Sessão 80: remakes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 80: remakes

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Abr 02, 2010 8:17 am

Você já requentou uma aventura velha? Não diga isso… diga que é um remake de um jogo clássico das mesas de antigamente! Esta semana, Artur, Ivar, Luciana e Marcelo vão falar de aventuras, personagens e aventuras que são… remakes!

[05:20] Definindo remake (e falhando).
[20:37] Fazendo remakes de aventuras e personagens.
[32:42] Remakes de sistemas?
[45:35] Estreia do bloco Macabramente, com o conto Tranças.
[55:03] Vozes de Fundo: Remakes!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 80: remakes

Mensagem por DM Rafael em Sex Abr 02, 2010 11:39 am

Ainda não terminei de ouvir o episódio. Por incrível que pareça, é mais difícil ouvir em casa do que no trabalho ou na rua.

Mas já adianto que estou sempre reciclando ideias antigas ou não utilizadas de jogos passados. Personagens então, nem comento! Talvez seja falta de criatividade, mas eu gosto de chamar de nostalgia , onde tenho a chance de revisitar a mesma história sobre outra ótica e com novos personagens.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thay.narrador em Sex Abr 02, 2010 4:00 pm

Fantástico, venho acompanhando nas escondidas o Vozes d=] esperando uma boa hora para comentar d=x

Então, fantástico e uma coisa que pude notar foi justamente a mudanças das coisas conforme os tempos. Sempre recomendo os PodCasts do Vozes para outros narradores (naum divulgo para jogadores se não estraga as idéias q vcs me dão qxD).

Seguindo o assunto dos Remakes, gostaria que o Vozes fizessem um PodCast sobre as diferentes gerações de RPG, desde os antigos WarGames até a tal suspeita de uma 4ª geração.

VlW q=D (y)
Thay.narrador
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Sex Abr 02, 2010 5:44 pm

Ótimo tema. Já reciclei algumas aventuras. Sempre rola de acrescentar algo novo!
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Tabris em Sex Abr 02, 2010 7:38 pm

Eu não gosto da 4ª edição.
Só para deixar claro
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tabris em Sex Abr 02, 2010 8:26 pm

E sobre remakes. Eu to fazendo uma adaptação de Eberron para Savage Worlds, quando tiver as coisas + ou - definidas eu vou postando aqui.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por ferxnomath em Sex Abr 02, 2010 8:41 pm

Gosto de um tipo de "remake" que é juntar varios personagens de campanhas diferentes e formar um grupo, algo meio Liga Extraordinária e meio Exilados da Marvel

E olha que remake legal da Liga

Pena que é April Fool Sad
ferxnomath
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tabris em Sex Abr 02, 2010 8:43 pm

ferxnomath escreveu:Gosto de um tipo de "remake" que é juntar varios personagens de campanhas diferentes e formar um grupo, algo meio Liga Extraordinária e meio Exilados da Marvel

Eu sei... Eu sou novinho e além de não ter visto metade do que eles falaram nesse episódio (Eu não vi Labirinto nem O Feitiço de Aquila) não sei quem são os dois das pontas. Alguem me ajuda?
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Abr 02, 2010 9:08 pm

Na ordem, da esquerda para direita:

Lisa, a "Mulher Nota Mil" (Kelly LeBrock), MacGyver (Richard Dean Anderson) "Profissão Perigo", Doc Brown (Christopher Lloyd) do "De Volta para o Futuro", Bad Attitude Baracu (Mr. T) do "Esquadrão Classe A" e o Jack Burton (Kurt Russell) do "Aventureiros do Bairro Proibido".

E a figura é genial :-)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Sab Abr 03, 2010 6:49 am

Tabris escreveu:Eu não gosto da 4ª edição.
Só para deixar claro

Eu tô jogando a 4ª Ed para conhecer. Mas não foi do meu agrado, não. A sorte é que o grupo é bom :-)
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por DM Rafael em Sab Abr 03, 2010 7:18 am

Curiosamente, eu gosto muito mais da quarta edição do que da terceira. As regras básicas ficarem bem melhor resolvidas, e as resoluções ão mais simples.

Mas tenho que admitir que é muita informação pra lembrar na hora da ação. Vários poderes, várias condições e efeitos. É muito fácil esquecer de alguma coisa. Nesse sentido, ainda prefiro o Star Wars Saga.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sab Abr 03, 2010 7:43 am

Vou discordar do Ivar e concordar com o Arthur no seguinte: remake é quando você conta a mesma história de um jeito diferente. Exemplo: Battlestar Galactica original vs. Battlestar Galactica recente.

Efetivamente, é possível fazer remakes dentro de uma mesma série. Tudo depende do roteirista :-)

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Sab Abr 03, 2010 7:49 am

Dbohr escreveu:Vou discordar do Ivar e concordar com o Arthur no seguinte: remake é quando você conta a mesma história de um jeito diferente. Exemplo: Battlestar Galactica original vs. Battlestar Galactica recente.

De acordo. Também senti a fala de comentarem do Galactica. Pra mim, remake tem que ser na mesma mídia, do contrário é versão ou adaptação. O Senhor dos Anéis do Peter Jackson não é um remake da obra de Tolkien, é uma versão para o cinema (e vídeo). Agora se alguém resolvesse fazer uma nova versão do pavoroso desenho do Senhor dos Anéis, ai sim seria remake.

Alias, o RapaduraCast fez recentemente um episódio justamente comentando "adaptações, remakes e reboots". Segue link.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dbohr em Sab Abr 03, 2010 7:54 am

Já o caso do Eu, Robô (livro vs filme do Will Smith), não é remake, nem reboot, nem versão: é picaretagem, mesmo jocolor

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Sab Abr 03, 2010 7:55 am

Tabris escreveu:
ferxnomath escreveu:Gosto de um tipo de "remake" que é juntar varios personagens de campanhas diferentes e formar um grupo, algo meio Liga Extraordinária e meio Exilados da Marvel

Eu sei... Eu sou novinho e além de não ter visto metade do que eles falaram nesse episódio (Eu não vi Labirinto nem O Feitiço de Aquila) não sei quem são os dois das pontas. Alguem me ajuda?

DM Rafael escreveu:Na ordem, da esquerda para direita:

Lisa, a "Mulher Nota Mil" (Kelly LeBrock), MacGyver (Richard Dean Anderson) "Profissão Perigo", Doc Brown (Christopher Lloyd) do "De Volta para o Futuro", Bad Attitude Baracu (Mr. T) do "Esquadrão Classe A" e o Jack Burton (Kurt Russell) do "Aventureiros do Bairro Proibido".

E a figura é genial :-)

Meus olhos se encheram de lágrimas de felicidade, ah os Anos 80, uma época trash que não volta mais (espero), mas é um absurdo não terem colocado o Thomas Magnum (Magnum, P.I.) e nem o Sonny Crockett (Miami Vice).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Dbohr em Sab Abr 03, 2010 8:02 am

Quanto à pergunta lançada no final do episódio: não sou publicitário, mas acho que são as duas coisas. Há o talento nato, e há a técnica adquirida para que se possa expressar melhor a criatividade. Ter boas ideias é importante, mas saber como expressá-las de uma maneira palatável (ou mesmo inteligível) é algo igualmente importante. E isso se aprende.

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Sab Abr 03, 2010 8:07 am

E eu completo: criatividade apenas não basta. Tem que ter disciplina e foco.

Já vi vários "deziguiners" criando layouts super criativos, mas que passam longe do briefing original do trabalho.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sab Abr 03, 2010 4:07 pm

Em primeiro lugar, Smallville não é Friends com superpoderes Frenzied Friends é muito melhor Very Happy

Acho que vocês fizeram uma tremenda salada com Remake, Sequência, Adaptação e Spin-Off.

Remake é refazer alguma coisa, com os mesmos personagens e a mesma história ou parecida, como esse último filme do Lobisomem.

Sequências são histórias diferentes com os mesmos personagens, mas seguindo uma cronologia, como Harry Potter e Indiana Jones.

Adaptação é quando você transporta uma história de uma mídia para outra, como o Senhor dos Anéis que passou de livros pra cinema.

Spin-Off é quando uma história dá origem a outras no mesmo universo, como é o caso do CSI, CSI: New York e CSI: Miami.

Bem, essas são as minhas opiniões.

Quanto ao "Shazam", o nome do herói é Capitão Marvel e Shazam é o nome do mago que deu poderes a ele, quando o nome era dito o Billy Batson se transformava em adulto superpoderoso. E o Billy não usava muletas, ele tinha um amigo chamado Freddy Freeman que usava cadeira de rodas, o Billy partilhou seus poderes com o Freddy e sempre que ele dizia "Capitão Marvel" recebia metade do poder do Capitão.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Dom Abr 04, 2010 9:47 am

Primeiro o Renato de Recife explicou muito bem o que ia falar sobre as definições que vocês deixaram bem confusas. :agree:

Segundo gostei o episódio e de como foram suas "revisitações", os exemplos que deram e das discussões, só esse detalhe de termos que foi meio "fail".

O Conto foi super mega, massa! Adorei pretendo acompanhar no blog também!

E o Ivar disse o que achei da edição muito boa. Marcelo qual o outro conto dele? Acho que até percebi que era dele, mas não lembro qual era e queria ouvir novamente.

Sobre a Pergunta do final.

Eu acredito que os dois, eu por exemplo sou muito criativo tenho varias idéias mas nem sempre elas são adequadas ou fazem sentido.

O me faz pensar que ser criativo é uma coisa, é ter muitas idéias, agora o que se pode aproveitar da criatividade é outra questão beeeem diferente.

O interessante é ser criativo que acho que é mais ligado a algo natural, mas que se pode aprender se você for estimulado ou dar uma forçada para um certo tipo de ambiente, o que entra a segunda questão. Aproveitamento

Aproveitar a criatividade é aprendido, é o famoso "ter noção" ou "descomfiometro" para que a criatividade esteja canalizada em algo útil para o grupo naquele momento, que se adéqüe a situação apresentada. Para não gerar cosias que o restante vai achar muito bizarro quando isso não é o que se quer.

Então em resumo acho que criatividade é natural, mas a utilização delas de forma adequada é aprendida e também pode ser aprendida para ambientes específicos quando se é "treinado" para isso, porem ai talvez se faça muito mais revisões que algo 100% novo(se é que isso é possível considerando quanto tempo já estamos existindo na terra como seres humanos e pegando o núcleo das idéias e não suas aparências).

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Dom Abr 04, 2010 11:59 am

Realmente, eu tinha muita coisa pra falar sobre a confusão que vocês fizeram no Vozes de Fundo, mas o Renato disse tudo. Faço minhas as palavras dele.

E sobre a pergunta do final: Agora vocês me pegaram. Mandaram a bomba pra gente desarmar, pra não ter que ficar com o pepino? Sacanas... Very Happy

Eu nunca pensei sobre isso. Me acho criativo e não aprendi em lugar nenhum (que eu lembre). Mas vou perguntar a um amigo meu que cursa publicidade, e se for uma coisa que pode ser aprendida, já escolhi o curso que vou fazer! uaehuhuaeaa...
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Fã da Daemon em Dom Abr 04, 2010 3:52 pm

Ainda nem terminei de ouvir o episódio,mas assim que me citaram tive que vir aqui comentar =D

Pessoal sou fã da Daemon mas sou um fã recente,ja jogo rpg a muito tempo,mas comecei a narrar no final do ano passado e escolhi o sistema Daemon por que é o mais fácil e genérico na minha opnião (além de ter muito material no site e os livros serem bem baratos),para os meus jogadores "iniciantes" foi o sistema ideal.
Na verdade livro da Daemon mesmo eu só tenho o Anime RPG que comprei para ensinar as regras do sistema aos meus jogadores (se deus quiser amanhã compro o Invasão =D),o Trevas e o Arkanun eu acho até bem interessantes mas não pretendo comprá-los agora (são um pouquinho mais caros e meus jogadores não gostam de terror =( ).
Por tanto não sei se sou o mais apto a responder as críticas de vocês...mas como já disse,o que eu gosto no Daemon é sua simplicidade nas regras,a disponibilidade de material com os netbooks (inclusive estou tentando escrever alguns),o preço dos livros oficiais e o fato de ser genérico.

PS.: Já que o assunto é sistemas,estava eu ouvindo o podcast sobre horror pessoal... será que alguém aí se dispõe a narrar um rpg de horror pessoal (não sei jogar storyteller)? por que sinceramente achei IMPOSSÍVEL fazer um jogador sentir o chamado "horror pessoal",então? alguém se habilita (encarem como um desafio amistoso)?

Parabéns pelo podcast,está bem legal!
Fã da Daemon
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://daemonfan.blogspot.com

Mensagem por Dbohr em Dom Abr 04, 2010 5:45 pm

Não gosto de tocar neste assunto do plágio da Daemon, que já deu em discussões horrendas na internet e em pessoa, pra não dizer nas páginas das revistas.

Mas o fato é que o sistema do Arkanum (a primeira revista-jogo) tinha coisas muito parecidas a sistemas como Ars Magica; Dameon tinha (ou tem, não sei) uma tabela de resolução idêntica ao do Call of Cthulhu.

Se foi plágio ou não, prefiro não dar minha opinião. Mas o comportamento do Marcelo Del Debbio e de seus colegas nunca me foi lá muito palatável, então sempre passei longe desses jogos,

Dbohr
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Abr 04, 2010 6:14 pm

Sobre remakes, a linha não é nem um pouco tênue. Remake é quando você pega uma história que já foi feita e a refaz. Contar a história de um livro no cinema, ou de um filme no gibi, não é remake. Ou melhor, só fazer isso não é remake. Isso é uma versão.

Remake é quando você pega uma história que já foi contada e a conta novamente — não interessa se é recontada igualzinha ou mudando elementos, a ideia por trás de um remake (quer os criadores do remake admitam ou não) é apagar a história original e fazer de novo; ou melhor, fingir que a original não aconteceu e contar aquela história novamente (o motivo é geralmente atualizar a história para um novo público).

"Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan" não é um remake de "Jornada nas Estrelas: O Filme", é uma continuação. Se alguém filmar algum dia um novo Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan — aí, sim, teremos um remake.

Mesmo episódios de TNG, como "The Naked Now" que é descaradamente o mesmo roteiro do episódio "The Naked Time" da TOS, não são remakes. Os eventos de "The Naked Time" aconteceram no passado de TNG e não foram ignorados — de fato, a tripulação da Enterprise-D resolve a encrenca consultando os bancos de dados e vendo como é que a tripulação do Kirk saiu daquela.

Se uma série produz um rebendo, como CSI criando SCI Miami e SCI Nova Iorque, ou o filme Star Gate gerando a série Star Gate SG-1, Star Gate Atlantes e Star Gate Universe, isso é outra coisa completamente diferente, chamado spin-off.

Se uma série ou filme (ou livro, ou gibi) retoma um evento não resolvido, uma ponta solta, de um episódio anterior (ou a velha e clássica e batida volta do vilão que todo mundo pensou ter morrido) também não é um remake, justamente porque a coisa mais importante desse episódio novo é o anterior — quando, num remake, o episódio original é completamente ignorado, justamente porque o novo é, de fato, um refazimento daquele, fingindo que o original nunca existiu.

Remakes:
- A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
- Os Infiltrados (2006)
- Scarface (1983)
- Vanilla Sky (2001)
- Onze Homens e Um Segredo (2001)

NÃO SÃO remakes:
- O Incrível Hulk (2009), porque não explicitamente ignora qualquer evento do Hulk do Ang Lee.
- Death Race, porque apesar de certos atores do filme original aparecerem na versão mais nova, o filme dá a entender que o primeiro Death Race 2000 aconteceu poucos anos antes.
- As séries Battlestar Galactica, V e A Mulher Biônica são uma outra coisa, nova, chamada reimagining; escapa da definição de remake porque apenas a ideia da série original foi usada; mas tudo foi tão mudado que a série é algo completamente novo.
- Superman Returns, porque ignora o Superman III e IV dos anos oitenta, mas é uma continuação direta do filme Superman II de 1980 (todos esses estrelados pelo Christopher Reeve). Por causa disso, Superman Returns é considerado como sendo ao mesmo tempo uma continuação, um remake e um reboot.

Um tipo de revisitação de uma história bastante na moda atualmente é o reboot (ou re-boot), que pode ser considerado um tipo de remake, que não exatamente reconta as histórias dos filmes, mas ignora-as em nome de uma versão mais moderna. São reboots:

- Batman de Chris Nolan (em relação ao Batman de Tim Burton).
- Star Trek de JJ Abrams (reseta a série clássica).

Note que Star Trek de 2009 não é um remake, porque não conta novamente nenhuma das histórias da série clássica, mas sim dá um "reset" na série. Curiosamente, justamente por ser Jornada nas Estrelas aquele filme, de fato, cria uma linha temporal alternativa (dentre tantas outras já visitadas por praticamente todas as tripulações de todas as séries). Ou seja, os eventos de TOS ainda aconteceram, mas numa realidade alternativa.

Reforçando: remake é refazer. Se alguém resolver filmar novamente a triloria dos anos 1970-80 de Star Wars, será um remake. Se JJ Abrams usar Khan como vilão de Star Trek 2, será um remake do personagem.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por xisberto em Seg Abr 05, 2010 7:52 am

Vou começar chutando o balde: achei que o episódio seria bom, mas foi ruim. Como comento pouco, tentarei fazer uma crítica construtiva.

Voltem, por favor, com as Vozes de Fundo para o formato original. Essa ficou muito séria, não saiu do assunto do episódio, e o Ivar bagunçou toda a definição de remake (que o Renato e o Marcelo consertaram).

E o próprio assunto do episódio ficou confuso, começou com uma premissa (refazer aventuras ou personagens em outros momentos) e continuou com outra (adaptar livros, filmes, músicas e outras coisas para RPG). Saíram ótimas ideias, mas o foco foi perdido. Faltaram coisas do tipo: quando dá certo fazer remakes, quando não dá certo, dicas de como fazer, e outras coisas sempre presentes que fazem o Vozes um RPG que realmente ajuda o DM a criar aventuras melhores.

Por fim, como ouvinte do Estilingue, gostei do conto do Alex, mas não só pela técnica, mas pelo conto em si.
xisberto
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Seg Abr 05, 2010 8:35 am

xisberto escreveu:Voltem, por favor, com as Vozes de Fundo para o formato original. Essa ficou muito séria, não saiu do assunto do episódio, e o Ivar bagunçou toda a definição de remake (que o Renato e o Marcelo consertaram).

Sou obrigado a admitir que a coisa saiu um pouco do controle mesmo. A empolgação com o tema falou mais alto.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: