Ajudem um pobre mestre sem talento manual algum!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajudem um pobre mestre sem talento manual algum!

Mensagem por Beholder William em Qui Out 29, 2009 10:06 pm

Salve galera,

imagine 5 bonequinhos toscos de palitinho num "quadrado" grandão com quatro bolinhas grandes cercadas por quatro bolinhas pequenas e, ao norte do quadradão, há um retângulo todo torto com um bonequinho com bigode atrás dele. Então eu digo "vocês entram na taverna do Ogro Trapaceiro e o taverneiro, um homem com o maior bigode que vocês já viram, acena para vocês e... Então um dos jogadores diz "P.rra! Isso é uma taverna?!
Pois é. E eu pensava que estava abafando. Papai do céu definitivamente não me abençoou com o dom da destreza manual.
Desenhar tavernas não é o meu maior problema. Minha ruína, na verdade, é fazer mapas. Sejam de continentes, cidades e dungeons. Alguém aí tem uma sugestão de programa para fazer os malditos mapas? Algum de fácil manuseio e confiável.
Agradeço a todos desde já.
Beholder William
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Re: Ajudem um pobre mestre sem talento manual algum!

Mensagem por Tabris em Sex Out 30, 2009 1:04 pm

dunjinni é mais facil, o mega fodão mesmo é o Campaign Cartographer, mas é algo complexo, é tipo aprender photoshop.
Tabris
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Out 30, 2009 1:39 pm

eu tenho um mapa em branco quadriculado revestido de contact, ai eu só desenho por cima. ja as miniaturas eu simplesmente imprimo um quadradinho com a cara do pj e pronto.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 1:44 pm

Da uma olhada na minha assinatura que tem uns links que podem te ajudar.

Eu monto meus mapas no Dungeon Tiles Mapper, evitando construir dungeons muito extensas.

Dai, dou um printscreen do mapa, colo num programa de imagem qualquer (uso o photoshop nessa parte, mas o paint brush também serve) e mudo as dimensões para 1 quadrado = 1 polegada. Ai é só imprimir e montar.

O paint brush já monta a impressão em várias páginas diferentes. Para economizar papel, prefiro cortar direto no photoshop em partes de até 7x10 polegas para folhas A4 ou 7x13 polegadas para papel ofício.

Se liga num exemplo de mapa no que eu montei para o último Dia D RPG, aqui no Rio:

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 1:59 pm

Ah, e com direito a minis impressas, tal qual o Allian.
Não quis levar minhas preciosas minis de metal para o evento...

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Out 30, 2009 2:49 pm

tambem ja fiz isso, mais eu percebi que imprimir cada mapa acaba saindo muito caro e muito trabalhoso. ainda fico com o meu desenho em contact ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 2:57 pm

Mais caro, eventualmente. Mais trabalho, sem a menor sombra de dúvidas!

Em todo caso minha questão nem é tanto economia quanto a possibilidade de montar mapas que usem três ou quatro peças repetidas de tiles e ficar tudo impresso numa mesma folha, ao invés de várias peças sobrepostas.

A opção do mapa branco certamente é melhor para o meio ambiente, mas acho que perde boa parte da graça de se usar minis. O legal é ver o palco do cenário.

EDIT: pequena observação, o mapa acima não foi feito com tiles, eu catei um mapa de uma aventura pronta, mas usei o processo de montagem acima.

Última edição por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 3:31 pm, editado 1 vez(es)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Out 30, 2009 3:31 pm

tem um amigo meu do rio que fez algo diferente: ele imprimiu cada title de floresta e dungeon duas vezes, colou em cartolina e passou contact envolta todo. efetivamente criando uma title caseira.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 3:38 pm

Por mais estranho (ou hipócrita) que possa parecer, acho isso mais pirata do que a minha sugestão. pirat

Pra fazer isso, acho melhor comprar o conjunto, que dá até pra achar por 20, ou 25 reais (apesar que não achei nenhum no Centro do Rio ou em Ipanema, onde também tem um loja tradicional).

Sinceramente acho a opção do mapa branco a melhor. É mais econômica e degrada menos o meio ambiente. Mas preferir, prefiro montar os meus.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Beholder William em Sex Out 30, 2009 4:22 pm

Obrigado a todos pelas respostas. Vou experimentar cada uma das opções acima e ver o que fica melhor para mim. Para dar uma enfeitada nas minhas sessões eu passei a usar os Dungeon Tiles da Wizards, mas sempre acabo adaptando a aventura ao tile, e não o contrário. Por isso, pegar as manhas para a confecção dos mesmos é muito importante.

Tabris escreveu:dunjinni é mais facil, o mega fodão mesmo é o Campaign Cartographer, mas é algo complexo, é tipo aprender photoshop.

Tabris, eu acho q tenho o CC em algum cd por aqui e, pelo que me lembro, era mto complexo sim. Qto ao dunjinni, vou procurar. Obrigado!

Allian escreveu:eu tenho um mapa em branco quadriculado revestido de contact, ai eu só desenho por cima. ja as miniaturas eu simplesmente imprimo um quadradinho com a cara do pj e pronto.

Allian, a parte do "desenho por cima" já me desanimou =P, mas por acaso vc teria alguma foto de como ficou um exemplar de mapa pra mostrar pra gente?

DM Rafael escreveu:Da uma olhada na minha assinatura que tem uns links que podem te ajudar.

Eu monto meus mapas no Dungeon Tiles Mapper, evitando construir dungeons muito extensas.

Dai, dou um printscreen do mapa, colo num programa de imagem qualquer (uso o photoshop nessa parte, mas o paint brush também serve) e mudo as dimensões para 1 quadrado = 1 polegada. Ai é só imprimir e montar.

O paint brush já monta a impressão em várias páginas diferentes. Para economizar papel, prefiro cortar direto no photoshop em partes de até 7x10 polegas para folhas A4 ou 7x13 polegadas para papel ofício.

Rafael, valeu pelo mini-curso de tiles. Baixei o Dungeon Tiles Mapper e vou dar olhada. Obrigado.

Quanto ao photoshop, vou ter que dar o braço a torcer e aprender a usar essa bagaça. Eu careço muito desses "props" que enriquecem a experiência visual na mesa. Tenho até boas ideias, mas recursos importantes como fichas personalizadas, cartõezinhos de itens mágicos e etc são mto legais e, pelo visto, o Sr. Photoshop é a saída. O único efeito especial que eu sei usar bem mesmo são as trilhas e efeitos sonoros. Quem quiser dicas sobre isso, estou às ordens!
Beholder William
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 5:43 pm

Se precisar de ajuda no photoshop, é só pedir.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Out 30, 2009 6:03 pm

tirei rapidinho umas fotos do meu mapa. como a iluminação ta péssima e eu usei o celular, ficou meio amarelado.

anyway eu aproveitei e rabisquei o que poderia ser uma construção qualquer no mapa pra poder ver como seria algo desenhado, com uma arvore e um lago na frente pra ter uma ideia. alem disso, se você tiver um apagador de feltro tipo o que se usa naqueles quadros brancos de sala de aula, some tudo num instante, não deixa nem rastro.

precisando de photoshop eu tambem posso dar uma força ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 30, 2009 6:11 pm

Eu vi que tem a marca do D&D 3 (ou 3,5). Onde você descolou essa mapa?

Começo a avaliar se não vale a pena carregar sempre um desses comigo, especialmente porque nem sempre tenho tempo para preparar um mapa adequado.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Doug Alves em Sex Out 30, 2009 6:58 pm

a soluçao do allian , realmente é a mais arquitetonicamente correta hauhauhauhauah , muito boa soluçao e nao requer pratica nem habilidade monstra de desenho

normalmente eu construo mapas, em autocad e em revit, as vezes no surfer, isso quando elas sao de verdade hehehehehehe

as de mentira so no sim city heheheheheh
Doug Alves
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sab Out 31, 2009 7:30 am

esse mapa que eu revesti com contact é aquele que veio no livro do mestre da 3.5!

^^

mais se você não tiver ele, pega uma A4 ou A5, vai numa gráfica ou xerox e pede pra eles imprimirem uma grid preta de uma polegada por uma (2,5cm por 2,5cm) e passa contact que da na mesma.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: