VTT sessão 76: Quando a morte vem jogar

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VTT sessão 76: Quando a morte vem jogar

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 11:08 am

Esta é a primeira vez que ouço alguem citando Pendragon no VTT que não tenha sido motivado por um comentário meu, e o nome do jogo nem aparece nas tags da postagem?!

Faz isso comigo não, Marcelo king

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Re: VTT sessão 76: Quando a morte vem jogar

Mensagem por Ivar em Qua Mar 03, 2010 11:16 am

Pendragon é massa... pena que é um daqueles RPGs que eu comprei mas ninguém nunca quis jogar.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 11:48 am

Pena que você não mora no Rio ou vice-versa Very Happy

Cara, Pendragon é de longe meu RPG favorito, e ele tem tudo a ver com o tema. Tal como L5R, a mortalidade é uma constante. Apesar dos jogadores, em geral, portarem o melhor equipamento da época, sempre existe a possibilidade de encontrar uma morte dolorosa numa batalha ou num desafio pessoal.

O curioso é que no antigo jogo do meu grupo, o meu personagem foi ums dos pouco a viver o bastante para ver o filho sendo armado cavaleiro. E enfrentei a dúvida cruel de continuar com o personagem já velho mas mega experiente ou aposentar graciosamente e jogar com um iniciante.

Algo que sempre rolava nos jogos de Pendragon era do jogador do cavaleiro morto ou incosciente era de assumir o escudeiro ou um dos NPCs. Mas a própria dinâmica do jogo favorece isso, pois é normal o grupo estar sempre cercado de outros tantos cavaleiros. Então torna-se simples um jogador assumir temporariamente um parente do personagem caído.

Dito isso tudo, devo confessar que não gosto de matar os jogadores e vez ou outra uso de truques de mestre para amenizar um dano ou algo do gênero. Mas em muitos momentos é necessário reafirmar o caracter mortal do jogo, então duelos ou batalhas dramáticas não estão sujeitas a essa regra.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Ork em Qua Mar 03, 2010 12:22 pm

Dito isso tudo, devo confessar que não gosto de matar os jogadores e vez ou outra uso de truques de mestre para amenizar um dano ou algo do gênero. Mas em muitos momentos é necessário reafirmar o caracter mortal do jogo, então duelos ou batalhas dramáticas não estão sujeitas a essa regra.

Faço das suas as minhas palavras.

Esse fim de semana encerramos uma aventura de 4e. Durante os dois meses que jogamos eu amenizei mto para que ninguém perdesse personagens, ainda mais por serem iniciantes.
Mas esse fim de semana foi o confronto final com o vilão e sua guarda onde dois personagens morreram. E sabem, morrer no 4e é qse impossível!
Mas segundo os jogadores essa foi de longe a melhor parte de toda a aventura que jogamos! Eu realmente vi que eles gostam de drama e ainda mais quando um personagem morre para poder salvar outros amigos. Isso deu um sabor extra no jogo. O detalhe mais legal foi qndo o bruxo do grupo mudou de lado e apoiou o vilão. Foi memorável aquela sessão.

Esse tipo de morte em jogo eu apoio muito, pq deixa mais parecido com histórias literárias, onde, mesmo com vitória, sempre tem um personagem que perde a vida.
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Qua Mar 03, 2010 12:24 pm

Quero jogar Pendragon king
(é, eu sei, não tô muito boa de comentários hoje :nopity: )
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.lucidasdemencias.blogspot.com

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 12:32 pm

Lu "Black Wolf" escreveu:Quero jogar Pendragon king

Ta brincando? Foi um dos pedidos mais sábios que ouvi! king Duelo queen

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 12:37 pm

Tio Ork escreveu:Esse tipo de morte em jogo eu apoio muito, pq deixa mais parecido com histórias literárias, onde, mesmo com vitória, sempre tem um personagem que perde a vida.

Pô, nada como uma morte heróica para imortalizar uma jogo! Acho que vou me repetir muito nesses comentários, mas no meu grupo, rolou muitas vezes de personagens que se desenvolveram bem na história e estavam cheios de plots morrerem abruptamente. E isso se refletia no jogo, com o vazio e o saudade dos amigos caídos.

E cara... isso acrescentava muito drama ao jogo!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Ork em Qua Mar 03, 2010 12:39 pm

Sempre quis perder um personagem dessa forma... Sad
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 03, 2010 12:49 pm

Tio Ork escreveu:Esse fim de semana encerramos uma aventura de 4e. Durante os dois meses que jogamos eu amenizei mto para que ninguém perdesse personagens, ainda mais por serem iniciantes.
Eu acho que iniciantes não podem ser protegidos dessa forma, muito pelo contrário: seus personagens devem cair como moscas, para que eles aprendam, sem traumas ou demora, que não devem se apegar aos personagens, que a morte de um PC não é nada de mais, e que fazer personagens novos é tão legal quanto jogar com eles. Depois que o jogador fica velho, é bem difícil tirar o apego a PCs dele.
Tio Ork escreveu:Sempre quis perder um personagem dessa forma... Sad
Pode não ser exatamente o que você tem em mente, mas se quer que seu personagem pereça frente a uma morte inescapável 2 de cada 3 vezes, basta jogar Call of Cthulhu. Cthulhu Uma coisa você sabe ao criar um personagem para CoC: se há seis PCs no jogo às seis da tarde, três ou quatro irão morrer antes da meia-noite com certeza!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Qua Mar 03, 2010 1:04 pm

DM Rafael escreveu:
Lu "Black Wolf" escreveu:Quero jogar Pendragon king

Ta brincando? Foi um dos pedidos mais sábios que ouvi! king Duelo queen

Quero jogar Pendragon e In Nomine Devil

Me deu vontade... Cute
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Mensagem por Tio Ork em Qua Mar 03, 2010 1:18 pm

Marcellvs escreveu:Pode não ser exatamente o que você tem em mente, mas se quer que seu personagem pereça frente a uma morte inescapável 2 de cada 3 vezes, basta jogar Call of Cthulhu. Cthulhu Uma coisa você sabe ao criar um personagem para CoC: se há seis PCs no jogo às seis da tarde, três ou quatro irão morrer antes da meia-noite com certeza!

Eu sempre quis jogar outros jogos de RPG, mas as pessoas com quem jogo não gostam de inovar nem de variar. Já fazem 8 anos que jogamos apenas D&D. Tentamos SdA CODA, Star Wars, Daemon, Story teller mas nada, nada os agradou.

Marcellvs escreveu:Eu acho que iniciantes não podem ser protegidos dessa forma, muito pelo contrário: seus personagens devem cair como moscas, para que eles aprendam, sem traumas ou demora, que não devem se apegar aos personagens, que a morte de um PC não é nada de mais, e que fazer personagens novos é tão legal quanto jogar com eles. Depois que o jogador fica velho, é bem difícil tirar o apego a PCs dele.

Eu acabei aprendendo RPG assim, com muito apego aos personagens e acabei tendo crias assim, esse ano de 2009 iniciei mais de 15 pessoas no RPG e sempre ensinei assim a eles.

É como vc disse, depois que o jogador fica velho, eu, é difícil de mudar essa visão.
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 1:24 pm

Tio Ork escreveu:É como vc disse, depois que o jogador fica velho, eu, é difícil de mudar essa visão.

O bom de ouvir podcasts é ter a visão de outras pessoas que pensam e jogam bem diferente do nosso.

Uma parada que aprendi com o Tio Nitro e tô curtindo bastante é mestrar em eventos, porque esse contato com desconhecidos ajuda a quebrar certos "vícios do grupo" que acabamos pegando.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivar em Qua Mar 03, 2010 1:27 pm

Lu "Black Wolf" escreveu:
Quero jogar Pendragon e In Nomine Devil

Me deu vontade... Cute

Ai ai... tô vendo que vou ter que arquivar os jogos de Lobisomem e 7th Sea que estou planejando, hein Lu? zombie0
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Lu "Black Wolf" em Qua Mar 03, 2010 1:33 pm

Ai ai... tô vendo que vou ter que arquivar os jogos de Lobisomem e 7th Sea que estou planejando, hein Lu? zombie0[/quote]

Lobisomem??? 7th Sea??? confused
JOGO!!! JOGO!!JOGO!!!ontem!!!
:agree:
Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando??? :willynilly:
(vai...vai...joga a bolinha...joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!) :willynilly: :willynilly: :willynilly: :willynilly:
Lu "Black Wolf"
Recruta
Recruta

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 1:36 pm

Ivar escreveu:Ai ai... tô vendo que vou ter que arquivar os jogos de Lobisomem e 7th Sea que estou planejando, hein Lu? zombie0

Ou não! Põe cavaleiros lobisomens lutando contra demônios saxões piratas nas costas da Bretanha!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Ork em Qua Mar 03, 2010 2:14 pm

Mudando um pouco o assunto.

Terminei agora de ouvir o episódio e foi falado sobre os casos de assassinato envolvendo RPG e eles não lembraram a que pé andavam essas cosias e até perguntaram qual blog teria ido atrás disso.

No caso do assassinato de minas gerais já houve o julgamento e os réus foram inocentados por falta de provas e outras coisas a mais. Quem estava divulgando tudo isso e inclusive correndo atrás da vida pessoal do delegado e do dono do jornal que divulgou isso foi o Marcelo Del Debbio da Daemon editora. Ele postou tudo isso no blog dele, inclusive que o delegado estava sendo respondendo por estupro e o dono do jornal estava por outros crimes, nota: ambos eram da mesma "Igreja Evangélica" e quiseram tirar o foco deles causando um alvoroço sobre algo que muitas pessoas não conheciam que era o tal do Jogo satânico chamado RPG.

Busquei isso pq o pai da minha namorada quis proibir ela de jogar RPG por causa disso.
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qua Mar 03, 2010 2:24 pm

Cara esse tópico está muito rico!

Assim como o podcast, olha posso me enganar mas o Netão já tinha falado do Pendragon.

Ogstei de como vocês abordaram o tema como algo que pode ser ruim, mas principalmente dar novas possibilidades para o jogo, a morte heróica e tudo mais. Acho que me ensinaram que morte de PJ é ruim, mas não tenho apego aos PJ's pelo contrario... mas joguei pouco com minha nova mente então deixa quieto isso... Innocent

Sobre usar o fóruns, e os comentários sempre usei os dois então... mas que fica melhor fica! Eu me perco menos, afinal as respostas não ficam todas juntas para eu ficar caçando o que falaram é só ir das mais antigas para as mais novas.

Outra coisa quando vocês gravaram esse épisodio?!?! Para o Marcelo achar que ia ter o holocast?!

E o de GURPS?!

Ultimamente com o apoio da editora e uns estudo estou gostando muito do M&M e gostaria de um podcast sobre ele.
Mas minha "infância RPGistica" adorou a idéia de um sobre GURPS espero que sobre a edição nova, apesar que só tenho a antiga....

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 2:36 pm

Arquimago escreveu:Outra coisa quando vocês gravaram esse épisodio?!?! Para o Marcelo achar que ia ter o holocast?
O podcast que o Marcelo comentou seria de Star TREK, não o de Star WARS. :brinde:

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fã da Daemon em Qua Mar 03, 2010 3:43 pm

parabéns equipe do VTT,muito bom o episódio!
xD
Fã da Daemon
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://daemonfan.blogspot.com

Mensagem por Borges em Qua Mar 03, 2010 4:50 pm

Ivar,

Quando terminarmos nossa (nova) campanha de 4ed vamos jogar Pendragon então... você mestra?

Very Happy
Borges
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://swordplay.com.br

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 5:01 pm

Alias, eu comecei um jogo de Senhor dos Anéis com regras de Pendragon (até criei um tópico pra trocar uma ideias), mas eu estou tendo que segurar bem a mão para não matar os (dois) jogadores, porque o sistema de combate foi feito pensando em personagens usando carapuças de metal, e não roupas surradas de Guardiões...

Num jogo solo que mestrei, errei na mão com os inimigos e o jogador do Guardião caiu muito rápido... dai ele fez o básico de adotar um NPC e depois tiver que usar de um plot device do Gandalf aparecendo e ajudando a tratar dos ferimentos do cara, para sarar mais rápido.

Como cada jogo é um ano (como o Ivar ressaltou muito bem), o sistema de cura leva isso em consideração, então um personagem leva semanas (se não meses) para se reestabelecer completamente.

A moral da história é que já peguei + ou - o jeito com o nível de oposição. Mas também já avisei que acabou o período "café com leite". Reaper

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Mar 03, 2010 5:02 pm

Lu "Black Wolf" escreveu:
Ivar escreveu:Ai ai... tô vendo que vou ter que arquivar os jogos de Lobisomem e 7th Sea que estou planejando, hein Lu? zombie0
Lobisomem??? 7th Sea??? confused
JOGO!!! JOGO!!JOGO!!!ontem!!! Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando???Quando??? :willynilly:
(vai...vai...joga a bolinha...joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!joga!) :willynilly: :willynilly: :willynilly: :willynilly:
Vamos conversar sobre isso antes da gravação de hoje. Eu tenho uma proposta para vocês de como podemos fazer para gravar mas também jogar regularmente.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Ivar em Qua Mar 03, 2010 5:38 pm

Borges escreveu:Ivar,

Quando terminarmos nossa (nova) campanha de 4ed vamos jogar Pendragon então... você mestra?

Very Happy

Hmmmm, pode ser então... Se o grupo inteiro concordar, então vou guardar os manuais de Lobisomem que estou lendo (afinal, vocês tavam me cobrando desde o ano passado... hehehe) e pegar o livrão de Pendragon na estante. :driving:
Ivar
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Tio Ork em Qua Mar 03, 2010 5:55 pm

marcando joguinho pelo form. sei. E nem convida!
Tio Ork
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Mar 03, 2010 8:06 pm

Sobre o Vozes de fundo: parabéns, Marcelo. Você conseguiu me deixar com inveja, como se eu não precisasse de mais motivos para desejar um iphone!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: