Pontos de Experiência para os Personagens

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pontos de Experiência para os Personagens

Mensagem por Douglas Knupp em Ter Out 27, 2009 3:36 pm

Aí pessoal, eu iria levantar essa questão em outro tópico, mas como acredito que daria muito o que falar e eu acabaria fugindo do assunto, resolvi levantar a seguinte questão:

Como vcs acham que o mestre deve premiar a experiência dos personagens jogadores?

Depois de ler tantos livros, em cada jogo que eu mestro eu utilizo uma maneira diferente.

OBS.: Ao Cuthalion e Akatsu: é a chance que vcs estavam esperando para reclamar. hhehehEhhehEhehe
Cute
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.blognovascronicas.blogspot.com

Re: Pontos de Experiência para os Personagens

Mensagem por Riketz em Ter Out 27, 2009 4:24 pm

Douglas Knupp escreveu:Como vcs acham que o mestre deve premiar a experiência dos personagens jogadores?
em minha opinião, creio que nada muito diferente do que é estipulado pelas regras, independente do sistema..
variações podem existir, mas nada muito fora do oficial, pois a progressão é estudada para proporcionar um bom jogo..

entretanto, em minhas mesas, tanto as que mestro, quanto as que jogo, a progressão é sempre mais rápida que a oficial..

porém isto é consequência da instabilidade dos grupos, pois as mesas acabam se desfazendo com certa frequência, pois não me lembro de ter conseguido finalizar uma campanha.. as mesas acabam por motivos pessoais, proficionais, acadêmicos ou geográficos, tanto dos mestres como dos jogadores..
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Ter Out 27, 2009 4:34 pm

bom, depende muito do sistema. na minha mesa como é dificil se encontrar, vai um nivel a cada 4~5 encontros.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lobo em Ter Out 27, 2009 5:25 pm

Seguir a sugestão do livro normalmente é uma boa, mas outro fator que normalmente eu levo em consideração é o ritmo que pretendo dar a campanha.

Eu dificilmente mestro campanhas com fim (graças a Deus, a maioria dura/durou aaaaaaaaaaaanos...acabando sempre pelos motivos destacados pelo Riketz) e sinto que as vezes a progressão rápida do XP pode acabar tornando a campanha "épica" antes da hora que eu gostaria.

Um exemplo que estou vivendo agora é mestrando Legend of Five Rings. O ritmo de crescimento proposto pelo livro é muito acelerado no meu ponto de vista, logo, decidi dar uma "brecada" para que a campanha caminhe no ritmo que o meu grupo está mais habituado.

Um bom jeito de obter a sua resposta e fazendo uma continha rápida, por cima mesmo, de quanto XP (mais ou menos) o jogador acumularia num número "X" de seções. Será que eles vão estar fortes demais em apenas 5 sessões? Será que fracos demais para o que que você planejou?

Outro jeito também é jogar aberto com a galera que você vai começar dando XP igual ao do livro, mas depois pode fazer ajustes no metodo. Eu já fiz isso e acho que o combinado nunca sai caro.

Abraço!

Lobo
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas Knupp em Qua Out 28, 2009 6:34 pm

Riketz escreveu: as mesas acabam se desfazendo com certa frequência, pois não me lembro de ter conseguido finalizar uma campanha.. as mesas acabam por motivos pessoais, proficionais, acadêmicos ou geográficos, tanto dos mestres como dos jogadores..

Isso é tragico e muito constante em todos os grupos...

Eu mesmo fico P#&t0 quando acontece. :banghead:
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Mensagem por Alexandre Fnord em Qua Out 28, 2009 7:16 pm

Só mestro GURPS.
E nele faço o seguinte [como já disse no outro tópico]:
Cada jogador começa a sessão ganhando 6 pontos;
Se ele prejudicar o grupo perde um ponto;
Se ele atrasar o horário combinado previamente, perde um ponto;
Se ele não interpretar bem suas desvantagens, 100% do tempo, perde um ponto;
Se ele não interpretar bem suas peculiaridades, perde um ponto;

Ou seja, na pior das hipóteses, ele ganha 2 pontos, que é o que o MB de GURPS recomenda.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://rpgvirtual.wodpress.com

Mensagem por Douglas Knupp em Qua Out 28, 2009 7:25 pm

Eu utilizo um método bem atípico, mas ninguém do grupo reclamou.

Eu avalio a interpretação de cada personagem, observo tbm se gastam tempo no jogo treinando uma determinada habilidade/perícia.

Fico muito atento tbm aos eventos que ocorreram durante as sessões, às vezes os personagens ganham alguma vantagem ou desvantagem pelas suas ações.

Isso tbm ocorre com os atributos, se utilizam muito ou pouco determinado atributo ou até mesmo perdem ponto por NUNCA tê-lo utilizado.

Ou seja, nas minhas campanhas, os personagens se mutam bastante, isso SEMPRE gera uma história muito peculiar para qualquer personagem.

Ainda existe uma centenas de outros métodos que eu utilizo, mas a potagem ficaria enorme falando de cad uma delas.
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Mensagem por DM Rafael em Qui Nov 05, 2009 10:44 am

Eu tenho um ótimo método: não dou XP nenhum!

Vale dizer que os jogos que mestro ou são de níveis (D&D, Star Wars) ou tem um sistema completamente diferente (Pendragon, Marvel Super Heroes). Mas na maioria das vezes mestro com níveis, então aboli completamente o uso de XP.

Ai deixo a transição dos níveis seguir de acordo com os capítulos da história. Na minha campanha de SW Saga que anda parada, eu passava depois de umas três aventuras, mas dependia muito do fechamento.

Atualmente, venho mestrando um D&D4 quinzenal com jogos de 3-4h. Como não temos muito tempo para jogar, faço aventuras curtas e passo a galera de nível depois de cada aventura (mas não de cada sessão, as vezes são necessárias duas sessões para fechar uma aventura).

Nesse caso específico, ainda uso um recurso que avanço um ano na cronologia para cada aventura rolada, e considero que ocorreram outras aventuras nesse meio tempo. Como não dá pra botar todo o tesouro adequando, deixo o pessoal sujerir o que gostaria de pegar entre um jogo e outro, e considero que eles acharam nessas aventuras não roladas.

Fica com um carão bem de seriado, tipo um Caverna do Dragão, com uma aventura começando imediatamente depois do termino de outra não rolada.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Riketz em Qui Nov 05, 2009 2:56 pm

eu joguei praticamente minha vida inteira RPGística em aventuras solo, ou como dizem "one shot"... muitas de WoD, principalmente Vampiro, a mascara.. e pouquíssimas campanhas sequenciais (nunca chegou nem à 10 sessões de uma mesma campanha).. ganhar XP é quase que uma novidade para mim.. hehehe..

pessoalmente, como jogador, gosto de ganhar XP, ver o progresso gradual entre um nível e outro.. do que simplismente o mestre dizer "você ganhou um nível".. talvez seja por jogar rpg eletrônico ou por ter jogado muitas one shot..

o XP é a recompensa do jogador.. muitos mestres dâo XP adicional para jogadores que interpretaram bem, tiveram boas idéias, conseguiram feitos importantes e outros motivadores..

em WoD o Xp médio ganho por sessão é de 5.. porém meu mestre dava 3 de Xp e os outros 2 tinha de ser merecidos por parametros diversos, como interpretação, atuação, coerência.. e um xp extra para grandes idéias, boas continuidades de cenas, conclusão de capítulo e etc..

em D&D o Xp não era calculado por encontro ou desafio, mas sim por sessão.. cada sessão rendia como base 30% do Xp necessário para se passar para o proximo nível.. entretanto os jogadores poderiam ganhar mais Xp à cada sessão, variando até 10% também de acordo com interpretação, atuação, idéias boas e etc.. além do Xp por terminar uma quest e terminar uma aventura..
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Nov 05, 2009 3:06 pm

Um dos meus motivos para retirar o XP foi acabar com a "Caça ao XP", onde os jogadores atiram em tudo para conseguir mais pontos, ou vasculham cada canto do cenário em busca de uma criaturinha que por acaso tenha fugido da ira do grupo.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Riketz em Qui Nov 05, 2009 5:55 pm

DM Rafael escreveu:Um dos meus motivos para retirar o XP foi acabar com a "Caça ao XP", onde os jogadores atiram em tudo para conseguir mais pontos, ou vasculham cada canto do cenário em busca de uma criaturinha que por acaso tenha fugido da ira do grupo.
verdade, mas isto acontece se o mestre distribui o XP como manda o livro.. por isso estamos aqui adequando-a á nossa realidade..

deixo bem claro de que não é necessário matar o monstro.. o importante é vencê-lo e existem muitas formas de se vencer um monstro.. fazer os monstros fugirem é uma forma de vencer.. empurrar o monstro no abismo.. os inimigos se renderem, é tudo vitoria..

pessoalmente dou XP por sessão.. independente se teve batalha ou não.. se venceu ou não.. todo mundo ganha um XP básico da sessão e um XP extra dependendo de como a pessoa jogou.. desta maneira a "Caça ao XP" provém da interpretação e idéias.. subir de nível todos juntos quando o mestre quiser pode causar desinteresse na interpretação pois "vou subir de nível igual à todo mundo mesmo".. claro que este pode não ser o caso de seus jogadores.. mas em certas mesas isto pode acontecer..

Última edição por Riketz em Sex Nov 06, 2009 11:56 am, editado 1 vez(es)
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Riketz em Sex Nov 06, 2009 11:54 am

vi hoje no blog do Guardião do Templo, que não poderia ser mais co-relacionado ao topico:

A difícil arte de distribuir XP

qq coias tamo aew..
att.
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Sex Nov 06, 2009 4:41 pm

Ultimamente eu também não passo XP nenhum, devido ao jeito que o meu grupo joga RPG ultimamente. Vou alterando os personagens de acordo com o capítulo da campanha, assim, no começo, por exemplo, o pessoal já cria de cara personagens de nível 5 e joga várias sessões dentro desse esquema. Como ninguém tem tempo pra nada, os personagens ficam prontos e é só pegar e jogar a sessão, sem precisar ficar refazendo ficha (meu grupo só tem nego véio que trabalha, tem família pra cuidar e o escambau! hahahaha) .

Quando a campanha fica mais épica, eu subo para nível 10 por exemplo e a gente continua a jogar uma carayada de sessões.

Para dar aquele gás nos jogos eu premio com coisas que podem ser usadas na sessão diretamente: itens mágicos, grana, poções, Pontos de Narrativa (fichas que eles podem usar para alterar cenas, criar cenas para seus personagens, criar contatos, etc. coisa de RPG indy americano hahaha, mas o pessoal tá curtindo); e Pontos de Ação (para alterar dados no meio da pancadaria, dar ação extra na porrada, dar uma energia básica (PVs temporários) no meio de uma ação ou dar aquele gás heróico no meio de uma cena de ação (pular muro, equilibrar etc.) um bônus nos rolamentos, etc.).

Com esses prêmios eu consigo incentivar a interpretação e os jogadores que se envolvem com os ganchos narrativos, que entram em conflitos sociais e encrencas, etc. Tem funcionado bem com o meu grupo! Smile
Tio Nitro
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zaknafein em Sab Nov 07, 2009 10:01 am

Saudações a todos, atualmente nas crônicas de WoD eu distribuo de 6 a 10 pontos de xp, pq acho o novo sistema muito mais "lento" na progressão dos personagens do que o WoD antigo (por exemplo as vantagens são equivalentes as "qualidades e antecedentes" do jogo antigo, caracteristicas que vc só compra quando faz o personagem), sendo assim eu considero a interpretação do personagem (levando em consideração seu conceito, virtude, vicio, clã/tribo/filiação) e a continuidade para crônica (ações individuais ou em grupo dos personagens que dão ideias ou oportunidades de continuidade para o jogo, por exemplo quando um personagem resolve encaixar um pdm na historia (um parente/mentor/amante/rival etc) para enriquecer a campanha, ou eventos de background, como coisas envolvendo seu passado)

Já no D&D e diferente faço assim...distribuo XP por:
Desafio - sejam encontros normais ou desafios de perícia
Interpretação - da raça, classe, alinhamento, relação com os outros personagens e com o cenário
Continuidade - as famosas "ofertas" que o Nitro descreveu no seu último cast (muito bom galera eu recomendo muito) aonde os proprios jogadores dão encaixam ideias criativas para dar continuidade para campanha...
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zaknafein em Sab Nov 07, 2009 11:29 am

Nada contra o esquema do DM Rafael de passar os personagens de nível sem xp, mas não acho isso justo.
Alguns jogadores se "esforçam" muito mais do que outros para fazer uma campanha dar certo, e quando o personagem prejudica o andamento da campanha ou atrapalha de alguma forma "tosca" o curso de ação dos seus comnpanheiros atrapalhando o jogo acho ideal descontar xp, acho que o meio mais correto de determinar as recompensas individuais dos jogadores e o XP e não "níveis automaticos".

No D&D 4° eu determino com antecedencia quantas sessões/XP serão necessárias para um personagem passar de nível e eu vou distribuindo bônus e penalidades em XP durante esse processo...
Zaknafein
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sab Nov 07, 2009 8:03 pm

na minha mesa se um jogador atrapalha ele é devidamente linchado pelos colegas Rolling Eyes
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sab Nov 07, 2009 10:57 pm

Zaknafein escreveu:Nada contra o esquema do DM Rafael de passar os personagens de nível sem xp, mas não acho isso justo.

Antes de fazer isso, eu tb fazia o esquemão de dar prêmios diferenciados de pontos, mas isso também dava muita briga. Acabava gerando outro problema do que resolver realmente. Atualmente, como os jogos são mais curtos e mais descompromissados, nível por aventura completa (em geral duas sessões de 4h ou uma de 6-7h) funciona bem.

Mas nas minhas campanhas mais sérias e mais planejadas (como a minha de Star Wars, que jogamos basicamente desde que saiu o novo sistema), eu acabo recompensando os jogadores que se dedicam mais com mais ganchos de plot, as vezes melhores equipamentos ou até alguns bônus mecânicos, como um ponto de Força extra ou algo assim. Vez ou outra um jogador reclama da demora (e geralmente é o mesmo de sempre tongue), mas tento não dar muita bola. No final das contas, a maioria percebe que isso contribui pro bom andamento de toda a história.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Nov 18, 2009 2:15 pm

Achei esse método do DM Rafael excelente, é o mesmo utilizado no RPG True20 da Green Ronin.

Na mesa que eu jogava de D&D 3.5 tinham jogadores que viviam pentelhando por causa do XP, reclamando que o mestre não estava calculando direito e tal, teve uma sessão na qual estavam mais exaltados em que o mestre teve que calcular o XP na frente deles e usando a calculadora de um deles, para se conformarem de que a divisão era justa.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Ian R em Qua Nov 18, 2009 6:04 pm

Eu basicamente passo a cada 3 / 4 aventuras, 3 aventuras quem se esforça, chega na hora e outras coisas, 4 aventuras os outros.
Mas nunca deixo a diferença ser alta se não desanima os demais.
Maximo 1 nivel a cima.
Gosto de dar premios por boas ideias, mas o premio é equilibrado pelo nivel.
Tambem gosto de premiar ações heroicas que TENHAM haver com a tendencia do personagem / interpretação

Ian R
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Nov 18, 2009 7:47 pm

Ian R escreveu:Eu basicamente passo a cada 3 / 4 aventuras, 3 aventuras quem se esforça, chega na hora e outras coisas, 4 aventuras os outros.
Mas nunca deixo a diferença ser alta se não desanima os demais.
Maximo 1 nivel a cima.
Gosto de dar premios por boas ideias, mas o premio é equilibrado pelo nivel.
Tambem gosto de premiar ações heroicas que TENHAM haver com a tendencia do personagem / interpretação

Eu gosto desse tipo de abordagem. A unica diferença é que em certos jogos não vejo muito mal ter diferença de nível (especificamente Star Wars), mas só quando isso não influencia muito no ritmo do jogo. Em D&D, acredito que a diferença de nível seria bem mais problemática.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ian R em Qui Nov 19, 2009 5:47 am

Por isso não deixo a diferença ser muito alta, ate 1 nivel pode ser balanceada.
Mais que isso realmente complica, MUITO, alem de deixar quem esta mais atraz com sensação de desanimo.

Ian R
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Qui Nov 19, 2009 6:01 am

Eu também tenho essa preocupação, de não deixar o nível ficar muito diferente entre os jogadores. Por isso estou mudando o meus sistema de premiação para coisas (Pontos de Ação, Pontos de Narrativa) que eles possam usar na sessão, imediatamente. Isso cumpre o objetivo de estimular a interpretação e deixa os jogadores felizes na hora! Smile

Tio Nitro efetuou 1 lançamento(s) de dados (d20.) :
2
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Qui Nov 19, 2009 8:05 am

Zaknafein escreveu:Nada contra o esquema do DM Rafael de passar os personagens de nível sem xp, mas não acho isso justo.
Alguns jogadores se "esforçam" muito mais do que outros para fazer uma campanha dar certo, e quando o personagem prejudica o andamento da campanha ou atrapalha de alguma forma "tosca" o curso de ação dos seus comnpanheiros atrapalhando o jogo acho ideal descontar xp, acho que o meio mais correto de determinar as recompensas individuais dos jogadores e o XP e não "níveis automaticos".

No D&D 4° eu determino com antecedencia quantas sessões/XP serão necessárias para um personagem passar de nível e eu vou distribuindo bônus e penalidades em XP durante esse processo...

Eu gosto da sugestão do DMG da 4e que diz para nem usar XP individual, e sim XP do grupo. Porque no D&D, o que vale é o grupo. Se você se "esforça" mais, faz a aventura fluir melhor, chega no horário, traz seu material, etc, você não vai ganhar mais XP por isso. Mas vai se divertir muito mais que os outros. A recompensa do RPG é o próprio jogo, e não números no papel. Se alguém está jogando pelo XP, e não pelo prazer de jogar, desculpe, mas essa mesa sucks! Smile

Mas, faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Eu distribuo XP para cada um, penalizando somente os jogadores que faltam a sessão. Mas quem falta sempre fica, no máximo, um nível atrás dos demais. Ou seja: se você sempre pode jogar, além dos bônus intrínsecos (estar por dentro da história, encontrar mais os amigos, comer tranqueira o final de semana inteiro, etc), ainda fica um nível na frente, que na 4e significa bem pouco, em geral.

Abraços!

Anand

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Ian R em Qui Nov 19, 2009 3:48 pm

A ideia de pontos ""heroicos" é boa Nitro e realmente pode agradar.
Mas o bonus de xp sempre aguça mais os jogadores.
O importante e saber medir esse bonus.
EXEMPLO NUNCA dar 600 xp bonus no 1o lv. (Ou 2 pontos extra bonus no storiteler antigo)
Se vc souber distribuir comedidamente os bonus, eles vão agradar a quem se esforça e quem não se esforça começa a se esforçar para ganhar.
Comece devagar e com coisas comuns, depois que o grupo for se afinando, comece a exigir mais e obviamente dar premios melhores.
Quando o jogador perguntar:
Porque fulano e beltrano tem mais pontos que eu?
Vc diga para eles TODOS os motivos claramente.
Normalmente funciona. Claro que concordo com o Anand, não se pode criar um caça ao xp perdido, tem que ser algo que estimule e não se torne uma muleta.
Um bom exemplo é aquele jogador que nunca atrasa, avisa com antecedencia que vai faltar com bons motivos, sempre ajuda na vaquinha do lanche, se esforça para interpretar, tem algumas boas idieas. No final de uma seção fica faltando (100 - 200) xp para o personagem dele passar para o proximo nivel (exemplo 3), vc pode premiar ele e explicar para os demais porque vc esta premiando. Simples, deixa o premiado feliz e aguça os demais a seguirem o exemplo.
Smile
^_^

Ian R
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rick Danger em Sex Nov 20, 2009 2:03 pm

Tentando generalizar, acho que os pontos de experiência (XPs) podem servir para mais ou menos quatro propósitos:

Recompensar os jogadores por terem comportamentos que o jogo quer potenciar
Há muitos tipos de recompensas que vão desde os bennies de Savage Worlds até ao fan mail de Primetime Adventures. O próprio D&D 4E inclui um sistema de tesouros para além dos pontos de experiência. Este ciclo de reincorporação é útil pois, por um lado, o RPG explicita o que é que os jogadores devem fazer e, por outro, premeia as suas personagens quando eles fazem o que está explicitado (ou quando fazem algo de que os outros jogadores gostam).

Ajudar na aprendizagem das regras mais complicadas
Ponto-a-ponto, cada subida de experiência vai fazendo as personagens evoluir gradualmente de forma a que os jogadores tenham tempo para apreender todos os detalhes do sistema que afectam ou determinam o que podem fazer. Assim, começa-se com poucas opções e o leque de escolhas vai alargando à medida que os pontos de experiência vão aumentando.

Espaçar a narrativa
Como os XPs são atribuídos apenas de sessão em sessão, eles são uma mecãnica simples e eficaz para a longo prazo definir o ritmo a que a história da campanha vai evoluir. Uma boa narrativa não pode saltar logo para o grande final - onde os conflitos e desafios já são completamente avassaladores e todo o destino da história está em jogo - sem as personagens estarem suficientemente envolvidas no ambiente. Com cada bocadinho de experiência, estes pontos no final de cada sessão põem as personagens na página certa da sua longa história.

Simular a capacidade que todos temos para aumentar o nosso potencial
Apesar de ser impossível um RPG tentar realisticamente atender a todos os factores psicológicos de treino, estudo e aprendizagem que explicam como é que um ser humano (ou elfo, anão ou pato Smile ) aumenta o seu potencial de performance, é verdade que um RPG pode tentar simular esta evolução até certo ponto e os pontos de experiência podem certamente contribuir para essa mecãnica. Precisam é de ter uma série de outras regras que determinam quando, como e em que circunstãncias este ou aquele atributo, habilidade, poder ou conhecimento específicio podem subir ou eventualmente descer na sua nota.
Rick Danger

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: