Sessão 39: Versus

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sessão 39: Versus

Mensagem por Arquimago em Ter Out 27, 2009 1:22 pm

Gostei da sugerstõa das fichas, algo como Pontos Heroicos, só que para interpretação?

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Ter Out 27, 2009 2:29 pm

Sim, algo similar.

O que eu estou fazendo é estimular aos jogadores a arriscarem mais com seus personagens em situações e conflitos sociais. Também dou essas fichas quando os jogadores interpretam de acordo com seus personagens em detrimento de si próprio e do grupo. Por exemplo, um dos meus jogadores de M&M tem uma personagem que é viciada em jogo. Para ganhar um ponto de narrativa, ela acabou roubando o dinheiro todo do grupo de heróis (eles fazem parte de um reality show) e torrou tudo em um cassino de Las Vegas, agindo de acordo com o seu personagem.

Com isso ela ganhou um Ponto de Narrativa, que permite a ela a gastar e narrar parte de uma cena da aventura ao seu favor, ou ter um sucesso decisivo em uma rolagem de dados, ou gastar como uma sorte momentânea em um momento mortal, ou seja, ela pode ganhar uma vantagem em uma determinada cena no futuro.

Já estamos em algumas sessões usando essa mecânica e a mudança foi muito positiva, as aventuras estão muito mais dramáticas e com mais oportunidades de roleplay. Por exemplo quando ela voltou de Los Angeles, a cena da discussão dela com os demais membros do grupo foi sensacional.

Também estou usando mecânicas de resolução de conflitos sociais, inspiradas (copiadas hahahaha) do Burning Wheel, assim, os jogadores podem efetivamente convencer (ou seduzir, enfurecer, conseguir acordo, conseguir dinheiro, ganhar aliado, fazer inimigo, etc.) um dos PdMs, mesmo que eu como mestre não queria que isso acontecesse. O legal é que essa mecânica coloca um limite interessante no que eu posso fazer como mestre, e ajuda a narrativa ser criada coletivamente.

Uma das coisas legais é estabelecer antes de um conflito social o que está em jogo caso os jogadores vençam, percam ou empatam o conflito social, eu fiz um post sobre isso no nitro dungeon.É legal ver a quantidade de compliicações e conflitos que você pode criar em uma história sem necessáriamente envolver violência física! Smile

Mas ainda estamos testando isso tudo, aos poucos estou vendo o que funciona legal com o meu grupo de jogo! Smile
Tio Nitro
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Ter Out 27, 2009 3:06 pm

Muito interessante essas questão das limitações do mestre!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Ter Out 27, 2009 4:22 pm

O interessante é que, nos combates, pelo fato das regras serem mais específicas e detalhadas, e terem mecânicas para determinar quem ganha e quem perde, os jogadores conseguem influenciar mais o jogo do que nos conflitos sociais, onde a falta de mecânicas de como resolver impasses, discussões, etc. faz com que os jogadores dependam demais das decisões do mestre. Nos combates eles podem detonar monstros, matar, prender, dominar, imobilizar NPCs, etc. Porque os jogadores não poderiam ter possibildiades de ação e intervenção no cenário e nos PdMs dentro de conflitos sociais (conflitos de interesse, discussões, sedução, traição, corrupção, tramóia, conspiração, convencimento, criar aliados, etc.)? Eu nunca tinha pensado nisso, até que comecei a ler RPGs independentes. Smile Sempre fiz o esquema clássico do RPG livre, que é muito bom mas depende muito do mestre, da capacidade de interpretação, de improvisação, de dons artísticos, de extoversão, etc. dos jogadores, etc.

E, pelo menos no meu caso, por mais que eu tente ser imparcial nessas situações , muitas vezes eu acabo forçando as decisões dos meus PdMs para o rumo da história que eu tinha planejado.

No caso de interações simples, normais, tipo do dia dia "pedir comida, conversar sobre coisa a toa, conversar sobre a vida, etc. ou seja, em interações sociais sem nenhum conflito de interesse, o lance é ser livre mesmo, pois não tem nada importante em jogo. O bicho pega é na hora dos conflitos sociais, quando os PdJs querem algo e os PdMs querem outra coisa, por exemplo.

Nessa hora é que mora o perigo do mestre (eu mesmo já fiz isso várias vezes) "forçar a barra" pressionar os jogadores para um rumo da narrativa ou acabar saindo do PdM e aceitando a proposta dos jogadores porque eles conseguiram convencer o mestre (e não o PdM, por causa das limitações dos PdMs). E com o tempo, os jogadores começam a pegar a manha de como convencer o mestre (os meus são terríveis nisso ahahaha).

Com um sistema de conflitos sociais, o resultado fica em aberto (como em um combate) e as regras evitam que eu force o resultado do conflito social para qualquer lado. No momento, eu estou gostando dessa sensação, de entrar em uma discussão entre um PdM meu e um PdJ sem saber exatamente onde vai parar a discussão.

Parte dessa mecânica de conflito social (como a que tem no Burning Wheel, por exemplo) sempre tem algo em jogo, que pode ser uma concessão, uma promessa, uma obrigação etc. ou até mesmo pode descambar em uma cena de combate, dependendo do rumo do conflito social.

E com esse mecanismo, o que está acontecendo na minha mesa é que os jogadores estão buscando mais situações sociais para conseguirem o que querem, com a certeza que podem conseguir vencer e influenciar os PdMs, o cenário e a narrativa diretamente.

Antes, como os jogadores só tinham regras de combate para resolver conflitos, tudo quanto que é discussão entre o grupo acabava em pancadaria. Com as regras de conflito social, quanto ocorre impasse na interpretação, tem uma maneira de resolver, sempre colocando algo em jogo.

E o legal é que isso, no meu grupo, está equilibrando mais os jogadores, pois aquele jogadores mais tímidos tem agora uma forma e regras para poderem participar de conflitos sociais, seguindo a personalidade do seu personagem, ao invés de confiar em dotes teatrais, que nem todo mundo tem e sem cortar aqueles que são mais teatrais também! Smile

Mas estamos testando tudo ainda, tá interessante mas quero ver onde isso vai dar! Very Happy
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 27, 2009 4:41 pm

Tio Nitro escreveu:Parte dessa mecânica de conflito social (como a que tem no Burning Wheel, por exemplo) sempre tem algo em jogo, que pode ser uma concessão, uma promessa, uma obrigação etc. ou até mesmo pode descambar em uma cena de combate, dependendo do rumo do conflito social.
Comprei Dogs in the Vineyard esta semana e estou devorando o livro. A mecânica de resolução de conflitos, com "escalation", que serve tanto para combate quando para discussões (de fato, a maioria das discussões acaba virando combate), é maravilhosa! Mal posso esperar para testar o jogo.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Tio Nitro em Ter Out 27, 2009 5:07 pm

Endoidei com esse livro tb! Aliás tô endoidando com os RPG indys q tão caindo na minha mão, cada coisa de estourar a tampa do cérebro!

Cimmerian, recomendo o Houses of the Blooded que é bem legal também em termos de conflitos sociais, mas acho que você já conhece. E estou contando os segundos para ver o Free Market (http://www.projectdonut.com/ é o site mas parece que tá fora do ar, dá para ver pelo cache da google), RPG transhumanista espacial hard sci fi do Luke Crane e o Jared S (e que tem um sistema totalmente novo, baseado em cartas para o jogo, e para variar, totalmente de conflitos e interações sociais).

Achei o cache do site , para vc ter uma idéia

http://74.125.93.132/search?q=cache:http://www.projectdonut.com/
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Ter Out 27, 2009 6:13 pm

Quando testarem publiquem algo para nos! Vou ver se bolo algo além dos testes de diplomacia e os Desafios do M&M, so espero que de para testar logo, rsrsrsrsrs.

Sabe isso é um retorno a um specto da disção que tinha aqui antes, de ter ou não regras para interpretação.

Ou que parece quem opinou que isso pode ajudar tinha, ao menos em parte razão.

Hmmm...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 27, 2009 6:46 pm

Comprei o PDF do "Houses..." há duas semanas, mas ainda não o li. São quase 500 páginas e nem a pau eu leio isso na tela do PC; preciso imprimir para poder jogar. É outro que pretendo mestrar ao menos uma sessão em dia alternativo com uma galera que conheço por aqui. Vou ver se consigo gravar as sessões?

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Arquimago em Qua Out 28, 2009 3:08 pm

EEEEEEEEEEEEEEEEeee :brinde: cheers :agree:

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado