Episódio 13 - Paladino

Ir em baixo

Episódio 13 - Paladino

Mensagem por Anand em Sex Fev 13, 2009 7:44 am

Olá Pessoal!

Novo podcast disponível. Peço que vocês postem o seu feedback sobre o episódio lá no site, e depois tragam a discussão pra cá.

Abraços!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Re: Episódio 13 - Paladino

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Fev 13, 2009 9:17 am

Opa! Episódio 13, no dia 13, e presente de aniversário pra mim. cheers Vou ouvir agora.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por inominavel em Sex Fev 13, 2009 11:54 am

Bom só baixei, ainda não ouvi, mas assim que eu ouvi venho aqui novamente.
inominavel
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Fev 13, 2009 2:28 pm

No meus jogos, para evitar que o paladino fosse um chatodino eu sempre acabava "forçando" a moral do personagem nele, explicando para o jogador que um paladino não é mais realista que o rei — ele simplesmente não seria um agente prático de determinada divindade se ficasse encanando com as pessoas que passavam pela rua; existem gentes boas, gentes más e gentes não tão boas, e que era mais importante para ele fazer certo em sua própria pessoa, e liderar pelo exemplo, ao invés de ficar forçando transeuntes a se comportarem, até porque ele não teria sobrevivido e chegado ao patamar de herói/aventureiro sendo tão cabeça-dura — alguma turba já o teria linchado. Isso geralmente funcionava e o jogador entendia que ele tinha que ser um líder a cavalo, não um chato de galochas.

Falando em cavalo, isso eu costumava desencorajar por razões práticas: meus jogos se passam muito em dungeons (até demais, diriam alguns), e não dá para andar a cavalo numa dungeon. Então o cavalo do paladino acabaria ficando de fora da maior parte da aventura e teria sido um desperdício de tempo e recursos por parte do jogador. Logo, todos os paladinos em minhas mesas eram pedestres.

Sobre o alinhamento do paladino, eu sempre dizia ao jogador que seu alinhamento, por mais que fosse Lawful Good era, ao fim e ao cabo, direcionado para (e pelo) ethos. Logo, um paladino de Silvanus teria uma idéia muito diferente de justiça e retidão que um de Ilmater. Basicamente, eu dizia para ver que deus ele está escolhendo; então, para me dizer como seria o conceito de bom e certo para esse deus.

Por fim, existem os paladinos de terras selvagens, uma idéia bem mais presente na quarta edição (os pontos de luz). Uso o exemplo do Beorn, paladino do Netão na Keep on the Shadowfell que narrei. O cara tinha que ser segurado pelos outros PCs porque se não ele matava tudo o que via pela frente — para o Beorn, não tinha muita civilidade no processo de espalhar justiça, o negócio era "mate todos e deixe que Bahamut escolha". Beorn quase que rosnava mais que falava.

Numa terra de fronteira como a em que jogávamos (Terra Leãoça na Savage Coast¹) a justiça era sumária e entregue na ponta da espada — acho que o próprio Neto falou que naquele lugar ninguém podia se dar ao luxo de regras de conduta, julgamento justo ou algo além da lei sumária, do conceito de que ele era um paladino de Bahamut e justiça é o que ele disser que é justo. Afinal, foi investido de poderes além da compreensão dos mortais para isso. A justiça estava muito mais nos atos e palavras (apesar de poucas) do personagem do que em discursos, lições de moral ou demonstrações de atitudes exemplares. Não era importante para Beorn que o taverneiro ou seus colegas fossem justos de coração tanto quanto se fossem em seus atos, e também foi com muito custo que os PCs impediram-no de matar o Splug (quem jogou Keep on the Shadowfell, sabe do que estou falando); mesmo assim, Beorn tratou o goblin com desprezo e violência, especialmente porque ele traiu sua espécie (não que ele não fosse matá-lo de um jeito ou de outro).

Assim, acho que a quarta edição tirou muito desse ranço de "a classe de gente chata" do Paladino, tornando-o um personagem mais bem definido e mais prático.

¹ Savage Coast da caixa-básica de AD&D Red Steel, não de World of Warcraft.

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 14, 2009 5:27 am

cimmerian escreveu:Opa! Episódio 13, no dia 13, e presente de aniversário pra mim. cheers Vou ouvir agora.

Parabens!
Estou baixando agora. Assim que escutar comento!
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Thiago em Sab Fev 14, 2009 10:43 am

Mano eu sempre gostei de jogar com paladino, agora vai ficar mais legal.
Thiago
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sab Fev 14, 2009 11:22 am

só eu tive a impressão que o paladino é um defender-controler? quer dizer, ele assume a função principal de um defender, all right. mais ele não é tão bom quanto outros defenders como o guerreiro ou o spellsword. mais se vocês repararem, ele compensa isso ajudando a party (seja com curas, seja com saving trows) ao mesmo tempo que ele complica a vida dos oponentes (impondo penalidades caso certas ações sejam tomadas, invariavelmente restringindo os oponentes). a impressão que ele me da é de um buffer/debuffer secundario com tanker primario.

e com certeza, o paladino de carisma vale bem mais. quando ele baixa o santo, o santo arrebenta.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sab Fev 14, 2009 2:49 pm

Uma coisa que achei que faltou ser comentado no podcast é com relação o Channel Divinity. Acho o texto do livro confuso, não ficando claro que se cada um só pode ser usado uma vez, ou se é possível usar apenas um Channel Dininity por encontro, independente de quantos você tenha acesso.

Até o momento, acredito que seja a última opção, mas acho isso extremamente limitante, especialmente se o jogador pegar o feat específico de sua divindade.

Ah! Achei legal comentar sobre os 12 pares de Carlos Magno. Surpreendentemente pouca gente lembra deles.
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sab Fev 14, 2009 2:52 pm

Bom episódio de classes como sempre.

Well, de minha parte nunca achei que paladino fosse uma classe "chata" e sempre vi esse costumeiro problema do roleplay como resultado de má compreensão dos jogadores (e alguns mestres) da relação da tendência com a caracterização do personagem. Tendência não é nem nunca foi sinônimo de personalidade, portanto dois personagens com a mesma tendência podem ser completamente diferentes.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Fev 14, 2009 6:49 pm

Allian escreveu:só eu tive a impressão que o paladino é um defender-controler?
O Paladino é um defender que flerta com o leader role, assim como o Swordmage é um defender que flerta com o controller role. Na prática (e vi isso na minha mesa de jogo) se você não tem um leader no grupo, o Paladino quebra um galho. Não é o ideal, mas dá pro gasto.

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Dom Fev 15, 2009 8:13 am

Sempre considererei o paladinho uma classe meio estranha de se jogar, o fato dele ser lawfull good pode ser ambigua. Pois por "lawfull good" você entende que ele é uma classe que segue as leis impostas pela sociedade e faz o bem a qualquer custo....mas quando fazer o bem reflete na ética e na lei? Quando ele precisa decidar entre matar ou não, ou até mesmo matar de forma honesta ou não (exemplo atacar um inimigo dormindo), ele pode atacar primeiro, ou deve esperar ser atacado?

Quando um paladino massacra uma aldeia de goblins, matando fêmeas e crianças ele foi ou não lawfull good?

Acharia mais interessante o conceito de uma classe que fosse um "avatar" do seu deus, seguindo irrestritamente o "ethos" da divindada (como o marcelo bem citou).
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Allian em Dom Fev 15, 2009 8:32 am

bom, pela parte lawfull eu sempre considerei que ele respeitasse as diretrizes da divindade, e não da sociedade. ele respeitaria as diretrizes da sociedade somente caso elas sigam a mesma linha da divindade, uma vez que o deus do paladino é a autoridade maior sobre ele.

um exemplo de comportamento de paladino que eu gosto muito é do Sturm de Dragonlance. ele muitas vezes se nega a agir de acordo com uma autoridade, se algo estiver em risco, algo que seu condigo de honra (que funciona como as diretrizes da divindade para um paladino) manda proteger. metade das vezes é uma donzela em risco. vide a chegada na hospedaria no livro 1 da guerra da lança.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Evento no RJ

Mensagem por Ian R em Dom Fev 15, 2009 9:43 am

Venho pedir humildemente, para que vcs ajudem na divulgação de mais um evento no RJ, em março dia 21 estaremos nos a frente da organização do EVENTO DE LANÇAMENTO MUNDIAL do PHB 2.
Sera um game day expecial de lançamento do PHB 2.
Com aventura pronta, personagens prontos de 11 Nivel.
O endereço é:
Rua Barão de Mesquita, 320
Tijuca
Bobs Tijuca (o que tem 3 andares e fica do lado do Shopping da Tijuca)
O evento é como sempre oficial RPGA.

Ian R
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Dom Fev 15, 2009 5:19 pm

Interessante...

Sempre considerei Sturm um cavaleiro de elevados princípios morais, mas nunca paladino. No meu entendimento, a fusão da tendência/alinhamento (a visão de leis gerais universais e de moralidade) com características da personalidade podem sim produzir personagens distintos da mesma forma que o ethos seguido por classes como paladino.

No meu ponto de vista, ser lawfull good pode significar tanto alguém de postura mais ingênua ou idealista (o protetor da vida e harmonia), como alguém mais violento (os paladinos de El Cid, cruzados) que entende que sua visão deve ser defendida á força, ou mesmo alguém tão compenetrado com seus objetivos que se torna mais insensível as coisas. O que lhes une é um compromisso maior com o bem e harmonia, mas cada um cumpre tal objetivo a seu jeito

É como vejo por exemplo a diferença dos devotos de Tyr e Torm de FR... Os primeiros são mais legalistas e os segundos mais voltados aos fracos e oprimidos.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Irish-Devil em Seg Fev 16, 2009 2:13 pm

Muito bom o episódio.

Só gostaria de dizer algumas coisas:

Realmente os mitos e lendas arthurianas variam muito; mas os que mais se popularizaram nos tempos modernos e contemporâneos são justamente os que sofreram influência pela história de Carlos Magno e da igreja católica; fazendo com que no imaginário popular relacionemos paladinos com Cavaleiros da Távola Redonda.

Já Sturm por sua vez, nunca foi paladino, uma vez que, se não me engano, na caixa basica original de Dragonlance a classe paladino não estava disponivel aos jogadores, sendo que no mundo de Krynn é substituida pelos Cavaleiros de Solamnia. Ainda assim, Sturm tinha tudo para ser um bom paladino, é importante lembrar que na maior parte dos livros Sturm é apenas um guerreiro e morre com um nível de paladino.

Paladinos sempre estiveram presentes em minhas mesas de D&D, algumas vezes eram heróis valorizados pelo grupo por sua eficiência em combate e habilidade social, outras vezes eram problemas terriveis - geralmente quando interpretados por mim - causando muitos problemas no grupo. Mesmo assim sempre renderam ótimas oportunidades de interpretação.
Irish-Devil
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carlos M. em Seg Fev 16, 2009 10:22 pm

Gosto muito da retrospectiva que vocês fazem com os D&Ds de todos os tempos.

Muito bom o episódio.
Carlos M.
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: