Sessão 40: A partícula criativa

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 40: A partícula criativa

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 20, 2009 10:02 pm

Marcelo, Neto e Taz (sans Rodolfo novamente) batem um papo sobre seus métodos de criação (ou feitura) de aventuras, da inspiração à resolução.

Bem aqui.

E a promoção de um ano de VTT + BEJRPG foi estendida para até 1º de Dezembro. Participe!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 40: A partícula criativa

Mensagem por PsicoPlayer em Ter Out 20, 2009 10:09 pm

Puxa... A sensação de alegria ao ver esse post me faz perceber o quanto eu estou caminhando para o vício... rs *já startando o download do episódio*

[ ]'s
Atenciosamente

Última edição por PsicoPlayer em Ter Out 20, 2009 10:10 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Correção ortográfica)
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Mensagem por PsicoPlayer em Qua Out 21, 2009 6:58 am

Acabei de ouvir o podcast e confirmei a impressão que tive ao baixar o arquivo e ver que ele estava um pouco menor que o normal: ele está um pouco mais curto. O término da bateria do notebook do Netão acabou dando a sensação de que o episódio ainda não acabou... rs

Mas a despeito da "cor" da sessão, falando sobre o tema eu concordo plenamente com o Neto, inclusive estou feliz por ter encontrado alguém que partilha do mesmo princípio: o banho promove a criatividade! rs
Acho que é sim pela questão do momento a sós consigo mesmo, mas tenho a suspeita (por mais ilógica que pareça) que o fato de estar recebendo uma confortável ducha de água na cabeça, estimula de alguma forma meu cérebro... rs

Quanto à criação de aventuras eu tenho um pouco do "insight situacional" que o Marcelo citou, com certeza não com designs de madeira, mas normalmente ao ver um filme/livro/música ou mesmo discutindo/aprendendo algum conceito na faculdade, no qual me parece ser interessante basear uma aventura. Daí eu parto para as anotações mesmo, estilo bullet points, mas, diferente de vocês, eu tenho (por enquanto) o costume de usar mais o estilo trilha para minhas aventuras e, apesar da invariável imprevisibilidade dos jogadores, eles sempre se mantêm nos trilhos, sem eu precisar atirar nenhum bovino neles... rs
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 21, 2009 11:08 am

PsicoPlayer escreveu:Acabei de ouvir o podcast e confirmei a impressão que tive ao baixar o arquivo e ver que ele estava um pouco menor que o normal: ele está um pouco mais curto. O término da bateria do notebook do Netão acabou dando a sensação de que o episódio ainda não acabou... rs
Ali era o fim da sessão mesmo, tanto que deu tempo de sobra para salvar e me passar o arquivo — quando fomos gravar esse restante, o Neto viu que a bateria estava fraca. Só faltou anunciar o bloco Crônicas da Falha Crítica e gravar o Vozes de Fundo. Não ficou nenhuma conversa de fora.
Quanto à criação de aventuras eu tenho um pouco do "insight situacional" que o Marcelo citou, com certeza não com designs de madeira, (...)
Preciso lembrar que isso aconteceu somente uma única vez, e com a lateral de uma escrivaninha que ficava do lado da minha cama, ou seja, eu olhei para ela toda noite e toda manhã, durante dois anos; um dia, eu vi uma forma nela e fiz um desenho (vou escanear e colocar aqui; acho que ainda tenho o desenho). Espero que isso não vire mais um elemento do meu estereótipo, como parece que o estigma de DM assassino virou, mesmo que tenha ocorrido um único TPK em mesa em muitos anos. Parece que falar de algo apenas uma vez é o suficiente para que se torne uma verdade contínua em sua personalidade, como Rodolfo e esgotos: desde que conheci o cara (isso já tem uns oito anos) só tive um personagem forçado a viajar por esgotos — o segundo, numa aventura de Discworld em que o Netão participou, na verdade só teve a idéia do esgoto, porque essa parte não foi narrada: ele apenas nos informou que fugimos pelos esgotos de Ankh Morpork e que vimos algo horrível por lá, mas foi só isso. Infelizmente, por causa disso o Rodolfo é o Garoto-Merda agora.

Comandante
Comandante

Mensagem por BIG em Qua Out 21, 2009 11:37 am

dúvidas literárias, perguntem ao tio BIG:

1 - De fato, os livros de Dan Brown são muito parecidos; "Anjos e Demônios" é cronologicamente anterior à "Código DaVinci", mas não é certo qual dos dois ele escreveu primeiro; Prefiro ficar com a teoria do Netão...

SPOILER de Harry Potter:

2 Em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", Harry não morre; Ele é atingido por uma Maldição da Morte lançada por Voldemort, mas como ela foi lançada pela Varinha das Varinhas, e Harry é o verdadeiro mestre dela, a Varinha não pode matar seu mestre; Ela mata apenas a sétima horcrux de Voldemort, que ficava na cicatriz de Harry. Posteriormente ele desmaia, mas o resto é só viagem da autora!
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Allian em Qua Out 21, 2009 12:33 pm

ainda to ouvindo, mais sim. o melhor lugar pra se construir uma aventura é no banho. principalmente se vc tiver chance de tomar um de banheira.

[edit]

ps.: http://tinyurl.com/yk7zlot

aion é o melhor mmo. ever. isso que eu já joguei qualquer mmo que você consiga dar nome!

como eu joguei o OB, eu tive a chance de testar sem pagar antes.

ps2.: dan brown tem 5 livros com esse novo. anjos e demônios, código de davinci, fortaleza digita, ponto de impacto e o novo.

na verdade tem um livro dele que não mexe com a igreja que foi o primeiro dele: fortaleza digital. claro que o langdon ta la. é melhorzinho pq foge um pouco da formula básica.

Última edição por Allian em Qua Out 21, 2009 1:12 pm, editado 5 vez(es)
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cuthalion em Qua Out 21, 2009 12:51 pm

O termo que o Marcelo estava procurando seria "caleijado"? rs

Cuthalion
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Dreamer em Qua Out 21, 2009 2:17 pm

Uma correção: Acho que o Rodolfo e taz pronunciaram verossemelhança... não seria verossimilhança? Ou eu ouvi errado.

Cronicas da falha crítica é manero....continuem

ps: gang banger uhauhahuauhahuahuuhahuahuahuauhauh

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Arquimago em Qua Out 21, 2009 3:12 pm

Eu acho que foi um atraio muitas partículas criativas a ponto de ficar fora da realidade por um tempo, pena que a maioria delas são idéias muito bizarras para se jogar.

Eu gostei dos Pontos do DM Rafael e já tinha me esquecido deles, valeu por lembrar Marcelo! O Seu esquema de arvore acho que é bem comum tanto é que o Mr. Pop lançou uma vez um PDF com algo parecido, umas instruções e uma planilha com o esquema para o narrador. É só ver no Paragons que deve ter lá para pegar ainda...

Porem pela questão dos jogadores não fazer o que planejo, preguiça/ vontade de criar jogos na hora ou partículas criativas me atravessando não planejo muito.

Às vezes penso em algo, mas prefiro idéias gerias, alguns trilhos, ou melhor rastros na mata virgem e o resto de floresta para os jogadores explorarem. Só me preocupo em conhecer o sistema ou ter umas fichas prontas para caso precise.
:willynilly:

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qua Out 21, 2009 3:13 pm

Ha sim! Eu estava com vontade de ir para o encontro de Araquara porqúe é o mais perto que tem onde moro. Sendo em Dezembro e com vocês indo voi até sobre protesto da minha namorada!!!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 21, 2009 5:05 pm

Gostei desse episódio pois começou bem: com um comentário meu! lol!

Hehehe, brincadeiras à parte, o mérito é todo do Greg Stafford, o criador do Pendragon. O cara é fantástico! Aliás, no meu grupo falamos "Pen--DRÁ-gon". Mas já vi muita gente falando "Pen-dra-GÔN" também. Não sei se tem um mais certo que o outro.

Em todo caso, cabe um esclarecimento: o livro em si não apresenta essa fórmula como um forma de construção de aventuras.

Eu apenas organizei pontualmente a forma como são apresentadas as mini aventuras que vinham na quarta edição do jogo (a atual é a quinta), que de tão simples e fantástica, resolvi adotar como meu padrão na hora de elaborar a aventura.

Ah! O tópico em questão foi sobre o episódio de aventuras prontas. O que me lembra que no último feriado finalmente mestrei a aventura "The Village of Hommlet". Até gravei a sessão, porque o Marcelo pediu um reporte e tal, mas como achei que a gravação ficou muito chata, receio que ficará em txt mesmo.

Mas tenho algumas fotos, entretanto.

Sobre as formas de bolar a ideia pro jogo também sou desses que busca um referência em um detalhe de um jogo ou livro ou qualquer outra coisa. As vezes vejo um monstro ou magia e dai já começa a construir a ideia, bem no esquema do "caracol invertido" que o Marcelo comenta.

Agora achei interessante porque pensei ser o único louco que toma banho para ter ideias. Eu fazia muito isso na faculdade, especialmente quando tinha que criar novos layouts pras matérias de projeto gráfico e já não saia mais nada! :banghead:

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 21, 2009 5:52 pm

DM Rafael escreveu:Agora achei interessante porque pensei ser o único louco que toma banho para ter ideias. Eu fazia muito isso na faculdade, especialmente quando tinha que criar novos layouts pras matérias de projeto gráfico e já não saia mais nada! :banghead:
Eu tomo banho para me lavar. E também fazia isso na faculdade, especialmente porque alguns de meus colegas não tomavam, nem para se lavar, nem para ter idéias. Rolling Eyes

Saindo pela tangente, adorei as fotos da sessão. Mas só tem da primeira parte. Como fez com a segunda, a dungeon abaixo da casa do fosso? Desenhou ou usou dungeon tiles?

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 21, 2009 7:49 pm

cimmerian escreveu:Eu tomo banho para me lavar. E também fazia isso na faculdade, especialmente porque alguns de meus colegas não tomavam, nem para se lavar, nem para ter idéias. Rolling Eyes

Hahaha! Felizmente o pessoal da minha turma era bem limpinho, ao contrário da maioria da Escola de Belas Artes. No ateliê de gravura, tinha uma geladeira velha pra guardar as químicas, mas tinha muita gente que guardava comida! :willynilly:

Isso sem falar dois doidos que dormiam por lá num colchonete ainda mais velho para adiantar os trabalhos! Hippie-punk!

cimmerian escreveu:Saindo pela tangente, adorei as fotos da sessão. Mas só tem da primeira parte. Como fez com a segunda, a dungeon abaixo da casa do fosso? Desenhou ou usou dungeon tiles?

Não rolou a segunda parte. Na verdade eu nem tinha preparado o jogo. O fato foi que meu irmão fez um jogo aqui em casa que não pude participar. Quando cheguei a noite, o pessoal ainda tava rolando. Foi ai que perguntei quem topava fazer um dobradinha e jogar um D&D depois do Star Wars Wushu. Foram três horas de jogo, das 24h até as 3 da matina. Aliás, esse foi um dos motivos do áudio não ter ficado tão legal. No último encontro geral já tava cheio de sono. Então resolvi deixar assim: numa próxima vez que a galera estiver reunida, terminamos. Ou faço com outro pessoal, o que vier primeiro.

Em todo caso, respondendo a pergunta da dungeon, eu pretendia montar no computador e imprimir, mas planejava cortar alguns encontros e diminuir um pouco as dimensões. Isso ou simplesmente pegaria algum mapa de Game Day e adaptaria.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 21, 2009 7:50 pm

Eita! Virei tenente e nem percebi! Qual foi ponto de virada, 250 mensagens?

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mestre Huya em Qua Out 21, 2009 7:56 pm

A sessão esteve muito boa!
Pra eu que sou noob na hora de mestrar essas dicas de planejamento foram realmente valiosas Very Happy
Como eu sempre começo minhas estórias pelo final, acho que a técnica que eu mais me identifiquei foi a da espiral do Marcelo, que é a que estou tentando empregar agora ehehhehe

Depois posto o resultado dessa minha primeira aventura em anos, estou voltando pro RPG agora, faz uns 3 anos que num mestro nada, acho que a criatividade secou mas estou torcendo o cerebro pra ver se sai ao menos mais uma gota dela XD

Dreamer escreveu:Uma correção: Acho que o Rodolfo e taz pronunciaram verossemelhança... não seria verossimilhança? Ou eu ouvi errado.

Cronicas da falha crítica é manero....continuem

ps: gang banger uhauhahuauhahuahuuhahuahuahuauhauh

Velho, quando cortou o podcast e jah entrou o Crônicas eu me senti como a TV CRUJ começando as gravações piratas deles ahuauuahuahuh

Eu e tenho certeza que todo o pessoal do Crônicas da Falha Crítica fica contente que tenha gostado Dreamer!
Continuaremos com certeza :party:
Mestre Huya
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://cronicas.elisio.com.br

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 21, 2009 8:02 pm

Hahahaha! Cara, esqueci de comentar! Divertidíssimo o "Crônicas da Falha Crítica"! Tem um tempo que uns amigos meus querem fazer algo parecido, o "RPGédia", mas ao invés de encerrar é relatando sua tragédia de RPG Very Happy

Mas então, tem até uma história que eu contei aqui nos fóruns que eu adoraria ver imortalizada. Quem sabe um dia vcs não encenam o "atire em mim"? XP

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mestre Huya em Qua Out 21, 2009 11:21 pm

DM Rafael escreveu:Hahahaha! Cara, esqueci de comentar! Divertidíssimo o "Crônicas da Falha Crítica"! Tem um tempo que uns amigos meus querem fazer algo parecido, o "RPGédia", mas ao invés de encerrar é relatando sua tragédia de RPG Very Happy

Mas então, tem até uma história que eu contei aqui nos fóruns que eu adoraria ver imortalizada. Quem sabe um dia vcs não encenam o "atire em mim"? XP

Que bom que gostou rapaz Very Happy
Se esse RPGédia der certo num esqueça de anunciar aqui no fórum para vermos Very Happy

Vou dar uma olhada se acho essa história do "atire em mim" ehehhe
No próximo episódio do CFC vou estar disponibilizando um email para vocês compartilharem conosco suas falhas críticas, tentaremos gravar todas que forem enviadas, ou pelo menos as melhores caso recebamos muitas Wink
Mestre Huya
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://cronicas.elisio.com.br

Mensagem por Tsu em Qui Out 22, 2009 12:14 pm

uma pena o Zbcast ter acabado. Acho q foram devorados por zumbis. A situação em Rondônia deve estar crítica.

O Marcelo quis dizer calejado ao invés de maduro.

Achei engraçado as crônicas. Achei q o final seria: "e o ferreiro pegou uma faca, afiou o cajado e vc ganhou uma lança"

Eu tb me inspiro jogando videogames e vendo filmes.

Como crio as aventuras?
Tenho q definir em q universo vai ser: qual o NT (nível tecnológico), sistema criminal, religião, raças existentes, etc, etc. Normalmente, consulto os jogadores para ver q tipo de jogo eles tão a fim de jogar. (se o sistema de jogo já tiver cenário pronto é mais fácil, se for Gurps eu tenho q definir o q vou usar)
Anoto tudo qto é idéia que surge na minha cabeça sobre o tema. Mesmo as esdrúxulas. Fica uma espécie de brainstorm solitário. Só depois vou selecionando as q eu gosto mais e amadurecendo a idéia.
aí tenho q criar o mote da campanha. Do tipo: "vcs são uma guilda de aventureiros, que têm autorização do governo para caçar criminosos, explorar ruínas antigas e vender os artefatos encontrados desde que paguem seus tributos e cumpram a lei" - aventura típica de D&D (na verdade, parece final fantasy tactics) que permite a entrada e saída de jogadores constantemente (pq vive faltando jogador).
ou então: "as estrelas se alinharam indicando a reencarnação de Set, o deus serpente do mal e de alguma forma vcs estão envolvidos nisso (sei lá, alguém rompeu o lacre da tumba que o aprisionava, ou eles são contratados de alguma seita inimiga de set)".
Definido o mote, os jogadores criam personagens de acordo.
Aí eu enumero uma série de idéias que podem dar origens a aventuras e suas consequências. Vou montando uma árvore de decisão. A situação X aparece. Se jogadores fizerem isso, aquilo acontece com a seguinte recompensa ou punição. E aí essa situação vai se desdobrando em outras, com suas consequências. Faço isso de forma resumida e procuro não fechar muito o final. Pois a galera sempre faz coisas diferentes mesmo e eu como jogador, não gosto de jogar aventuras fechadas.
E no meio do desenvolvimento da estória principal, vou desenvolvendo as estórias particulares de cada personagem (se for um grupo pequeno dá para fazer bastante).

As situações inusitadas q surgem, a gente resolve no improviso e bom senso.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Arquimago em Sex Out 23, 2009 5:37 am

Sem uqerer cortar muito o tema do tópico, o saite do Encotro de Araraquara está sem banda faz umas 6 horas já... assim como eu vou saber o que vai ter e poder me programar?!

Ou será que a praga (que eu acho que foi lançada) da minha namorada já pegou em mim?!?! Shocked :banghead: :nopity: Witch

Há! A moonshadows está de saite novo, mas até agora não entrou no ar, mas é para entrar hoje!!! XD :party: Whaat?! Reverência Cute Clap Bounce II lol! Very Happy

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelim em Sex Out 23, 2009 11:54 am

SEMANTIC-CAST!!! HUAHAUAHUAHUAH!!!

Ótimo!!! Vamos aumentar nosso vocabulário e discutir etimologia das palavras, rerere.

Sobre o Crônicas da Falha Crítica! PQP!!! AMOLAR O CAJADO??!!! HAUHAUHAUAHAUHAUA!!! Sem comentários...

abraços a todos
Marcelim
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Antunes em Sab Out 24, 2009 3:03 pm

Já estamos ensaiando para o RPGédia. Agora estamos em fase de teste gravando as sessões... Quem sabe não sai uma pérola no ato...hahaha!

Bem, legal o episódio sobre como a cabeça de vocês funciona para criar as aventuras. No meu caso, do outro lado da mesa, como jogador apenas, eu tenho um processo semelhante para criar personagens. Sempre pego de filmes, games ou livros, e normalmente faço uma mistureba do cacete. Aliás já fiz um Robert Langdon para Cthulhu, mas misturei com a cara e a personalidade de Dean Corso, personagem de Johnny Depp no filmme The Ninth Gate, do Polanski, que tem um baita clima de aventura de investigação de CoC.

E sim, quando o mestre usa o histórico que você criou como parte da aventura, mesmo que uma parte pequena, é bem recompensador. Não costumo escrever muito. Realmente dois ou três parágrafos bastam. E é sempre bom deixar pontas abertas para que o mestre costure com sua crônica.

Estamos jogando, eu, o DM Rafael e nossos demais amigos, uma aventura de DC Heroes (mas usando o sistema de Mutantes e Malfeitores), mestrada pelo Daniel (irmão do Rafael), onde o histórico da minha personagem deu origem a uma das principais vilãs desse nosso universo. Eu fiz uma patrulheira espacial, filha de Adam Strange, protetora de Rann e criei uma nêmesis pra ela, uma thanagariana renegada chamada Rapina, que por um acaso se encaixou como uma luva naquilo que o mestre já estava planejando. Mas também não fiquei pentelhando em detalhes, dei uma descrição geral e ele entrou com o resto. Foi uma amostra de relação perfeita com o personagem que você cria e o que rola na aventura.

Já tive casos opostos, onde um personagem criado com todo carinho, com um bom histórico é simplesmente jogado em situações que não tem naaaaaada a ver com ele e o seu passado é devidamente ignorado pelo GM. É frustante realmente. Em contra partida, não se deve criar um personagem estrelinha para roubar os holofotes para si. O legal do rpg com os amigos que são todos personagens principais e coajuvantes ao mesmo tempo. Cada um merece seu lugar ao sol.... ou nas sombras... hohoho!

Próximo jogo de DC vou ver se faço uma gravação melhorzinha, aí eu mando pro Marcelo e pro Netão. Não é para postar, mas é só pra tapar buraco naquelas horas chatas no buzum... hahaha! Afinal ouvir o jogo dos outros pode ser divertido mesmo.

T+
Paulo Antunes

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Arquimago em Sab Out 24, 2009 4:59 pm

Sendo pidão e intrometido, manda para mim também! Happy

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Sab Out 24, 2009 5:49 pm

Paulo Antunes escreveu:Sempre pego de filmes, games ou livros, e normalmente faço uma mistureba do cacete. Aliás já fiz um Robert Langdon para Cthulhu, mas misturei com a cara e a personalidade de Dean Corso, personagem de Johnny Depp no filmme The Ninth Gate, do Polanski, que tem um baita clima de aventura de investigação de CoC.

Esqueceu de citar o Riddick, o nosso "striker" preferido de Star Wars Saga!

Paulo Antunes escreveu:E sim, quando o mestre usa o histórico que você criou como parte da aventura, mesmo que uma parte pequena, é bem recompensador. Não costumo escrever muito. Realmente dois ou três parágrafos bastam. E é sempre bom deixar pontas abertas para que o mestre costure com sua crônica.

Certamente esse é o melhor a se fazer. O histório é exatamente o que foi dito: uma carta de amor para o mestre! Se feito de forma adequada, da muito material para o mestre criar novas histórias ou plot. Mas também é muito chato quando o jogador descreve MUITO o seu histório e resolver brincar de segundo mestre no grupo durante a sessão.

Paulo Antunes escreveu:Próximo jogo de DC vou ver se faço uma gravação melhorzinha, aí eu mando pro Marcelo e pro Netão. Não é para postar, mas é só pra tapar buraco naquelas horas chatas no buzum... hahaha! Afinal ouvir o jogo dos outros pode ser divertido mesmo.
O que me lembra: depois passa o arquivo do jogo do D&D de quinta passada.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Antunes em Sab Out 24, 2009 6:34 pm

DM Rafael escreveu: Esqueceu de citar o Riddick, o nosso "striker" preferido de Star Wars Saga!

Hahaha! Verdade. O Riddick é um dos meus melhores personagens. Ele é o lado cinzento da Força. Mas nem nasceu de mistureba. Foi cópia descarada mesmo. Vin Diesel, não me mate.

T+
Paulo

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Renato de Recife em Sab Out 24, 2009 8:57 pm

Olá, finalmente arrumei tempo para vir comentar aqui, a megacorporação cyberpunkiana para a qual trabalho bloqueou TUDO na internet, agora cada funcionário só tem acesso ao que precisa para fazer seu trabalho (teve um monte de gente que teve o acesso à internet tesourado), como sou Revisor só posso acessar no trabalho alguns sites de gramática e dicionários :banghead: Frenzied Furioso Multidão

Quanto ao método de criação de histórias, eu costumo sempre me basear em alguma Série de TV, Livro ou HQ, pegando o plot de um episódio ou capítulo, ou às vezes até apenas uma cena e a partir daí desenvolvo a história.

Um bom exemplo que posso dar é de uma aventura de Trevas que criei para um encontro, a inspiração surgiu a partir de um cena de um episódio de Stargate Atlantis, na série a equipe Stargate está em guerra contra uma espécie alienígena chamada Wraiths (Espectros), que são um tipo de "Vampiro de Energia", eu assisto os episódios esporadicamente e apesar de já ter visto vários episódios com os Wraiths nunca tinha visto eles "se alimentando" dos Humanos, até que num episódio em que a equipe fica presa em um planeta com um Wraith eu vi o bicho sugando a energia de um coadjuvante, achei a cena super sinistra, ele enfia as garras no peito da vítima e a medida que vai sugando a força vital a pessoa vai envelhecendo, decidi que queria isso numa aventura minha.

Fiz então uma aventura de Trevas na qual os personagens eram membros de Sociedades Secretas e eram convocados pelo Conselho para investigar uma série de assassinatos misteriosos, há semanas a polícia estava encontrando corpos de idosos com perfurações no peito, as autópsias no entanto revelavam que essas perfurações não eram a causa da morte, as vítimas aparentemente tinham simplesmente "morrido de velhice", mas os documentos e as digitais revelavam que todas as vitimas eram pessoas jovens (entre 18 e 25 anos), os contatos das Sociedades Secretas na polícia e na mídia estavam conseguindo abafar o caso, mas era preciso descobrir quem ou o quê era o responsável e impedir novos crimes, para que a existência de magia e do sobrenatural não fosse descoberta.

Como nenhum dos jogadores conhecia Stargate Atlantis a história rolou maravilhosamente bem, eles arrumaram muita bronca com os Vampiros e Demônios da cidade, hehehe, mas acabaram encontrando o Wraith e derrotando-o. Eles não conseguiram, no entanto, descobrir o segredo da história: um Mago da cidade, um dos membros do Conselho, fez umas "adaptações" num ritual de invocação de demônios para tentar invocar um ser alienígena e acabou invocando o Wraith, mas não conseguiu controlá-lo e o bicho fugiu, esse Mago foi o NPC mais prestativo da história e os PCs o adoraram, hehehe, quando a sessão acabou e eu revelei o segredo pros jogadores eles ficaram putos da vida Very Happy

Toda essa história surgiu por causa de uma única cena, de um episódio aleatório, de uma série que acho legal mas não assisto com frequência.

Ah, eu tomo banho pra me lavar, não pra ter ideias. A maioria das minhas ideias surge durante aulas chatas Idéia Quando morava na periferia e passava 1h 30min no ônibus pra ir pra Faculdade ou voltar pra casa, eu tinha muitas ideias no ônibus, hoje trabalho e estudo no centro de Recife e moro bem perto do centro, nunca passo mais que 15min no ônibus, perdi uma ótima fonte de inspiração, mas não sinto muita falta, hehehe.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: