Sessão 45 - Pacificando Selvagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 45 - Pacificando Selvagens

Mensagem por Careca em Qua Dez 23, 2009 8:22 pm

Com duas semanas de atraso (mas bem a tempo para o Natal), Artur, Ivar e Marcelo discutem como trazer novatos para o jogo, como tratá-lo e o que fazer para não assustá-los irremediavelmente e evitar que vão à polícia denunciar seu culto satânico adorador de GURPS.

Plugue: BEJRPG.

SHOWNOTES:
[00:00] Apresentação do tema.
[05:00] A primeira ficha a gente nunca esquece.
[15:00] Regras complicadas?
[25:00] Os melhores sistemas para iniciantes.
[40:00] Suavizando a pancada com o D&D.
[45:00] Controlando a mesa de jogo.
[50:00] Rolando dados e interpretando.
[56:51] Entrevista com novatos no RAF.

Desculpa ao Marcelo por criar o tópico, mas acabou que eu não encontrei e acabei tomando a liberdade de criar um, espero que não se incomode. Vamo comentar sobre o cast galera?
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Re: Sessão 45 - Pacificando Selvagens

Mensagem por Careca em Qua Dez 23, 2009 8:27 pm

Desculpa a postagem dupla, mas é pra organizar as idéias Razz

Eu achei o Cast MAGNIFODÁSTICO. Relembrei meus tempos como iniciante e como o pessoal me ensinou errado e como eu me tornei um péssimo mestre durante um grande tempo por causa disso. Fui apresentado ao RPG com o AD&D, onde me deram um livrão gigante e me mandaram fazer uma ficha sozinho. Tentei fazer um ladrão, com destreza 7, inteligencia 9, Carisma 16, e constituição 18.

Pra mim, RPG era combate atrás de combate, experiencia exemplificada quando meu primeiro mestre me pediu pra usar Diablo como referência.

Anos mais tarde, tentei fazer o mesmo para introduzir novatos em minhas mesas. Não precisa dizer que só formei power gamers ou não consegui prender a atenção da galera para o nosso querido jogo.

Com o tempo, fui aprendendo os macetes e comecei a lidar melhor com iniciantes, o que me ajudou a tornar um mestre melhor, tanto em relação ao ato de contar histórias, quanto na parte de introduzir novos players.
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Tabris em Sex Dez 25, 2009 8:21 am

Muito bom episódio. Só duas coisinhas.

Pacificar selvagens? Isso é Savage Worlds! Vc tem é q deixar eles mais selvagens ainda!

Uma coisa q eu andei pensando aqui. Todo mundo fala logo d procurar novos rpgistas em eventos de anime. Nada contra. Mas em que outros lugares podemos mestrar RPG e conseguir trazer mais algumas pessoas para o hobby?
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Dom Dez 27, 2009 10:46 am

Também achei o episodio bem produtivo e percebi varios erros que cometi, na proxima vez não mais os farei!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Dez 27, 2009 11:35 pm

Muito obrigado ao Careca por criar o tópico. Eu fiquei por semanas sem conseguir acessar o TPK Brasil (como muita gente, acho eu).

Quanto à pergunta do Tabris, eu acho que escolas são um bom lugar. No Estado de São Paulo tem aquele projeto da Unesco com o governo estadual, acho que chama Escola da Família, que abre as escolas públicas nos fins-de-semana para integração com a comunidade. Se você tiver uma dessas perto de você, pode sugerir a algum responsável pela escola mestrar jogos de RPG.

Eu não tenho muita paciência com crianças, mas quem tem nada de braçada nesse projeto.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Rick Danger em Dom Jan 03, 2010 11:17 am

Excelente episódio para a promoção dos RPGs! :agree:

Quanto à interpretação de personagens, eu diria que é sempre bom manter essa vertente presente em cada sessão, pois é uma das diferenças mais importantes entre o RPG e outras formas de entretenimento como jogar World of Warcraft ou um jogo de tabuleiro tipo Runebound ou Descent. Se o lado interpretativo do jogo não for salvaguardado, há pessoas que podem concluir que mais vale ligar o computador quando quiserem matar monstros ou que é mais fácil lançar dados num tabuleiro onde as regras são mais estruturadas e concretas.

Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: