Sessão 81: Dumau

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sessão 81: Dumau

Mensagem por PoetaMórbido em Qua Abr 07, 2010 8:24 pm

O VTT já está no nº 81? Estou muito atrasado, o último que ouvi foi o nº 40... Alguns pontos que preciso esclarecer, se você não tem interesse em psicologia pule para o fim da página.

Psicopata x Sociopata

Vivemos numa sociedade neurótica, o que diferencia uma neurose de uma psicose é o grau do sintoma. A neurose determina uma modificação, mas não uma desestruturação da personalidade, os sintomas neuróticos podem ser de:

a) Ansiedade
b) Fobias
c) Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Na psicose houve uma desestruturação da personalidade. O dado clínico para se aferir à psicose é a alteração dos juízos da realidade. Tais como:

a) Esquizofrenia
b) Transtorno Bipolar do Humor
c) Paranóia
d) Psicose aguda

O que anteriormente a psicologia tratava por psicopatia hoje é conhecido por Transtorno de Personalidade. O DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders IV) e o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), os transtornos de personalidade compreendem quatro grandes grupos:

• Transtornos específicos de personalidade;
• Transtornos mistos de personalidade;
• Alterações permanentes de personalidade, não atribuíveis a lesão ou doença cerebral;
• Alterações permanentes de personalidade, atribuíveis a lesão ou doença cerebral.

Os transtornos específicos de personalidades compreendem alguns tipos, entre eles:

Anti-social: Os portadores de transtornos de personalidade anti-social sofrem (o transtorno) e fazem os outros sofrer – eles têm essa necessidade. São insensíveis aos sentimentos alheios; atitude persistente de irresponsabilidade e desrespeito às normas e obrigações sociais; incapacidade de manter relacionamentos, baixíssima tolerância à frustração; facilmente agressivo e até violentos; Não sentem culpa e não aprende com a experiência, particularmente a punição. Podem chegar a matar por nada.

Paranóide: A personalidade paranóide se caracteriza por: sensibilidade excessiva a contratempos e rejeições; tendência a guardar rancores ou dificuldade de perdoar; desconfiança; senso exagerado de “direitos pessoais”; suspeitas em relação à fidelidade do parceiro sexual e auto-valorização excessiva.

Esquizóide: As pessoas com transtorno de personalidade tipo esquizóide, têm pouca atividade que lhes dão prazer, frieza emocional, afetividade distanciada, capacidade limitada para expressar sentimentos; indiferença aparente a elogios ou criticas; pouco interesse em ter experiências sexuais, tendência a ficar sozinha; falta de amigos íntimos e insensibilidade marcante em relação às normas e convenções sociais.

Histriônica: A personalidade histriônica é caracterizada por: autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções, sofre influência com facilidade, afetividade superficial e instável; busca continua de excitação e apreciação por outros e atividades nas quais a pessoa seja o centro das atenções. Sedução inapropriada em aparência ou comportamento e preocupação excessiva em ser fisicamente atraente.

Etc e tal...

A internet está cheio de artigos que utilizam o termo psicopata ou o termo sociopata, mas em nenhum deles você encontrará o uso correto. O que as pessoas chamavam de “psicopata” era o que a psicologia considerava como uma sociopatia, ou seja, o psico e o sociopata são exatamente a mesma coisa. Mas a propagação do assunto e o jeito de abordar o tema foi feita de forma tão confusa que se popularizou os dois termos como se fossem distúrbios diferentes.

Aproveito também para falar sobre a questão do imoral e do amoral, os prefixos (a-) e (in-) indicam negação e ausência, como em: infeliz, inútil, anormal, acéfalo, anarquia, etc. Entretanto, a diferença se dá apenas no sentido escrito (amoral é aquele que é indiferente à moral, o imoral é o que vai contra a moral). Durkheim, Marx, Freud, Nietzsche argumentam que não existe sujeito amoral, todos estamos sujeitos a moralidade de uma época, não somos seres alheios a sociedade ou ao tempo em que vivemos.

Chega disso! Gostei de ouvir o VTT, faltou mais da experiência de jogo, contar alguns “causos”, de resto, somente parabéns a nova equipe e ao Marcelo que não para de criar podcast.

:brinde:
PoetaMórbido
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br/

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Abr 07, 2010 10:07 pm

Rodrigo "Big" escreveu:
DM Rafael escreveu:Eu gostava deles também, mas lembra que o Marcelo disse que não era "pod safe"? Mas correndo o risco de botar palavras na boca (ou no teclado) do Marcelo, acho que ele não coloca músicas que não tenha permissão de uso. Afinal, o Ecad tá ai contra todos.
Pois é... infelizmente... Sad
Pô, aquela música me lembra um bom ano da minha vida, quando eu viajava muito e só tinha o VTT como companhia...
Exato. Eu cheguei a entrar em contato com eles (e com duas outras bandas do site GarageBand, e uma do ReverbNation) para conseguir autorização para usar certas músicas, mas nunca obtive resposta. Foi quando me lembrei do Marcos Kleine, e ele me respondeu de imediato deixando usar suas músicas.
PoetaMórbido escreveu:O VTT já está no nº 81? Estou muito atrasado, o último que ouvi foi o nº 40... Alguns pontos que preciso esclarecer, se você não tem interesse em psicologia pule para o fim da página.
Eu sabia que tínhamos simplificado demais e esperava que alguém pudesse explicar aqui nos fóruns. Faleu, Poeta!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Dbohr em Qui Abr 08, 2010 6:26 am

Lu "Black Wolf" escreveu:hauhauahuahuahuahua
O Ivar veio dos confins da terra....

Ivar, não fala mal da desgraça alheia....coitados dos cariocas
Vc não tem dó de ninguém...nem de carioca, nem saci....nada?!

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Renato de Recife em Qui Abr 08, 2010 7:17 am

Sem querer ser insensível (como o Ivar) e fazendo um off-topic básico, essas chuvas torrenciais não acontecem com frequência no Rio e em São Paulo? Ou essas últimas foram realmente acima do normal?

Aqui em Recife basta chuver durante uns 30 minutos que a cidade para, mas não vejo como um problema meteorólogico, a questão é que os prefeitos preferem gastar o dinheiro dos meus impostos fazendo festa de carnaval, são joão, natal e reveillon ao invés de investir na infraestrutura da cidade.

Saindo do off-topic e voltando ao tema, alguém já narrou uma campanha de Star Wars com um grupo de Siths? Poderia contar aqui como foi? Morro de vontade de jogar uma assim, o foda é que ia ser um lightsaber backstabbing sem fim.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Abr 08, 2010 8:51 am

Deixo os comentários sobre infra-estrutura para nossos membros paulistanos e fluminenses. Aqui em RAO é igualzinho.
Renato de Recife escreveu:(...) alguém já narrou uma campanha de Star Wars com um grupo de Siths? Poderia contar aqui como foi?
Bem curta, tenho certeza.
Duel SW

Comandante
Comandante

Mensagem por Ivar em Qui Abr 08, 2010 8:58 am

Renato de Recife escreveu:Sem querer ser insensível (como o Ivar) e fazendo um off-topic básico, essas chuvas torrenciais não acontecem com frequência no Rio e em São Paulo? Ou essas últimas foram realmente acima do normal?

Aqui em Recife basta chuver durante uns 30 minutos que a cidade para, mas não vejo como um problema meteorólogico, a questão é que os prefeitos preferem gastar o dinheiro dos meus impostos fazendo festa de carnaval, são joão, natal e reveillon ao invés de investir na infraestrutura da cidade.

Renato, posso falar por SP e também por RP, pois já vi os problemas de enchente acontecendo por aqui. Em SP, enchente já é, infelizmente, algo esperado entre dezembro e abril, que são os meses em que o céu abre e São Pedro manda água de baldada. No meu tempo de faculdade, quando eu morei por lá, era comum o pessoal da USP (que fica próximo ao rio Pinheiros) abandonar as aulas e o campus assim que o tempo fechasse, sob risco de ficarem ilhados e não conseguirem voltar pra casa. Os problemas de SP, basicamente, são dois: historicamente a área era um brejão, e propensa a acumular água. Para encaroçar ainda mais o angu, 400 anos de crescimento desordenado deixaram a cidade inteira impermeabilizada, então toda a água flui para um dos dois rios da cidade (Pinheiros e Tietê).

Em RP a coisa não é muito diferente. O problema é que, além de chover aqui na cidade, também chove muito em volta daqui. Quem conhece Ribeirão sabe que a cidade é construída em um buraco. A parte mais baixa da cidade, o centro, recebe então a água da chuva que cai aqui e também a chuva que escoa das cidades vizinhas, fazendo com que a área central vire um latrinão nessa época em que cai mais água. Está rolando uma obra na confluência dos dois rios da cidade (vulgo "córrego da baixada" e "rio bosteiro"), mas só o tempo vai dizer se a obra vai funcionar, ou se vai ser mais um repositório de esgoto / spawning pool de leptospirose.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por Ivar em Qui Abr 08, 2010 8:59 am

Renato de Recife escreveu:Saindo do off-topic e voltando ao tema, alguém já narrou uma campanha de Star Wars com um grupo de Siths? Poderia contar aqui como foi? Morro de vontade de jogar uma assim, o foda é que ia ser um lightsaber backstabbing sem fim.

Renato, tá aí uma boa ideia para complementar o episódio "O Jogo Solo". Acho que, num grupo, iria ter bastante backstabbing, mas se fosse para mestrar para um jogador somente, acho que seria muito bom.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Dbohr em Qui Abr 08, 2010 9:26 am

É a mesma coisa no RJ - a topografia não ajuda. E além disso, as sucessivas administrações não fazem planejamento de longo prazo. Mais considerações no meu blog, clicando ali na assinatura.

Sobre o episódio :

Algumas das cenas mais memoráveis nos jogos que participei/ mestrei foram graças a um jogador em particular que, meio sem querer, acabava virando o vilão. E isso não era nem um pouco segredo, já que todo mundo interpretava "no aberto", sem essa de ficar passando bilhetinho pro DM. O mais legal é que esse jogador geralmente queria ser o herói!

Por fim, mas não menos importante, a Bohemia Confraria é bem legal, mas a Oaken é muito melhor. E para quem não gosta das mais encorpadas, tem a Weiss também. Se algum dia eu voltar a RP, a gente tem que marcar na Choperia Pingüim!! Ela ainda existe, certo?

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Abr 08, 2010 9:44 am

Dbohr escreveu:Por fim, mas não menos importante, a Bohemia Confraria é bem legal, mas a Oaken é muito melhor. E para quem não gosta das mais encorpadas, tem a Weiss também. Se algum dia eu voltar a RP, a gente tem que marcar na Choperia Pingüim!! Ela ainda existe, certo?
Sim. De fato, há três (mas tem uma em BH também, hehehe). O chope não é mais o da lenda, é chope Antarctica normal. Mas a lenda de que ele vai direto da cervejaria para a choperia, sem chacoalhar ou tomar sol se mantém, e por isso o chope do Pinguim parece que é mais gostoso, mais cremoso.

Particularmente, eu prefiro o ChoppTime Street.

Comandante
Comandante

Mensagem por Ivar em Qui Abr 08, 2010 9:47 am

Dbohr escreveu:Por fim, mas não menos importante, a Bohemia Confraria é bem legal, mas a Oaken é muito melhor. E para quem não gosta das mais encorpadas, tem a Weiss também. Se algum dia eu voltar a RP, a gente tem que marcar na Choperia Pingüim!! Ela ainda existe, certo?

O Pinguim é a cervejaria preferida...

...dos turistas! :brinde:
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Qui Abr 08, 2010 10:25 am

Ivar escreveu:

Discordo!
Como gosto é que nem c*....cada um tem o seu.....
Eu ADORO o Pinguim e o chopp de lá
Delicioso!!!!
A serpentina é ENORME e é resfriada no gelo mesmo...dentro de uma câmara fria....
O chopp fica ali quietinho descansando mais de 24 horas e sai geladérrimo e perfeito....(espuma, sabor)
A tiragem do chopp tb é perfeitosa e os caras tiram o colarinho como vc pede....
ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

:willynilly: :willynilly:
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.lucidasdemencias.blogspot.com

Mensagem por Ivar em Qui Abr 08, 2010 10:34 am

Que nem cu não... gosto é igual pé. Todo mundo tem... mas alguns não tem!
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Qui Abr 08, 2010 10:35 am

Ivar escreveu:Que nem cu não... gosto é igual pé. Todo mundo tem... mas alguns não tem!

MALVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO

Devil
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Mensagem por Dbohr em Qui Abr 08, 2010 11:21 am

Ué, nada contra visitar quatro ou cinco choperias diferentes. O turista aqui agradece :-D

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por diMachiavelli em Qui Abr 08, 2010 2:04 pm

Opa, como vão gents?

Olha, fantástico esse episódio... até porque vocês tentaram fazer uma coisa pra players!!! Coincidentemente eu estou usando duas personagens com o perfil que mencionaram e vou falar: realmente é muito louco!

Um deles eu uso o perfil de anti-herói e outro o de personagem mau mesmo. Se me permitem deixo aqui todo a minha experiência de jogador com o embasamento para a concepção do mesmo.

- Comandante Kerensky (Humano Warlord, Luskan): a personagem integrava o último bastião de civilidade daquele pardieiro, aquartelado com um punhado de cidadãos-guerreiros. Seu superior tinha atitudes complacentes com o modo de vida corrupto da cidade (agia muito na defensiva, ou seja, cedo ou tarde a resistência cairia). Quando o NPC morreu, in-game, o lado totalitário da personagem aflorou e, numa manobra muito trabalhosa, colocou as guildas de bandidos contra os piratas que assolavam aquele litoral e botou no meio os comerciante/ traficantes/ contrabandistas corruptos que ganhavam com a balbúrdia. Quando a guerra civil estava rolando solta Comandante Kerensky entrou o meio pegando o menos debilitado numa chuva de destruição (a cidade literalmente queimou) e foi lavando...

... o objetivo dele é a reforma e obliteração de todos aqueles que ele considera potencialmente criminoso; a personagem mandou arrancar a mão direita de cada ladrão e colocar junto às entradas da cidade para passar o recado de que a Lex talionis vigora no lugar.

A chave para o Warlord é ignorar quaisquer limites sociais que utilizamos e focar somente no objetivo (Lawful Neutral; sei que este perfil não existe na quarta edição, mas uso o alinhamento Unaligned para que, realmente, o que deve ser feito deve ser feito, com amoralidade total e total falta de remorso). O perfil da personagem foi tirado de Gengis Khan, mas eu tento usar um que de Napoleão Bonaparte para inflar os corações dos seus camaradas (Bravura Presence) e um perfil mais bárbaro de ação, com direito à assaltos contra qualquer reminiscência de vilania que ele detecte.

- Albrek Zahar (Shadar-Kai Warlock – Dark Pact -, Netheril etc): esta personagem foi baseada em “V”, um seriado bem antiguinho que passa na TCM hoje (e que tem um remake na Warner). Possuindo treinamento diferenciado em Netheril, como todo Warlock de daquele império, a personagem possui um pacto com o Conselho dos Doze em Shade Enclave e o objetivo que foi passado à ele é se infiltrar nas culturas de Toril e reportar informações ao Império.

Esta personagem eu não estou nem aí, empacou na frente passo por cima como um tanque de guerra... mau e vingativo, Zahar usa os outros com a facilidade que alguém respira e jamais visando o curto prazo, mas angariando poder para o futuro.

Para esta personagem uso todos os vícios que conheço (e conhecemos) de ciência política, onde o maquiavelismo é a menor das características...

Olha, acho que são exemplos de MOs e perfis... gostaria de saber os de vocês. De onde surgiram e a inspiração para as malevolências >)

Malz pela encheção!
diMachiavelli
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://engenheirosdosonhos.blogspot.com/

Mensagem por Renato de Recife em Qui Abr 08, 2010 3:52 pm

Dbohr escreveu:Ué, nada contra visitar quatro ou cinco choperias diferentes. O turista aqui agradece :-D

City tour de choperia em Ribeirão Preto? Eu topo :brinde: drunken
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Sab Abr 10, 2010 6:33 pm

Gostei do episodio e do tema, pena que o mestre que tinha não permitia personagens maus...
Uma vez criei uma historia MUITO PESADA tão pesada que deixei meu grupo passando mal e vetaram o Pj, e acho que era tão coisa ruim (até hoje não sei como escrevi aquilo com meus... 17 anos... sei-la quando foi rsrsrsrs) que foi a única coisa que não salvei do meu HD quando ele deu pau a muito tempo atrás. Até hoje acho mó da hora, mas o personagem ia ser bem insensível com tudo mesmo, acho que a motivação dele era algo do tipo “não irei me matar e como não posso me vingar ou impedir o mundo criar outros como eu”. Não lembro bem, meu cérebro não quer voltar para o posso de onde a historia saiu, huahuahuahuahua

Não sei porque mas tive novamente a impressão de ouvir o Rodolfo falando sobre isso de mora, imoral, sociopata, etc...

Como já disseram faltou mais exemplo, e um pouco de profundidade, esperava uma discussão mais filosófica sobre o conceito de Mal e Mau. Mas gostei do episodio...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por diMachiavelli em Dom Abr 11, 2010 9:47 pm

Olá, caro Arquimago. Como vai?

Eu não entendo o motivo, mas acho que os RPGistas gostam de uma descarga de substâncias nos cérebros...

Digo isto porque jogar com alguém sem limites e cuja consequência é tão ínfima se comparado com a da vida real que a gente acaba viciando nisso (as sensações provocadas pela liberação de serotonina etc no nosso sistema).

Mas eu estava pensando nisso enquanto viajava para casa: a gente, pelo menos eu, gosta(o) de explorar as "áreas cinzas" dos conceitos tabuístas e manter meus critérios intactos, porque a gente se sente meio que abraçando a nós mesmos com uma sensação de auto-conhecimento difícil de se ver... e livre dos medos que permeiam e penetram a sociedade.

Ainda estamos presos na carcaça mortal, mas pelo menos temos a sensação de saber mais sobre nós mesmos =)

Pelo menos é o que eu acho... esse pode ser uma reflexo.

Até mais.
diMachiavelli
Recruta
Recruta

Mensagem por Arquimago em Seg Abr 12, 2010 1:21 pm

Vou bem sim diMachiavelli, e você? thumbsup

Entendo seu ponto de vista e penso o mesmo é muito interessante "testar" atitudes que não teremos na vida real com um Pj e voltar a nos mesmos.

Os atores fazem o mesmo e por isso muitos deles tem muito auto-conhecimento, pelo menos foi o que um trupe de teatro me disse, e quando digo atores, digo bons atores.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mo(nica) em Seg Abr 12, 2010 5:58 pm

Ivar escreveu:

Nao curto cerveja nem chopp....
Mas se tanta gente fala deve ser.....

E que é o point numero 1 dos turistas isso é mesmo...

Ao menos a caipirinha de lá é realmente boaa....eeeeee :willynilly:
Mo(nica)
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Seg Abr 12, 2010 6:02 pm

:brinde:
Drink
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Mensagem por Mo(nica) em Seg Abr 12, 2010 6:02 pm

Renato de Recife escreveu:
Dbohr escreveu:Ué, nada contra visitar quatro ou cinco choperias diferentes. O turista aqui agradece :-D

City tour de choperia em Ribeirão Preto? Eu topo :brinde: drunken

E bora marcar um RPGcontro no pinguimmm!!!!!

A Lu com certeza vai agradecer!!!!

Depois daquela propaganda toda sobre o chopp ate me interessei..... :brinde:
Mo(nica)
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Seg Abr 12, 2010 6:04 pm

:agree:
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Mensagem por Mo(nica) em Seg Abr 12, 2010 6:29 pm

Arquimago escreveu:Gostei do episodio e do tema, pena que o mestre que tinha não permitia personagens maus...
Uma vez criei uma historia MUITO PESADA tão pesada que deixei meu grupo passando mal e vetaram o Pj, e acho que era tão coisa ruim (até hoje não sei como escrevi aquilo com meus... 17 anos... sei-la quando foi rsrsrsrs) que foi a única coisa que não salvei do meu HD quando ele deu pau a muito tempo atrás. Até hoje acho mó da hora, mas o personagem ia ser bem insensível com tudo mesmo, acho que a motivação dele era algo do tipo “não irei me matar e como não posso me vingar ou impedir o mundo criar outros como eu”. Não lembro bem, meu cérebro não quer voltar para o posso de onde a historia saiu, huahuahuahuahua

Não sei porque mas tive novamente a impressão de ouvir o Rodolfo falando sobre isso de mora, imoral, sociopata, etc...

Como já disseram faltou mais exemplo, e um pouco de profundidade, esperava uma discussão mais filosófica sobre o conceito de Mal e Mau. Mas gostei do episodio...

Poxa... agora realmente fiquei curiosa... (e nao diga que é redundante mulher e curiosidade, hein .... rs)
Se voce lembrar algo, põe na roda e compartilha com a gente.... thumbsup

Depois desse podcast decidi.... vou fazer um personagem malvadão.... ou um sociopata... hua hua hua
O nome dele será Ivar Hellfire ... em homenagem a um ser maligno que eu conheço (e que tambem atende por Lu..cifer).... só espero conseguir ser tão mal quanto ele..... chainsaw

Aaahhhh.... EU sei a real origem do Ivar.... mas eu falar algo... eu posso "sumir"... entao... boa sorte pra vcs que querem descobrir esse segredo tao bem guardado... (eu demorei uns 4 anos)
Mo(nica)
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por diMachiavelli em Ter Abr 13, 2010 9:29 am

Olá novamente Arquimago,

Eu não tinha parado para ponderar acerca do Teatro ou de qualquer manifestação de arte, mas foi muito boa a colocação. Se tiver algum exemplo de como os artistas fazem essas coisas de entrar e sair das personagens também acho válido você mencionar. Digo isto porque, ao lidar com ou interpretar PCs de índole duvidosa/ não convencional é importante ajudar os jogadores a se desvincular deles, não?

Monica... tsc, tsc, o que vou falar pra você? Acha bonito acordar na rua com o cachorro lambendo a boca? Smile
Aiaiai...
(ei, é brincadeira. Segura o fuzil aí!)

Origem do Ivar... não sei não, mas ele parece ter mais de quatro anos. Mas assim, só uma suposição minha!
tongue
diMachiavelli
Recruta
Recruta

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: