Wushu e derivados - alguém conhece?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Wushu e derivados - alguém conhece?

Mensagem por Dbohr em Seg Nov 23, 2009 9:06 am

Olá, pessoal!

Faz alguns meses que estou testando um novo sistema de RPG: o o Wushu - the Ancient Art of Roleplaying, de Daniel Bayn. É um jogo "de código aberto", nas palavras do autor; que qualquer um pode pegar, adicionar coisas e publicar desde que dê o devido crédito.

A grande diferença do Wushu para os demais sistemas é que ele propõe algo que Bayn chama de "Princípio da Verdade Narrativa" - o personagem realiza as ações que o jogador descreve NA HORA que ele descreve, DA MANEIRA EXATA que ele descreve. Ou seja, se o jogador diz que seu guerreiro "se esquiva de dois orcs, golpeia a face de um deles com seu escudo e gira para cravar a espada na barriga do segundo" é exatamente isso que acontece no jogo. De fato, quanto mais detalhada for a ação, mais dados o jogador rola e maiores as chances de resolver a cena favoravelmente.

Como Wushu não se preocupa em resolver ações individuais, não faria sentido que a mecânica fosse baseada em resolução de tarefas. Em vez disso, o jogo propõe uma mecânica de resolução de conflito! Cada cena tem um objetivo, um "conflito" que tem que ser resolvido através das ações narradas pelos jogadores. Como eu disse lá em cima, quanto mais detalhadas forem as ações dos personagens, maior o número de dados rolados, cujos sucessos contam para resolver a cena.

Isso pode parecer uma certa anarquia (o que não deixa de ser verdade...), mas Wushu conta com algumas limitações. Primeiro, nenhum jogador pode incluir a resolução da cena em seus detalhes -- isso só acontece depois que os dados são rolados e um número suficiente de sucessos foi obtido. Segundo, qualquer um do grupo tem o poder de Vetar algum detalhe que não pareça apropriado. Por exemplo, num jogo realista de segunda guerra mundial, não faria sentido narrar um soldado correndo de peito aberto contra casamatas de atiradores. O curioso é que qualquer um pode Vetar qualquer detalhe, não apenas o GM. Aliás, os detalhes do GM podem ser Vetados também! E em terceiro lugar, cada cena tem um limite de dados estipulados pelo GM. Cada jogador pode até narrar mais detalhes se quiser, mas geralmente não ultrapassa esse limite de dados.

Com tudo isso Wushu deixa de cabeça para baixo muitas coisas sobre RPG que a gente tem por normal e imutável. Coloca também um grande poder (e responsabilidade!) nas mãos dos jogadores. Não é para todos os gostos, mas é muito interessante.

Recentemente fiz uma aventura de Star Wars usando o Open Reloaded, suplemento grátis de outro autor que dá algumas sugestões muito boas sobre como usar Wushu e uma aventura de Senhor dos Anéis usando uma variante paga de Wushu, o Budo. Ambas foram muito interessantes e deixaram excelentes impressões. Pretendo fazer uma campanha disso em breve!

E então, algum de vocês conhece Wushu?

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Re: Wushu e derivados - alguém conhece?

Mensagem por cavaleiromorto em Ter Nov 24, 2009 7:27 am

Eu já li o sustemas, inclusive a tradução do básico em português, e gostei bastante das idéias apresentadas. Me parece uma ótima opção para aqueles que jogam pela net, principalmente PbF.

Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de jogar ou de mestrar uma partida.
cavaleiromorto
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://eduardomvet.multiply.com/

Mensagem por Dbohr em Ter Nov 24, 2009 7:40 am

Pensei a mesma coisa a respeito do Play by Forum/ Email. Dentro das limitações dessa forma de jogar o Wushu talvez seja o sistema que se encaixa melhor.

Agora, a melhor maneira de testar o sistema é... testando! Pegue o seu grupo normal e a sua campanha normal e faça uma conversão pra Wushu; ou então proponha a eles um one-shot a título de play-test. Quem sabe eles não se animam?

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Rick Danger em Qua Nov 25, 2009 4:55 am

Sim, o Wushu já tem alguns anos. Na altura em que saiu, usei as regras grátis para uma sessão de Matrix e descobri que pelo menos a versão open tem pouco detalhe nas regras para quem gosta de jogar o jogo pelo jogo e não só fazer grandes descrições. Tempos depois, fiz uma adaptação minha para Star Wars com regras extra para o uso da Force e Dark/Light Side e expandindo os possíveis stats das personagens. Isso correu bastante bem, o combate fica bastante interessante e fluído a nível narrativo. A única coisa que é preciso ter em conta é que os jogadores não param de tentar descrever até rolarem o máximo número de dados permitidos, mas acho que é esse justamente o objectivo do sistema.
Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: