Sessão 38: Basta adicionar água

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 38: Basta adicionar água

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 12:33 pm

Com algum atraso por causa de uma alergia respiratória do editor, está no ar a sessão 38, em que falamos de módulos e/ou aventuras prontas, os problemas de usá-las e, principalmente, como fazemos quando pegamos uma aventura pronta para adaptar aos nossos jogos. Também anunciamos nossa promoção de um ano de aniversário.

Bem aqui.

Versão com playlist em mais ou menos uma hora.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 38: Basta adicionar água

Mensagem por Renato de Recife em Qua Out 07, 2009 12:44 pm

Êba, hoje não tenho aula, então quando sair do trabalho vou direto pra casa para Ouvir Vozes Biruta
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 1:18 pm

Atualização:

Versão com playlist já está no ar. Esta semana vejo se arranjo tempo para fazer as shownotes e a versão com playlist das sessões 37 e 36.

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qua Out 07, 2009 2:44 pm

tem tempo que eu não tiro tempo pra comentar um episodio! geralmente escuto fora de casa e quando sento no pc nem lembro de muita coisa que eu ia dizer.

mais bora la: eu concordo com o vozes em um grande ponto: aventura pronta vicia. muito. eu recomendo ir até o quinto nivel com aventura pronta na 3.5 ou la pelo sexto nivel na 4.0. não recomendo aventuras prontas de WoD nem de gurps. por outro lado aventuras prontas de SdA são bem uteis. a 4.0 principalmente ta tão facil de fazer aventuras legais que sinceramente acho besteira.

no mais, eu acho que aventuras prontas são ótimas fontes de ideias! da pra tirar muitas ideias boas de la, depois é só elaborar.

e é claro, aventuras prontas vem com mapas perfeitos! use mapas! xD

exceção para o calice de avandra da d3 store. um amigo meu comprou e ficou muito natural e flexivel! recomendo a vontade.

ps.: sobre a promoção, serve uma foto da minha turma de facu jogando rpg na mesa do professor de calculo 3? xP
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 07, 2009 2:50 pm

Gostei do episódio. Acho que tenho muito pouco a acrescentar. Não costumo usar módulos prontos com frequência, mas gosto de usar principalmente para começar uma nova campanha, para dar aquele pontapé inicial!

Uma estrutura de mini-aventuras prontas que eu sou muito fã é do (e lá vou eu de novo) Pendragon. No final do livro, é apresentando uma aventura pronta maior e uma série de mini-aventuras que seguem mais ou menos a seguinte estrutura:

• Plot: um paragrafo ou dois descrevendo a idéia da aventura, além de sugestões de tipos de locais ou épocas para serem usadas.
• Problemas: descreve os complicadores da aventuras, incluindo quais criaturas ou oponentes. Geralmente todos estão presentes na capítulo de oponentes.
• Resolução: descreve algumas possíveis formas de se resolver o problema. Algumas aventuras até sugerem não ter solução!
• Segredos: descreve algum plot twist ou informação que não seja vital para a resolução, mas que os personagens podem descobrir e acrescentar drama ao jogo ou facilitar a conclusão da aventura.

Hoje em dia, sempre que planejo uma aventura, eu procuro me guiar por esses tópicos. Torna o planejamento muito mais linear.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 2:50 pm

Allian escreveu:ps.: sobre a promoção, serve uma foto da minha turma de facu jogando rpg na mesa do professor de calculo 3? xP
Se o professor for do DM, sim. Big grin

Comandante
Comandante

Mensagem por BIG em Qua Out 07, 2009 2:51 pm

Allian vai ganhar promoção de podcast do Marcelo de novo... Rolling Eyes

Já tá ficando sem graça isso, huahuahuahua... Allian é "Hors Concours", kkkkkkk...
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Qua Out 07, 2009 3:00 pm

Aliás, Allian, você nem comentou se recebeu os ingressos pro Playcenter direitinho. Você chegou a ir?

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qua Out 07, 2009 4:49 pm

Red Stel, não era dos Dominios do Medo? Ou tem outro "suplemento" nesse estilo de cenário pronto para o RL?

Tenho que ir para faculdade, depois termino de ouvir e comentar... Mad

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua Out 07, 2009 6:26 pm

DM Rafael escreveu:Aliás, Allian, você nem comentou se recebeu os ingressos pro Playcenter direitinho. Você chegou a ir?

ta comigo sim. um eu cedi e o outro eu to planejando usar ^^

ps.: sim é meu professor ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Qua Out 07, 2009 6:41 pm

Arquimago escreveu:Red Stel, não era dos Dominios do Medo?

Red Steel é uma ilha de Mystara com uma tecnologia um pouco mais elevada que o resto do mundo. Foi meio que um módulo criado pra ser jogado em separado (Até pq, quase ninguem sai daquela ilha e todo mundo é doente), mais ou menos como Al Qadim em Forgotten.

Quanto as aventuras prontas, realmente, são uma GRANDE fonte de idéias, mas não creio que sejam assim viciantes. Eu uso as aventuras prontas mais ou menos como o Marcelo e o Rodolfo. Pego um Puzzle de uma, uma idéia de outra, somo com as minhas idéias e faço uma campanha legal. Assim, na minha opinião, as aventuras estão no mesmo nível de filmes e livros em termos de ajudar a construir uma campanha. Grandes fontes de ideias e cenas.
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 07, 2009 10:15 pm

A Savage Coast descrita em Red Steel é uma costa isolada, Careca. Fica a sul do Império de Dorfin IV, depois de uma imensidão desértica (não sei se literalmente deserto, ou uma planície erma), no mesmo continente em que se situa o Império de Thyatis; só que Thyatis está no extremo oriente do continente, e a Savage Coast está no oeste, logo antes da península Arm of God.

Como o mapa mundi de Mystara é meio baseado no planeta Terra, a Savage Coast fica entre o Arizona e a Flórida.

Comandante
Comandante

Mensagem por Arquimago em Qua Out 07, 2009 10:56 pm

Acho que na epoca que o pdf veio até o meu HD meu amigo que passou deve ter se enganado sobre o Red Steel... fazer o que... mas que lembra uma domnio de RL lembra!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Qui Out 08, 2009 6:21 am

cimmerian escreveu:A Savage Coast descrita em Red Steel é uma costa isolada, Careca. Fica a sul do Império de Dorfin IV, depois de uma imensidão desértica (não sei se literalmente deserto, ou uma planície erma), no mesmo continente em que se situa o Império de Thyatis; só que Thyatis está no extremo oriente do continente, e a Savage Coast está no oeste, logo antes da península Arm of God.

Como o mapa mundi de Mystara é meio baseado no planeta Terra, a Savage Coast fica entre o Arizona e a Flórida.

Bem, eu falei em Ilha por causa do império de Thyatis e de Alphatia, apesar de estarem num continente, este continente é uma ilha (Assim como a Austrália por exemplo). Acho que faltou falar só da doença que aflinge a galera por lá . A caixa foi criada para ser um cenário em separado, tanto que eles limitaram a saída das pessoas de lá com a tal praga. A premissa era de cenário para ser usado em separado, embora tenha uma ligação com o cenário principal de Mystara(Está no mesmo mapa =P).
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Renato de Recife em Qui Out 08, 2009 7:00 am

Quanto à promoção, a ideia é uma forma inusitada de divulgar RPG, certo? Vale uma postagem em um blog de um professor de Direiro, que já jogou RPG, elogiando o meu blog de RPG? Very Happy

Direito e Subjetividade - Links novos
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Qui Out 08, 2009 7:15 am

Quanto às aventuras prontas, eu adoro comprar ou baixar, mas sempre para adaptá-las.

A campanha de Trevas da Dinamarca foi praticamente toda baseada em aventuras prontas do Sistema Daemon tiradas de vários blogs, com algumas adaptações de episódios de Supernatural e de uma série tosquinha (mas que eu adorava Embarassed ) chamada Charmed.

A primeira aventura da campanha foi baseada na aventura pronta que vem no final do Demônios: a Divina Comédia, nessa aventura um grupo de magos inexperientes invoca um demônio que passa a controlá-los, o ritual de invocação foi colocado em um grimório pelo próprio demônio séculos atrás quando esteve na Terra, como uma armadilha para magos otários e uma rota de fuga do Inferno.

Como minha campanha se passava na Dinamarca e eu estava usando o suplemento Vikings como base para toda a campanha, eu simplesmente substitui o demônio por um Draugr, um dos mortos desonrados do reino de Hell.

Em todas as outras aventuras eu troquei os demônios e vampiros por Draugar, Gigantes e Elfos das Trevas e troquei os anjos e fadas por Einherjar, Valquírias, Elfos da Luz e Anões.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Out 08, 2009 8:18 am

Renato de Recife escreveu:Quanto à promoção, a ideia é uma forma inusitada de divulgar RPG, certo? Vale uma postagem em um blog de um professor de Direiro, que já jogou RPG, elogiando o meu blog de RPG? Very Happy

Direito e Subjetividade - Links novos
Vale, claro. Mande o link para o e-mail do VTT para não esquecermos de incluí-lo nas avaliações.

Comandante
Comandante

Mensagem por Arquimago em Qui Out 08, 2009 2:34 pm

Acabei de ouvir, e notei que quase nunca usei aventuras prontas! Talvez por isso como já peguei um grupo de jogadores com suas manias e exigências, eu tenha tido tanto fracasso, ainda era muito cru como mestre. Mas foi bom aprendi na marra e a ler mesmo as "teorias do RPG"(para quem não se lembra tinha uma coluna sobre isso nas ultimas Dragão Brasil).

Acho que isso me deixou pronto a não desistir do jogo com a faculdade e estar tão atuante hoje(na medida do possível jogando e pesquisando o RPG para o meu TCC).

Gostei das dicas, de todos, acredito que sou muito mais da turma do Netão e do Rodolfo que a do Marcelo, talvez por falta de costume.

Tanto é que gostei muito das aventuras que a Retropunk liberou no Brasil para introduzir o SW, por ser simples em uma sentada você lê elas (assim como deve ser com o livro básico do SW) e deixar muita margem para o mestre criar e dar o tempero, o toque para a seção(na verdade acredito que isso seja necessário) de jogo.

Eu estou enganado ou ainda não foi feita nenhuma seção sobre "Adaptações/ Inspirações" em filmes, jogos, livros e outras mídias?

É uma boa pedida.

Sobre o um ano, também cresci muito neste, acredito que toda a comunidade do RPG Brasileiro por varias frentes nos uniu, abandonamos nossos quintais. E os egoístas e rivais estão quase mortos vivos, ainda bem!

Claro sempre sobra algum, mas parece que essa praga não está na interne e na nova onda do espírito rpginstico!!!

Também gostei de conhecer pessoas novas, Marcelo também não tinha pessoas em meio digital que não conhecia de verdade, mas é algo bem legal.

Valeu por esse um ano! E que venham muitos outros!!!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qui Out 08, 2009 10:21 pm

Primeiramente, parabéns Vozes!!!
Nem parece que faz tanto tempo que escuto vocês, quando eu comecei estava na sessão 4 se eu me lembro bem! Venho observando a mudança de vocês de perto e sempre que achava oportuno tentava dar um toque com comentários. Espero que continue sempre produzindo e melhorando.
Um abraço para todos vocês do Vozes da Terceira Terra.

Ass.: Leandro do Rio de Janeiro

Segundo:
Estava quase decidido a usa a "Village o Hommlet" do jeito que veio para o meu jogo de sábado agora (dia 10/09/09), fiquei sem tempo de preparar algo e essas coisas...

Agora escuto o episódio e vejo que realmente vou ter que adaptar um monte de coisas Cool, já tinha pensado nisso antes mas estava com uma preguiça....

Agora tenho uma sexta cheia de coisas para fazer pensando na aventura. rs
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por DM Rafael em Sex Out 09, 2009 5:54 am

Vale lembrar no Guia do Mestre tem duas quatro páginas falando apenas como adaptar aventuras prontas para o seu cenário.

Última edição por DM Rafael em Sex Out 09, 2009 9:21 am, editado 1 vez(es) (Razão : canelada)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Sex Out 09, 2009 8:19 am

Fala galera,

Ouvi aqui o episódio das aventuras prontas, e vou jogar minhas opiniões no bolo. Em primeiro lugar, um disclaimer: eu adoro aventuras prontas. Acho que existe muita aventura que são obrigatórias, e não estou falando só de D&D aqui: se você nunca jogou (ou, no mínimo, leu) as Giovanni Chronicles, perdeu muito do que foi o antigo mundo das trevas. Temple of Elemental Evil, a citada Undermountain, Trouble in Traguidore (ou algo assim, vinha com o escudo do mestre do AD&D 2nd)... mesmo a Cidadela sem Sol e a Fortaleza no Pendor das Sombras trazem elementos que criam a história do nosso hobby, e acho importante participar desse processo.

Mas, concordo 100% num ponto: aventura pronta tem que jogar tempero. Não dá pra jogar ipsis literis. Tem que envolver os PCs, as expectativas dos seus jogadores, e ajudar a contar a história que você, como DM está procurando contar nesse seu investimento de horas com o RPG.

Pra mim temos três níveis de "aventuras prontas".

O primeiro ainda não é uma aventura pronto, é uma proto-aventura-pronta. São as idéas, sementes de aventuras e plots que costumam aparecer em cenários. Metade do Forgotten Realms Campaign Guide 4e é assim, assim como os cenários do WoD (Berlin by Night, etc by Night...) ou os guias do GURPS (Fantasy, Cyberpunk, etc).

O segundo são os encontros plugáveis e side-treks. O melhor exemplo aqui é abrir em qualquer página do Dungeon Delve (pra D&D4e), mas pode ser o Critical Locations do d20 Modern, e mesmo algumas cenas propostas em livros da WW. Aqui ainda não temos uma aventura pronta (que para mim só se define com a proposta de um final para a história), mas acho que esse nível é o que mais ajuda os DMs sem tempo para preparar suas histórias.

Por fim, temos as aventuras mesmo, como as citadas lá em cima. Recomendo fortemente:

* Para D&D 3e: O Segundo Adventure Path da Paizo, o Age of Worms. Muito foda, a primeira aventura é fantástica, tem uns pontos baixos, mas vale muito a pena conhecer a história.
* Para D&D 4e: Ainda não conheço muito, mas recomendo a Thunderspire Labyrinth, a H2. Tem uma mini-cidade underground que é uma delícia de mestrar, NPCs legais e mini-dungeons que não cansam.
* Para WoD: A citada Giovanni Chronicles. Participar como um insider da derrocada dos Capadócios e ver as consequencias nos tempos modernos é muito legal.
* Para CoC: Tem zilhões de aventuras prontas muito legais. Eu tenho o "Guide to San Francisco" (ou algo assim) que tem 4 aventuras prontas na cidade, muito bacanas. Uma maior, mas as outras são perfeitas para one-shots.

Bom, é isso aí, não vou ter tempo de elaborar mais que o trampo hoje promete. Abrações aí galera!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Marcelim em Sex Out 09, 2009 12:41 pm

BLA BLA!

(ganhei?) afro
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Out 09, 2009 4:33 pm

quem não for jogar em eventos, procure a aventura de cormyr (CORM 1-1) pra 4E. é uma das aventuras mais phodas que eu ja mestrei. fiquei bobo quando li ela, com direito ao apocalipse iminente de FR!

ps.: da pra achar no 4shared.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Sex Out 09, 2009 5:25 pm

Allian escreveu:quem não for jogar em eventos, procure a aventura de cormyr (CORM 1-1) pra 4E. é uma das aventuras mais phodas que eu ja mestrei. fiquei bobo quando li ela, com direito ao apocalipse iminente de FR!

ps.: da pra achar no 4shared.

Conta uma sinopsezinha assim pra ter uma idéia.
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Allian em Sex Out 09, 2009 6:43 pm

(atenção, resumo longo de uma aventura mais gigante ainda!)

os jogadores começam o jogo na capital. o chefão da guarda da região entrega aos pjs um documento dando autoridade restrita na região para prender, interrogar e etc. eles recebem a missão de ir até um local na cidade aonde tem tido varios relatórios de criaturas das sombras atacando o lugar, e ao que parece tem um cavaleiro todo vestido de negro liderando eles.

os pjs partem para a cidade e acabam se encontram com um cara concertando uma carroça freneticamente. com 5 minutos de conversa o sol se põe e algumas sombras aparecem pro pau. acabando esse encontro os pjs veem o cavaleiro negro no horizonte que foge no cavalo usando uns teleportes de sombra pra ajudar.

os pjs podem escolher ir atraz dele ou ir para a cidade.

se forem para a cidade, os pjs começam a inquirir na cidade sobre o ocorrido. são 9 ou 10 "partes" da cidade pra olhar. cada parte visitada informa os pjs de uma outra parte da cidade, não necessariamente linear. eles podem ir pra praça e saber da estatua de um deus bom que quebrou. eles podem ir pra cervejaria e tentar resgatar a estatua da praça mediante a um mini encontro no porão, eles podem ir pra taverna descobrir de uma conspiração contra o taverneiro, eles podem ir na casa do "prefeito" que é um cagão (e a aventura pinta ele como o vilão final, descrevendo a casa dele como um show macabro, mais nem é xD). em fim, tem muita coisa pra fazer.

no final os pjs acabam descobrindo que o culto de shar estava invocando essas criaturas e prepara o juizo final de shar no anfiteatro desativado. os pjs tem que ir la e estragar os planos do taverneiro que ta la liderando o culto (eles só lutam com meia duzia, mais em termos de jogo tem umas 500 sombras por todos os lados). no meio disso tem skill chalenge pra fazer os villagers se envergonharem de suas ações e sairem do combate (tira as minions do tabuleiro) e ainda por cima se você remendou a estatua durante o jogo, lathander lança um raio de luz que ilumina e ajuda os pjs. alem disso tudo, tem um bebê no altar de sacrificio do anfiteatro durante a briga e o anfiteatro ta em chamas! salvem o bebê!!!!

ta bom ou quer mais? claro que tem mais!

se você la no começo seguir o cavaleiro negro, desenrola outra trama completamente paralela. os pjs descobrem a historia do cavaleiro, descobrem que ele é bom. que ele é filho do taverneiro e que o taverneiro que ta liderando o culto é um impostor usando disfarces mágicos! o cavaleiro negro na verdade é um ex-cavaleiro da corte do rei que foi injustamente acusado de traição mediante uma conspiração! ele foi amaldiçoado por shar e como ele usa uma mascara magica branca pra poder esconder sua vergonha, todo mundo acha que ele é um esqueleto ou algo assim.

e mais, no final não só os pjs ficam na enterna gratidão do rei e recebem medalhas atestando que eles são "confiaveis" como se os pjs forem pelo caminho do cavaleiro negros, eles podem ainda por cima arrumar um julgamento pra ele e fazer justiça!

ta bom?

melhor. aventura. ever!
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares