Sessão 37: Que rolem os dados

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 37: Que rolem os dados

Mensagem por Netão em Dom Set 27, 2009 8:52 pm

Saindo um pouco mais cedo do que o de costume, essa semana falamos de um dos elementos mais importantes na maioria dos RPGs, dados !

Bem aqui.

Como já foi dito, o Marcelo não participou da gravação porque se casou recentemente (parabéns novamente aos noivos Smile). Se tudo correr bem, semana que vem ele estará conosco novamente.
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Re: Sessão 37: Que rolem os dados

Mensagem por Taz Neto em Dom Set 27, 2009 11:22 pm

Para aqueles q reclamam q eu nao falo.... Não se arrependam depois....
Ps... Primeiro!!! rs
Taz Neto
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.bardocast.blogspot.com

Mensagem por Careca em Seg Set 28, 2009 4:50 am

Segundo! =P

Mal posso esperar pra ouvir. Pq será que todo RPGista coleciona dados? Pq não podemos ter apenas nosso conjunto de uso principal, temos que ter zilhões deles =D
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Renato de Recife em Seg Set 28, 2009 7:38 am

Acabei de ouvir, muito obrigado por um bom começo de semana Very Happy

Eu sou viciado em dados, ainda não tenho uma grande coleção, mas chegarei lá, minha pretenção é narrar uma mesa de Storytelling em que eu e cada jogador tenhamos 10d10 em mãos cheers

Eu adoro decidir as coisas nos dados, especialmente porque na hora H a probabilidade vai pras cucuias e Murphy reina, na já bastante mencionada campanha de Trevas na Dinamarca todos os personagens eram seres sobrenaturais com pelo menos 100 anos de existência, em alguns atributos e perícias eles tinham valores que chegavam a 120%, mas o Sistema Daemon tem a peculiaridade de que qualquer resultado entre 96 e 00 é uma falha, independente de qual seja o seu valor de teste, era incrível a quantidade de vezes que esse resultado saia nos dados, outro dia fui narrar uma one-shot com o Sistema Daemon e alguns jogadores daquela campanha estavam presentes, quando viram os dados amaldiçoados (como meu d10 amarelo e d10 azul ficaram carinhosamente conhecidos) eles disseram que só jogavam se eu usasse outros dados, hehehe, concordei e usei outros, mas deu na mesma, 96-00 reinou lmao

Adorei as histórias dos gatos, hehehe, tenho uma que também é uma figura, a começar pelo fato de que não tem medo de cachorro, os dois cachorros da casa (um poddle e um vira-lata) é que morrem de medo dela Hahaha! e nenhum vira-lata do bairro passa pela minha rua lol!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Cuthalion em Seg Set 28, 2009 9:57 am

Acabei de ouvir a sessão, embora tenha feito o donwload ontem, e vamos ao comentários:

> Tinha me esquecido de como o Taz é sacana - olha quem fala -, que piada infame sobre o d4...

> Quanto ao uso dos dados, eu acredito que, como foi mencionado, as principais características sejam manter a aleatoriedade e a imparcialidade. Quando mestro, até dos redutores ou bônus, dependendo da situação eu deixo por conta dos dados e deixo que meus jogadores os rolem. Claro que esse método não agrada a todos, mas acelera bastante, não permitindo que a narrativa fique em segundo plano em detrimento de regras.

> Quanto ao uso do escudo, eu não uso. Primeiro por adestrar meus jogadores, sendo novatos ou não, ao não uso do metajogo. Eu não tolero isso nas minhas mesas.
Tem a questão da trama, mas com o tempo vc acostuma a improvisar. Além do mais sou o tipo de cara dou mais enfase à narrativa do que à rolagem de dados, muitas vezes eu faço como foi dito, olho as planilhas só pra fingir q estou vendo alguma coisa, mas me baseio no rolerplaying.
Cuthalion
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Netão em Seg Set 28, 2009 10:16 am

Para quem ficou curioso a respeito da minha caixa de dados:

Os dados de coleção mesmo ficam guardados em casa Smile.

Última edição por Netão em Seg Set 28, 2009 4:56 pm, editado 1 vez(es)
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Mensagem por Cuthalion em Seg Set 28, 2009 10:27 am

Nossa demorei alguns segundos me perguntando porque você só tem d10s...dããã
Aquele d14 que você adquiriu na rpgcon merece uma foto, um d14 e o mais inusitado que eu já vi!

E eu admito que voltei a andar com 3d6 na mochila xD
Hã, quase esqueço, pow Netão, eu gosto de Gurps cara, vc não sabia?
Cuthalion

Mensagem por Netão em Seg Set 28, 2009 10:57 am

@Cuthalion

Você tinha mencionado isso no RPGCom. Na verdade, eu não tenho nada o GURPS em si, mas nos meus primórdios de RPG, tinha alguns amigos muitos viciados em GURPS, e usavam e abusavam das regras.

Chegou ao cúmulo de uma vez jogando "Senhor dos Aneis", um deles fez um tetraplégico que simplesmente matou a Laracna sosinho (era um mago com quase todas as magias do livro e mais algumas).

Desse dia em diante eu resolvi que nunca mais jogaria GURPS. Mas como isso faz mas de uma década, e as pessoas com quem joguei não podem ser levadas em consideração, acho que devo dar uma segunda chance ao sistema Smile. Mas não agora rsrs.

E sim, eu tenho mais de 200 D10 rsrs. Quando perguntam porque, eu digo que eu ainda estou juntando para fazer o combo de 500 dados de dano
lol!
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Mensagem por Rodrigo "Akatsu" em Seg Set 28, 2009 11:20 am

Maneirissima a sessão dos dadinhos.

quanto a colecionar já desisti, pois me roubaram tantos...

Eu sei que é trágico, mas o Netão contou a história do Bombeiro lá do fantastico de uma maneira tão, tão, tão... sei lá... que eu fui imaginando a coisa como se eu tivesse vendo a TV na hora, ai imaginem só isso na minha cabeça, to olhando a tela e derrepente passa aquele cara caindo e o reporter olha ele caindo enquanto ajeita o penteado. véio eu ri demaissssss
putz não me condenem, a culpa é da narrativa do Netão.

> Taz = Infame...

Sobre história de dadinhos tenho uma aqui, imaginem que você está cavalgando, mas muito rapido mesmo. E derrepente seu cavalo para! não sei por qual motivo mas para! e você voa de peito aberto por alguns bons metros, e enquanto está caindo olha pra frente desesperado e vê que no chão tem um único d4 "dadinho de 4 faces" bem onde você vai bater com o meio do seu tórax... acho que isso pode ser considerado uma das maiores dores da face da terra. ou da terceira Terra. ^^

bom galera desculpe mas tive que falar essas babozeiras.^^

outra coisa o Cuthálion diz dá essa de brabo quando narra um jogo, mas é tudo mentira...^^

by Akatsu.
=]

http://blognovascronicas.blogspot.com
Rodrigo "Akatsu"
Recruta
Recruta

Mensagem por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 12:08 pm

Cuthalion escreveu:Acabei de ouvir a sessão, embora tenha feito o donwload ontem, e vamos ao comentários:

> Tinha me esquecido de como o Taz é sacana - olha quem fala -, que piada infame sobre o d4...
Só faltou a clássica: "e ai, tem dado em casa?"

jocolor

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Seg Set 28, 2009 12:17 pm

Ok, eu admito, estou com uma puta inveja do Netão Embarassed

Quanto ao GURPS, acho o sistema fantástico, o problema são os mestres e jogadores que se preocupam demais com as regras e de menos com a narrativa.

Tenho vários livros de GURPS e muita vontade de mestrar, mas só o faria para um grupo de novatos, fosse um grupo que nunca jogou RPG ou um grupo que nunca jogou GURPS.

Tentei jogar com meu antigo grupo (estou desagrupado atualmente, espero que por pouco tempo, mas isso não vem ao caso), mas não foi uma boa ideia.

Já imaginou jogar GURPS com 3 engenheiros e 1 analista de sistemas? E o pior, tendo um matemático como mestre! Shocked

Foi traumático, agora só uso os livros de GURPS como fonte de consulta.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Cuthalion em Seg Set 28, 2009 12:24 pm

DM Rafael escreveu:
jocolor

Essa é clássica mesmo! Mas fazer essa pergunta aqui só nos traria a certeza de que todos tem dado(s), alguns até em lugares inusitados,,,como na mochila!
hauhauhauhau

jocolor :geek: afro

Nossa Renato, só encontro pessoas traumatizadas com o sistema, mas é o mesmo problema que eu sofri com o sistema Daemon e com o "sistema de bolinhas e d10" (*corre e se esconde do Netão* - se serve pra me safar o unico que que eu gosto é Lobisomen!) e como vc mencionou, mestres ruins, jogadores nem digo tanto porque se pode podar suas asinhas...
Cuthalion

Mensagem por Taz Neto em Seg Set 28, 2009 1:52 pm

DM Rafael escreveu:
Cuthalion escreveu:Acabei de ouvir a sessão, embora tenha feito o donwload ontem, e vamos ao comentários:

jocolor

Foi editado.... Mas que foi feita, foi feita sim, ora bolas!!

Aproveitando o ensejo, acabou saindo da edição final os meus cumprimentos ao renato de recife pelo seu trabalho, não expressei minha opiniao naquele episodio pois eu nao havia escutado ainda. Parabéns Renato, gostei mto! E foi legal ouvir uma voz q há algum tempo eu não ouvia!
Taz Neto
Recruta
Recruta

Mensagem por Taz Neto em Seg Set 28, 2009 1:53 pm

Netão, kd o resto da caixa??
Taz Neto
Recruta
Recruta

Mensagem por BIG em Seg Set 28, 2009 4:05 pm

Parece que o Neto não quer despertar MAIS inveja, hehe...

Finalmente o Taz mostrou por que é o quarto maestro do podcast mais querido da galera! Só por que o Marcelo tá de férias. Coincidência?

Fora de brincadeira, eu aprecio muito as ironias e sarcasmos do Taz, ele deveria fazer disso marca registrada (assim como o Rodolfo é = idéias malucas + vontade de realizá-las). Espero que o d20 lhe sorria mais uma vez, e vc ganhe a iniciativa no próximo podcast!

Última edição por Rodrigo "Big" em Ter Set 29, 2009 8:03 am, editado 1 vez(es)
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 4:08 pm

Exemplo clássico de metajogo com o resultado dos dados:

Última edição por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 7:49 pm, editado 1 vez(es)

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Seg Set 28, 2009 4:15 pm

Boa pergunta, também reparei que a foto estava cortada.

Taz gostei muito de ouvir você falando! Suas experiencias são interssantes, e finalmente tivemos uma boa amostragem do seu estilo de narrativa e percepção do RPG.

Outra coisa que gostei foi a mudança de ritimo do podcast. Acho que a mania do Marcelo(parabens atrasado!) de jogos de ação perpasa o podcast também!

O de hoje foi tão interessante quanto, bem detalhado e amplo, porm sem um ritimo sublinarmente frenetico. E não sei se é porque o Taz fala pouco e ele falando mais se sobresaiu, mas me pareceu que a divisão de tempo de cada um foi bem parecida.

Ha sim, Rodolfo é da profissão, ou melhor, é de você e sua profissão favorece, ou só para facilitar o a produção do podcast, você faz arias perguntas?!

Acho isso ótimo as vezes você perde a linha da divisão de um assunto e outro e suas perguntas criam topicos na minha mente. No entanto as vezes parece que você faz o papel de quem pergunta por não saber mas não fala sua opinião(por isso que fiz a relação com sua profissão, só fala depois, no final). Será que percebi errado?

Não tenho gato, mas serve um calopsita invocado, cilmento(minha irmão é dona dele, mas tem hora que acho que ele queria torcer o pescosso dele) quando a nona chega perto, mas longe dela fica rente, e entra no meio da conversa articulando bem, e que sabe faalr algunas frases que fazem sentido no contexto que são ditas?

E minha namora tem um cão com genes de canguru, ela pula muito de feliz! Mas uns pulos sem nossão, fora que al deve achar que é uma pincher e não uma boxer.

Falando nisso ela tem medo de cão pequenos, mas não de grabdes.
Já a minha pincher também! Tanto é que nas duas primeiras vezes que elas foram passear juntas eu .... acreditem... comprar um fucinheira para minha enorme cadela... ela não morde mais agora quando a outra está clama ou não passa outro cachorro grande, por se passar e ela não pegar ela pode morder a cuitada da Nala que nem reage fica com medo...

É muito comico, a grande que matava a pequena com uma bocada, e pequena avançando lmao

Mas agora são amigas.

Ha sim quando m fizeram a piada classica se tenho dados em casa na primeira vez não percebi a maldade, mas como meus amigos são sacanas não respondi nada...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Seg Set 28, 2009 4:19 pm

DM Rafael escreveu:Exemplo clássico de metajogo com o resultado dos dados:

Falhou a foto....

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 4:29 pm

Estranho, aqui apareceu nas duas vezes. Em todo caso o link é este: http://www.giantitp.com/comics/oots0003.html

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Netão em Seg Set 28, 2009 4:57 pm

Parece que o fórum não gosta de imagens com mais de 800x600.

Eu editei o post e agora tá aparecendo a caixa inteira Smile
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Mensagem por BIG em Seg Set 28, 2009 6:46 pm

Tipo, Eu pensei que vcs iam enveredar por uma discussão que teve lá nos fóruns, sobre o jogador usar o dado para poder ter acesso à uma habilidade qeu seu personagem tem. Exemplo: Se ele tem inteligência 20, não posso impedí-lo de querer usar isso para resolver o enigma, ao invés do próprio jogador resolvê-lo (no melhor estilo Escola Véia).

Eu uso Escudo. Eu jogo os dados. Eu minto (às vezes) sobre os resultados. Mas quando eu consigo um resultado muito bom ou muito ruim (pode ser no dano, ataque, etc.) e quero mantê-lo, faço questão de levantar o escudo e mostrar os dados. Com o tempo, isso passa uma sensação de confiança no Mestre (mesmo que seus jogadores sejam tarimbados, ao ver o resultado dos dados, esquecem de ficar desconfiando do mestre, hehe...)

E lembrem-se:

"Deus não joga dados com o universo",
Albert Einstein
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 7:40 pm

Eu não uso escudo e todos meus dados são abertos.
Com isso os jogadores ficam mais espertos, pois estão cientes que não vou ocultar um resultado, bom ou ruim.

Dito isso, eu também manipulo resultados, não informo as dificuldades das rolagens e as vezes ainda peço rolamentos sem necessidade, só pra deixar o pessoal tenso (rola percepção.... ok, você percebe tudo estranhamente quieto...). Very Happy

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Seg Set 28, 2009 7:50 pm

Netão escreveu:Parece que o fórum não gosta de imagens com mais de 800x600.

Eu editei o post e agora tá aparecendo a caixa inteira Smile

Eu editei o post. Vamos ver se agora funciona.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tsu em Seg Set 28, 2009 8:16 pm

D&D eu rolo os dados abertos.
é ruim que os personagens logo percebem qual o valor do ataque do monstro. Mas é bom q se eles morrerem a culpa não é totalmente minha.

Gurps eu rolo o dado fechado. é muito fácil morrer. A gente dá uma aliviada de vez em qdo. Fora que as jogadas de percepção tem q ser ocultas mesmo.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Cuthalion em Seg Set 28, 2009 9:59 pm

@Big
Cara se o taz ganhar a iniciativa chove uma semana direto, hahaha esses dias estava comentando com ele que ele me lembra a hiena da Hanna Barbera que só dar azar rs

@Tsu
O fato de ocultar os dados para dar vantagem aos jogadadores, no meu ver, acaba deixando-os com um certa destemor. Isso não acaba ocorrendo?
"E dai que são 3 orcs nos não vamos perder pra eles".

@DM Rafael
Nada como umas rolagens aleatorias sem o menor sentido para deixar os jogadores na expectativa hauhauhau
Cuthalion

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: