Sessão 39: Versus

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 39: Versus

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 14, 2009 4:29 pm

SAIU!

Neto, Marcelo e Taz (sans Rodolfo) falam de dois temas em um: Espada e Planeta versus Viagem no Tempo e depois sistema de interpretação versus metajogo. Para recompensar os ouvintes pela paciência, a sessão desta semana tem mais do que os 75 minutos regulamentares.

Bem aqui.

E a promoção de um ano de VTT + BEJRPG foi estendida para até 1º de Dezembro. Participe!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 39: Versus

Mensagem por Leandro em Qua Out 14, 2009 4:48 pm

Bem na hora de eu baixar e ir para o trabalho!... muito provavelmente na volta eu comente! Smile

Eu escrevi um monte de coisas... fui enviar e não foi, desisto por hoje :evil:

Última edição por Leandro em Qua Out 14, 2009 10:42 pm, editado 1 vez(es)
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Allian em Qua Out 14, 2009 5:47 pm

[clausula da promoção: o Allian ta fora xD]

nossa. não acabei de ouvir ainda mais sou compelido a comentar na discussão: maturidade (que pra mim não é maturidade pq não tem a ver com idade, é desenvoltura) tem tudo a ver. tanto tem a ver que na minha primeira mesa de 3.5 eu não conhecia ninguém e tava tão travado que eu entrei mudo e sai calado. tava com medo até pra pedir teste. hoje se eu for interpretar um bárbaro e tirar um critico, a primeira coisa que eu faço e subir na cadeira.

eu pessoalmente to em grupos que tpk é sina do mestre. eles jogam sem mim se eu der tpk.

basicamente eu acredito que cada grupo se diverte com uma situação. se seu grupo não se diverte com a situação x, eu improviso. eu pessoalmente sou muito bom em atar pontas soltas e achar uma alternativa boa e que muitas vezes parece mais natural do que o que ia rolar.

e nota: meus jogadores sabem o que é um skill challenge, mais eles não fazem nem ideia quando eles entram nem quando eles saem. eu não aviso. e mais, eu não determino pericias, só pontos. se vc usar uma pericia que te ajudar, ta valendo ponto. fez merda, ponto de falha. mais de uma vez eles ja acharam que eu nem usava skill challenge.

Razz
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shogun em Qua Out 14, 2009 10:03 pm

To contigo nessa Allian,

Meu deus!! Quanta falta faz o Rodolfo, teve uma hora que pensei que vocês iram sair no tapa! Muito bem escolhido o nome do episódio.

Só não sei se maturidade transmite 100% do que faz uma pessoa interpretar ou não, mas sim o quanto ela está à vontade naquele jogo.

Acho que quanto mais à-vontade os jogadores estão, mais rola interpretação.

Por diversas vezes em minhas mesas de jogo vi os meus jogadores pararem repentinamente de interpretar quando entrava uma mãe ou pai na sala.

Acho que tem mais a ver com “ficar a vontade" do que ser maduro ou não.

Apesar de que quanto mais velho (e não maduro) você fica, mais despreocupado com o que os outros pensam você é. E isso também não tem a ver com maturidade.
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua Out 14, 2009 11:05 pm

acho tem a ver com a experiencia de cada um tb. teve um unico grupo de mago a ascensão que eu joguei 2 seções com eles no rio. grupo com uma interpretação extremamente boa. eles ficavam o tempo todo com o personagem encarnado. primeira vez que eu vi aquilo. mudou muito minha forma de jogar e de mestrar. antes eu só conhecia o jogo mecânico e as partes que você entrava em on pra interrogar um npc e olhe lá.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Qui Out 15, 2009 10:58 am

Realmente o clima de conversa do episódio pareceu meio tenso e acelerado, mas isso deve ser mesmo resultado da ausência do Rodolfo como mediador ou então pelo pessoal ter exposto questões mais divergentes.

Também tendo a ver o primeiro Planeta dos macacos como sci-fi, embora a partir do terceiro os longas parecem adotar um estilo de loopings temporais, inclusive na verão do Tim Burton.

Quanto a questão das regras, roleplay e metajogo, diria que é um tema interminável e de pouca conciliação. Entendo que existem os que gostam/preferem um conjunto de regras conciso e bem preciso para administrar ou mesmo controlar minúcias do jogo, como os conflitos e o improviso. Por outro lado, temos aqueles que preferem e buscam um sistema mais aberto e flexível possível para criar/mudar o que desejarem sem precisarem depender de uma formula pronta. Além destes, temos ainda os que ficam na condição intermediária.

Concordo que o tipo de proposta de jogo, o gênero e o estilo de jogadores e mestres deve ou deveria ser mais decisivo para cada um escolher qual forma de tratar as regras adotar (embora entenda que o traquejo/experiência/jogo de cintura/idade/wathever facilite a escolha), mas tambem considero dificil ter uma boa desenvoltura para isso sem ter passado por alguma quantidade de opções de jogos e sistemas antes.

Talvez a grande questão é que as regras nem sempre darão conta de resolver com imparcialidade os problemas, assim como nem sempre haverá um sistema adequado para o seu estilo de jogo e gênero (para alguns casos, entendo que talvez nem haja um sistema de regras que cubra o que pode nos interessar).
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qui Out 15, 2009 11:18 am

Não sabia essa informação sobre as Benies do SW, mas muito bom saber!

O tema da maturidade foi muito interessante! Não fugiu do tema!!!
Pois acredito que estão inter relacionados, assim como o tema da seção de dados. Se o cara quer interpretar, as regras podem ser úteis como um guia, se ele não as quer podem ser uma coisa que fará a pessoa não jogar.

Por isso para mim o sistema deve sugerir, beneficiar, mostrar nas regras como interpretar seu PJ, mas nunca, jamais, forçar ele a fazer alguma coisa que não queira.
O grupo deve decidir até que nível a interpretação vai ser divertida para TODOS e o que irá ocorrer, não a pagina X do Livro Y mediante a equação F.

Acredito que a questão não é só "maturidade", melhor o termo maturidade pode entrar nessa discussão, mas com outro enfoque, o enfoque de o que um jogador faz com o PJ não ofender outro jogador e só.
A questão mesmo é à vontade e o nível de conhecimento que os participantes tem sobre interpretar, acho que esse o termo que fugiu na seção. Para você saber se quer algo não primeiro tem que saber que existe esse algo! Ou quem sabe ter um tipo de premonição, mas às vezes só fica a sensação de que falta algo, de que algo tem de mudar, mas não se sabe o que. Resumindo as regras podem ser boas como guias para incentivar os preguiçosos, que existem e estão entre os que não querem interpretar e os que querem mas não sabem como. Tanto como para os que não sabe, para nos que já jogamos faz tempo, que lemos, e outras coisas mais que é só ir lá e falar, mas tem gente que não! Que sem o manual não sabe, não tem iniciativa para isso!!! E sem o empurrão talvez ele demore muito para perceber sozinho, se é que vai.
A outra questão já foi dita acima muitas vezes estar em um ambiente confortável ajuda muito. É como ver um filme de tensão, drama com alguém do seu lado dando muita risada e ouvindo o Topo Gigio, não virá! O ser humano é muito influenciado pelo ambiente, do contrario alguém que nunca faz nada contra a lei visto como um louco se de repente porque está com mais 50 pessoas começa a ir contra a policia por alguma coisa que não concorda. Por que tem mais 49 pessoas ele foi contra as leis, sentiu a força do grupo. A mesma coisa com o ambiente quando nos sentimos forte, verdadeiros atores e deixamos a interpretação rolar, ou como no meu caso tinha um ex-mestre, agora jogador que vive tirando os outros, por mais que a ação tenha a ver com o contexto do jogo ele quase sempre faz piadinhas que manda tudo para o ralo, e algo que podia ser legal virá piada...

Nossa como me alonguei! To achando que tinha mais coisa, mas anão lembro então...

Gostei muito das discussões!

Há lembrei! Essa seção tinha pauta? Digo nas outras tem a discussões de vocês, mas aprecia mais coordenado, como se cada um desse um ponto de vista, neste pareceu algo mais “feito na Hora” com mais debate (apesar de que o tema é polemico pela ótica que suaram). Mas eu gostei toda forma, só não se matem em! rsrsrsrsrsrs
Razz cheers Clap Happy XD tongue

Ps.: (mesmo, eu estou editando o post acrescentando isso) Marcelo antes que eu esqueça o D&D 4E da sugestões de cosias, agora regras para interpretãção não mesmo. E Acho que ainda sim muito superficial e livre, quase com o oantigo mundo das trevas, a descrição está lá e é bem fraca, aogra regras mecanica, nem um pouco.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Espistemologia Genática do METAL!!!

Mensagem por Marcelim em Qui Out 15, 2009 11:25 am

Marcelo, meu chapa!

Temos que escrever um artigo assim intitulado: "Aproximações eletivas entre a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a cassificação joão-gordiana generalista do metal", HAUHAUAHAUHAUHAUAHAUHA!!!

Adorei!

abraços
Marcelim cheers
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mestre Huya em Qui Out 15, 2009 1:33 pm

Olá Vozes do Vozes da Terceira Terra!!

Os temas dessa sessão foram bem polêmicos ehehehehehe

Acho que o jogador interpretar o seu personagem ou não vai variar de pessoa para pessoa, aí vai muito com o que o jogador quer, qual o nível de entrosamento dele com o grupo, o ambiente em que estão jogando, etc...
Maturidade, como disse o Allian, é desenvoltura e como o RPG é um jogo de interpretação (e particularmente interpretar é o que mais gosto no RPG) acho que é valido o mestre incentivar os jogadores a interpretar seus personagens durante a mesa. Mas eu disse incentivar, não forçar ahuauahuuhauauau

Sobre o que vocês perguntaram, o Ning é uma ferramenta web gratuíta onde você pode criar sua rede social como Orkut, Facebook e etc. É gratuíto e ao menos na época em que eu fucei ele tinha algumas funcionalidades bastante interessantes!!

No mais é só, agora vou tentar ver se acho esse Wolverine vs Hulk e Thor vs Hulk pra ver o massacre ahuahahuauhuha
Mestre Huya
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://cronicas.elisio.com.br

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Out 15, 2009 1:51 pm

Às vezes eu me esqueço que nossa cultura é uma de afeto (falsidade) e cordialidade (covardia). A maioria absoluta dos podcasts gringos que escuto têm ótimas discussões, e discussões inflamadas, mas é um "Duel of Wits", ninguém está discutindo religião (e, mesmo quando estão, é sempre e apenas aquela brincadeira bruta de garotos). Eu rio do afeto e da cordialidade do brasileiro, e sigo uma máxima que o Rodolfo conhece bem: eu tenho amigos e as cicatrizes para provar. Então, se o episódio pareceu ter uma discussão mais inflamada, isso foi bom, e era algo que eu queria gravar faz tempo — muitas de nossas conversas pré-episódio são assim.

Não há pausas na gravação entre a sessão e o Vozes de Fundo, e vocês viram como neste bloco já estava "tudo de boa" — até porque não houve nada de ruim para começo de conversa, só uma discussão normal que, sei bem, para nossa cultura em geral, pareceu que ia virar briga — brasileiro morre de medo de discutir, morre de medo de ofender. Eu não queria ter que explicar isso, mas parece que o pessoal se assustou. Não se preocupem, esse é nosso jeito normal. Ou, ao menos, o meu.

Quanto à aparente ausência de pauta, nós já estamos gravando assim desde a sessão 34 (a sessão 33 foi restos de estúdio). Há temas que requerem uma pauta e uma longa conversa antes do episódio, mas ultimamente venho sugerindo temas que não requerem esse tipo de preparação. Não porque andamos sem tempo, mas porque temos ficado mais light. Acho que é o um ano de experiência nos deixando mais relaxados e mais à vontade para fazer coisas que jamais pensaríamos em fazer dez meses atrás. Há seis meses, era-nos inimaginável gravar uma sessão sem uma pauta muito bem discutida e ensaiada. Depois que você conhece plenamente as regras, está pronto para quebrá-las. Sem falar que ficamos muitíssimo acostumados uns com o outros e esses são os frutos dessa familiaridade: sessões de gravação que requerem um tempo cada vez menor de pré-produção.

Ainda há episódios com script, com certeza, em que cada um sabe exatamente o que o outro irá dizer, e quando. Estamos planejando um episódio sobre vampiros, por exemplo, que irá precisar de uma pauta muito bem organizada, mas agora é hora de episódios mais light, em que discutimos nossas opiniões a partir de uma seqüência vaga, curta e apenas brevemente elaborada de tópicos em seqüência. Se um tema sobre o qual quisermos gravar for do tipo que precisa de pauta, ela certamente será feita, mas não estamos mais presos a isso.

E, Marcelim, o pior é que acho que dá para descolar um orientador para esse tipo de tese!

Comandante
Comandante

Mensagem por Doug Alves em Qui Out 15, 2009 2:15 pm

Sem ler todas as discussoes devo dizer que foi o episodio que mais gostei do vozes, interpretação e regras na medida certa e uma bela discussão , me senti no clima Irmandade hauhauhauhauhauah forte abraço
Doug Alves
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qui Out 15, 2009 2:21 pm

Doug Alves escreveu:Sem ler todas as discussoes devo dizer que foi o episodio que mais gostei do vozes, interpretação e regras na medida certa e uma bela discussão , me senti no clima Irmandade hauhauhauhauhauah forte abraço

"Irmandade"?

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Doug Alves em Qui Out 15, 2009 2:52 pm

sim pq a gente é quye fala pelos cotovelos de interpretação
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Samuel DW em Qui Out 15, 2009 3:34 pm

tambem achei que o cast ia fazer jus ao nome Versus hehe

e o marcelo realmente colocou coisas na boca do taz e do netão (não levem na malicia heim)

Sou mestre de primeira viagem de dnd 3.5, entao nao tenho bagagem pra falar, mas quando um jogador age de forma contraria a sua tendencia, tiro uma porcentagem de xp, parece que tem resolvido.

Algumas vezes tive que voltar a faixa, porque até chegar na resposta da pergunta, eu ja nao me lembrava mais da pergunta xD

Pra mim, quanto maior melhor, entao, não se incomodem em estender de mais o cast

ja falei d+, até mais
Samuel DW
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.portalxbox.com.br

Mensagem por DM Rafael em Qui Out 15, 2009 4:43 pm

Ainda quero ouvir mais uma vez para comentar melhor sobre o episódio (que foi muito divertido, aliás). Mas antes, algo que me incomodou muito:

Não sei se foi a minha conexão, mas o arquivo que baixei tinha MUITAS falhas no som, daquele bug que o áudio repete um pequeno trecho ou pula um segundo. Isso geralmente acontece com os áudios que baixo do VTT, mas deste vez ficou caótico.

Vou baixar novamente para ouvir no caminho de casa, mas não acredito que seja um problema exclusivo da conexão daqui do trabalho, porque isso só acontece com os arquivos do VTT. Em nenhum outro podcast que eu baixo acorre os mesmo problema.

Ah! E antes que me esqueça: D&D rules, storyteller sucks! Hellfire

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qui Out 15, 2009 4:55 pm

Acabei de ler os comentários no post do episódio e aparentemente não fui o único a ter problemas.

Vou experimentar baixar a versão fracionada.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Out 15, 2009 5:44 pm

Parece que, novamente, tenho um mistério nas mãos.

Vou recolocar o episódio durante a madrugada, quando a internet está mais tranqüila. Assim que fizer isso, aviso aqui para que voluntários baixem novamente e vejam se tá legal. Minha versão do episódio baixou legal (eu pego no iTunes para conferir) mas se mais de uma pessoa teve problemas, problemas há.

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qui Out 15, 2009 6:05 pm

olha, vocês não saindo no tapa, ta ótimo! eu acho que esse tipo de discussão faz com que vocês inconscientemente procurem com mais força por argumentos e pontos importantes, deixando a conversa bem mais rica!
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qui Out 15, 2009 9:44 pm

Eu baixei assim que saiu e também deu problemas...

Mas eu achei que foi por ter baixado direto para o celular e não primeiro para o pc e depois passar para o cel.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Renato de Recife em Qui Out 15, 2009 10:00 pm

Olá, demorei para vir aqui porque a megacorporação cyberpunkiana para qual trabalho bloqueou quase tudo da internet 😢 como trabalho como revisor só posso agora acessar sites de gramática e dicionários previamente cadastrados Frenzied

Nossa, fico até emocionado de uma das minhas ideias malucas ter ido parar no Vozes Very Happy mas vocês viajaram legal no que eu falei lmao minha ideia não tinha nada com Viagem no Tempo, seria mais precisamente uma Viagem Dimensional, na verdade eu tava pensando em um anime chamado Those Who Hunt Elves (Caçadores de Elfas), mas sem o lado pastelão e pervertido do anime.

De qualquer forma a discussão foi boa.

Gostei da abordagem do Neto sobre regras, não lembro agora quais foram exatamente suas palavras, mas lembro perfeitamente a sensação de "é isso" que tive quando ouvi.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Sex Out 16, 2009 12:08 am

cimmerian escreveu:Às vezes eu me esqueço que nossa cultura é uma de afeto (falsidade) e cordialidade (covardia).

Rsrsrsrsrs, rapaz acho que você não pesou a mão quando disse isso de forma tããão generalizada, mas entendo onde quer chegar. Por mim esse fato passou mais como curiosidade quando comparado com os demais episodios editados (agora fiquei curioso para escutar um pre-episódio e episódios "versão sem cortes", rsrsrs).

Quanto ao novo formato sem pauta ou discussão prévia, tenho achado bem bacana ver vocês experimentando outros estilos de abordagem dos temas (como também foi o caso do episódio apenas com o Netão ou do episódio sem o Marcelo) que talvez lhes sirva inclusive para arejar suas idéias e criar outras formas de apresentar seus conteúdos.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por PsicoPlayer em Sex Out 16, 2009 1:05 am

Também vou comentar o nível mais intenso debate, porque foi algo um pouco diferente do que vemos normalmente no VTT, possivelmente (como já citado) tanto pela ausência do Rodolfo, quanto pela temática própria de discussão...
Mas não achei isso de forma alguma ruim ou preocupante! Nesse ponto sou muito como o Marcelo: amizades que já estão bem embasadas, vínculos que já estão fortemente estabelecidos existem exatamente para isso, para que possamos sermos mais nós mesmos, expressando e defendendo nossas opiniões, sem o receio e os rodeios de que o outro se ofenda demais ou leve para o lado pessoal...
Eu mesmo tenho um grande amigo na faculdade com quem inclusive estou fazendo dupla para o meu TCC... E discutimos sempre e muito! Principalmente porque dentro da Psicologia existem teorias muito divergentes e, coincidentemente, tenho uma inclinação exatamente oposta a dele. Muitas de nossas discussões chegam a ser realmente inflamadas e alguém que observe de fora, pode achar que vamos sair na porrada, mas muito pelo contrário, sempre que terminamos, quando reflito a respeito depois, percebo o quanto foi enriquecedor!

Agora mais sobre a sessão, acho que vocês se enrolaram um pouquinho no segundo tema, principalmente por causa do entendimento do conceito de maturidade e tals... Mas percebi que no meio do caminho quase tocaram em um ponto que vi sendo discutido na blogosfera rpgística e que (na minha opinião) com certeza vale uma sessão do VTT: a tal sigla GNS ou CNS em português, que se refere aos três aspectos ou facetas do RPG, das quais uma é normalmente a predominante em cada tipo de jogo. A sigla representaria G = Gamist (Competitivista); N = Narrativist (Narrativista); e S = Simulationist (Simulacionista)...

Nem se escrevi corretamente, mas a idéia é essa... Acho realmente que daria uma boa discussão e vi que vocês beiraram esse tema, enquanto questionavam o quanto de regras o sistema tem que ter, ou qual o objetivo de determinado RPG, o que ele requer do jogador, e o que o jogador deve procurar em cada um deles, etc.

[ ]'s
Ronaldo
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Out 16, 2009 9:54 am

A discussão entre competitivista, narrativista e simulacionista está pendurada desde antes do Taz entrar, e realmente não sei porque ainda não a gravamos. Foi bom ser lembrado disso.

É uma pena que a discussão aqui no fórum tenha ficado na cor da conversa da sessão, e não em seu teor. Queria ver vocês discutindo o tema da maturidade, porque ninguém saiu convencido daquela discussão, e por isso mesmo vou continuar insistindo que experiência não tem nada a ver com maturidade, e afirmar que maturidade a tudo resolve levaria à conclusão de que não precisamos ouvir um podcast sobre como mestrar.

Rubens Barrichello é, de longe, o piloto mais experiente correndo na Fórmula 1, mas só amadureceu nos últimos dois anos — até então ele era uma criança birrenta. Como uma coisa pode ter a ver com a outra é o que eu queria ver vocês discutindo aqui, não se a conversa foi mais apimentada.

Comandante
Comandante

Mensagem por BIG em Sex Out 16, 2009 10:25 am

é dificil discutir Maturidade vs. Experiência... vocês tentaram por pelo menos meia hora e ninguém convenceu ninguém.

Acho que o objetivo não é bem convencer... é aproveitar as ideias que surgem dos choques entre as duas vertentes...

Eu pelo menos acho que eu me tornei um mestre melhor devido à EXPERIÊNCIAS que eu tive com o jogo... quando eu era criança, jogava como criança.

O que eu percebo no Marcelo é que ele conheceu o RPG assim, já interpretando... ele não viu o outro lado. então por isso, ele pensa que é normal o estilo dele (na verdade, o ideal é que todo mundo já começasse assim, mas não é o que acontece...)

Rubens Barrichello é, de longe, o piloto mais experiente correndo na Fórmula 1, mas só amadureceu nos últimos dois anos — até então ele era uma criança birrenta.

...Mas há uns 10 anos, ele é considerado um piloto de ponta - apesar das brincadeiras bobas dos brasileiros, RB é muitissimo respeitado no circo da F1. Ele amadureceu agora, mas é bom faz tempo... ou já teria saido da categoria.
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Out 16, 2009 10:40 am

[quote=\"Rodrigo \"Big\"\"]é dificil discutir Maturidade vs. Experiência... vocês tentaram por pelo menos meia hora e ninguém convenceu ninguém. [/quote]Difícil, não impossível. Dá para fazer boas argumentações de ambos os lados (cadê a opinião do Kaijin neste tópico, por favor?). E, enquanto ninguém me convencer do contrário, ou ao menos apontar falhas na armadura do meu argumento, vou continuar insistindo, porque o argumento da maturidade anda aparecento muito nas discussões do VTT, e tenho simplesmente asco à saída do \"jogador maduro\".

O que eu percebo no Marcelo é que ele conheceu o RPG assim, já interpretando... ele não viu o outro lado. então por isso, ele pensa que é normal o estilo dele (na verdade, o ideal é que todo mundo já começasse assim, mas não é o que acontece...)
O que tentei dizer é que não tenho apenas a minha experiência nesse sentido. Montei meu primeiro grupo de RPG em Cássia (MG), aos 14 anos, com pessoas que já haviam jogado Tagmar e gente que só conhecia o RPG de ver matérias no Fantástico. Depois, em São José do Rio Preto, jogando com gente da minha idade (16), mesma coisa; se com dois anos de RPG eu já me tornara experiente e maduro, 13 anos depois, então, eu devo ser algum tipo de deus. Hoje, com 29, jogo RPG com gente que só quer saber de rolar dados, que não curte o lado dramático, e gente que não quer saber de rolar dados, só gosta do lado dramático. Afirmar que um jogador maduro não precisa de regras para lhe apontar como interpretar é dizer que aqueles roladores de dado com quem eu jogo são imaturos — e dizer isso da totalidade de uma pessoa só pelo que ela faz num mísero passatempo é fácil demais, além de reducionista e... psicologia pop.

Cimmerian escreveu: Rubens Barrichello é, de longe, o piloto mais experiente correndo na Fórmula 1, mas só amadureceu nos últimos dois anos — até então ele era uma criança birrenta.
...Mas há uns 10 anos, ele é considerado um piloto de ponta - apesar das brincadeiras bobas dos brasileiros, RB é muitissimo respeitado no circo da F1. Ele amadureceu agora, mas é bom faz tempo... ou já teria saido da categoria.
Então você concorda que maturidade não tem nada a ver com experiência.

Última edição por cimmerian em Sex Out 16, 2009 10:47 am, editado 1 vez(es)

Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: