Episódio Piloto: O que raio são RPGs?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Episódio Piloto: O que raio são RPGs?

Mensagem por Rick Danger em Seg Fev 01, 2010 8:39 pm

http://jogadorsonhador.podbean.com/2009/08/23/episodio-piloto-o-que-raio-sao-rpgs/
Este foi o episódio experimental número zero em que ainda não sabia se seria possível criar um podcast, mas é fazendo que se aprende Smile Nesta busca de uma identidade para o Jogador-Sonhador acabei por fazer também um episódio sobre o que são os RPGs. Não tentei dar uma definição definitiva - que provavelmente não existe - mas sim vários pontos de partida e ideias sobre o que todos os Role-Playing Games podem ter de comum entre si.
Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Re: Episódio Piloto: O que raio são RPGs?

Mensagem por DM Rafael em Seg Fev 01, 2010 9:03 pm

Já tem um certo tempo que ouvi o piloto, então fica difícil opinar com precisão.

Lembro que gostei, apesar de ter achado um pouco extenso, principalmente por ser um "monocast". Certas horas era necessário um pouco mais de atenção, então não foi muito fácil ouvir enquanto trabalhava.

Ainda assim, curti bastante e gostei de ouvir suas ideias sobre o conceito do RPG. Suas análises são sempre bem francas e bem argumentadas.

Gostaria de ver suas impressões de um RPG 100% brasileiro, o já extinto (mas não menos interessante) Desafio dos Bandeirantes.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rick Danger em Seg Fev 01, 2010 9:35 pm

DM Rafael escreveu:Lembro que gostei, apesar de ter achado um pouco extenso, principalmente por ser um "monocast". Certas horas era necessário um pouco mais de atenção, então não foi muito fácil ouvir enquanto trabalhava.
Obrigado. É verdade que tecnicamente este é talvez o episódio mais fraco de todos até agora, sem eu ter tido noção do tempo que demorava a dizer tudo o queria dizer e sem separadores sonoros que ajudassem a estruturar os vários segmentos.

Gostaria de ver suas impressões de um RPG 100% brasileiro, o já extinto (mas não menos interessante) Desafio dos Bandeirantes.
Esse é daqueles RPGs sobre os quais sempre ouvi falar desde que comecei a jogar roleplay em 1998 (conhecido como o RPG brasileiro cá em Portugal), mas que nunca vi nem tive oportunidade de experimentar. Extinto quer dizer que só consigo arranjar o material descarregando os manuais, certo? Vou fazer isso. Que outros RPGs brasileiros recomendas?
Rick Danger

Mensagem por DM Rafael em Seg Fev 01, 2010 9:53 pm

Rick Danger escreveu:Esse é daqueles RPGs sobre os quais sempre ouvi falar desde que comecei a jogar roleplay em 1998 (conhecido como o RPG brasileiro cá em Portugal), mas que nunca vi nem tive oportunidade de experimentar. Extinto quer dizer que só consigo arranjar o material descarregando os manuais, certo? Vou fazer isso. Que outros RPGs brasileiros recomendas?

Os manuais deste jogo já foram liberados para download já tem uns anos, não deve ser difícil achar. Mas se por uma acaso eu encontrar uma cópia física a venda, eu ficaria feliz em lhe enviar.

Houve uma tentativa de adapta-lo ao d20 (da qual participei) logo no início da terceira edição de D&D, mas infelizmente não foi pra frente. Em todo caso, recomendo o jogo mais pela temática do que pelas regras. O sistema teve pouco tempo para evoluir e é nítida a influência dos jogos da época. Ainda assim, é uma experiência bem interessante.

Quanto a outros materiais nacionais, tenho que admitir que sou fã apenas do DdB, mas acho que o pessoal do fórum pode dar boas sugestões. Mas de material internacional, ADORARIA ver uma análise de Pendragon, de Greg Stanfford.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rick Danger em Ter Fev 02, 2010 7:15 am

DM Rafael escreveu:Mas de material internacional, ADORARIA ver uma análise de Pendragon, de Greg Stanfford.
Também gosto bastante, mas, para já, só joguei há alguns anos atrás uma adaptação que o mestre-jogo fez das regras de Pendragon (lá está, house-rules Smile ) para uma ambientação do Japão Feudal tirada do RPG Sengoku (que, em si, tem umas regras demasiado confusas).

Para já, estou a dar prioridade aos RPGs que já mestrei/joguei, pois assim tenho mais conhecimento directo sobre eles. Por exemplo, o próximo RPG a ser apresentado deverá ser o Call of Cthulhu e, apesar de já o ter jogado bastantes vezes, preferi fazer uma entrevista com o meu mestre-jogo que conhece este clássico bastante melhor do que eu. Deve sair no episódio 10.
Rick Danger

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Fev 02, 2010 8:41 am

O piloto é o episódio mais fraco de todo podcast. Wink

Um de meus irmãos era um entusiasta do RPG nacional, e por causa dele jogamos Tagmar, O Desafio dos Bandeirantes, Era do Caos (que hoje é meu) e Trevas. Não me lembro quase nada do sistema de O Desafio dos Bandeirantes, mas estou certo de que hoje ele seria intragável. Meu irmão me deu tudo o que tinha de Era do Caos (o que quer dizer que falta-me só o suplemento Lendas) em Setembro de 2009 e tentei lê-lo. Quando éramos garotos, adorávamos aquele sistema, mas hoje é tão defasado, envelheceu tão rápido, que não consegui nem terminar de ler.

No entanto, do mesmo modo que o Tagmar sofreu uma mega-atualização, gostaria de ver o mesmo com O Desafio..., porque sua temática era (e ainda é) inédita. Acho que o único outro RPG que conheço que tem a mesma idéia dO Desafio... (respeitadas as devidas proporções) é o Colonial Gothic.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Ter Fev 02, 2010 9:38 am

Também me lembro muito pouco das regras do Desafio dos Bandeirantes (DdB), mas se não estou enganado, usava perícias em porcentagem (não muito diferente do Call of Cthulhu original, imagino).

Agora não sei se era um house rule do meu antigo mestre ou se era uma regra opcional de um dos suplementos, mas parece que havia uma opção para fazer testes com d20 e não um d100.

E eu tenho como meta mestrar em algum evento uma aventura de DdB com D&D4.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Henrique em Ter Maio 04, 2010 4:58 am

DM Rafael escreveu:

E eu tenho como meta mestrar em algum evento uma aventura de DdB com D&D4.

E eu espero estar presente.

Henrique
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: