NitroCast 07 - A Alma do Guerreiro - Dicas de interpretação para jogadores e mestres de RPG!

Ir em baixo

NitroCast 07 - A Alma do Guerreiro - Dicas de interpretação para jogadores e mestres de RPG!

Mensagem por Tio Nitro em Sab Out 03, 2009 6:24 pm

No episódio 7 do NitroCast, o meu Podcast de Dicas de RPG, trago algumas dica e sugestões para incrementar a interpretação de personagens guerreiros em RPGs de fantasia medieval, com base em alguns elementos importantes da formação do personagem, como motivação, treinamento, mentor, rival e guerra!

Como todo NitroCast, as sugestões são genéricas e independentes de sistema ou cenário!

Conteúdo

NitroCast 07 - A Alma do Guerreiro - Dicas de interpretação para jogadores e mestres de RPG! (41:00 min.)

• Introdução
  • Os artigos sobre representação das classes básicas de D&D
  • Proposta dos podcasts "A Alma do": tentar entrar na mente do personagem
  • A Técnica: analisar como o personagem se forma para inspirar a representação
  • O Foco: personagens e raças de RPGs de Fantasia Medieval
  • A Base: A personalidade como um mapa das experiências passadas e de sua formação
  • Definição de Guerreiro
  • Pessoa engajada ou experiente em combate
  • Pessoa que demonstra vigor,coragem e agressividade em política ou esportes
  • A Formação de um guerreiro
  • Motivação: Porquê o personagem seguiu o caminho do guerreiro?
  • 3 exemplos de motivações: Sobrevivência, ascensão social, alistamento militar
  • Efeitos da Escolha na Personalidade
  • Treinamento: Como o guerreiro adquiriu suas habilidades?
  • Os sacrifícios para se tornar habilidoso e acima da média: o exemplo do "House"
  • Exemplos de Treinamento: Esparta e Roma
  • Efeitos do Treinamento na Personalidade
  • Exemplo: filme "Nascido para Matar - Full Metal Jacket", o treinamento levando a distúrbios psicológicos.
  • Equipamento: Relação do Guerreiro e Suas Armas
  • Cuide do seu equipamento
  • Quanto mais iterpretação mais diversão
  • Manutenção do Equipamento como parte do colorido da interpretação do Guerreiro
  • O Rival: O espelho para motivar o guerreiro a aumentar sua habilidade
  • O exemplo de Drizzit versus Artemis Entreri
  • Mentor: Quem ensinou o guerreiro o que ele sabe?
  • Exemplos de Mentor: Sparta, Japão, Berserk
  • Efeitos do Mentor na Personalidade
  • Experiências com a Guerra
  • Efeitos da guerra na personalidade do guerreiro
  • Dê suas sugestões para incrementar a interpretação de guerreiros no NitroDungeon Blog ou no Fórum TPK Brasil
  • Encerramento

Música de Abertura: Tema de Paralax (por Tio Nitro - música e vocal! Smile

Trechos: Gears of War

Download do NitroCast 07

Escute Online o NitroCast 07

Contato
email/msn/skype: prof.newtonrocha@gmail.com

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml
Tio Nitro
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Re: NitroCast 07 - A Alma do Guerreiro - Dicas de interpretação para jogadores e mestres de RPG!

Mensagem por BIG em Sab Out 03, 2009 6:34 pm

UFA! Pensei que ia passar MAIS UM DIA sem ouvir podcasts! O Brenno me deixou na mão :/

Pra economizar, como eu escutei o Rolando 20 hj, vou deixar o Seu, Tio Nitro, pra ouvir amanhã, em casa! Salvando meu dia!

Valeu!
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Re: NitroCast 07 - A Alma do Guerreiro - Dicas de interpretação para jogadores e mestres de RPG!

Mensagem por Tio Nitro em Sab Out 03, 2009 7:13 pm

Valeu Rodrigo!
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Dom Out 04, 2009 10:50 am

Rodrigo "Big" escreveu:UFA! Pensei que ia passar MAIS UM DIA sem ouvir podcasts! O Brenno me deixou na mão :/

Mas vejam so... Invocaram meu nome, rsrsrsrs.

Realmente, como o Douglas disse anda muy dificil conseguirmos nos encontrar para gravar regularmente os episodios da Irmandade, mas fique tranquilo Big que dessa semana não passa... Teremos enfim um novo episódio regular ou uma nova série extra para preencher os buracos entre episódios e dessa vez é garantido.

P.S: Peço desculpas pelo uso inadequado do espaço viu Nitro e parabéns por outro bom episódio onde gostei muito da exploração do desgate que o treinamento fisico e psicologico para combate traz. Sobre isso, recomendo tambem o anime Macross (A perda da "inocência" com a guerra e a morte é um dos aspectos mais interessantes da primeira série), Gundan e Gundam X (A questão da inversão de lados num conflito onde é dificil determinar bem/mal e da insanidade é muito interessante), alem dos mangas do Lobo Solitário e do Vagabond (Ambos possuem otimos episódios envolvendo esse lado do combate intermitente trazendo abalos mentais e o desgate fisico mesmo para mestres superiores de combate)
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Dom Out 04, 2009 10:54 am

Oba! Vou ficar no aguardo! E o Tio Nitro é bacana, quanto mais podcast, melhor!
BIG
Tenente
Tenente

Mensagem por Tio Nitro em Dom Out 04, 2009 1:57 pm

Valeu Brenno, e muito bem colocada as sugestões! Esse espaço aqui é para isso mesmo, para expandir os temas do podcast! E fique a vontade para colocar qualquer anúncio! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Ter Out 06, 2009 8:00 am

Pois é, Tio Nitro! Gostei muito das suas elucubrações sobre o que é ser um guerreiro, os treinamentos Espartanos e Romanos... me deu muitas ideias para criar motivações e histórias para meus PdM´s... Uma pena que meus jogadores não escutem Podcasts como o seu, eu teria menos trabalho de ficar "forçando" o cara a interpretar coisas como "Sua espada está sem fio"... "Sua armadura está amassada...". Mestre de Escola Véia sofre nos dias de hoje... 😢

Só uma sugestão (sugestão porra nenhuma, acho que vc já achou seu estilo, mas...): Como vc não tem ninguém para contribuir no Podcast, acho que uma música de fundo inócua e suave tiraria um pouco a aparência "didática" do Podcast. Não sei se a intenção é essa, mas é a impressão que me passa. Por vezes, parece uma palestra. Às vezes, me incomoda (mas não muito Very Happy )

Pois é, e aproveitando e fazendo um jabazinho básico, fica aqui o link para a Escola de Armas que eu instalei na minha campanha em Forgotten Realms: Nagelring http://luzesombras.wordpress.com/2009/07/07/nagelring-a-escola-de-armas/

Criei toda uma história de conflitos entre os aprendizes e mentores, um conjunto de armas especiais e uma história única, que um mestre interessado pode usar para criar guerreiros como sendo herdeiros da escola, ou como alunos graduados lá. Espero que quando puder, vc dê uma olhada!

Abração! E continue com o NitroCast, pq ele é DOIDIMAIS!!!
BIG
Tenente
Tenente

Mensagem por Dreamer em Ter Out 06, 2009 9:45 am

Muito bom cast sobre a classe.
Curti muito e ja gravei um CD OBRIGATORIO para meus jogadores Very Happy

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Tio Nitro em Ter Out 06, 2009 10:08 am

@Rodrigo - Valeu pelo comentário! É interessante ver quanta coisa pode se colocar na interpretação de uma classe, para dar aquele toque especial para o seu personagem.

Quanto a trilha é lance de estilo e gosto pessoal mesmo. Eu não curto muito podcasts que usam trilhas, pois tendo a me distrair com a música e a perder o fio da meada, principalmente quanto o pessoal coloca músicas bem legais. Acho que trilhas funcionam bem para podcasts de humor, mas podcasts mais focados em conteúdo, sem trilha para mim é bem melhor, pois posso concentrar no que a pessoa está falando. No momento, os podcasts gringos que eu escuto são de conteúdo, palestras mesmo. Eu escuto podcasts de história,literatura,mitologia,dicas para escritores de fantasia e ficção e dicas de RPG (Narrative Control é o que mais escuto no momento!) e todos eles não usam trilhas. E curto esses podcasts pois as informações são bem úteis, e tem vários que eu deixo no podcast para escutar novamente e gravam bem o que o pessoal está falando.

A proposta do NitroCast é meio por aí, meio seminário mesmo; valeu pela força! Smile

@Dreamer - Obrigado por escutar o NitroCast! Espero que seja útil para os seus jogadores também! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Ter Out 06, 2009 2:14 pm

Gostei bastante!!! como todos os outros episódios! Very Happy

Só ainda não escutei os de Dark Sun (um dia quem sabe)

Agora, uma coisa que eu fiquei encucado, o episódio tentou ser só sobre os Guerreiros (classe) ou sobre todos os personagens lutadores (por assim dizer)? pois muitas das partes eu lembrava de outras classes de armas não só de guerreiros. Smile
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Tio Nitro em Ter Out 06, 2009 3:30 pm

Obrigado por escutar o podcast, Leandro!

O foco foi mais nos guerreiros, mas a idéia é inspirar os jogadores e mestres, e treinamento, rival, mentor também são totalmente aplicáveis em outras classes! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Apollinarius em Sex Out 09, 2009 8:23 am

Curto muito podcast de background. Vou implementar algumas idéias daqui no meu proximo player martial.

Doido Nitro! Valeu!

Apollinarius
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por rudolfdevan em Sex Out 09, 2009 6:51 pm

gostei desta analise do guerreiro, quero ver os proximos episódios da seria "a alma do", adoro seu material e pretendo usar essas ideias no meus jogos.
rudolfdevan
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Qui Out 15, 2009 9:10 am

Gostei muto do episódio Tio Nitro. Berserk é realmente da hora.

Já assistiu gundam? (não o Wing, que é o gundam gay, mas o Gundam da saga normal de gundam mesmo) Dá pra tirar umas ótimas ideias para guerreiros, tanto na parte de motivação, quanto até na parte de background mesmo. Shar é um dos melhores vilões e guerreiros que eu vi em animes.

PS: Mal posso esperar pelo episódio do Bardo =x
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Tio Nitro em Qui Out 15, 2009 9:58 am

Obrigado pelos comentários, pessoal!

Eu não assisti Gundam, sempre tive muita vontade! Em termos de ética guerreira e marcial, também recomendo um anime antigão chamado Fist of the North Star, é toscão mas é bão dimais e porrada pra valer!
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vizir em Qui Out 22, 2009 12:57 pm

Tio Nitro!

Ouvi seu podcast e lembrei de diversos personagens que fiz para D&D. Mas em especial meu ultimo personagem chamado Ragnök que era um fazendeiro que queria mudar sua condição social e decidiu seguir o caminho da espada. Fiz ele como paladino mas minha principal ideia não era fazer o homem igrejinha e sim um guerreiro que acreditava em propósitos maiores e que estava disposto a arriscar sua vida para segui-los.Meio que contra a minha vontade o personagem começou a ter visões perdendo meio que o foco incial do guerreiro que buscava Ascenção dentro da sociedade e isso acabou tornando meu personagem num sujeito muito mais crente do que agressivo como ele era no incio da campanha afinal de contas acho que esses contatos "divinos" em personagens de nivel baixo meio que estragam eles de certa maneira.
Resumindo, gostei muito do seu podcast e me identifiquei bastante, Gundam não é um anime bom (lol) se quer um anime bom assista algo do tipo DeathNote ou FMA que tem tramas muito melhores e desenvolvimentos de personalidades muito melhores Smile
Vizir
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://dungeonexplorer.wordpress.com

Mensagem por Tio Nitro em Qui Out 22, 2009 3:32 pm

Valeu Vizir! Smile Sou fã de Death Note da época do mangá, acompanhei cada scanalation que caia na minha mão. Não vi o anime ainda (mas normalmente prefiro o mangá em relação ao anime, em todas as séries que leio, quando assisto o anime sempre sinto que falta alguma coisa hahahaha).

Quanto ao Gundam, eu tenho vontade de conhecer a série mais pela importância dela na cultura pop, cheguei assistir a alguns episódios mas eu gostaria de ver desde o começo. Das grandes séries clássicas de anime, Gundam é uma que eu não peguei. Assisti Robotech/Macross inteiro, Patrulha Estelar curto a beça, mas Gundam nunca caiu inteiro na minha mão.

Beleza de personagem que você criou, várias camadas, legal a beça, dá muita oportunidade para interpretação!

Valeu por escutar o podcast!
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qui Nov 19, 2009 10:42 am

Parabéns pelo episódio Tio Nitro!

Apesar de o foco ter sido em guerreiros de mundo de fantasia, os exemplos foram genéricos o suficiente para encaixar em outros gêneros. Eu estou lendo o Star Wars Saga e fiquei o tempo todo fazendo links entre o que você falava e as classes Jedi e Soldier, hehehe.

Já estou com os episódios 8, 9 e 10 no mp3 player, parei na metade do 8 porque começou o expediente, agora na hora do almoço vou terminá-lo e passo lá no tópico dele para comentar.

Abraços e mais uma vez parabéns!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: