RPG de super-heróis!

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RPG de super-heróis!

Mensagem por Leandro em Qui Fev 12, 2009 10:25 pm

Então pessoal que curte hq e afins, qual é o melhor rpg para se jogar um jogo de super-heróis? Bem do estilo dos Vingadores da Marvel (personagens). :o

GURPS SUPERS ou MUTANTES & MALFEITORES?

Confesso que depois que descobri que M&M era baseado no Sistema D20 eu fiquei meio pé atrás Rolling Eyes

Última edição por Leandro em Qui Fev 12, 2009 10:34 pm, editado 1 vez(es)
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Re: RPG de super-heróis!

Mensagem por nerdcore em Qui Fev 12, 2009 10:28 pm

Eu ainda tenho a caixa azul do RPG da Marvel da época da TSR...era até interessante um sistema bem diferente do AD&D, mas era legal....já ouvi falar bem do M&M mas nunca joguei

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Qui Fev 12, 2009 11:56 pm

Nunca joguei com nenhum dos dois sistemas, mas joguei umas poucas aventuras no DCHeroes com a Liga da Justiça, mas não gostei muito do sistema, embora tenha ouvido que a última versão tenha melhor adequação ao tema, inclusive para jogar com heróis da Marvel.

Pelo que li e conheço dos sistemas que menciona, o M&M tem sido mais recomendado para quem tem familiaridade com d&d, embora tem quem opte usar o True d20.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Netão em Sex Fev 13, 2009 12:01 am

Cara, depende do tipo de jogo.

Eu gosto muito do sistema Aberrant, da White Wolf (sistema já finado, mas muito bom).

Se você quizer saber mais, um amigo meu fez essa página a séculos, mas incrivelmente ainda está no ar, dá uma olhada lá.
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Chico em Sex Fev 13, 2009 12:09 am

Estou jogando GURPS Supers e lendo M&M.
Não só a minha aversão a GURPS, mas também a familiaridade com o d20 system me fizeram M&M me parecer bem melhor.

Apesar de ser OGL os personagens são construídos através de compra de pontos, como em GURPS. Mas diferentemente do outro, M&M cai como uma luva para o gênero super-heróis, uma vez que não carrega aquela "pitada" de realismo presente no GURPS.

Outra coisa que me faz optar pelo M&M é o clima para o qual o livro te transporta. Sua preocupação com a ambientação, evidente no capítulo WORLD-BUILDING, deu uma qualidade impressionante ao livro. Além disso, é uma ajuda e tanto na hora de dar uma "cara" para a sua história.

'later!
Chico
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Fev 13, 2009 7:00 am

Leandro, como é o seu inglês?

Pergunto porque há este livro de 36 páginas, 4C System, que é de distribuição gratuita e propõe não exatamente um sistema, mas uma linha-guia para a criação de regras de supers. É como o esqueleto de um sistema, que você encaixa no cenário que quiser, do jeito que melhor lhe aprouver. Eu gostei muito do que li.

Já faz tempo que estou planejando uma resenha do negócio, mas o havia esquecido. Com sua pergunta lembrei-me dele e acho que vou chamar umas duas ou três pessoas para fazer um jogo-teste.

Achei particularmente legal a regra que dá nome ao sistema. As quatro cores (4C de Four Colors) são uma tabela em que o DM compara as rolagens dos jogadores. Cada cor determina quão bom foi o sucesso da jogada.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Anand em Sex Fev 13, 2009 7:24 am

Meu sistema favorito de Super Heróis é o finado MEGS (Mayflier Exponential Game System), do antigo DC Heroes RPG. O sistema sobreviveu ainda uma outra edição, o Blood of Heroes (que eu até comprei na Amazon), sem a licença dos quadrinhos, mas com o mesmo sistema. É o único sistema que eu já vi que dá pra ter fichas do Galactus, Super-homem, Batman e Lois Lane com número coerentes e comparáveis.

Mas o Mutant & Masterminds é fantástico!! Ele é d20, mas não tem nada de D&D, tirando a mecânica de rolar d20 e somar bonus. É todo baseado em pontos, não tem pontos de vida, o sistema de poderes é elegante, e suporta jogos gritty real (como Watchman) a super coloridos (como o Super dos anos 70).

Abraços!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Leandro em Sex Fev 13, 2009 9:29 am

Valeu a todos que comentaram Very Happy

Netão valeu pelo site! Tipo eu gosto das ambientações da With Wolf, mas acho horrivel os sistemas antigos dela.

Cimmerian eu me garanto no meu inglês, tanto que eu leio os livro da 4ª edição do D&D em inglês e mestro numa boa, valeu pela dica mas eu prefiro algo mais prático, não quero ler um livro para ter que montar meu sistema.

E Anand você já jogou M&M? E funciona bem o sistema? dá uma palinha ae.

Estava tentado a comprar o M&M antes de saber que ele era D20 agora não sei...
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Allian em Sex Fev 13, 2009 11:08 am

tambem to no aguardo dessa conversa, nada que eu conheço se encaixa legal.

ps.: ja to baixando o link do 4C, vamos ver se é bom.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Sex Fev 13, 2009 9:46 pm

Eu não joguei mas o li o M&M, e posso dizer que você só lembra que é d20 por você só rola d20! Isso mesmo só usa o d20!

Tem jogadas de salvamentos para os efeitos ruins inclusive o dano! Ou seja nada de Pv's se o cara tiver sorte fica igual aos quadrinhos ele apanha pra caramba e nada, ou fica só ferido para dair começar a cair até ficar inconciente.

E o capitulo de criação de mundos e o do narrador que fala sobre as epocas e caores é MUITO BOM! Só eels valem o preço do livro!

E a parte dos poderes é muito boa, bem diversa e depois com a parte de limitações e ampliações você pode criar quase qualquer coisa! Tem um livro que explica, expande e traz outros prontos acho que logo a jambô lança ele.

Eu recomendo, você não ira gastar dinheiro a toa isso eu garanto!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Sex Fev 13, 2009 10:01 pm

Estou na mesma situação do Arquimago. Tenho o Mutant & Mastermind 2nd edition e o Screen, mas nunca mestrei, meus jogadores não são muito fãs de super heróis. Gostei do que li, o sistema é bem simples e eficiente.

Criar novos poderes, ou adequar os poderes existentes ao seu conceito pode ser um tanto quanto complexo, mas nada que qualquer jogador de GURPS Supers não tire de letra.

Anand

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Arquimago em Sex Fev 13, 2009 10:10 pm

É eu tenho o da Jambô não tenho certeza se o que ela traduziu é o mais novo...

Só sei que logo sai o Manial do malfeitor e já saiu do escudo do mesmtre, que é muito bom, tem até uma tabela pronta para saber o acontece com o teste de resistencia(dano), entre outras coisas.

Eu sei que o ssitema é simples para ter quase tudo no escudo, só os poderes especificso que não tem como Very Happy

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sex Fev 13, 2009 11:06 pm

Ainda não comprei o meu M&M, mas li varias resenhas do sistema e das aplicações. Li em algum lugar que os criadores são fãs do Universo Marvel e que desenvolveram o jogo dentro dos padrões de heróis e opções para tal ambientação.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 14, 2009 5:40 am

Ainda não vi para comprar o M&M mas se achar talvez compre só de curiosidade

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Alvaro Ramos em Sab Fev 14, 2009 6:26 pm

Eu particularmente gosto demais do DC Heroes RPG, só que ele não é muito facil de achar.

As regras são bem simples (a não ser que você seja o Batman, com sua ficha melhor q a de todo mundo e cheia de regras só pra ele), e é bem divertido

Alvaro Ramos
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gabriel Axzeron em Sab Fev 14, 2009 6:39 pm

É difícil dizer. Não sou fã em nenhum dos sistemas.

Claro que entre D20 e Gurps, eu prefiro bem mais Gurps, mas eu digo, o D20 do M&M é mais simples. Só que o Gurps tem muito mais material.

Se eu estivesse em seu lugar eu viraria paranóico, porque eu realmente não saberia o que escolher, mas como não gosto de rpg de super heróis, não é o caso.
Gabriel Axzeron
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Dom Fev 15, 2009 1:53 pm

Para jogar, eu sempre gostei do sistema da Mayfair do DC Heroes.

Para mestrar, sou grande fã do Marvel Super Heroes da TSR. Eu tenho a caixa básica mas fui obrigado a conseguir a edição avançada para um jogo mais... bem... avançado Very Happy

No entanto, os últimos jogos de super que participei foram no Aberrant, da White Wolf. O sistema é cheio de falhas e limitações, mas ainda assim é bem diferente e interessante. Hehe, adora a mecânica de forçar os poderes (e arriscar ganhar taint)!
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Fev 15, 2009 6:32 pm

Ei, Gabriel Axzeron e DM Rafael.... vocês são parentes?

Reparem gente, são a cara um do outro! lol!

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Dom Fev 15, 2009 8:46 pm

cimmerian escreveu:Ei, Gabriel Axzeron e DM Rafael.... vocês são parentes?
Reparem gente, são a cara um do outro! lol!

O mais engraçado, Marcelo, é que você também não está muito longe! Roupa preta, chifres e olhos sem pupila tongue
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Fev 15, 2009 10:50 pm

DM Rafael escreveu:O mais engraçado, Marcelo, é que você também não está muito longe! Roupa preta, chifres e olhos sem pupila tongue
Eu sou o paga-pau de vocês dois. afro

Comandante
Comandante

Mensagem por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:36 pm

Engraçado, ninguem lembrou do Supers da Daemon.

Apesar das falhas, ele estava repleto de poderes, com combinações excelentes que renderam divertidas tardes de RPG. Onde mais poderia alguem criar um velocista feito de metal com garras?
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.teiacast.com.br

Mensagem por Arquimago em Qua Abr 01, 2009 2:49 pm

Na epoca realmente só ele o 3D&T(é mais ou menos), mas Hoje o Mutantes e Malfeitores faz isso também.

É porpaganda do sistema que gosto, mas sem querer ser chato em meu post... jason2

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cuthalion em Qua Abr 01, 2009 3:46 pm

Eu vi gostaria de saber mais desse M&M, tenho ouvido falar dele com certa freqüência mais nem sei do que se trata.

Se ele for interessante como vocês estão dizendo talvez valha a pena um play teste.

Os poderes são comprados com pontos? Se aplicam talentos também?

http://paposagaz.blogspot.com
Cuthalion

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Qua Abr 01, 2009 3:53 pm

Tudo pe comprado com postos, de uma mesma fonte, se não me engano talentos são 1 ou 2 pontos, 1 ponto da 4 pontos de perias e habilidades não lembro.

Os testes de resistencia também saem desses pontos, assim como os poderes. E tem um tablea de nivel para dizer até quanto você pode ter em cada um, para não criar logo de cara laguem que só tem força por exemplo. Mas tem como mudar esses limites, tirando de um e colocando em outros.

Ataque é um coisa,e a resistencia a dano(além das 3 normais), também são comprados, e não lembro se tem o dano também.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por kimble em Ter Maio 12, 2009 8:35 am

Eu vi gostaria de saber mais desse M&M, tenho ouvido falar dele com certa freqüência mais nem sei do que se trata. Se ele for interessante como vocês estão dizendo talvez valha a pena um play teste. Os poderes são comprados com pontos? Se aplicam talentos também?

Tudo é comprado com pontos. Tudo. Até o equipamento que você quiser ter (aliás, ter um 'batmóvel' ou uma base logo no começo do jogo é possível e barato).
E o jogo mantém os custos equilibrados ao longo de toda a ficha. Por exemplo, comprar Força normalmente ou Força através de poderes tem o mesmo custo. O que varia são os 'efeitos' que você pode incluir em cada coisa.
Outra coisa interessante é que foi desenvolvido um sistema para ajudar a manter o equilíbrio entre pcs na mesma mesa. Ele estabele uma quantidade de pontos e um teto que pode ser alcançado nos diversos valores da ficha (atributos, ataque, dano, resistências) de acordo com o que o Mestre pretende fazer na sua campanha (uma campanha de Liga da Justiça teria mais pontos e tetos maiores do que uma campanha com personagem com o Justiceiro, por exemplo). Isso evita situações comuns em outros jogos onde dois personagens construídos com a mesma pontuação tem valores tão absurdamente diferentes que torna difícil o trabalho de manter o jogo funcionando.
Para evitar que todo mundo fique com o mesmo padrão (todo mundo com o mesmo ataque, dano, etc.) existe ainda uma regra para 'moldar' esses limites, podendo realizar troca entre eles.
Então numa campanha com o Batman e o Super-Homem, por exemplo, o jogador do Batman poderia diminuir o dano máximo que o Batman pode alcançar para aumentar seu ataque (representando assim sua habilidade marcial). Já o jogador do Super-Homem poderia aumentar seu dano máximo e diminuir seu ataque (representando o menor treinamento mais a maior capacidade de causar dano).
O sistema é cheio de outras 'pequenas grandes idéias' do autor. A situação fica mais claro no Ultimate Power, um suplemento onde os poderes são todos 'abertos' e trabalhados com mais detalhes. Não que no Básico já não haja detalhamento, o sistema de modificação de poderes que eles tem (através de um sistema similar a vantagem e desvantagens de outros jogos) já permitem criar muita coisa.
E além disso o sistema foi um dos primeiros a utilizar a mentalidade do 'Diga Sim' e a atitude do autor em conversar com o leitor durante o texto para explicar em mais detalhes alguns pontos e explicar porque tomou algumas decisões de design, algo que hoje já está mais difundido mas na época era novo.
Quanto aos suplementos, a maioria são para ampliar as opções de ambientação. O suplemento Hero High, por exemplo, trata das histórias em quadrinhos com equipes adolescentes. O livro traz mecânicas novas para serem utilizadas, discute algumas variantes interessantes, mas o mais interessante é a discussão sobre o gênero, conselhos dos autores para campanhas assim, tendo até alguns autores de quadrinhos que trabalharam com o gênero 'supers adolescentes' falando sobre o assunto (e gente famosa, não é qualquer um que eles conseguirem achar).
No Brasil já tem o módulo básico, o screen e o Manual do Malfeitor, que traz regras opcionais (pensem num Unearthed Arcana, mas feito para jogos de supers).
Pra mim valeu muito a pena e sou fã do sistema, aconselho a quem tiver a chance tentar ler. Aliás, com a quantidade de filme de super-heróis que tem saído e deve sair nos próximos anos não deve ser muito difícil arranjar formas de motivar os jogadores a tentarem uma campanha nova.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: