Como a Dragão Brasil matou o GURPS

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como a Dragão Brasil matou o GURPS

Mensagem por Arquimago em Ter Out 27, 2009 5:58 am

Concrodo com muitos postos, mas só uma coisa para nos também não ser mos inparciais. Alguns produtos deles também não tiveram notas perfeitas e os defeitos apontados.
Mas ainda sim os pontos de vocês são mais fortes.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Ter Out 27, 2009 7:25 am

Meus cents:

Em relação ao GURPS: adoro. Foi meu segundo RPG (depois do D&D da grow), e sempre achei um sistema de jogo fantástico. Combate pra mim sempre foi com as regras avançadas, preparação de armas e escudos, rounds de três segundos (ou era um?) e hexágonos. Não demorava nem mais nem menos que o AD&D da época, mas tinha um gosto de realismo muito bacana.

Eu comprei a DB por muito tempo, acho que da 1 a 50-60, mais ou menos. Na época, comprava porque era minha única maneira de saber o que estava rolando no mundo RPGístico. Nunca usei as matérias e as aventuras nas minhas mesas, sempre achei as coisas meio fuleiras.

Depois que fiquei bala no Inglês, nunca mais comprei RPGs em português, e portanto fiquei imune as picuinhas locais e dificuldades da Devir. Mesmo hoje, o único livro em português que tenho é o Leis da Noite, que comprei para participar de um live de Vampire aqui em Campinas, mas depois disso nunca mais relei no bichinho (alguém quer?)

Hoje em dia, eu realmente duvido que a propaganda da DS cause algum dano ao meu hobby. Vai afugentar um monte de jogadores brasileiros da 4a edição do D&D? Vai. Mas isso não vai afetar, em nada, meu jogo, minha mesa, minhas campanhas, meu podcast, meu blog, nada disso. Além do mais, um cara que leva uma resenha como a do Leonel a sério é melhor não jogar D&D mesmo, para não empurrar a média de QI dos jogadores para baixo! Smile

Hoje em dia minha fonte de informação (e inspiração) é a Internet, e ela é completa, tem feedback instantâneo, e me ajuda muito mais nos meus jogos do que qualquer revista de RPG já me ajudou (e não só a DB, incluo Dragon e outras aqui).

Enfim, meus cents.

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Careca em Ter Out 27, 2009 8:24 am

Anand escreveu:
Hoje em dia, eu realmente duvido que a propaganda da DS cause algum dano ao meu hobby. Vai afugentar um monte de jogadores brasileiros da 4a edição do D&D? Vai. Mas isso não vai afetar, em nada, meu jogo, minha mesa, minhas campanhas, meu podcast, meu blog, nada disso. Além do mais, um cara que leva uma resenha como a do Leonel a sério é melhor não jogar D&D mesmo, para não empurrar a média de QI dos jogadores para baixo! Smile

Olha só. Pode não ter começado a afetar sua mesa AINDA, talvez pq vcs sejam todos jogadores veteranos ou todos odeiem a DS, ou quem sabe pq vcs se acostumaram com os RPGs em ingles. O fato é que a vida de muita gente já está atrapalhando. Não consigo simplesmente montar um grupo para conhecer o D&D 4E pq todos compartilham das mesmas opiniões da Dragon Slayer.

Ninguem aceita ao menos TESTAR o sistema (sem nem comprar os livros nem nada, só fazer um playtest), pois todos já estão com opiniões influenciadas por resenhas da revista. Mesas de GURPS então, nem se fala, a galera prefere jogar 3D&T do que jogar GURPs.

Vc tem sorte de não ter sua mesa influenciada, mas eu dei azar =/
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 27, 2009 10:15 am

É impressionante, mas os cinco parágrafos que o Anand escreveu, poderia ter sido eu. É como se eu estivesse lendo algo que eu escreveria, é ipsis literis minha experiência com RPG, com a revista, e com minhas mesas de jogo.

Se tenho algo a acresentar, é a partir da reclamação do Careca: aqui em RAO eu conheci várias mesas de jogo, de uns caras que só jogam GURPS Supers à galera novata que está conhecendo D&D e WoD agora, a média de idade oscila muito, da molecadinha de 13 anos aos marmanjos de 35; é muito, muito difícil alguém ler a Dragon Slayer e, de fato, a maioria não sabe que essa revista existe.

Talvez eu esteja em contato com uma parcela muito específica dos jogadores de Ribeirão? Talvez. Mas a cidade não é tão grande assim. Ainda assim, claro, pode ser que a DS não venda em RAO, tão somente.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Anand em Ter Out 27, 2009 1:25 pm

Careca escreveu: O fato é que a vida de muita gente já está atrapalhando. Não consigo simplesmente montar um grupo para conhecer o D&D 4E pq todos compartilham das mesmas opiniões da Dragon Slayer.

Ah, tenho certeza que outros vão ter esse problema, mas eu não tenho, nem imagino ter enquanto estiver num grande centro. É algo meio egoísta, mas não deixa de ser a análise dos fatos.

Minha mesa dos escamas púrpura fez uma birra danada pra migrar também, e ninguém lê DS lá, porque eu estava mestrando D&D 3.5e em Ptolus, e todo mundo empolgado. Por outro lado, agora ninguém mais voltaria pra trás. É tudo questão de hábito, imho.

Aliás, eu duvido que dividirei mesas constantes com leitores de DS e gente que não lê Inglês. One-shots, eventos, normal, mas mesa de campanha, só com amigos, e amigos não deixam amigos usarem drogas! Very Happy

Anand

Mensagem por Dreamer em Ter Out 27, 2009 1:27 pm

Anand escreveu:só com amigos, e amigos não deixam amigos usarem drogas! Very Happy

Já disse isso antes: Anand é meu herói

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Alexandre Fnord em Ter Out 27, 2009 1:30 pm

Creio que a grande vantagem de toda a região norte do CE, onde moro, seja que as revistas não chegam aqui. Os que não tem acesso à internet, ficam satisfeitos com o que os mestres mostram a eles. E os que tem acesso pesquisam e não são influenciados.
Mas conheço muitos jogadores de RPG na capital e posso dizer que D&D4, Gurps e nWoD não fazem metade do sucesso que seus antecessores fizeram em sua época.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://rpgvirtual.wodpress.com

Mensagem por Douglas Knupp em Ter Out 27, 2009 3:21 pm

Bem galera, conheço alguns veteranos por aqui que moram na Capital do Rio de Janeiro como eu e sabemos como a DS influencia muito os novatos...

Nas minhas mesas os mais novos têm cerca de 20 anos e jogam a pelo menos 5 anos e portanto, não se deixam mais influenciar negativamente.

Mas galera, os novatos seguirão nosso legado e precisam de boas influências, esse é o problema que eu enxergo: falta de material informativo (revistas especializadas) de qualidade, pq nem todos têm o acesso e o hábito de utilizar a net como nós.

OBS.:Não vou me esquecer também que esses caras de 20 anos que jogam no meu grupo eram "os novatos" à alguns poucos anos atrás... Hmmm...
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.blognovascronicas.blogspot.com

Mensagem por BIG em Qua Out 28, 2009 9:48 am

Pra mim, do antigo trio, o único que não se acha o "umbigo do Mundo" é o Saladino... o cara escreve bem, tem senso de humor, é engajado (vide "Bom é Jogar RPG") e já era profissional quando o cassaro brincava de editar revista (vide Dragon Magazine).
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Douglas Knupp em Qua Out 28, 2009 6:42 pm

Rodrigo "Big" escreveu:Pra mim, do antigo trio, o único que não se acha o "umbigo do Mundo" é o Saladino... o cara escreve bem, tem senso de humor, é engajado (vide "Bom é Jogar RPG") e já era profissional quando o cassaro brincava de editar revista (vide Dragon Magazine).

Procede.
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Mensagem por Careca em Qua Dez 23, 2009 8:08 pm

Rodrigo "Big" escreveu:Pra mim, do antigo trio, o único que não se acha o "umbigo do Mundo" é o Saladino... o cara escreve bem, tem senso de humor, é engajado (vide "Bom é Jogar RPG") e já era profissional quando o cassaro brincava de editar revista (vide Dragon Magazine).

Efetivamente, nunca foi Trio Tormenta, sempre foi Dupla, pois o Saladino criou uma coisinha aqui ou ali. Quem tocava aquela parada toda, e quem estragou o cenário foi o Cassaro, inclusive.
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Axzeron em Qua Dez 30, 2009 9:18 am

Olha, eu não culpo o Cassaro. Afinal, seria a mesma coisa culpar o Maurício de Souza por fazer a Turma da Mônica Jovem. É um lixo, fazer o quê, mas o público gosta e arrecada dinheiro.

Eu garanto que não foi a Dragão Brasil que começou o negócio de que GURPS é um lixo. Eu tenho aqui as primeiras Dragão Brasil de 95, enquanto o AD&D ainda estava pra vir pro Brasil. (inclusive foi com essas Dragão que eu conheci o RPG). Eu acredito que foi com o sucesso de AD&D que conquistou o público e começou a jogar fora o GURPS, que por sua vez, como o Careca postou, se recusava a mudar.

Aí a equipe da Dragão Brasil teve de ir com o vento, ou o público começaria a abandoná-la. Por que a Dragão Brasil faliu perante a Dragon Slayer? Porque a Dragon Slayer apoiava o Anime no RPG enquanto a DB não. E o anime hoje em dia está alto e está arrecadando muito dinheiro.

Eu não garanto que daqui 2 ou 3 anos, a maioria dos iniciantes em RPG comecem a jogar a 4a Edição, e a DB por apoiar ainda a 3.5, vai falir ou vai mudar completamente de idéia de "D20".

P.s. - Careca, num dos tópicos off eu expliquei meu nome, e NÃO significa Axézeiro. Hahahahahahahahaha.
Axzeron
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Qua Dez 30, 2009 11:39 am

Uma coisa é não ligar, não publicar, não escrever material. Outra é atacar continuamente e fazer uma linha editorial que martela que o sistema é ruim.

É só ver o que estão estão fazendo com o D&D 4e agora: quando viram que não iam poder usar, (por conta da GLS) começou a detonação. Quando o GURPS espada na galáxia miou, começou a detonação. Simples assim.

Anand

Mensagem por DM Rafael em Qua Dez 30, 2009 11:44 am

Eu lembro que rolou um papo que a Devir estava embarreirando o uso de material para Gurps em livros multisistemas, como o primeiro Tormenta. Dai pra revista realmente não lembro.

Mas sei que imparcialidade é algo que sempre faltou por lá. O que é uma pena, pois desde criança eu curtia o trabalho do Cassaro, mas fiquei decepcionado com o profissionalismo que ele apresentava.

Última edição por DM Rafael em Qua Dez 30, 2009 3:58 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Erro de redação. O sentido original foi invertido!)

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Axzeron em Qua Dez 30, 2009 12:12 pm

Anand escreveu:Uma coisa é não ligar, não publicar, não escrever material. Outra é atacar continuamente e fazer uma linha editorial que martela que o sistema é ruim.

É só ver o que estão estão fazendo com o D&D 4e agora: quando viram que não iam poder usar, (por conta da GLS) começou a detonação. Quando o GURPS espada na galáxia miou, começou a detonação. Simples assim.

Ah é? Pô, eu achei que eles só tinham ignorado e dito que os autores não tinham autorizado! Eu interpretei assim. Eu retiro tudo o que eu disse.
Axzeron
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Dez 30, 2009 3:27 pm

DM Rafael escreveu:Mas sei que parcialidade é algo que sempre faltou por lá. O que é uma pena, pois desde criança eu curtia o trabalho do Cassaro, mas fiquei decepcionado com o profissionalismo que ele apresentava.
Você quis dizer imparcialidade?

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Qua Dez 30, 2009 3:51 pm

Marcellvs escreveu:Você quis dizer imparcialidade?

Sim! Reescrevi a sentença umas três vezes, e acabou saindo o oposto!

Sinceramente acho o Cassaro um cara de muitos talentos.
Mas imparcialidade definitivamente é algo que falta ao cara.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por rudolfdevan em Sex Jan 01, 2010 11:01 am

em nunca jogeui GURPS mas já tive o livro e tentei jogar aquela aventura solo que tem no final do livro: uma vez com um dos personagens prontos e outra com um que tentei montar ; De modo geral achei o sistema simples de se jogar, com exeção da parte de combate que achei meio confusa, mas o GURPS na minha opnião peca na hora de se criar o personagem, tanto pela quantidade de pontos que se tem pra grastar, quanto pela imensa quantidade de opções de vantagens e desvantagens.
Se você sabe exatamente o que vai montar e já faz alguma ideia de onde gastar seus pontos não tem problema algum, mas quando não se tem ideia de que tipo de personagem vai se montar o processo de criação se torna bem lento.
Acredito que que uma das coisas que falta no GURPS (não se quanto a 4º edição), são aqueles kits de vantagens, desvantagens e pericias parecido com os que aparecem nos livros de DAEMON, pelo menos o livro basico poderia ter alguns desses kits bem genericos onde se explora um coseito de personagem, não nessesariamente uma ocupação.
rudolfdevan
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas Knupp em Dom Fev 21, 2010 1:57 pm

Axzeron escreveu:
Aí a equipe da Dragão Brasil teve de ir com o vento, ou o público começaria a abandoná-la. Por que a Dragão Brasil faliu perante a Dragon Slayer? Porque a Dragon Slayer apoiava o Anime no RPG enquanto a DB não. E o anime hoje em dia está alto e está arrecadando muito dinheiro.

Não se esqueçam que a DB era formadora de opiniões em um País em que mal conhecíamos RPG, imparcialidade deveria ser uma obrigação ética. Ou seja, ela deteriorou e contaminou os jogadores blasfemando contra o GURPS.
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Mensagem por Anand em Seg Fev 22, 2010 12:40 pm

Isso eu discordo. Nenhuma revista, jornal ou o que seja tem obrigação de ser imparcial. Claro, isso pra mim conta pontos, e dá credibilidade, mas obrigação não tem, imho.

Anand

Mensagem por Dreamer em Seg Fev 22, 2010 1:01 pm

Obrigação legal não tem, mas moral sim.
Isso no caso de ser um meio de informação.
Se for uma revista de divulgação por exemplo, desde que isso fique claro, aí se livra da responsabilidade. Por exemplo, a revista da blizzard, é mais que parcial, mas isso fica obvio. Se eu compro uma revista para me informar sobre algo que não conheço, ela tem a obrigação MORAL de ser imparcial.
Vou procurar algo na etica jornalística, depois posto.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Renato de Recife em Seg Fev 22, 2010 1:42 pm

Douglas Knupp escreveu:Não se esqueçam que a DB era formadora de opiniões em um País em que mal conhecíamos RPG, imparcialidade deveria ser uma obrigação ética. Ou seja, ela deteriorou e contaminou os jogadores blasfemando contra o GURPS.

Olha, talvez seja viagem minha, mas nunca consegui ver a DB como formadora de opinião.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Careca em Ter Fev 23, 2010 8:11 pm

Renato de Recife escreveu:
Olha, talvez seja viagem minha, mas nunca consegui ver a DB como formadora de opinião.

Em uma época que não havia internet, a DB era uma grande formadora de opiniões, pois muita gente como eu por exemplo, só ficava conhecendo os sistemas, livros e novidades a partir dela. Então basicamente o que estava escrito ali era o que eu conhecia.
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Dreamer em Ter Fev 23, 2010 9:05 pm

farei minhas as palavras do careca

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Renato de Recife em Qua Fev 24, 2010 7:22 am

Mas vocês não estão levando em consideração que existiam também RPGistas que não liam ou não ligavam para a revista.

Quando comecei a ouvir o Vozes fiquei chocado ao saber que o Marcelo e os demais jogavam Trinity (como leitor da DB eu achava que ninguém jogava isso no Brasil), eles também mencionaram um amigo que tinha o Council of Wyrms e outros materiais raros (sobre os quais a DB nunca falava ou falava raramente).

O pessoal do ZBCast aparentemente jogou por um bom tempo praticamente tudo de GURPS que saiu no Brasil.

O DM Rafael, o Paulo Antunes e outros do Rio jogaram Star Wars da West End e se não me engano já mencionaram também terem jogado algum dos RPGs de Star Trek (nenhum deles divulgado pela DB).

O grupo de RPG com o qual comecei a jogar em Olinda (joguei com eles de 2001 a 2004) não conhecia a DB e mesmo depois que eu apresentei a revista não se interessou por ela.

Não estou dizendo que ela não influenciou o cenário de RPG no Brasil, mas não acho que ela tenha tido toda essa influência que vocês estão falando.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: