Como a Dragão Brasil matou o GURPS

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como a Dragão Brasil matou o GURPS

Mensagem por DM Rafael em Qua Fev 24, 2010 7:40 am

Bom, obviamente não tenho dados nenhum para comparar, mas o fato é que meu irmão (e eu a tira colo) começamos a jogar bem cedo, na geração xerox. E sempre nos interessamos no mercado externo, frequentávamos uma livraria tradicional daqui do centro do Rio (Leonardo da Vinci, ela é foda demais!) e de vez em quando aparecia uma novidade.

Mas acredito que pra quem começou a jogar lá por volta de 94 e não tinha acesso a internet, a Dragão Brasil deveria ser a única fonte de informação sim e de certa maneira uma formadora de opinião.

E só pra constar, Renato, nós (eu e meu grupo, incluindo meu irmão e o Paulo Antunes) jogamos o Star Trek antigo da Fasa (que levava umas três horas pra fazer a ficha e rolar toda a sua vida de cadete), jogamos por um bom tempo o da LUG e testamos o Coda, que pareceu não ser tão bom quanto o predecessor.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dreamer em Qua Fev 24, 2010 9:13 am

Renato, nenhum desses fatos exclui a DB de ser uma midia formadora de opnião, pelo fato ja mencionado pelo careca, para MUITOS, não sei sobre pesquisa, mas acredito que a grande maioria, ela era a unica informação sobre RPG disponível.

Ae sobre achar se ele teve influência ou não, estaremos falando de especulação. Mas uma revista no cenário nacional que durou tanto tempo não pode ter sido um fracasso editorial. Os quadrinhos que "chuparam" os fãs da DB (Holy Avengers) foram, depois de Mauricio de Souza, o maior sucesso editorial no mercado nacional nesta área. Enfim, eles n/ão pdoem ter vendido pouco e consequentemente ter "influenciado" pouco, acho muito mais raro exemplos com o do Dior e Outras vozes do que o contrário.

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Dbohr em Qua Fev 24, 2010 9:27 am

Pois é, na Era Pré-Internet eu só jogava o que conseguia comprar na Leonardo DaVinci e alguma coisa que um colega ou outro trazia de fora. Acho que fomos de certa forma privilegiados pelo gosto eclético do pessoal. Graças a isso não ficamos restritos ao (A)D&D: cheguei a jogar MERP, DC Heroes e os citados SW e Star Trek originais.

Na época do boom do rpg no Brasil, entre 94 e 98 eu estava na faculdade e conheci muito mais gente com gostos diversos - gente que comprava as revistas americanas; gente que conhecia jogos e sistemas diferentes; gente que comprava coisas lá fora aproveitando o período de dólar barato no começo do Plano Real. Foi nessa época que eu conheci Vampire e os demais jogos da White-Wolf; Call of Cthulhu e Pendragon; além de outras coisas mais alternativas, como Nephilim, Chill, Kult, Ars Magica, L5R, entre outros. Depois veio a crise econômica, o Real afundou e o fim da fase do "experimentalismo", hehehe!

No meio de tudo isso nós (eu e meus grupos) passamos meio que batidos pela DB e outras revistas. Quero dizer, eu até achava a iniciativa muito boa e a execução era profissional na maioria das vezes - mas nenhuma delas realmente falava o que eu queria ouvir.

Então, sim; a DB foi fundamental para a difusão e divulgação do hobby no Brasil de forma geral. Mas minha geração já jogava antes deles aparecerem e continuamos jogando depois deles se irem sem que fôssemos realmente influenciados por ela. Ao menos diretamente :-)

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Dreamer em Qua Fev 24, 2010 9:34 am

Isso ae. Muito da referência da DB acho que vem da geração. Nem muito da SUA geração individual mas em qual geração você começou a jogar.

Eu não passei batido da DB, apesar de jogar uma geração antes, mas fatores sociais me impediam de ter acesso a boas coisas, a DB me pareceu um oásis no deserto de informação sobre RPG, eu curtia no começo mas fui perdendo o gosto como muita gente. Mas um dos meus jogadores comprou TODAS as edições, DB, Holy avengers, tormenta etc...
No começo tinha cotação de Magic, material INFORMATIVO DE VERDADE, pesquisas, explicações, consultas, mas depois de alguns numeros eu comecei a achar a DB OTAKU demais. e muito voltada pro seu próprio universo. Ae já era. EU nunca curti aquele mundo/ambientação deles. Quando começaram a falar só daquilo, cabou revista pra mim.

Eu vou cometer um pecado terrível de preconceito, mas pra mim DB = Geração Anime.

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Dbohr em Qua Fev 24, 2010 9:43 am

Como eu disse, me considero até sortudo de ter começado a jogar com uma galera que procurava (e tinha como conseguir) coisas novas. Quanto a não curtir a ambientação deles, tendo a concordar. Digo, eu gostava da HQ, mas o mundo como ambientação de RPG não era a minha praia. E não acho que você esteja sendo preconceituoso. Ninguém tem a obrigação de gostar ou se identificar com a moda do dia.

Dúvidas sobre o PbF da Celestia? Clique aqui e consulte o computador-biblioteca!
Dbohr
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://otelhado.wordpress.com

Mensagem por Careca em Qua Fev 24, 2010 10:01 am

Renato de Recife escreveu:Mas vocês não estão levando em consideração que existiam também RPGistas que não liam ou não ligavam para a revista.

Quando comecei a ouvir o Vozes fiquei chocado ao saber que o Marcelo e os demais jogavam Trinity (como leitor da DB eu achava que ninguém jogava isso no Brasil), eles também mencionaram um amigo que tinha o Council of Wyrms e outros materiais raros (sobre os quais a DB nunca falava ou falava raramente).

O pessoal do ZBCast aparentemente jogou por um bom tempo praticamente tudo de GURPS que saiu no Brasil.

O DM Rafael, o Paulo Antunes e outros do Rio jogaram Star Wars da West End e se não me engano já mencionaram também terem jogado algum dos RPGs de Star Trek (nenhum deles divulgado pela DB).

O grupo de RPG com o qual comecei a jogar em Olinda (joguei com eles de 2001 a 2004) não conhecia a DB e mesmo depois que eu apresentei a revista não se interessou por ela.

Não estou dizendo que ela não influenciou o cenário de RPG no Brasil, mas não acho que ela tenha tido toda essa influência que vocês estão falando.

Nunca conheci ninguem que se enquadrasse no que você falou. Posso ser mais novo que você um pouco, mas tenho bastante tempo de RPG também. TODOS os que conheci que jogavam RPG tinham uma posição em relação à DB. Ou amavam ou odiavam, mas todos conheciam. O máximo que rolava era o camaradinha cujo pai foi para os EUA e trouxe um livro diferente ou aquele amigo que morou nos EUA durante um tempo e conheceu mais algumas coisas.

E como você mesmo falou, achava que ninguem jogava Trinity pelo que a DB falava. De uma certa maneira, vc foi influenciado por ela sim, assim como milhares de RPGistas no brasil. Só que uns foram MUITO influenciados e outros foram pouco. Very Happy
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Renato de Recife em Qua Fev 24, 2010 11:49 am

Ok, opinião é opinião, cada um tem a sua, mas eu ainda acho que vocês estão dando a DB mais importância do que ela realmente tinha (vejam bem, não estou dizendo que ela não teve importância e que não influenciou ninguém, apenas que não foi tão "poderosa" assim).

Mas enfim, já vi que sou o Do Contra por aqui, hehehe, sem bronca.

Mas tipo, que fique claro que não discordo de ninguém aqui quanto ao profissionalismo e ética da DB (ou falta deles), não apenas com relação ao GURPS, eu sempre fui fã do Sistema Daemon e apesar de conhecer Tormenta pela DB só comecei a jogar e mestrar depois que saiu o Tormenta Daemon, até essa época a relação entre o Trio e o Del Debbio era boa, mas mais ou menos nessa época alguma desavença surgiu entre eles e o Sistema Daemon foi deixado de lado, algumas resenhas sobre livros da editora depois dessa época chegam inclusive a ser quase ofensivas.

Concordo com todas as críticas que foram feitas à revista, mas vejam bem o título do tópico "Como a Dragão Brasil matou o GURPS", eu continuo achando que colocar a culpa da "morte" do GURPS na revista é um grande exagero, não estou defendendo eles (não gastaria minha saliva, ou no caso meus dedos, defendendo aqueles caras), apenas acho que vocês estão dando a eles mais importância do que realmente tiveram e tanto quanto gostariam de ter tido.

Mas enfim (de novo), demos graças aos deuses de nossos cenários preferidos que hoje temos blogs, fóruns e podcasts para não ter que depender da DS e em quantidade tão grande que acabamos tendo que escolher o que vamos ler e ouvir.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Qua Fev 24, 2010 12:01 pm

Apesar de achar que DB exercia influência, concordo contigo. Não acho que ela tenha matado Gurps ou qualquer outro jogo. Mesmo Trinnity.

Quem já conhecia e jogava não ia parar por causa das brincadeiras. Quem não conhecia bem provavelmente não iria se interessar mesmo.

Agora vou fazer uma confissão: eu FUI INFLUENCIADO SIM! Depois de ler a DB 02 eu fiquei na maior pilha de jogar o RPG de Street FIghter e comprei numa bienal do livro o livro importado. Fodástico!

Tentei jogar outro dia, alias. Mas acho que meus livros estão todos emprestados, porque só achei um. Ai tive que me virar com wushu mesmo...

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Fev 24, 2010 12:17 pm

DM Rafael escreveu:Agora vou fazer uma confissão: eu FUI INFLUENCIADO SIM! Depois de ler a DB 02 eu fiquei na maior pilha de jogar o RPG de Street FIghter e comprei numa bienal do livro o livro importado. Fodástico!

Shame on you No

Hehehe, deixando a brincadeira de lado, todo mundo foi influenciado por aquela bagaça, em maior ou menor escala, só não acho que eles tenham o poder de matar um sistema.

Conheço muita gente que detesta 3D&T e Tormenta, bem como gente que até hoje joga GURPS, inclusive vendi para um deles os livros que comprei do Marcelo (eu não tava jogando mesmo, melhor ficarem com alguém que certamente vai usá-los).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Axzeron em Sab Fev 27, 2010 4:21 pm

Eu não acredito que a DB tenha matado por completo sequer algum sistema (sim, eu voltei, de novo, antes eu só tinha tempo pra ler, e não para escrever). Mas no caso do GURPS, eu acho que não foi a DB que matou, mas quem começou a jogar pedra, principalmente depois que o Cassaro inventou de fazer a DB virar uma revista-suplemento pra Tormenta e 3D&T.

Eu reli algumas revistas que eu tenho aqui em casa de 95 e comparei com as DBs "atuais". O processo de modismo tornou a DB uma revista de Otaku mesmo. Porque, enquanto a internet se desenvolvia, juntamente viria os videogames, e consequentemente o "abandono" do RPG (convenhamos, na década de 90 o RPG era febre), e o pessoal da DB não se tocava que 60% dos jogadores de hoje são pessoas que na época de 90 estavam na juventude e que gostavam do jeito que estava, e não de forma anime, como a juventude de hoje gosta.

Por ser um rpg que não se adere por completo aos modismos, acredito que o GURPS tenha tomado pedra na cabeça da DB por causa disso. De qualquer forma, é o meu ponto de vista, eu não estou declarando que isso realmente aconteceu, mas é o que eu notei quando reli as revistas.
Axzeron
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pavelieve em Ter Mar 16, 2010 2:49 am

Aff... É, já são três e meia da manhã, eu li todos os posts, e ainda estou aqui, após responder caso não durma vou me internar... Hauhauahau

Voltando ao tópico: Eu não acredito que a DB matou o Gurps, talvez tenha colaborado para que muitos novatos tenham aversão ao sistema, como eu já tinha (graças a bendita revista) antes mesmo de o conhecer, (mas eu recentemente mal suportei uma folheada) mas o Gurps deveria se remodelar até mesmo no design dos livros, eu vejo que o próprio D&D 4e aprendeu (e muito) com o Pathfinder em termos de arte, e falando das regras, mesmo com críticas pesadas o D&D está apostando no que acredita que vai dar retorno, incentivando o uso das miniaturas.

Muitas coisas tem me surpreendido...

Quem diria que Vampiro daria uma “enxugada” nos clãs e jogaria pra escanteio a tão querida origem Vampírica em Caim? Ou que o Cassaro daria um basta em 3d&t pra apostas no d20? Com certeza ele percebeu uma nova tendência e já está mudando pra ela, mas infelizmente (para ele) eu também vejo um futuro bem mais promissor nos blogs e portais de rpg do que em mídias impressas como a DS, e o Cassaro e cia não tem a menor credibilidade na internet para criar um portal, Não sei o que o futuro reserva para eles.

Bem pessoal eu estou caindo de sono e esta é minha primeira participação aqui no fórum. Até mais

Pavelieve
Civil
Civil

Ver perfil do usuário http://pavelieve.wordpress.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 16, 2010 10:25 am

Bem-vindo, Pavelieve! Belo blog, o seu. Você poderia fazer com que seu banner fosse um link para lá, não?

O problema, independente de se o movimento anti-GURPS começou na revista ou não, é sua contínua difusão até hoje. Ontem mesmo ouvi dois podcasts nacionais que reproduzem as mesmas velhas piadas sobre GURPS. Já deixou de ser engraçado, e também já deixou até de ser chato. Começou a ficar irritante. Sabe o que acontece por causa dessas brincaderias inocentes, "all in good fun"? Conte uma mentira vezes o suficiente e pessoas começarão a acreditar nela. Tire sarro de um sistema por tempo o suficiente, e as pessoas passarão a acreditar que as piadas são verdadeiras.

O podcast sobre GURPS poderia sair logo...

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Renato de Recife em Ter Mar 16, 2010 10:40 am

Vai ter podcast sobre GURPS? Maravilha Very Happy Eu já tive péssimas experiências, mas ainda não desisti do jogo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Pavelieve em Ter Mar 16, 2010 11:45 am

Marcellvs, obrigado pela recepção também acho que tem muita perseguindo uns e outros sistemas, eu acho que o lance é trocar experiências e aprender com os vários sistemas, que precisam evoluir o que nem sempre conseguem fazer de modo positivo.

Renato do Recife, eu também não desisti do Gurps, embora não tenha tido boas experiências, acredito que os jogadores de Gurps desenvolveram uma forma prática e eficiente de usar o sistema, por isso continuo pesquisando e me informando a respeito.

Off: Marcellvs, como faço para o banner também exercer a função de link? Estou meio perdido Hauhauaahu

Meu blog
Pavelieve
Civil
Civil

Mensagem por DM Rafael em Ter Mar 16, 2010 11:58 am

Pavelieve, tente o seguinte (e delete os espaços):

[ URL = endereço do link ] [ img ] endereço da imagem [ / img ] [ / URL ]

Você pode fazer isso no botão de link mesmo. Põe o endereço do teu blog no campo de endereços e no texto da URL, coloca o endereço do banner com as Tags de imagem antes e depois.

Última edição por DM Rafael em Ter Mar 16, 2010 12:08 pm, editado 1 vez(es)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Ter Mar 16, 2010 12:00 pm

No teu caso, ficaria assim:

Código:
[url=http://pavelieve.wordpress.com/][img]http://pavelieve.files.wordpress.com/2010/02/banner_pro.jpg[/img][/url]

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pavelieve em Ter Mar 16, 2010 8:25 pm

DM Rafael, muito obrigado pela consideração cara, vocês aqui no forum são demais!!!

Vou continuar acompanhando o que rolar por aqui, até mais!!!

Pavelieve
Civil
Civil

Mensagem por Ivar em Qua Mar 17, 2010 12:00 am

Bom, minha primeira postagem fora dos tópicos do VTT... vou tentar não chover no molhado.

Pessoalmente, não acho que a DB tenha matado o GURPS, mas concordo com a afirmação de que ela tenha ajudado a difamar o sistema. Nesse tempo, em que a DB era a única revista de RPG que conseguia se manter no mercado – vide as tentativas malogradas da Dragão Dourado (IDD), The Universe of RPG (Ediouro), Dragon Magazine (Abril), RolePlayinG (Editora Escala), RPG Saga (também da Editora Escala), entre outras – ela era, sim, formadora de opinião, pois era o único periódico que conseguia chegar a uma boa parte do universo de jogadores no Brasil.

Até a época da mudança de formato para o tamanho americano (1997, se não me engano), a equipe editorial da Dragão tinha uma reputação forte frente a muitos jogadores e mestres, justamente por terem aguentado tanto tempo em mares inóspitos, onde outras revistas lançavam meia dúzia de edições e depois desapareciam. As palavras do Cassaro & seus amigos tinham peso. Tinha gente que idolatrava (e até hoje idolatra) os caras.

O problema foi justamente esse – abusaram do status e da confiança atribuída a eles por uma grande parte dos entusiastas do hobby, e sentiram-se no direito de falar o que quisessem, já que tinham público cativo. E dê-lhe meter o pau em GURPS, falar que é difícil, complicado, enquanto promoviam seus próprios pastiches (3D&T e Tormenta).

E conseguiram fazer isso de uma forma razoavelmente simples: GURPS, além de ser um livro "feio" (muito texto e pouca arte), que não atrai um leitor jovem que está começando a se interessar pela estética anime/games, acabou sendo deixado de lado pela sua própria editora no Brasil, que buscava sistemas e suplementos mais vendáveis (Como a linha World of Darkness, que bombava nessa época) e ao mesmo tempo publicava o espólio da Ediouro (Shadowrun) e da Abril (AD&D).

Mas a questão é: DB e Devir estão errados? Não creio. O objetivo de qualquer empresa é simples: ganhar dinheiro. A DB ganhava dinheiro promovendo seu próprio material, e depreciando tudo o que não fosse editado por eles. A Devir sempre lucrou muito mais com a venda de quadrinhos (que realmente são o carro chefe da empresa) e Magic.

Para o GURPS, sobraram só os fãs mais ardorosos, ou aqueles que resolveram aprender inglês para não depender mais da Devir ou da DB para obterem material para o seu sistema. É interessante, também, ver que o GURPS nem é mais o principal produto da SJ Games, que hoje em dia tira boa parte da sua receita das vendas de Munchkin, e já partiram também para desenvolver produtos como games online e games para iPhone.
Ivar
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://www.swordplay.com.br

Mensagem por roleplayer em Qua Mar 17, 2010 12:00 am

O membro 'Ivar' realizou a seguinte ação: Lançar dados

'd6' :

Resultado : 1, 6, 5
roleplayer
robô rolador de dados
robô rolador de dados