Sessão 79: O jogo solo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 79: O jogo solo

Mensagem por Renato de Recife em Qua Mar 24, 2010 7:22 am

Sessão 79: O jogo solo.

Eu já tive essa experiência, foi uma campanha de D&D na qual os outros jogadores faltaram as 3 primeiras sessões, então o DM mestrou só para mim, foi divertido e exploramos bastante o background do personagem, era um Gnomo criado por uma família de Humanos, o escroto é que Gnomos chegam à puberdade por volta dos 60 anos, hehehe, ele foi criado por três gerações de uma mesma família, então ele tinha 3 pais, um pai-avô, um pai-pai e um pai-irmão :willynilly:

Apesar de ter sido divertido, eu não gostaria de repetir, a parte mais divertida do RPG para mim é a interação do grupo, se for um grupo com 2 ou 3 jogadores tudo bem, mas tendo apenas 1 jogador e o DM se perde o que eu mais gosto no jogo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Re: Sessão 79: O jogo solo

Mensagem por Andrade em Qua Mar 24, 2010 11:34 am

bom episódio. Já estou acostumado a narrar pra poucos jogadores. É bem legal que a historia fica mais rica de detalhes, só que se acontece de a maioria dos jogadores faltarem a mais de uma sessão seguida eu prefiro cancelar e marcar pra outro dia.
Eu narro pra seis jogadores uma campanha de um ano e pouco e uma idéia bem legal que eu uso para incrementar a aventura é criar mini sessões solo , seja ela um flashback ou uma viajem com uma sub-trama que interfere na trama principal.

parabéns pelo episódio
Andrade
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 24, 2010 11:41 am

Eu vou confessar que gosto muito de mestrar solos ou duetos (que costumo chamar de "solo de dois") por causa de todas as vantagens citadas no episódio.

Comecei a mestrar o Star Wars Saga num esquema de solos com um colega de trabalho. Apesar da gente não jogar no escritório, nessa época nós usávamos os mesmo artifícios do Ivar para montar material de campanha e fichas várias. Muitas dessas coisas estão aqui. Foi uma época de ouro aqui no trampo!

Outra parada é que concordo que Vampiro é o jogo ideal para solos. Simplesmente porque é impossível jogar em grupo (a não ser Sabbat).

Última edição por DM Rafael em Qua Mar 24, 2010 12:19 pm, editado 1 vez(es)

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Mar 24, 2010 11:58 am

DM Rafael escreveu:Outra parada é que concordo que Vampiro é o jogo ideial para solos. Simplesmente porque é impossível jogar em grupo (a não ser Sabbat).

DM Rafael, você precisa jogar Réquiem pra mudar de ideia, já é a segunda ou terceira vez que você diz isso aqui nos fóruns.

O Réquiem tem até um suplemento (que infelizmente já tá fora de catálogo, mas felizmente achei numa loja aqui em Recife) voltado apenas para criar grupos de vampiros, chama-se Coteries, traz muitas dicas e ideias sobre como formar um grupo funcional de personagens-jogadores.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 24, 2010 12:15 pm

Renato de Recife escreveu:DM Rafael, você precisa jogar Réquiem pra mudar de ideia, já é a segunda ou terceira vez que você diz isso aqui nos fóruns.

E certamente eu falarei uma quarta, quinta e tantas outras vezes lol!

Mas falando sério, o lance é que tive que resumir o meu comentário porque tô bem pegado aqui no trabalho, mas aproveitando o meu horário de almoço, vou completar dizendo que o vampiro até a terceira edição era muito difícil de se jogar/mestrar porque é um jogo que foca a introspecção e individualismo no personagem. E pra um jogo em grupo, isso é um inferno!

Não tinha nada que eu odiasse mais do que o grangrel-natureza-sobrevivente-comportamento-solitário-guarras-de-wolverine.

Repare também que eu geralmente foco o problema em Vampiro, não no Storyteller. Joguei apenas uma vez Lobisomen mas o fato de se jogar em matilha já mostra a diferença. Curto bastante Aberrant além do melhor de todos, o STREET FIGHTERS! pirat

Tendo dito tudo isso, devo dizer que acredito firmemente que o Requiem seja bem melhor (apesar de ainda usar clãns). E é possível que se rolasse uma oportunidade de jogar, eu até topasse para conhecer e qual é afinal do novo sistema. Aliás, se eu for na RPGCON e se alguém aqui do TPK mestrar, será uma boa pedida!

Mas sinceramente... já vi tanta coisa chata de vampiro que realmente não vejo muito mais graça.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Mar 24, 2010 12:52 pm

Eu defendo Vampiro Réquiem até a morte Reaper mas concordo com tudo que você disse, fazendo a ressalva de que se aplica ao Vampiro: a Máscara

A única coisa ruim do Réquiem (na minha opinião) e que consequentemente inexiste na minha crônica, é aquele sem fim de linhagens shifteyes uma das melhores coisas do jogo foi reduzir o número de clãs, mas aí fazem dezenas de linhagens, existem 3 ou 4 livros somente de linhagens, fora que cada livro de Clã ou Coalizão trás mais algumas, parece até as Classes de Prestígio do D&D 3.5 Oh, my!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Dbohr em Qua Mar 24, 2010 1:39 pm

Ainda não ouvi o episódio, mas devo dizer que curto bastante o esquema de solos. Eu costumo mestrar tanto ou mais jogos-solo para a minha mulher do que jogos em grupos. Até gostaríamos de jogar em grupos, mas a agenda dela é tão complicada (e a minha também não é das mais simples) que por enquanto não dá.

De fato, a campanha de Vampire mais memorável que mestrei foi justamente assim.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por BIG em Qua Mar 24, 2010 3:30 pm

um bom episódio, mas acho que faltou falar uma desvantagem do jogo solo: A mortalidade. Chegaram à citar o trabalho de equipe, mas não debateram se o jogador fica mais afoito nos combates (por ser provavelmente apoiado por PDMs) ou mais cauteloso (por que, afinal, só tem ele!)

Mas concordo que o melhor mesmo é fazer um duelo, ou não ter combates...

Estou mestrando atualmente um 3d&t simplificado (se é que isso é possível...) para meu filho Vinícius, de 9 anos... utilizando o velho clichê de DragonBall, enfrentando o Majin boo... e é um duelo!
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 24, 2010 11:01 pm

Jogos como o AD&D são feitos esperando a existência de 4 a 8 personagens, cada um bom em uma área no combate. Esses jogos, quando solo, tornam-se arriscadissimos. A solucao que eu encontrei quando joguei uma temporada do com um jogador era sempre ter NPCs com ele na hora do combate. Aumenta muito o trabalho do DM, mas da para dividir a responsabilidade sobre os NPCs com o jogador (na hora do combate). Isso fica ainda mais fácil no D&D atual, em que NPCs têm ficha de monstro.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Qui Mar 25, 2010 1:01 pm

Primeiro eu tenho um perfume (ou água de cheiro )com sem hifem?!) de lavanda e é muito gostoso não lembra em nada isso de produto de limpesa e na época que ganhei fui pesquisar e a França é uma das maiores produtores e exportadoras da planta e a maioria dos compradores é sim de perfumistas!

Sobre os jogos solos nunca o fiz mas quase e as vezes penso muito nisso, já tentei mas o jogador em questão prefere jogar em grupo mesmo....

Gostei do episódio e acho que a discussão foi bem completa, ainda mais agora depois de ler o fórum.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Seg Mar 29, 2010 8:44 am

DM Rafael escreveu:Tendo dito tudo isso, devo dizer que acredito firmemente que o Requiem seja bem melhor (apesar de ainda usar clãns). E é possível que se rolasse uma oportunidade de jogar, eu até topasse para conhecer e qual é afinal do novo sistema. Aliás, se eu for na RPGCON e se alguém aqui do TPK mestrar, será uma boa pedida!

Cara, se a preguiça deixar eu tento fazer uma sessão rápida de Réquiem, posso até aproveitar uma das histórias que já usei com meu grupo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Seg Mar 29, 2010 9:05 am

Renato de Recife escreveu:Cara, se a preguiça deixar eu tento fazer uma sessão rápida de Réquiem, posso até aproveitar uma das histórias que já usei com meu grupo.

Foi a favor do mínimo esforço. Se já fez uma aventura legal que pode ser adaptada para jogo de convenção, tanto melhor!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikola Tesla em Ter Mar 30, 2010 7:39 pm

Infelizmente, eu tive que jogar uma campanha inteira só com um jogador. Digo infelizmente por que é um estilo de jogo que cansa rapidamente e se alguem faltar o jogo tinha de ser remarcado. Fora que era quarta edição e combate de um jogador era meio entediante.

Mas eu resolvi o problema dando alguns npcs para acompanhar o jogador, e, seguindo a ideia de savage worlds, deixava ele controlar os npcs. Parecia wargame, mas eu adoro wargames Wink
Nikola Tesla
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.soaresapresenta.wordpress.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: