VTT sessão 76: Quando a morte vem jogar

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: VTT sessão 76: Quando a morte vem jogar

Mensagem por Borges em Qui Mar 04, 2010 9:54 am

Tio Ork escreveu:marcando joguinho pelo form. sei. E nem convida!

Pô Tio , se você estivesse em Ribeirão o sr já estava no grupo.. Wink
Borges
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://swordplay.com.br

Mensagem por Tio Ork em Qui Mar 04, 2010 11:10 am

Borges escreveu:Pô Tio , se você estivesse em Ribeirão o sr já estava no grupo.. Wink

Já é um consolo... hehe
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Qui Mar 04, 2010 8:17 pm

Ola pessoal,

Ótimo tema e sem dúvida rendeu uma boa discussão. Particularmente costuma haver "letalidade" em meus jogos e sou dos que a defendem com unhas e dentes (afinal se o sujeito se propõe a viver arriscando sua vida em aventuras esta sempre sendo exposto as piores consequencias possiveis desse modo de vida), mas aviso aos jogadores previamente das minhas caractesristicas como mestre antes mesmo de montarem suas fichas.

Em geral o mestre raramente tem intenção de matar pcs (tirando os sádicos claro), mas considero indispensável a coerência do jogo que a possibilidade esteja lá e que seja usada caso necessário. Ressurreição é um ponto problemátixco em jogos que tem regras para seu uso, pois ela de certa forma invalida e ate mesmo ridicularizar o medo da morte nos personagens (ás vezes nos jogadores também) se mal utilizada.

Uma pena vocês não terem falado sobre quando a morte do pc vem das mãos de outro pc, pois acontece bastante nos jogos por ai e tambem pode ser um sinal forte de banalização do jogo e do entendimento do pc pelo jogador caso não tenha sido ponderada no roleplay nem esteja dentro da lógica de raciocinio do pc ou da trama.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Mar 04, 2010 8:26 pm

Brenno escreveu:Uma pena vocês não terem falado sobre quando a morte do pc vem das mãos de outro pc, pois acontece bastante nos jogos por ai e tambem pode ser um sinal forte de banalização do jogo e do entendimento do pc pelo jogador caso não tenha sido ponderada no roleplay nem esteja dentro da lógica de raciocinio do pc ou da trama.

Olha, como mestre, sou contra PVP. Mas já participei de umas poucas e que foram muitos legais dentro do jogo! Elas foram perfeitamente condizentes com a história e contribuiram bem pro drama (ou no mínimo para umas risadas) e não gerou morte de ninguém (mas houve o risco).

Mas confesso que essas são exceções.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Ork em Qui Mar 04, 2010 8:28 pm

Parei de jogar com um grupo por isso... Eles adoravam sacanear a história e matar outro personagem...
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Qui Mar 04, 2010 11:56 pm

Acho que PVP é uma das razões que podem fazer um grupo de jogadores acabar se desfazendo, por causa da falta de camaradagem. Os personagens começam a agir uns contra os outros, e, não raro, isso começa a afetar a amizade também. Por isso, PVP é uma coisa que, se rolasse em um grupo em que eu estivesse participando, consideraria seriamente mudar de grupo.

Uma das bandeiras que eu sempre levanto quando respondo perguntas sobre "por que o RPG é diferente de outros jogos?", é o aspecto cooperativo que existe em uma mesa de RPG – personagens agindo juntos com um objetivo em comum – em vez da competição que acontece nos jogos tradicionais. PVP vai totalmente contra esse argumento Sparta
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por Brenno em Sex Mar 05, 2010 12:28 am

Boas considerações...

Também ja vi acontecer muitas vezes e outras tantas ouvi de grupos que conheci. Apesar de ser contrário a este andamento de jogo alguns jogos parecem favorecer ou no minimo incentivar este tipo de abordagem justamente pelas caracteristicas da ambientação ou do gênero.

O caso mais explicito que me recordo é o de Shadowrun (embora adore o cenario e o jogo), mas não é dificil fazer analogia com vampiro e ate mesmo dark sun, pela ênfase muitas vezes na sobrevivência a todo custo dos pcs num "mundo cão".

Longe de mim querer parece rmoralista, mas sempre me pareceu que nos cenários/jogos onde a temática em evidência é muito voltada para um individualismo tende ao pc X pc em algum momento.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Mar 05, 2010 1:28 am

Acho que há bastante oportunidade dramática nos momentos (ou sessões) de tensão que levam ao derradeiro PVP. Digamos que o jogo desse grupo é daqueles com bastante jogo via Skype ou MSN, muita coisa rolando nos bastidores, com o GM contando histórias separadas de cada personagem durante a semana antes do jogo em si.

Imaginem que um dos PCs acaba assassinando alguém, por pura necessidade. Digamos que ele iria revelar algum segredo terrível do PC, algo que iria comprometer sua participação no grupo de heróis/aventureiros/shadowrunners/whatever. Aí, um dia, ele descobre que o cadáver do cara que ele matou foi encontrado, faz parte do jogo regular com o grupo e que — tcha-ram! — era o pai de um dos outros PCs.

A investigação prossegue (quem sabe o próprio grupo está investigando, procurando pelo... assassino). Esse PC está entre a cruz e a espada: ajudar os parceiros e se desmarcarar, ou atrapalhar a investigação e correr o risco de se desmarcarado!

Pois bem, um dia (numa dessas sessões coletivas) o PC recém-órfão descobre a verdade: seu colega de equipe/grupo/trabalho/aventuras matou seu pai! E escondeu isso por todos esses meses! Maldito, vai pagar, vai morrer!

Na próxima sessão de jogo haverá sangue.

Desnecessário dizer que esse tipo de plot só é minimamente possível com um grupo de jogadores que joga há tempos junto, é equilibrado, levam na esportiva, separam jogador de personagem e — talvez mais importante — entendem que é só um jogo.

Mas é possível!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Sex Mar 05, 2010 5:13 am

Marcellvs escreveu:Desnecessário dizer que esse tipo de plot só é minimamente possível com um grupo de jogadores que joga há tempos junto, é equilibrado, levam na esportiva, separam jogador de personagem e — talvez mais importante — entendem que é só um jogo.

Mas é possível!

Pois é, isso é BEM difícil, a chance de dar merda é grande, mas é possível. Eu colocaria isso no rank de "plots radicais".

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Mar 05, 2010 5:16 am

Brenno escreveu:O caso mais explicito que me recordo é o de Shadowrun (embora adore o cenario e o jogo), mas não é dificil fazer analogia com vampiro e ate mesmo dark sun, pela ênfase muitas vezes na sobrevivência a todo custo dos pcs num "mundo cão".

Longe de mim querer parece rmoralista, mas sempre me pareceu que nos cenários/jogos onde a temática em evidência é muito voltada para um individualismo tende ao pc X pc em algum momento.

Não tem um jogo de vampiro que eu tenha participado ou ouvido falar que não teve PVP pelo menos uma vez, ou que ela não tenha sido responsável pelo fim do jogo. E é exatamente pelo ponto muito bem mencionado pelo Brenno, jogos individualistas como Vampiro sofrem desse mal.

Eu ainda sou da opinião que Vampiro é um jogo bem legal na teoria. Já na prática... :nopity:

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Sex Mar 05, 2010 6:04 am

Quanto a Shadowrun, os personagens podem acabar tendo algumas rixas (já que ninguém ali é santo), mas os melhores grupos são aqueles que acabam aprendendo a lidar com suas diferenças.

No caso de Vampiro, as rivalidades intra-grupo também estão programadas para existir, mas eu compararia com relações de parasitismo. Em histórias focadas na Camarilla, você pode fazer ações ou agir para manipular outro personagem do grupo, mas dificilmente vai fazer algo que mate o outro – você perderia o seu "peão", e também tem aquela tradição que impede que um vampiro destrua o outro (a menos que haja uma caçada de sangue, etc). Em histórias focadas no Sabbat ou em Anarchs, apesar das tensões serem maiores, existe sempre a questão do grupo resistir às pressões/arcontes/caçadas de sangue porque estão em um número razoável de personagens, o que torna as tentativas de ataque externo mais difíceis de terem sucesso.

Aprender a lidar com os diferentes interesses dentro do grupo é uma excelente oportunidade dramática, e uma boa chance para melhorar o trabalho de equipe. Acho que isso fica mais fácil em grupos onde cada personagem tem um papel bem definido dentro da dinâmica do grupo, e as vantagens de trabalhar em grupo são maiores do que trabalhar contra o grupo.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por DM Rafael em Sex Mar 05, 2010 7:37 am

Pois é, foi justamente num jogo de Sabbath que houve a melhor união de grupo. Não tinha flor que cheirasse, cada um pior do que o outro. Mas havia respeito entre os membros do >insira aqui nome de pack do sabbath<.

Uma pena que o jogo não durou muito, eu mesmo morri desmembrado por um arconte da camarilla. E podem me atirar pedras, mas acho que o sabbath funciona melhor porque ele segue um esquema mais D&D de união de grupo. Coisa que não consigo ver num jogo padrão de vampiro.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Mar 05, 2010 8:25 am

DM Rafael escreveu:E podem me atirar pedras, mas acho que o sabbath funciona melhor porque ele segue um esquema mais D&D de união de grupo. Coisa que não consigo ver num jogo padrão de vampiro.

O Réquiem conseguiu, em parte, contornar isso com as coalizões, mas aí o narrador teria que já deixar claro que todos os pjs deverão pertencer à mesma coalizão ou a coalizões aliadas, dependendo do cenário.

E mesmo que os jogadores não sejam da mesma coalizão, a própria descrição do cenário explora bastante o conceito de Coterie (um grupo de vampiros aliados), uma das partes mais longas e detalhadas do capítulo de narração é justamente sobre como construir uma coterie funcional.

Desde novembro que estava narrando uma mesa de Mundo das Trevas e recentemente fiz a transição para Réquiem, estabeleci a ligação entre os personagens e entre eles e seus futuros genitores durante esses últimos meses, depois fiz um Flashfoward, avancei a crônica em 1 ano, com todos já abraçados (vou narrar os abraços na forma de Flashbacks).

Deixei bem claro para os jogadores que eles podem enganar, sacanear e atacar qualquer NPC, mas não uns aos outros, soa meio forçado, mas prefiro não confiar demais na maturidade dos jogadores, apesar de estar utilizando algumas das dicas sobre criação de coteries (são todos da mesma coalizão, têm alguns objetivos em comum e os genitores são aliados).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Tio Ork em Sex Mar 05, 2010 10:55 am

Esse fim de semana, na aventura que eu mestre de 4e houve um pvp. Mas esse PvP foi esperado por mim e fazia parte da historia dos personagens e tudo o mais e no final todos se divertiram de mais e adoraram a experiencia que tiveram em contar historias! Como os jogadores fazem parte de um grupo de amigos bem unidos, eles souberam separar o que é jogo e o que não é, por isso deu certo.
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Mar 05, 2010 11:31 am

Não se isso pode ser considerado bem um PVP, mas rolou um lance engraçado comigo, certa vez.

O bárbaro frenzied berserker (D&D 3.0) do grupo ficou naquela fúria louca, mas depois que acabaram os inimigos, ele teve que partir pra cima dos jogadores (hehe, olha ai o game design contribuindo pra unidade).

Todo mundo peidou, mas eu, com meu poderoso monge meio-orc, me recucei a fugir e encarei o bárbaro. Fiz a melhor coisa que dava: arriscar um Stunning Fist.

Resultado: rolei um crítico no ataque, o bárbaro conseguiu falhar o save de stun, e ficou calminho-calminho. E o mestre ainda me deu o XP do cara Very Happy

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por eduardocaetano em Sex Mar 05, 2010 11:47 am

Tio Ork escreveu:Mudando um pouco o assunto.

Terminei agora de ouvir o episódio e foi falado sobre os casos de assassinato envolvendo RPG e eles não lembraram a que pé andavam essas cosias e até perguntaram qual blog teria ido atrás disso.

No caso do assassinato de minas gerais já houve o julgamento e os réus foram inocentados por falta de provas e outras coisas a mais.

Cara, existe um artigo um pouco mais detalhado sobre o caso todo escrito por Felipe de Amorim, que vale a pena dar uma olhada pra quem se interessar, segue o link:

http://felipedeamorim.opsblog.org/2009/07/07/o-caso-de-ouro-preto-incompetencia-e-preconceito/

abraços

That is not dead which can eternal lie.
And with strange aeons even death may die.

lapetitemort@jusnoctis.com.br
http://lapetitemort.jusnoctis.com.br
http://twitter.com/lpmortpodcast
eduardocaetano
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://lapetitemort.jusnoctis.com.br/

Mensagem por Ivar em Sex Mar 05, 2010 12:15 pm

Agora, um outro questionamento sobre a época do caso de Ouro Preto (e a má fama dos RPGs, principalmente nos anos 90). Será que um pouco do preconceito social contra o jogo não vem de uma parcela dos próprios jogadores, que:

• insistiam em se vestir como seus personagens em situações onde isso não é adequado?
  • utilizavam expressões como "matei aquele cara / arranquei a cabeça dele / bebi todo o sangue dela / esfaqueei pelas costas pra roubar o ouro / o cara olhou torto pra mim e eu descarreguei minha Beretta nele" em público, sem pensar nas possíveis repercussões que isso iria causar?
  • desenhavam pentagramas invertidos e símbolos de ocultismo nas capas e folhas dos cadernos de escola?

Especialmente em uma época em que os RPGs mais Dark (linha do Mundo das Trevas, outros como Kult, Era do Caos, In Nomine) tiveram o seu boom.

Muitos jogadores se encastelavam em seus "guetos" com outros amigos jogadores, e por vergonha ou por dificuldades em explicar o jogo em termos simples para outras pessoas, sempre pareciam estar escondendo alguma coisa. Por seu comportamento "estranho" (vide tópicos acima), eram automaticamente considerados suspeitos por uma sociedade que não sabia – e que nem era obrigada a saber – o que estava rolando realmente. E se não sabia, frequentemente era porque muitos jogadores não se preocupavam em explicar. Então, até que ponto somos vítimas e até que ponto somos culpados de toda essa má fama?
jason2
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por roleplayer em Sex Mar 05, 2010 12:15 pm

O membro 'Ivar' realizou a seguinte ação: Lançar dados

'd20' :

Resultado : 15
roleplayer
robô rolador de dados
robô rolador de dados

Ver perfil do usuário

Mensagem por Samuel DW em Sex Mar 05, 2010 12:24 pm

Bom sobre o caso ouro preto, no site rpg online teve uma materia interessante sobre o caso.

mas entao, o Cassiano (réu do caso ouro preto) foi inocentado e voltou aqui aonde é a cidade natal dele e , ta trabalhando no supermercado dos meus irmaos, ele é um cara gente fina pra caramba e NUNCA JOGOU RPG NA VIDA!

sobre o episodio, ficou bao di mais, PvP na maioria das vezes acaba com a diversao
Samuel DW
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.portalxbox.com.br

Mensagem por Andrade em Sex Mar 05, 2010 12:47 pm

olá a todos !!!

Sou novo aqui no tpk mas já venho acompanhando o vtt e outros podcast muito bons. Esse tema é muito bom para o grupo que narro pois os jogadores tem um problema com a morte dos seus personagens. Cada jogador se encaixa em um estereótipo mencionado e esse post vai me ajudar muito a lidar com esse tema. rsrsr

Alias além da morte a outro problema na mesa, mas que a solução dos jogadores é a mesma pra morte, que é o do jogador parar de jogar por um tempo, e quando volta ele quer criar outro personagem igual só que com outro nome. Isso pelo fato de que no desfecho da historia o antigo personagem abandona o grupo .

Gostei muito do episódio e vou tentar participar mais do fórum

abraçõs
Andrade
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andrade em Sex Mar 05, 2010 1:03 pm

ahhh
sobre esses casos absurdo o que tenho a dizer é que
moro em guarapari, mas fiquem tranqüilos que aqui nos não matamos familias como todos dizem que jogadores de RPG fazem por aqui.

Aqui simplesmente tem uma lei que proibe a venda de livros de rpg
e não para por aqui alguns amigos meus foram jogar D&D em uma mesa mais afastada de uma praça e uma delegada aposentada passou com um grupo de beatas e apreendeu os livros e levou a galera pra delegacia !!!
isso foi ridículo. além de abuso de poder foi um total desrespeito com a liberdade alheia.
final das contas perdemos 2 livros de D&D e uma galera desanimou de jogar.

tem coisas que só acontecem em Guarapari ...
Andrade
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Sex Mar 05, 2010 1:11 pm

Sem querer parecer pedante... mas alguém aí de Guarapari já pensou em acionar o Ministério Público para declarar que essa lei municipal é inconstitucional, ou para denunciar essa delegada por abuso de poder? Posso estar enganado, mas se ela estiver aposentada (e fora do cargo), será que ainda tem alguma autoridade?

E outra questão importante... será que uma praça é um local adequado para jogar RPG, ainda mais quando existem pessoas intolerantes e que não dão a mínima para as suas explicações sobre o jogo? Veja meu comentário anterior e analise o comportamento dos jogadores. Eles estavam jogando empolgados (gritando, falando sobre armas e morte) ou estavam na deles, jogando num tom de voz mediano e sem exaltação?
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por eduardocaetano em Sex Mar 05, 2010 1:20 pm

Respondendo a pergunta do Ivar, o mais simples possível:
Com certeza!!!

Heheheh
abraços!

That is not dead which can eternal lie.
And with strange aeons even death may die.

lapetitemort@jusnoctis.com.br
http://lapetitemort.jusnoctis.com.br
http://twitter.com/lpmortpodcast
eduardocaetano

Ver perfil do usuário http://lapetitemort.jusnoctis.com.br/

Mensagem por Andrade em Sex Mar 05, 2010 2:21 pm

Sim acho que uma praça não é um lugar mais adequado para jogar tanto que quase nunca joguei la prefiro jogar em casa.

Então eu não sei se eles estavam empolgados porque não estava jogando com eles na época. eu vi seu comentário e realmente concordo com você o comportamento de alguns por aqui não é dos melhores, principalmente dos que estão começando agora e se empolgam com o jogo...

sobre a lei realmente não tinha pensado ainda sobre essa opção... vou conversar sobre isso com os jogadores e ver como podemos resolver valeu pela dica !!!
Andrade
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Ork em Sex Mar 05, 2010 2:45 pm

tenho sorte de morar em Cuiabá. Aqui o povo é mais de boa quanto a isso. Eu jogava na igreja, no Shopping tbm jogávamos e sempre foi tranquilo. Aqui essa mania de perseguição quanto ao que não conhece não é tão acentuada quanto em outros lugares. Graças a Bahamut!!!
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: