NitroCast 09 - Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG!

Ir em baixo

NitroCast 09 - Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG!

Mensagem por Tio Nitro em Qua Nov 04, 2009 12:01 pm

NitroCast 09 - Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG! (47:00 min.)

• Introdução
  • Importância da improvisação no jogo de RPG.
  • O que é improvisação.
  • Criar narrativas a partir de estímulos externos (situações, personagens coadjuvantes,etc.).
  • Criar narrativas a partir de estímulos internos (emoções, sentimentos, desejos, etc.).
  • A oferta de quem inicia o improviso, determina os parâmetros da improvisação.
  • A técnica do "isso, e" ou "yes, and": aceitar a sugestão e acrescentar algo em cima.
  • A coerência e a improvisação: os limites aumentam a criatividade.
  • Os princípios da plausabilidade na co-criação de histórias.
  • Aceitar as "ofertas" dos jogadores, trabalhar em cima e jogar de volta para o jogo.
  • Dicas de como melhorar a improvisação.
  • Exemplos de improvisação.
  • Aceitar e acrescentar e mandar de volta para o mestre/jogador dentro da coerência e plausabilidade.
  • Deixar os jogadores participarem da narração do cenário aumenta o interesse dos jogadores no jogo.
  • Inventar informações sobre o passado dos elementos da cena improvisada.
  • Aproveite as oportunidades para criar sobre o passado do seu personagem no momento da sessão
  • Exemplo de sessão.
  • Técnica da consequência lógica: "se isso é verdade, o que mais é verdade a partir disso".
  • Exemplo do taverneiro.
  • Coerência e plausabilidade ajudam a não "viajar na maionese" mas não se deve negar nada dentro do improviso.
  • Quanto mais específico nas ofertas melhor: adjetivos ajudam na improvisação.
  • Usar ações que caracterizam o personagem do mestre já no começo da cena.
  • Criando o clima da cena e dando base temática para facilitar o improviso.
  • Usando música antes da cena para dar base ao improviso.
  • Regra básica para os jogadores: Embarque na viagem, entre na onda que o mestre está colocando.
  • Cuidado para não negar as orfertas, para não cortar o fluxo do improviso.
  • Negação de lugar e negação de personagem atrapalhando o improviso.
  • Exemplos de falsa negação, onde na verdade está continuando o improviso.
  • Como encerrar os improvisos: justificando o fim da cena improvisada.
  • Cuidado para não extender demais o improviso para não perder o foco.
  • Justificando a abertura e o encerramento do improviso, integrando na narrativa coletiva.
  • Determinar qual é o objetivo dos personagens na cena.
  • Exemplo do Conan!
  • Ajudando aos jogadores a se lembrarem do que os seus personagens querem nas cenas.
  • Um segredo para melhorar a interpretação dos jogadores.
  • Ficando atento ao que o outro fala e usar isso como base para suas falas.
  • Criando situações com emoções opostas a aquelas que os Personagens dos Jogadores estão sentindo.
  • Usando o improviso para criar coletivamente o passado dos personagens dos jogadores.
  • Usando perguntas que "não são perguntas" no improviso, para passar informações.
  • Usando perguntas retóricas dentro do improviso.
  • Confie na sua imaginação!
  • Conclusão

Música
Abertura: Tema de Paralax (por Tio Nitro - música e vocal! Smile

Trechos
Thundercats - Episódio 3 - "Os Berbils"

Links
Download NitroCast - 09

Escute Online
Tio Nitro
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Re: NitroCast 09 - Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG!

Mensagem por Vizir em Sex Nov 06, 2009 4:16 pm

Bom, concordo com seus pontos na parte de improviso mas o grande problema do improviso é que alguns mestres/jogadores forçam demais a barra quando o ON "favorece" outro personagem ao invés de ao grupo como por exemplo brotar um aliado ou informante do nada, acho que esse tipo de improviso de familiares e velhos amigos fica melhor quando previamente conversado com o mestre. Eu quando sinto que o personagem vai chegar num lugar onde ele já pode ter um aliado que não consta no background eu rolo uma mesa fast play retroativa pois daí eu já consigo ter a impressão do personagem contra com o novo npc. De qualquer forma, muito bom o NitroCast improviso é bom mas contanto que faça sentido e não favoreça a ninguém Very Happy
Vizir
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://dungeonexplorer.wordpress.com

Mensagem por Tio Nitro em Sex Nov 06, 2009 4:27 pm

Valeu Vizir! Smile

A sugestão de aproveitar o improviso para criar e conhecer mais sobre o passado dos personagens não seria para beneficiar ou prejudicar e sim para colocar novos elementos para a narrativa. Com equilíbrio, bom senso, e coerência, esses novos elementos surgidos do improviso podem ser utilizados pelo mestre para criar novas complicações para a trama, novos dramas, novas narrativas, e o mais legal é que, usando elementos criados pelos próprios jogadores, eles tendem a ter mais interesse na trama que você está conduzindo. Um contato criado pelo jogador em uma cidade pode ser um traidor em potencial, pode ter um vício que complique o grupo, pode ter outros interesses por trás ou pode até mesmo, ajudar e roubar o grupo pois acredita estar no seu direito de ter uma recompensa adequada! Smile

Mas como tudo que eu coloco nos NitroCasts são sugestões, cada mestre tem um estilo de narrar e é ótimo que esses estilos sejam diferentes. Eu sempre acredito que um mestre fera customiza o seu RPG, seja o sistema, tema, narrativa, etc. para o gosto e a diversão do seu grupo de jogo. Essa possibilidade de customização é o que diferencia o RPG de mesa (e online entre humanos hahahaha) dos jogos de computador, e que faz o RPG essa coisa doidimais que ele é. Smile

Obrigado por escutar o podcast! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Dom Nov 08, 2009 6:27 pm

Gostei dos exemplo, e da definição de ping-pong, foi a melhor para sitetizar tudo.

Eu já tentei issa improvi~sação foi super 10! Mas só uma jogadora,o resto estava disperso...

Valeu as dicas, assim que voltar a jogar vou usar elas!

Tio Nitro Ensina o Pessoal do Vozes e o resto dos podcasters a colocar aquele texto do arquivo de audio! Ele é muito bom!!! Assim dá para ter tudo em um arquivo só, e não em dois, eu pelo menos salvo a post + o arquivo de audio!!! O rolando vinte fez isso uma vez, mas não tem olocado mais, acho isso Doidi mais!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Seg Nov 09, 2009 6:02 am

O lance é simples, Arquimago, basta usar o Itunes para editar as informações do MP3 e colocar o Shownotes (ou o que quer que seja) na parte de "Lyrics" Smile

Valeu por escutar o podcast! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Seg Nov 09, 2009 2:50 pm

Que que agradeço de você fazer ele!

Nossa que facil!!! Espero que você contiue colocando e que os outros castas também começem a colocar!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas Knupp em Sex Nov 13, 2009 1:40 pm

Me amarrei nesse episódio, eu mesmo só mestro improvisando, logo, foi super-útil e me senti menos só neste universo da improvisação.
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.blognovascronicas.blogspot.com

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Nov 13, 2009 7:40 pm

O melhor episódio regular do NitroCast (os melhores de todos são os especiais de Darksun).

Eu acrescentaria só uma dica de controle para o controle narrativo. Por exemplo, cada jogador tem, por exemplo, uma ficha ou carta por sessão de jogo que ele possa usar para ganhar o controle narrativo por uma cena (o que quer que "cena" signifique em seu jogo, de um diálogo a um combate). Acrescente-se aí algum método claro, ainda que subjetivo, de o jogador ganhar mais fichas (ou cartas) de controle narrativo. Talvez ele ganhe se o GM achar que foi uma boa cena a que ele criou usando sua ficha anterior; talvez quando ele sobreviver a um situação difícil, talvez quando ele tiver uma idéia que salve todo mundo ou avance significativamente a história. Nessas situações, o GM poderia conceder outra ficha (ou carta) de controle narrativo.

Algo como pôr ordem no caos.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Sab Nov 14, 2009 6:29 pm

Episódio muito bom mesmo...

Quem diria que mr Nitro era morador da minha adorada terrinha Nitcity... Deve ter conhecido os áureos tempos da Gibiteria e Bárbaras Magias, o únio local quer conseguiu ser point rpgistico na cidade.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: