- Esse jogo é mais complexo. Existem muito mais regras a levar em conta. Vc vai consultar muito mais o livro.
- O equilíbrio não é perfeito e nem nunca vai ser. Um clérigo sempre vai ser um curandeiro melhor que um druida, e quem entende das regras fará personagens muito mais eficientes que quem não entende.
- É mais fácil e mais rápido criar material próprio na 4e, mas por não estar "preso" aos papéis você pode fazer coisas que são impossíveis na 4e. Mas manter tudo bem equilibrado depois das horas de trabalho extenuante vai ser difícil.
- Ensinar para novatos é um pesadelo.
- O combate demora muuuuuuito, principalmente nos níveis mais altos. Muitas vezes você também vai ter que parar para ler no livro.
- OGL é uma licença mais aberta. Você vai achar muito mais material e muito mais empresas trabalhando com ele.
- Se já não basta a OGL, a Wizards lançava muito mais material nessa época do que na da 4e, fora que a 3,5 tem muito mais elementos formando um personagem. Isso significa muito material, muitos cenários, muitas classes de prestigio e muitas aventuras para você usar.
- D&D é um RPG "Joguista". Nunca espere que D&D seja um jogo feito
para simular a realidade, a 3.5 entretanto faz um trabalho melhor em fingir ser simulacionista que a 4e, por que não usa tanto as abstrações. Mas a verdade é pura e simples, tentar fazer de D&D um RPG simulacionista é uma receita para o fracasso.

4e
- Não existe equilíbrio absoluto, mas vai ser difícil achar algo mais equilibrado que a 4e.
- Criar material é fácil e rápido. O mestre precisa fazer muito menos dever de casa.
- Não existe sistema de RPG com maior apoio digital que a 4e. Character Builder, Monster Builder, Adventure Builder e outros programas tornam o jogo mais fácil, mais rápido e acrescentam a experiência em geral. O D&D Insider em geral é algo sem precedentes ou cópias no mundo do RPG e nenhuma empresa se não uma gigante como a Wizards conseguiria fazer algo assim. Todo esse material também vai ser bem mais equilibrado, já que o sistema foi feito para ser mais facilmente customizado, com monstros divididos em papéis no lugar de tipos.
- Ensinar para novatos é muito fácil.
- O combate demora, mas não tanto quanto a 3e, além disso, se vc se organizar bem não vai precisar olhar o livro quase nunca, então o combate vai ter menos olhadas no livro para ver aquela regra obscura e mais ação e tática.
- Os poderes dão a impressão de que o combate muda o tempo todo, o combate acaba sendo mais dinâmico e emocionante que na 3.5.
- Se você não se da bem com abstrações como feiticeiros usando Força para soltar magia, Retomar Folego, Pulso de Cura e outros elementos, esse não é um jogo para você.
- D&D é um RPG "Joguista". Nunca espere que D&D seja um jogo feito para simular a realidade, na 4e isso é ainda mais obvio que na 3.5.

PS: Desculpa se faltou alguma coisa, foram as questões importantes que vieram a minha cabeça agora.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por kimble em Seg Abr 26, 2010 7:49 am

Jogando meus dois centavos:

Não vou fazer uma comparação, porque prefiro 4e e ia acabar privilegiando o sistema. Mas algo que aconselho, caso venha a tentar de novo, é não se prender tanto as regras. Muita gente começa jogando o sistema muito 'by the book', muito preso as regras e sem experimentar house rule.
Vai com calma, finge que é um sistema novo (porque toda edição de D&D É um sistema novo*) e tenta não se prender tanto ao que o livro diz. Assim como acredito que na 3e, AD&D e o que for, você tinha várias house rules e permitia muitas coisas que os livros não traziam. É normal e faz parte, esse processo de individualização do sistema para que se adapte ao teu gosto é algo normal e que acontece em qualquer jogo.

*Antes que alguém fale, já foi dito pela Wizards que a 3.5 nunca deveria ter existido e que ela foi só um conserto em coisas que já deviam ter vindo corretas. A edição como um tudo é a 3e, não 3e e 3.5e.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Abr 26, 2010 9:38 am

Nossa, acho que a aproximação do sistema deveria ser oposta à que o Kimble sugeriu!

Para você poder quebrar regras, precisa dominá-las completamente. Para dominá-las, deve entendê-las ao ponto delas serem segunda natureza, e estar perfeitamente confortável com elas. Então você começa a experimentar, mudar, mexer, alterar.

Mas acho que essa é uma discussão completamente diferente...

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por kimble em Seg Abr 26, 2010 10:09 am

Deixa eu tentar me expressar novamente.
Todo grupo tem suas particularidades. Tem grupos que preferem mais combates outros mais interpretação, alguns que preferem uma história maior que siga pela campanha toda e outros que preferem jogos episódicos, tem gente que gosta de jogar mais dados e outros que preferem evitar o uso do sistema ao máximo.
O que estou sugerindo é não se prender tanto ao que o sistema traz, vai com calma.
Usando um exemplo do nosso grupo. O sistema pressupõe, por exemplo, que após cada combate os jogadores declarem um descanso curto para recuperar poderes de encontro e gastar healing surges.
A gente raramente lembra disso. Acabou o combate, ninguém declara nada. Quem estiver ferido apaga alguns healing surges e se cura, quem não precisa nem perde tempo pensando nisso. Os poderes se recuperam automaticamente. A aventura continua numa boa.
Claro, numa situação de vários combates seguidos o Mestre poderia dizer 'ei, peraí, vocês só podem recuperar os hps/poderes depois que descansarem', mas tirando isso, pra que perder tempo declarando essas coisas? Continuamos numa boa. E sabe o que é mais interessante? Ninguém sentou um dia pra jogar e disse 'vamos usar essa house rule então, ninguém declara descanso depois dos combates!'. Foi só uma dessas várias house rules que vão surgindo naturalmente à medida que o sistema é adaptado as necessidades do grupo.
Não estou sugerindo 'criem suas próprias classes e raças sem nunca terem jogado!', estou dizendo 'ei, usa o que te agrada e vão modelando o sistema as suas necessidades'. Que é o esperado em qualquer sistema e qualquer mesa.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dreamer em Seg Abr 26, 2010 10:15 am

Vou dar a minha opnião, e como todos, é aquilo. Difícil não ser tendencioso, mas tentarei. Eu jogo a 4E e ela conseguiu algo que as outras tentaram. ME FAZER JOGAR D&D. Então vou fazer simplesmente o seguinte. Dizer porque gosto da 4E:

1. Eu comecei a mestrar duas semanas depois de comprar o livro. Não tive qualquer dificuldade nem me senti melindrado por jogadores mais experientes.
2. O mestre não precisa SABER mais que todo mundo, a 4E permite uma liberdade de regras maior, de verdade. Você pode criar inclusive poderes, mudá-los (não tão rápido padawan). Se conhecer o escopo das regras e tiver bom senso, você resolve qualquer situação.
3. Facilita a vida do mestre ABSURDAMENTE. Você monta encontros fáceis, você monta as aventuras muito rapidamente, o que, pra mim, nos dias de hoje em que MAL encontro tempo para JOGAR, que dirá CRIAR aventuras.
4. Existe muita coisa pronta, e melhor, UTILIZÁVEL. São aventuras bem montadas, com enredo, histórias entrelaçadas. Com porquês bem definidos. Não é só: "entra aqui que tem 7 goblins".
5. COmpletando o item 4, existe material na internet a dar com pau, existe material mastigado e bem arrumado. Tem gente que até vende encontro pronto com enredo, miniaturas e (as vezes) mapas (Jabá do Bazar dos magos??? http://bazardosmagos.com.br/categories.php?category=Miniature-Games/D%26D-Miniatures/Encontro-Pronto)
6. É cinematografico e não tem vergonha disso. Os herois estão ali para serem heróis. Eles não apanham de taverneiro, (os personagens de) o grupo são os fodões da parada.
A inclusão dos minions favorecem muito isso. Um dos jogadores me comentou, pq os guardas da prisão eram minions? Or pq guardas são minions, só os melhores são monstros decentes. Afinal como recriar a cena em que o ladino se esgueira e ataca pelas sombras, cortando gargantas? Na 3E, só burlando regras, na 4E usa-se minions. bateu morreu, como nos filmes.
7. APESAR do que dizem, a 4E tem potencial para o RP e jogando com um grupo ae algumas sessões (Cuthálion, Dry, Luke, Rafa, Photon, pessoal do chat TPK), percebi que o RP vai surgindo e aflorando. Na narrativa. E depois que passa o espetáculo do combate, convenhamos, leia o item 8, os jogadores começam a querer explicar o que acontece nos bastidores.
8. O COmbate é um espetáculo. Estratégia, poderes equilibrados, personagens que jogam pelo grupo. o Clérigo avança, acerta o monstro, deixa ele tonto e grita "aqui, neste aqui" E o Ranger vai la destroçá-lo com suas duas espadas. Os papeis de combate trazem um MOTIVO pro personagem estar ali. Não existe mais o ladino que só presta para pickpocket na cidade. Não existe mais o clérigo que é uma poção de energia ambulante. o Clérigo TEM o que fazer, ele tem função, tem utilidade, por exemplo. O bardo deixou de ser um bunda-de-piru. O Bard, inclusive, é um dos melhores lideres da 4E. Vicious Mockery que o diga.
9. A 4E permite que vc use a criatividade. Pode questionar quem jogou comigo se algum combate meu foi ortodoxo. Misturo poderes de ooze em Swarms. Meus combates se resolvem com diplomacia, ou descobrindo segredos do cenário. os personagens usam poderes para fazer coisas que não estão escritas (com bom senso). Enfim, as regras são faceis, mas não limitadoras.
10. Concordo com meu amigo Tabs, É complicado uma classe bater força contra AC para golçpear espada e outra (swordmage) bater INT contra AC. Afinal o que se usa para o combate ?
Mas, se vc quer simulacionismo... melhor jogar Gurps, né ?
Entretanto eu acho muito válido alguns elementos como retomar o fôlego. O herói se recupera. Eu nunca precisei avisar, mas só permito recuperar o fôlego (por si mesmol) sangrando . A não ser poderes de clérigo e tals.
Imagina um filme do Bruce Willis. è isso ae. Ele quase morre, mas levanta com tudo e saí distribuindo porrada.
11. Discordo do primeiro argumento do meu amigão Tabs sobre a 3.5 ter tal vantagem sobre 4E. Os Paragons Paths e Epic Destinys permitem sim, que seu Ranger se tornem mais controler ou ainda mais striker. Que seu war se torne mais ofensivo ou defensivo, que seu paladin... etc etc
12. Ainda que assim fosse, a 4E caminha para permitir que você tenha o personagem moldado como deseja. Se vc quer um Ranger mais controler... pq não um Seeker ? Você pode adaptar o fluff como desejar. Em vez de espíritos, ele pode usar uma magia arcana. EU, pelo menos, não tenho problemas com isso. Se vc quer um paladino ofensivo, que tal um Avenger? Não que a classe não permita adaptar, pq permite. Voc~e pdoe ter um mage baseado em dano, pode ter um ranger baseado em efeitos de controle, mas, além disso, exisxtem as classes já voltadas para isso. E não vejo problema NENHUM em vc criar um Avenger e dizer que é um paladino como fluff, alguém vê?

Enfim, eu curto isso na 4E.

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Tabris em Seg Abr 26, 2010 1:45 pm

Dreamer escreveu:4. Existe muita coisa pronta, e melhor, UTILIZÁVEL. São aventuras bem montadas, com enredo, histórias entrelaçadas. Com porquês bem definidos. Não é só: "entra aqui que tem 7 goblins".
Concordo com a maior parte dos argumentos, mas na minha opinião a série Pathfinder de Adventure Paths da paizo e os módulos deles fazem isso vem melhor. Mas ae é opinião pessoal.

Verdade é que aventura para ambas as edições é oq não falta.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dreamer em Seg Abr 26, 2010 1:51 pm

Verdade também que adaptar nem é tão dificil Very Happy

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Tabris em Seg Abr 26, 2010 1:52 pm

Dreamer escreveu:Verdade também que adaptar nem é tão dificil Very Happy
Exatamente. Já to adaptando uma delas para Savage Worlds. E ainda pretendo fazer o mesmo com uma aventura d 4e (possivelmente Seekers of the Ashen Crown)
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dreamer em Seg Abr 26, 2010 2:03 pm

Resumindo, careca. Jogue 4E

UHAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAUHAUHAHUA

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Careca em Ter Abr 27, 2010 7:50 pm

Resolvi arriscar. Achei um amigo vendendo o Gift Set bem baratinho(80 reais), aí vou comprar pra ver de qual é. Se for ruim eu repasso =D
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Dbohr em Ter Abr 27, 2010 7:54 pm

Boa sorte!

Eu tinha postado uma resposta pra este tópico logo depois da última em que basicamente falava a mesma coisa que os colegas: experimente e decida!

Eu também desconfiava do D&D4, mas graças ao meu irmão pude ver que é um sistema extremamente sólido e que entrega tudo aquilo que promete -- e não promete nada que não entregue.

E para não dizerem que sou parcial, o grande mérito de D&D 3.X foi me trazer de volta para as masmorras e dragões, que eu tinha largado há anos Smile

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Göltork em Ter Abr 27, 2010 8:07 pm

Puxa! Por R$80 tu não perde nada!

Recomendo que baixe os seguintes livros pra não ficar tão limitado a material: Adventurers Vault I e II e Player's Handbook II.
Se você quiser mais material, procure por livros como: Martial Power, Arcane Power, Divine Power e Primal Power.
Göltork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://terrasdenur.blogspot.com

Mensagem por kimble em Qua Abr 28, 2010 9:06 am

Se gostar do jogo, eu aconselho a assinatura do Insider e ler o DMG II. O DMG I é muito bom, mas é bem coisa pra iniciante. O II já tem coisas mais avançadas, ensina melhor a usar o sistema.
E o Insider é o paraíso pra quem joga 4e. Material novo praticamente 5 dias por semana, mais o Character Builder. Se for mestre, o Compendium e o Monster Builder são ótimos.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Abr 28, 2010 9:46 am

Uma dúvida sobre o Insider: se eu assinar por, digamos, apenas 1 mês, posso salvar os artigos, aventuras e matérias das revistas no meu computador?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por kimble em Qua Abr 28, 2010 10:09 am

Sim.
Só que é meio viciante. Tu se acostuma a todo dia ir até lá e ler alguma coisa. Sem contar os bônus, como usar o Compendium. Eu praticamente nunca abro um livro quando estou fazendo aventuras hoje em dia, porque o Compendium reúne todas as regras que eu preciso. E uma assinatura maior não custa muito, se você dividir com o grupo. Como é possível atualizar o Character Builder até 5x por mês, um grupo de cinco pessoas pode dividir a assinatura e todo mundo ter o programa de criação de personagens no seu computador. Além de que todos teriam acesso as outras ferramentas e material.

Compendium = grande ferramenta de busca de regras da 4e, traz informações desde monstros (fichas completas), até classes, feats, regras específicas e gerais, etc. Tem quase tudo da parte mecânica do sistema.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qua Abr 28, 2010 11:21 am

Careca escreveu:Resolvi arriscar. Achei um amigo vendendo o Gift Set bem baratinho(80 reais), aí vou comprar pra ver de qual é. Se for ruim eu repasso =D

Mas se lembre, não basta só ler... tem que jogar umas 3 vezes para ver como realmente é Smile

Dependendo da onde você mora, poderia procurar alguém que já joga/mestra há um tempo para testar o sistema. Porque também não adianta pegar seu grupo acostumado com outros jogos e nunca viram a 4ª edição que não vai ficar a mesma coisa.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Dreamer em Qua Abr 28, 2010 12:23 pm

Dica do leandro é essencial:

Não basta ler. o DD4e ganha OUTRA dimensão em jogo. Uma coisa é você criticar "ahhh reduziram skills pela metade. Não tem procurar, não tem esconder-se" Outra é você testar um ladino com Perception alto e Thievering alto e ver como ele funciona na mesa..

Jogue, 1, 2, 3 mestre, reveze com os jogadores.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Rick Danger em Dom Maio 02, 2010 12:30 pm

Sim, é uma questão de ler os livros e voltar a experimentar.
Careca escreveu:Eu mesmo joguei duas sessões, e posso dizer que ODIEI o sistema.
Já agora, o que é que mais odiaste no sistema e quais são para ti os critérios mais importantes para comparar 3.x a 4E?

Entretanto, a evolução no sentido desta nova edição de D&D foi um dos primeiros assuntos sobre o qual falei no meu podcast, se quiseres ouvir aqui.
Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: