Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas Iniciais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas Iniciais

Mensagem por PsicoPlayer em Dom Abr 11, 2010 6:28 pm

Galera do Role-Play!

Estou aqui mais uma vez para pedir a preciosa e sábia ajuda de vocês!
Inicio no próximo domingo o meu estágio de Psicologia Escolar e meu projeto é uma Oficina de RPG com adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública!

O projeto tem como objetivo de pano de fundo o incentivo à leitura e acredito que o RPG por si só já é uma ferramenta nesse sentido, mas temos algumas outras estratégias.

No entanto, meu pedido de socorro é para tentar aproveitar da experiência de vocês para conseguir algumas dicas do que pode ser positivo e do que pode ser negativo para cativar essa galerinha de 14 à 17 anos que se inscreveram para participar.

Vou usar a 4ª edição do D&D. Já levarei as fichas de personagem prontas, assim como cartões de poder e miniaturas. Todo material em português (depois de muito trabalho para produzir e traduzir tudo isso).

Até o momento tenho um grupo de 5 jogadores, sendo 4 aparentemente novatos (1 garota e 3 garotos da 1ª série) e 1 cara da 3ª série que já conhece RPG e se disponibilizou, inclusive, para ajudar no que for preciso com a galerinha mais nova.

Ajudem-me amigos, por favor!

Agradeço desde já.

[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Re: Ajuda: Oficina de RPG na Escola - Dicas Iniciais

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Abr 11, 2010 7:28 pm

Tudo o que você precisa saber para ser DM de iniciantes está no jeito que o Chris Perkins ensinou D&D para o Penny Arcade (áudio - procure por "penny arcade", não é a série 2) e para os produtores do Frango Robô (vídeos).

Ano passado eu mestrei para um grupo exatamente igual ao seu (exceto que usei o D&D da Grow). A técnica do Chris Perkins é impecável e perfeita.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Rick Danger em Seg Abr 12, 2010 6:52 am

Marcellvs escreveu:A técnica do Chris Perkins é impecável e perfeita.
Repara como nos vídeos o Chris entra em personagem e fala em direcção de uma das pessoas que já tem experiência com RPGs. Isto é algo que também podes fazer já que a mesa não é composta inteiramente por novatos.

Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por PsicoPlayer em Seg Abr 12, 2010 8:27 am

Ah, sim!

Os aúdios eu não conhecia, mas os vídeos eu já até baixei para o meu micro, depois de uma indicação do Marcelo em um dos podcasts que ele participa (difícil lembrar de qual... rs).
Realmente são muito instrutivos! Uma ótima base, inclusive para os novatos que eu estava mestrando D&D e pedi ajuda em outro post, pois eles sinalizaram interesse em algo mais Resident Evil...

Agora um outro ponto que eu queria puxar aqui, era mais relacionado com o a faixa etária do meu público. Não só o fato de serem, possivelmente, novatos, mas o fato de serem adolescentes de 14 e 15 anos e até por haver uma única menina entre eles... Eu meio que estou sentindo que terei a primeira sessão para fazê-los amar (e participarem do projeto até o fim) ou odiar (e não voltarem nenhum dia mais).

Neste sentido, alguém já trabalhou com uma galerinha deste tipo ou tem algumas idéias a respeito?

Atenciosamente
[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Abr 12, 2010 12:29 pm

PsicoPlayer escreveu:Neste sentido, alguém já trabalhou com uma galerinha deste tipo ou tem algumas idéias a respeito?
Mestrei para dois grupos de quatro garotos de 15-16 numa das escolas em que dou aula. Como eram crianças carentes, eu não falei nada de RPG, interpretar, nada disso. Era um jogo de tabuleiro como qualquer outro. O role-play apareceu naturalmente, depois da terceira sessão.

Na Páscoa, mestrei para os sobrinhos da minha mulher. Um tinha 7 anos, e na verdade só rolava os dados, entendia muito pouco (a tia ajudava), mas o outro, de 12, precisou ser ajudado só na primeira rodada — a partir da terceira, já estava se virando completamente sozinho e até tecendo estratégias com o tio, sentado ao lado dele. Ambos detestaram ter que parar o jogo porque o fim-de-semana estava acabando. Deve haver algo inerentemente divertido em rolar dados e matar monstros.

Comandante
Comandante

Mensagem por PsicoPlayer em Seg Abr 12, 2010 10:37 pm

É.. Minha idéia é sempre 50% role-play, 50% combate...
Talvez eu tenha que rever essas porcentagens...
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Abr 13, 2010 7:50 am

PsicoPlayer escreveu:É.. Minha idéia é sempre 50% role-play, 50% combate...
Talvez eu tenha que rever essas porcentagens...
É apenas meu ponto de vista, mas criança gosta de jogar, e RPG é pouco mais que um jogo de tabuleiro glorificado de qualquer forma. Ontem, por exemplo, substituí uma professora que ficou doente. A turma dela é composta por seis meninos e meninas de 12-13 anos, e eu tinha que, na verdade, enrolar por duas aulas e fazer os garotos fazerem alguma coisa, nada de prosseguimento na matéria, conforme a administração determinou. Então eu levei algumas miniaturas, uns tiles e alguns dados, e jogamos um versão mega-ultra-simples do D&D (o foco era fazê-los falar Inglês, já que era essa a matéria).

Sem enrolação, sem descrição, falei para eles mexerem suas figurinhas pela primeira sala, quando apareceu um fantasma. Eles rolaram os dados, todos torcendo para o colega acertar o bicho; vibravam com o acerto, e ficaram frustrados com os erros (como qualquer jogo de tabuleiro). Foi engraçado ver a reação deles quando o Cleric rolou o dano baixo e deixou o fantasma com 1 hit point. Seguimos a partir daí, para enfrentar aranhas num corredor, e eventualmente apareceu alguém dizendo "vou pular por cima do sarcófago" ao invés de "vou mexer minha figurinha para o outro lado do sarcófago", mas esse é o tipo de coisa que acontece em jogos como Jogo da Vida ou Banco Imobiliário, não é role-play, é um acréscimo natural à experiência quando fica familiar.

Claro que adoraram a experiência — que criança não gosta de jogos? — e eu prometi voltar no futuro, mas com a condição deles aprenderem bastante Inglês com a professora regular, para que pudéssemos continuar o jogo em Inglês. Concordaram animados.

Comandante
Comandante

Mensagem por Fã da Daemon em Ter Abr 13, 2010 10:11 am

Legal,eu sabia que havia projetos desse tipo,mas não que já estão sendo aplicados,fantástico!!!
Mas sei lá,acho que você poderia começar com algo mais simples...um cenário contemporâneo,mais fácil de se entender,um sistema mais simples,pelo menos para os iniciantes.
E qual é a proposta? Jogar por jogar mesmo,como um hobby ou é para servir de ferramenta auxiliar de ensino? (de ambas as formas acho útil,mas qual vai ser?)
Fã da Daemon
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://daemonfan.blogspot.com

Mensagem por PsicoPlayer em Dom Abr 18, 2010 1:47 pm

Então Fã da Daemon,
Acabei escolhendo o D&D 4º edição porque D&D é o RPG mais popular e a 4º edição é a mais fácil de se aprender a jogar.
Mas vou usar essa proposta agora no primeiro semestre. Para o segundo temos outros planos.
E a idéia é que o RPG por si só já funcione como um incentivo a leitura, mas estamos trabalhando com sessões que façam links com obras literárias famosas, das quais faremos indicações, além de tentar desenvolver uma trama paralela da aventura que eles acompanhariam lendo.

Hoje foi o primeiro dia. Tivemos realmente cinco jogadores (2 meninas e 3 meninos) todos absolutamente novatos para qualquer tipo de RPG de mesa.
Eu estava um pouco ansioso, temendo que eles não gostassem, mas ao que parece todos adoraram (inclusive as garotas) e confirmaram entusiasmados a presença para o próximo domingo, incluindo mais uns três que estavam ausentes hoje. Se tudo der certo, será um grupo fixo de 5 jogadores e 3 jogadoras, sendo que apenas 1 não será noobie.

Eu segui o planejado de 50% combate e 50% role play e funcionou bem, apesar de eles estarem mega travados para interpretar no início. Mas depois começou a fluir e foi bem interessante. O combate acabou demorando muito por eles estarem pegando a manha da coisa, mas ao final já estavam bem mais alinhados.

Agora estou com uma mega expectativa para o próximo domingo, onde vamos começar a aventura pra valer!

De qualquer forma agradeço os comentários e, caso eu enfrente mais dificuldades, virei aqui pedir socorro! rs

[ ]'s
Ronaldo Lima
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: