Novo Mundo das Trevas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo Mundo das Trevas

Mensagem por Renato de Recife em Sex Out 09, 2009 2:52 pm

Alguém tá jogando ou mestrando? O que estão achando?

Eu estou terminando de ler e, se tudo der certo, começo mês que vem uma crônica com uma turma da faculdade.

Ainda estou na dúvida se faço uma crônica de Horror Heróico (Supernatural) ou de Horror Cósmico (Call of Cthulhu).
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Re: Novo Mundo das Trevas

Mensagem por Riketz em Sex Out 09, 2009 5:47 pm

pessoalmente gostei muito..
joguei durante +ou- 1 ano na epoca em que ainda era em inglês e alguns meses com o livro em portugês.. eramos um grupo grande (entenda-se 30+ pessoas com 6 narradores) onde todos começaram como mortais e depois passaram para diferentes criaturas sobrenaturais, todas da nova edição (eu virei Mago)..

evoluiu bem o sistema à partir do antigo mundo das trevas.. bem mais intuitivo e de fácil compreensão.. regras mais simples e coesas.. sistema de dificuldade melhorado.. equilibrio entre as "raças" (vampiro, lobisomen, mago, changeling, prometeu)

Vicio e Virtude à primeira vista pode parecer meio confuso.. mas é facilmente entendido e mais direto do que as antigas Natureza e Comportamento..

joguei durante muitos anos o antigo mundo das trevas, principalmente Vampiro a mascara, ou pouco de Lobisomem o apocalipse e algumas de Mago a ascenção, mas o novo sistema é sim show de bola e recomendo fortemente..
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Fnord em Sab Out 10, 2009 8:06 am

Para quem gostava do antigo sistema, esse novo realmente tem muitas melhorias. Ficou mais dinâmico e menos interpretativo [apesar de ainda ser bem mais interpretativo que qualquer outro sistema que eu tenha conhecido].
Acho que ele é melhor aproveitado se você deixar os jogadores um bom tempo como personagens humanos, pois ai você poderá usar tudo que o livro oferece de suporte para medos, vícios e relacionados.

Como sistema eu não gosto muito dele, mas como disse, se você gostava do anterior, vai adorar esse.

Riketz, eu discordo um pouco de você no que trata de os Vícios e Virtudes serem mais diretos que Natureza e Comportamento. Mecanicamente eles ficaram melhores [para mim não existem personagens perfeitos. Todos têm seus defeitos], mas acho que a personalidade de uma pessoa s edefine exatamente por natureza e comportamento. Como você age e como você se comporta. No mais novo isso foi deixado de lado.
Acho que não deveria ser trocado natureza e comportamento por vicio e virtude. Acho que eles deveriam ter incluido os novos, mas sem tirar os velhos.

No mais Renato, boa sorte com sua nova crônica.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://rpgvirtual.wodpress.com

Mensagem por Allian em Sab Out 10, 2009 10:33 am

eu pessoalmente gostei mais do novo WoD. as regras ficaram mais enxutas e mais praticas. alem disso o sistema ta mais equilibrado não só em si mais equilibrado entre seus cenarios (vampiro, lobisomen, mago, changeling e etc). concordo com o Alexandre. como sistema ele é bem fraquinho, mais se você comparar com o anterior ja é um baita avanço.

no entanto eu acho que ganhou mecanica pra perder ambientação. eu achei que as ambientações novas ficaram meio "meh". tanto que eu to jogando uma campanha de mage the awakening usando as fichas novas e etc mais os paradigmas, conceitos, eventos e tradições eu ainda to usando os do storyteller.

pra mim a mudanças dos clãs/tradições/etc foi a maior paulada.

e com certeza, o melhor é começar como humano e mudar durante o jogo.

sobre o sistema eu prefiro "Natureza e Comportamento" mais não tenho nada contra o novo. pra mim ambos cobrem bem a necessidade.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Fnord em Sab Out 10, 2009 10:38 am

Allian escreveu:no entanto eu acho que ganhou mecanica pra perder ambientação. eu achei que as ambientações novas ficaram meio "meh". tanto que eu to jogando uma campanha de mage the awakening usando as fichas novas e etc mais os paradigmas, conceitos, eventos e tradições eu ainda to usando os do storyteller.

Ia falar sobre isso, mas terminei esquecendo. Penso exatamente a mesma coisa. Acho que o sistema novo, com a ambientação velha, seria a melhor combinação. O equilíbrio entre as 'raças' no novo sistema deram uma melhorada gigantesca, mas a ambientação desse novo perdeu muito do tom de intrigas sociais e políticas que tinham antes.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Allian em Sab Out 10, 2009 10:54 am

eu não jogo mago sem ser adepto da virtualidade. ever. ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Riketz em Ter Out 13, 2009 12:39 am

Alexandre Fnord escreveu:Riketz, eu discordo um pouco de você no que trata de os Vícios e Virtudes serem mais diretos que Natureza e Comportamento. Mecanicamente eles ficaram melhores [para mim não existem personagens perfeitos. Todos têm seus defeitos]
sim, mecanicamente ficaram melhores.. foi isso que eu quis dizer com serem mais diretos.. quando a mecanica é meio ruim, fica indireto..

mas acho que a personalidade de uma pessoa se define exatamente por natureza e comportamento. Como você age e como você se comporta. No mais novo isso foi deixado de lado.
naum exatamente "Como você age e como você se comporta" por que isso é praticamente a mesma coisa..
está mais para como você é e como você se comporta.. isso que era o interpretativo da ficha e causava polemica..

Acho que não deveria ser trocado natureza e comportamento por vicio e virtude. Acho que eles deveriam ter incluido os novos, mas sem tirar os velhos.
concordo, tanto que o mestre que eu jogava tinha os quatro.. natureza, conportamento, vicio e virtude.. hehehehe
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Fnord em Ter Out 13, 2009 4:21 am

Riketz escreveu:
mas acho que a personalidade de uma pessoa se define exatamente por natureza e comportamento. Como você age e como você se comporta. No mais novo isso foi deixado de lado.
naum exatamente "Como você age e como você se comporta" por que isso é praticamente a mesma coisa..
está mais para como você é e como você se comporta.. isso que era o interpretativo da ficha e causava polemica.

Na verdade eu errei mesmo nas minhas palavras. Você me corrigiu bem, valeu...
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Renato de Recife em Ter Out 13, 2009 9:40 am

Conversei com os jogadores e eles querem mesmo é jogar Vampiro: o Réquiem, eu preferia uma crônica focada somente em mortais, mas decidi botar o orgulho e a teimosia um pouco de lado e tentar conciliar o que quero com o que os jogadores querem.

Decidimos que será uma crônica na qual os jogadores começarão como mortais e depois serão abraçados.

O legal é que os jogadores não irão escolher o clã ao qual pertencerão, cada um será abraçado de acordo com as ações do personagem, se o jogador gostaria de jogar com um Ventrue, mas as ações do personagem durante a crônica chamarem a atenção de um Gangrel, então ele será um Gangrel e não um Ventrue, para minha surpresa eles aceitaram bem a ideia e até gostaram. Já as coalisões serão de livre escolha dos jogadores.

Decidi usar como cenário as Montanhas Rochosas, como apresentadas no Lobisomem: os Destituídos, mas só a descrição da região, substituindo os Lobisomens por Vampiros.

E se conseguir reunir um grupo pra jogar Lobisomem, vou usar Nova Orleans como cenário, seguindo a mesma premissa, saem Vampiros e entram Lobisomens.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Riketz em Ter Out 13, 2009 1:11 pm

Renato de Recife escreveu:Decidimos que será uma crônica na qual os jogadores começarão como mortais e depois serão abraçados.

O legal é que os jogadores não irão escolher o clã ao qual pertencerão, cada um será abraçado de acordo com as ações do personagem, se o jogador gostaria de jogar com um Ventrue, mas as ações do personagem durante a crônica chamarem a atenção de um Gangrel, então ele será um Gangrel e não um Ventrue, para minha surpresa eles aceitaram bem a ideia e até gostaram. Já as coalisões serão de livre escolha dos jogadores.
isso é bem legal.. e a maioria das mesas de vampiro que joguei também foi assim.. começavamos mortais e algumas mesas depois éramos abraçados.. apesar de ser interessante ser abraçado por um cla que te achou mais interessante.. ainda assim é bom o narrador toda mesa conversar com o jogador para saber em qual clã ele gostaria de entrar.. e ajudar o personagem à agir de acordo..

faz alguns meses que joguei changeling: the lost onde o processo era o mesmo.. coemçamos mortais e depois nos tornamos criaturas sobrenaturais.. onde cada um se tornou algo de acordo como o personagem agia e pensava.. mas muitas (não todas) decisões do narrador foram de agrado dos jogadores de acordo com as espectativas deles..
Riketz
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Out 13, 2009 1:55 pm

Eu estou adorando o sistema básico do World of Darkness para aventuras de horror ou suspense de maneira geral. A aventura que estou preparando para o pessoal aqui não tem nada a ver com o Mundo das Trevas, mas tem o clima proposto pelo livro básico, e acho que as regras mais ágeis virão realmente a calhar, porque espero ao menos um grande combate.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Dreamer em Ter Out 13, 2009 4:37 pm

Eu comprei meu WOD *depois de perturbar o Netão sobre o sistema, como era, como era werewolf, qual era melhor etc etc etc* e pelo que li do modulo básico, putz.. achei um sistema bastante interpretativo.

Por exemplo: Um sistema que exige a interpretação de "ser enganbelado" por exemplo. Normalmente todos deixam as questões dos testes sociais limitados a saber se gostam ou não de você. Pelo que entendi o Wod diz quando alguém te engana, ou te manipula a fazer algo que você não estava tão propenso e você tem que interpretar isso independente de gostar ou não. Isso gera uma dificuldade extra (e talvez um desafio bacana) para o jogador.

Também gostei das sugestões narrativas e achei que o sistema em si é muito bom, sim. Acho que as pessoas julgam sempre o sistema comparativamente, mas eu tento ver cada sistema como uma unidade. Ele se propõe, até aqui, a uma narrativa urbana de horror e realismo distorcido.
O sistema permite uma narrativa fluida na interpretação e explosiva nos combates, trazendo um pouco do realismo pretendido.

Curti PACAS.

Agora to enchendo o saco do netão falando do sistema Very Happy

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Allian em Ter Out 13, 2009 11:26 pm

no ponto interpretativo eu discordo. eu acredito que interpretação não é afetado pelo sistema, e sim obrigado à.

ou seja: um grupo não muito propicio à, ou medianamente interessado em, interpretação provavelmente iria interpretar com maior vigor com um sistema como WoD porque o sistema se foca nisso. no entanto, um grupo que esteja habituado a interpretar muito, consegue o mesmo nível de interpretação qualquer sistema que estejam jogando, porque o nivel de interpretação ja transcendeu o roleplay básico que o cenário "força".

vide a galera do novas cronicas. eu nunca vi um grupo que lida tão bem com interpretação, e eles estão jogando grups ao que parece. ao passo que meu grupo antigo de WoD só falava na terceira pessoa simplesmente dizendo o que fazia ou pior, falava tudo em off.

10 a 0 pra galera do novas cronicas.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Fnord em Qua Out 14, 2009 7:34 am

Dreamer escreveu:Pelo que entendi o Wod diz quando alguém te engana, ou te manipula a fazer algo que você não estava tão propenso e você tem que interpretar isso independente de gostar ou não. Isso gera uma dificuldade extra (e talvez um desafio bacana) para o jogador.

Na verdade, não é bem assim não. Ele funciona como os outros sistemas. Se você falhou no teste, você foi enganado e pronto. Interpreta quem quer. O sistema não exige que se interprete isso [apesar de que isso seria interessante].

O que me deixa insatisfeito com o sistema, na verdade, é que ele dá muitas idéias de ações, mas não existem testes definidos para elas.
Por exemplo: Para que você empurre uma porta, pode usar mais de uma parada de dados [força+esporte, destreza+esporte, existe outra perícia que tabém funcionaria, mas não lembro-me dela nesse momento]. Essa decisão depende da interpretação do narrador. E isso que me deixa com pé atrás. Ao contrário de quase todos os outros sistemas, onde os testes são definidos e muda-se a dificuldade, em WoD você pode mudar o tipo de teste.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 14, 2009 7:49 am

Eu acho que não é bem assim Alexandre, pelo que entendi depende da abordagem que você quer dar à situação.

Se eu quero arrombar uma porta eu posso usar Força + Esportes para dar um chute e escancarar a porta ou posso usar Destreza + Furto para abrir a fechadura.

Se alguém está tentando mentir para mim eu posso resistir com Manipulação + Dissimulação (porque se eu sou um bom mentiroso eu sei reconhecer outros mentirosos) ou posso resistir com Raciocínio + Empatia (se eu sei "ler" o estado emocional de uma pessoa eu posso dizer se ela está ou não sendo sincera).

Eu acho que isso dá mais flexibilidade ao jogo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Alexandre Fnord em Qua Out 14, 2009 8:39 am

Renato de Recife escreveu:Se eu quero arrombar uma porta eu posso usar Força + Esportes para dar um chute e escancarar a porta ou posso usar Destreza + Furto para abrir a fechadura.

Mas caso eu queira chutar fraco, na fechadura, para evitar fazer ruídos altos. O narrador ainda pediria um teste de Força+Esportes ou seria Destreza+Esportes?
Essa interpretação das regras é que não me agrada. Apesar de dar mais flexibilidade ao sistema, ao mesmo tempo também gera uma possibilidade de o jogador achar que o narrador não está fazendo o teste certo.
No sistema que jogo, gosto dele justamente por não deixar brechas para reclamações.
Não estou dizendo que ele é melhor que o WoD, mas sim que ele me agrada mais.
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 14, 2009 10:03 am

O problema, IMO, é que flexibilidade demais, estranhamente, ata as mãos do jogador (produzi um oxímoro?). Vide Mago: A Ascensão; você pode fazer o que quiser, basta juntar duas ou três esferas e usar sua criatividade. Mas sem uma base, uma referência, sem as paredes bem definidas dos corredores que regras criam, essa criatividade dispara para tudo que é lado e se dissipa -- difícil ver um jogador que domine completamente o sistema de Mago sem ficar perdido regularmente.

Se meu teste de resistência (ou para abrir portas, whatever) depende da interpretação de alguém.... há mais chances de não sair nada. Acho eu.

Comandante
Comandante

Mensagem por Alexandre Fnord em Qua Out 14, 2009 10:20 am

cimmerian escreveu:Se meu teste de resistência depende da interpretação de alguém.... há mais chances de não sair nada. Acho eu.

[mode noob on]
Não entendi essa última parte.
[mode noob off]
Alexandre Fnord
Suboficial
Suboficial

Mensagem por Dreamer em Qua Out 14, 2009 11:17 am

Só pra contar, quando eu disse tem que interpretar. Não é um imperativo, óbvio. O Jogador pode escolher simplesmente dizer "ok, fui enganado, prossiga" e o mestre faz a ação.

Eu estou notando que as ações são também muito restritivas ou, na verdade, abrangentes demais.
Exemplo: se o personagem tem : Condução 4 com espec: Pilotagem de avião. Isso indica que ele pode pilotar aviões E dirigir muito bem (pelo menos dentro das regras). O Netão já me deu uma orientação ae, dizendo que usa duas pericias diferentes.

O mesmo ocorre com ciências onde química é muito diferentes de matemática ou engenharia ou física ou farmaceutica. São ramos completamente distintos.

E o mais chato. Ofícios. Consertar computador com ofícios não dá. Pela regra o mesmo cara que conserta computador conserta carros, aviões, portas, mesas e relógios.

Eu vou impor house rule nisso tudo. Ofícios pode ser habilidade manual mesmo, e neste caso o personagem precisa ser orientado por alguem ou ter especialização (Mecânica de autos) por exemplo. Neste caso oficios AINDA servira nos testes de habilidade manual simples. Mas não para consertar um relógio.... um cara com oficios 5 (mecanica de autos) no meu ver só conserta um computador com um teste de sorte e isso sendo beeeem legal Very Happy.

E pra cvonsertar computador vai informática mesmo. Eu nao conheço UM programador que não conserte a própria máquina e dos outros.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 14, 2009 12:36 pm

Acho que a gente já tá entrando na questão de como cada um vê o RPG e aí a conversa vai longe.

Eu sou adepto de uma ideia bem simples (e possivelmente simplória), quando sou o mestre eu determino os limites e quando sou jogador eu aceito os limites determinados pelo mestre.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qua Out 14, 2009 12:37 pm

Dreamer escreveu:E pra cvonsertar computador vai informática mesmo. Eu nao conheço UM programador que não conserte a própria máquina e dos outros.

essa você pode me levar de exemplo, eu to na facu de computação com mais uns 200 negos e se muito agente pede dica de algum antivirus especifico. o resto cada um se vira ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 14, 2009 1:51 pm

Alexandre Fnord escreveu:
cimmerian escreveu:Se meu teste de resistência depende da interpretação de alguém.... há mais chances de não sair nada. Acho eu.
[mode noob on]
Não entendi essa última parte.
[mode noob off]
Se você está livre para fazer como quer, se não tem referências, dificilmente sai algo, porque a criatividade vem da restrição (frase do cineasta Nicholas Meyer). Amber, o "diceless roleplaying game", foi um fracasso porque você pode fazer o que quiser, literalmente, até viajar por dimensões. Aí não sai nada, porque os jogadores não tem uma base, não têm referência para seus poderes.

Comandante
Comandante

Mensagem por Rodrigo "Akatsu" em Qua Out 14, 2009 2:26 pm

Renato de Recife escreveu:Acho que a gente já tá entrando na questão de como cada um vê o RPG e aí a conversa vai longe.

Eu sou adepto de uma ideia bem simples (e possivelmente simplória), quando sou o mestre eu determino os limites e quando sou jogador eu aceito os limites determinados pelo mestre.

Apoiada a sua idéia! penso assim também.

inclusive fico bastante enervado quando um mestre de uma mesa de D&D que jogo, para NO MEIO DO JOGO para explicar as coisas que ele fez de diferente aos jogadores "advogados de regras" Rules! quando estes mesmos não concordam ou afetam diretamente suas açoes. Geralmente interrompo avida e broncamente Furioso dizendo que não importa se o mestre fez está feito, se não gostou espere o jogo terminar e converse com ele depois.
desculpem me empolguei!

By Akatsu.
=]
Rodrigo "Akatsu"
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Douglas Knupp em Qui Out 15, 2009 9:31 pm

Eu particularmente gostei muito do novo WoD, apesar de não gostar das regras anteriores... mas como dito anteriormente, acredito sim que as regras atuais favorecem a interpretação, isso pelo novo enfoque na criação do personagem e na narração de suas peculiaridades...coisa que era muuuuito deficiente na versão anterior.

Concordo tbm com o Dreamer quanto à interpretação(se o entendi bem), quando mestro utilizo a seguinte receita: quando a cena exige role-play eu narro junto com os jogadores sem utilizar dados, todos utilizando apenas o bom senso; quando a cena exige ação aí utilizamos os dados p/aumentar a adrenalina nos testes...SEMPRE FUNCIONA.
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.blognovascronicas.blogspot.com

Mensagem por Dreamer em Sex Out 16, 2009 10:39 am

Akatsu, vim cobrar publicamente sua resposta ao meu email sobre o novo WOD... Depois vai ficar sem vaga pra ti hein!

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: