Sessão 9: Espada e Planeta

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Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Arquimago em Ter Fev 17, 2009 3:31 pm

Não tivemos muitas discuções sobre o teme não lembro se os ouvintes acharam muito interessante.
Eu achei!

Bem esse post é mais para passar o link de uma notica que vi hoje. Então ai vai ela, e alguem conhece, pode faalr sobre isso?

http://www.ambrosia.com.br/2009/02/17/rpg-de-fantasia-espacial-pulp-em-marte/

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Fev 17, 2009 5:24 pm

Nossa, Guerra dos Mundos encontra Planeta dos Macacos!

O sistema Savage Worlds eu conheço e é muito legal. Sua principal característica é ser um sistema bem enxuto (para ter uma idéia, o módulo básico custa US$ 9,90) e genérico, com suplementos gordos e completos, baseados em vários gêneros (Deadlands, Solomon Kane, 50 Fathoms, Rune Punk e, agora, Mars), algo como um GURPS reverso.

Eventualmente o Vozes da Terceira Terra fará um playtest de Savage Worlds, mas só depois de acabarmos com as caixas básicas de AD&D. Então, não em 2009.


Última edição por cimmerian em Ter Fev 17, 2009 5:25 pm, editado 1 vez(es) (Razão : eu não sei escrever)

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Arquimago em Ter Fev 17, 2009 9:29 pm

Nossa são tantas caixas assim?!

Bom saber, que o jogo é de qualidade.

Mas o que você considera um GURPS reverso?

Primeiro o cenário especifico depois regras genericas?

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Fev 17, 2009 9:43 pm

O GURPS é um sistema-base completo, que procura prever todas as situações, cenários e possibilidades de jogo. Já seus suplementos, com algumas exceções (Ultra-Tech, Cars) possuem muito fluff e só um pouquinho de crunch.

O Savage Worlds é exatamente o oposto, porque seu sucinto livro-básico tem poucas regras. De fato, é um livro sobre como fazer regras. Já seus suplementos (na verdade, cenários) são calhamaços vastos repletos de regras direcionadas detalhadas e voltadas para aquele cenário.

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Arquimago em Ter Fev 17, 2009 10:02 pm

Muito interessante!

Gostei dos dois acaminhos.

Apenas não sei o que é fluff e crunch, mas acho que captei a ideia.

Nossa Talvez GURPS sejá mais pratico porque ficar aprendendo regras é complicado, mas com a onda d20 saber um basico e depois aprender o especifico ficou normal também.

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Allian em Ter Fev 17, 2009 10:42 pm

espada e planeta vai bem com mago a ascensão e com choque de cenarios de D&D/d20 modern. eu particularmente conheço esse bem. nunca fui muito fã de GURPS (mais por ter jogado uma seção só, razoavel). tambem nunca tentei o Savage Worlds. ja vi que tenho muita coisa pra experimentar ainda! (maudita falta de tempo pra organizar um grupo!).

pergunta: embora seja um exemplo estranho, a entrada do grupo das crianças no mundo de caverna do dragão poderia ser um exemplo de espada e planeta? afinal eles vieram de outra realidade...
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Crunch e fluff

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Fev 17, 2009 10:46 pm

Dei esta explicação nos fóruns do D&D Brasil ano passado: "Acho que foi Gary Gygax quem disse que há dois elementos no Dungeons & Dragons, o «crunch» e o «fluff». «Crunch» são as regras, a mecânica, tabelas e números; «Fluff» é a ambientação, o 'flavour' do jogo, o cenário. Na junção dos dois elementos temos o D&D.

Essa metáfora pode ser estendida para qualquer outro RPG. O livro GURPS Illuminati quase não tem «crunch», ao passo que o GURPS Ultra-tech é «crunch» puro. O «crunch» e o «fluff» do GURPS Fantasy (aliado ao módulo básico) geram uma fantasia medieval muito diferente do D&D, que também é diferente do resultado dessa mistura única em Burning Wheel, outro RPG de fantasia. Logo, cada «crunch» mais «fluff» de cada sistema cria um sabor próprio."

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Allian em Ter Fev 17, 2009 10:50 pm

cimmerian escreveu:Dei esta explicação nos fóruns do D&D Brasil ano passado: "Acho que foi Gary Gygax quem disse que há dois elementos no Dungeons & Dragons, o «crunch» e o «fluff». «Crunch» são as regras, a mecânica, tabelas e números; «Fluff» é a ambientação, o 'flavour' do jogo, o cenário. Na junção dos dois elementos temos o D&D.

Essa metáfora pode ser estendida para qualquer outro RPG. O livro GURPS Illuminati quase não tem «crunch», ao passo que o GURPS Ultra-tech é «crunch» puro. O «crunch» e o «fluff» do GURPS Fantasy (aliado ao módulo básico) geram uma fantasia medieval muito diferente do D&D, que também é diferente do resultado dessa mistura única em Burning Wheel, outro RPG de fantasia. Logo, cada «crunch» mais «fluff» de cada sistema cria um sabor próprio."

se isso der metade da discursão que deu la, vamos bater recorde de pico de mensagens xD
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Netão em Ter Fev 17, 2009 10:50 pm

Hun, eu acredito que não, a não ser por um único episódio (acho que inclusive ele foi citado nos comentários).

Apesar de eles saberem do outro mundo (terra natal), eles não usam esse conhecimento a favor deles. Na verdade, o fato de eles serem de outro mundo é só a motivação, de resto eles são um grupo (quase) comum.

Eu acho, pelo menos Smile
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Arquimago em Qua Fev 18, 2009 3:03 pm

Entendi os termos! Era mais ou menos o que eu imaginava(pela dedução do fluff).

E concordo!!! É como bolo, se mudar alguma coisinha já é outro sabor!

Também não acho A Caverna do Drgão um exemplo.
E também me falta tempo... Sad

Agora Mago? Ele me parece muito mais ficção-cientifica.

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Seg Mar 02, 2009 10:04 pm

Venho aqui em defesa do Rodolfo, eu também lembro de Sectaurs, eu tinha o gibi e um dos bonecos, o desenho passou durante um tempo no SBT.

Segue o link sobre eles na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Sectaurs

Fora o nome não lembrava de nada, mas pelo que li na wikipedia acho que eles tavam mais para Terra Arruinada que para Espada e Planeta.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Irish-Devil em Qua Mar 04, 2009 10:19 pm

ESTÃO VENDO COMO EU AINDA NÃO ESTOU TÃO DOIDO.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 07, 2009 7:34 am

Como a sessão 37 ainda não saiu eu estava ouvindo a sessão 9 hoje de manhã e teve um momento no qual chorei de rir, quando o Marcelo diz: "Uma coisa que nós não temos e não vamos ter, porque dá muito trabalho, é um fórum" lmao

Ouvindo novamente essa sessão me veio uma dúvida. Uma história em que pessoas do mundo moderno (final de 2009) são transportadas para um mundo medieval fantástico (sem tecnologia) poderia ser considerada Espada e Planeta?

Os personagens não teriam blasters ou lightsabers, mas poderiam ter levado consigo armas de fogo ou ter as perícias necessárias para fabricá-las no mundo fantástico, isso configuraria o gênero de Espada e Planeta?

E quanto ao Planeta dos Macacos? Seria Espada e Planeta ou apenas Ficção Científica "pós-Apocalíptica"?
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Arquimago em Qua Out 07, 2009 7:56 am

Acredito que o Planeta seria a transição como o Marcelo disse, ou já a Espada e Planeta mesmo, principalmente o ultimo.

Agora sua idéia seria a principio uma viajem no tempo... com o tempo e o mundo TODO se modificando talvez fosse espada e planeta.

Ps.: Eu não ouvi a seção novamente para fazer essas divagações, então... Rolling Eyes

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Netão em Qua Out 07, 2009 10:35 am

Interessante a pergunta Renato.

Acho que, no caso da viagem no tempo, só seria Espada & Planeta caso o passado fosse, como disse, fantástico.
Fantástico no conceito de ser um mundo aventuresco, onde os cavaleiros enfrentam monstros para salvar princesas, ou magos loucos tentam destronar reis, etc, etc.

Se for um passado histórico, acho que ai cabe mais uma ficção científica, ou mesmo um jogo de "época" com elementos futuristas.

Já o planeta dos macacos, eu posso falar muito pouco, porque vi apenas o filme mais novo. Mas, baseado nele, acho que seria mais "Terra Arruinada" do que "Espada & Planeta".
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 11:04 am

Netão escreveu:Já o planeta dos macacos, eu posso falar muito pouco, porque vi apenas o filme mais novo. Mas, baseado nele, acho que seria mais "Terra Arruinada" do que "Espada & Planeta".
Mas você só descobre que é Terra Arruinada no final.

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 07, 2009 11:09 am

Netão escreveu:Acho que, no caso da viagem no tempo, só seria Espada & Planeta caso o passado fosse, como disse, fantástico.
Fantástico no conceito de ser um mundo aventuresco, onde os cavaleiros enfrentam monstros para salvar princesas, ou magos loucos tentam destronar reis, etc, etc.

Se for um passado histórico, acho que ai cabe mais uma ficção científica, ou mesmo um jogo de "época" com elementos futuristas.

Deixa eu ver se eu consigo explicar melhor.

Tô lendo o Módulo Básico do Mundo das Trevas e adorando, tanto que estou pensando em vários cenários e gêneros alternativos para usar com o jogo, uma das ideias que tive foi de um grupo de personagens criados para o Mundo das Trevas sendo transportado para um mundo medieval fantástico, o típico mundo de D&D, onde a tecnologia (engenharia, metalurgia, etc) é medieval e a magia é bastante comum.

Os personagens levariam consigo armas de fogo e outros itens tecnológicos de 2009 além de terem as perícias certas em níveis elevados (geralmente Ciências e Ofícios) para criar esses itens modernos (ou aproximações deles) no mundo medieval fantástico.

Não haveriam armas de raio, espadas de luz ou campos de força, mas eles poderiam criar canhões, pistolas antigas, mosquetes, telefones a la Graham Bell e aviões a la Santos Dumont. Isso seria Espada e Planeta?
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Netão em Qua Out 07, 2009 11:28 am

Acho que isso está mais para um pré - Steam Punk lol!

Dependendo do enfoque que você der a esses "itens tecnológicos", pode ser espada e planeta sim.

Afinal, não é uma arma de raios, mas ainda assim derruba um homem como magia Smile.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 07, 2009 12:26 pm

Nossa, pré - Steam Punk Hahaha! já imaginei um Espada e Planeta no Castelo Falkenstein, pior que ficaria bom.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 1:20 pm

Michael Crichton, no livro Linha do Tempo, mostrou como nós, seres modernos, nos ferraríamos de verde-e-amarelo ao viajarmos para a Idade Média — especialmente cientistas e militares que acham que são mais espertos e evoluídos que os medievais. Estes, morrem primeiro.

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 07, 2009 2:34 pm

cimmerian escreveu:Michael Crichton, no livro Linha do Tempo, mostrou como nós, seres modernos, nos ferraríamos de verde-e-amarelo ao viajarmos para a Idade Média — especialmente cientistas e militares que acham que são mais espertos e evoluídos que os medievais. Estes, morrem primeiro.

Estou lendo esse livro Very Happy já tinha visto o filme e não achei nada demais nele, mas tô adorando o livro Very Happy
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Ter Out 13, 2009 9:54 am

Esse final de semana eu baixei um PDF da White Wolf para fazer um "test drive", li, adorei e já encomendei, pena que só chega lá pra novembro Sad

É o Second Sight, um suplemento que trata de Psiquismo e Low Magic, lendo esse livro me veio à mente um outro paradigma para uma aventura ou campanha de Espada e Planeta, Magia versus Psiquismo.

Duas civilizações, uma religiosa e esotérica que utiliza Magia e outra científica que utiliza Psiquismo.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 13, 2009 10:23 am

Renato de Recife escreveu:Duas civilizações, uma religiosa e esotérica que utiliza Magia e outra científica que utiliza Psiquismo.
Mas por que numa delas só nascem pessoas com poderes mágicos, e na outra, só com poderes psíquicos?

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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Renato de Recife em Ter Out 13, 2009 12:32 pm

cimmerian escreveu:Mas por que numa delas só nascem pessoas com poderes mágicos, e na outra, só com poderes psíquicos?

Hum, não tinha pensado nisso Shocked

Opção 1: são duas espécies diferentes, uma geneticamente predisposta à magia (homo magus) e outra ao psiquismo (homo animus).

Opção 2: ambas as civilizações podem usar tanto a magia quanto o psiquismo, mas cada uma é culturalmente inclinada a um dos tipos de poder.
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Re: Sessão 9: Espada e Planeta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 13, 2009 1:52 pm

A segunda opção geraria uma enorme gama de conflitos internos, conspirações e polícia genética, se se quiser explorar esse lado. A primeira também não parece muito apetitosa porque impede o cruzamento entre pares das duas nações.

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