Diversão com números

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Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Qui Abr 08, 2010 11:38 pm

Assistam esse vídeo e tentem matar a charada: como o algoritmo de multiplicação funciona?

http://www.i-am-bored.com/bored_link.cfm?link_id=28372

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Re: Diversão com números

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Abr 09, 2010 8:11 am

Caraca, que pirado isso.

Nem faço ideia de como funciona — e nem sei por onde começar. Mas estou curioso para saber se temos um matemático entre nós que pode matar a charada.

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Re: Diversão com números

Mensagem por BIG em Sex Abr 09, 2010 9:38 am

a principio eu fiquei intrigado, pensei que funcionava apenas com numeros pequenos... mas fiz o teste com numeros alto e deu certo...

Mas no fim, percebi que multiplico mais rápido de cabeça. Mesmo assim, não deixa de ser um divertido jogo de salão pra mostrar ao amigos...
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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Sex Abr 09, 2010 10:52 am

Dica: a explicação não é tão complicada quanto parece.

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Re: Diversão com números

Mensagem por Fã da Daemon em Sab Maio 22, 2010 5:31 pm

ok estou recussitando um tópico,mas afinal como é q isso funciona?
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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Sab Maio 22, 2010 9:58 pm

Dica: propriedade distributiva.

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Re: Diversão com números

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Jul 08, 2010 8:50 am

Cara, isso é álgebra linear, não é?

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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Qui Jul 08, 2010 12:20 pm

Não, é só um algoritmo diferente para a mesma conta de multiplicação que você aprendeu no Primário -- aplique a propriedade distributiva, como falei.

Smile

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Re: Diversão com números

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Jul 08, 2010 1:08 pm

Dbohr escreveu:Não, é só um algoritmo diferente para a mesma conta de multiplicação que você aprendeu no Primário -- aplique a propriedade distributiva, como falei. Smile
E eu lá sei o que é propriedade distributiva? Se me perguntar qualé a Teoria da Longa Duração ou o que é uma Panoplia Hoplita eu te digo, mas matemática é com a mulher, não comigo!
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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Qui Jul 08, 2010 1:34 pm

3*(2+5) = 3*(7) = 21

Ou então, aplicando a propriedade distributiva:

3*(2+5) = 3*2 + 3*5 = 6 + 15 = 21

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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Seg Nov 22, 2010 7:23 am



Onde está o erro do raciocínio acima?

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Re: Diversão com números

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Nov 22, 2010 8:41 pm

Não sou bom de matemática mas esse não parece ser um problema matemático, mas de lógica (ou melhor, falácia). O π é uma relação entre o perímetro da circunferência e seu diâmetro (de acordo com a Wikipédia). As tentativas de se calcular o π envolvem criar polígonos com cada vez mais lados em volta do círculo, tendo esse polígono o mesmo diâmetro que o círculo.

Pelo que eu me lembro de se usar um grid de quadrados ao invés de hexágonos em jogos de miniaturas é que a medida do centro de um quadrado para os outros na diagonal é maior que para os outros que estão acima, abaixo e diretamente nos lados de um quadrado. Hexágonos, octógonos, pentágonos, triângulos equiláteros e outros polígonos não são assim, o centro de um deles é equidistante em relação a todos os outros polígonos adjacentes.

Daí chegamos que o perímetro do quadrado que envolve o círculo é maior que seu diâmetro... mas parei aqui. Mas meu raciocínio pára aqui... estou me complicando e obviamente não chegando a lugar nenhum.

Depois você me conta se eu cheguei perto da solução da falácia.

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Re: Diversão com números

Mensagem por DM Rafael em Seg Nov 22, 2010 10:13 pm

Ok... então não deve ser isso, mas acho que simplesmente não importa se o processo tá tendendo ao infinito, o perímetro do polígono ainda será a soma das arestas e ele ainda NÃO será um círculo.

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Re: Diversão com números

Mensagem por Dbohr em Ter Nov 23, 2010 4:28 am

Rafael acertou Smile

Não importa quantos cantos da figura você corte seguindo o processo acima o perímetro resultante sempre vai ser 4, mesmo com a área sendo cada vez menor. No limite de infinitas subdivisões, a área do polígono irregular obtido vai tender à área do círculo -- mas o perímetro vai continuar sendo 4, pois os lados nunca vão coincidir com a curva suave da circunferência!

Eu mesmo tive que piscar umas duas vezes antes de matar essa. Foi bem melhor do que a maioria das besteiras que aparecem com o Trollface!

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