Simplificando as regras de D&D 4e para jogadores iniciantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Simplificando as regras de D&D 4e para jogadores iniciantes

Mensagem por cavaleiromorto em Ter Nov 10, 2009 3:06 pm

Pretendo mestrar D&D 4e para jogadores iniciantes, apresentando o jogo em um evento de anime aqui da minha cidade que sempre tem um espaço reservado para o RPG. Entretanto, como eu já comprovei em vezes anteriores, as regras completas não são o melhor caminho a se seguir, por isso pensei em fazer um jogo mais simples e gostaria da opinião dos membros do fórum.

A idéia é mestrar mini-aventuras, com no máximo duas horas de duração, usando um esquema de 3 cenas, com Introdução => Desenvolvimento => Conclusão. Para tanto pensei nas seguintes mudanças:

Personagens
* Apresentar utilizar apenas perícias importantes para a aventura.
* Colocar na ficha resumos que expliquem como jogar com o personagem e o seu papel na aventura.
* Reduzir e simplificar os talentos, os poderes, as habilidades de classe e de raça.

Combate
* Simplificar e excluir as regras de ataques de oportunidade, condições, cobertura e ocultação.
* Utilizar a regra de dano médio tanto para jogadores como para monstros.

Monstros
* Reduzir os PVs a metade e aumentar o dano em +1d.

Aceito idéias e sugestões.

PS: Postado aqui e no fórum Spell Forever
cavaleiromorto
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://eduardomvet.multiply.com/

=)

Mensagem por Leandro em Ter Nov 10, 2009 3:38 pm

Personagens
* Apresentar utilizar apenas perícias importantes para a aventura.

- Deixaria na ficha só aquilo que o jogador é treinado, e cada persoangem teria perícias diferentes.

* Colocar na ficha resumos que expliquem como jogar com o personagem e o seu papel na aventura.

- Nisso você pode criar persoangens bem clichês, que "todo" conhece mais ou menos.

* Reduzir e simplificar os talentos, os poderes, as habilidades de classe e de raça.

Não vejo como simplificar essas coisas pois já acho bem simples.

Combate
* Simplificar e excluir as regras de ataques de oportunidade, condições, cobertura e ocultação.

Eu deixaria as condições o resto pode ser retirado/ modificado

* Utilizar a regra de dano médio tanto para jogadores como para monstros.

Não vejo a diferença que isso ai fazer pro jogo ficar mais prático, escolher os dados na mesa não demora muito eu acho.

Monstros
* Reduzir os PVs a metade e aumentar o dano em +1d.
Pode se fazer isso e também quando você ver que o monstro já deu oque tinha que dar "matar ele" fazendo ele receber mais dano que o jogador rolou.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Re: Simplificando as regras de D&D 4e para jogadores iniciantes

Mensagem por DM Rafael em Ter Nov 10, 2009 4:00 pm

Olha, eu uso duas sugestões do Tio Nitro que dão super certo:

1) Só role d20. Nos teste de dano, use metade do dano máximo sempre. No crítico, dê o dano máximo total.

2) Deixe os inimigos com metade dos pontos de vida.

Além desses, eu ainda uso uma regra da casa própria:
3) Só role um ataque para ataques em área e compare com as defesas de cada alvo.

Essas três modificações aceleram o encontro de uma forma que você não acredita! Em todo caso, não recomendo diminuir as habilidades dos personagens.

Acho que vale mais a pena usar fichas no máximo até o terceiro nível e deixar toda a ficha bem mastigadinha.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por kimble em Qua Nov 11, 2009 6:37 am

Conselhos:
1) Jogar dados é bom. Já deixe cada jogador com os dados que vão usar e deixe eles rolarem. O D&D atual tem um sistema de dados fácil de entender, é o simples 'quanto mais melhor'. Torcer por um bom resultado nos dados vai divertir os iniciantes;
2) Use power cards. Tenha todos os poderes que eles tem em cartas, com os valores pré-calculados e distribua para os jogadores. O Character Builder faz isso pra você;
3) Use mais minions;
4) Explique BEM a questão de papéis das classes, deixando bem claro que defenders são feitos para proteger os outros, strikers pra causar danos, leaders pra manter os outros de pé, controllers pra administrar o campo de batalha. Isso evita o cara que pegou o guerreiro com machado grande pensando que vai causar um dano gigantesco ficando chateado porque está 'perdendo' pro ladino ao lado com a adaga.

kimble
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: