Sessão 35: Retcon

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 35: Retcon

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Set 15, 2009 2:32 pm

Espero que vocês estejam compreendendo que os atrasos na publicação se devem à correria do meu casamento, mas isso já está acabando (literalmente, tem data marcada). Esta semana, retcon.

E quando você está jogando a mesma campanha há tantos anos que as histórias lá do começo não se encaixam mais no jogo atual? E se você assumiu o jogo de outro GM, e precisa arrumar a bagunça da história pregressa daqueles personagens? Retcon é um método de alterar, acertar ou recontar o passado, alinhando-o às histórias presentes — ou mudando tudo radicalmente.

Nesta sessão sugerimos alguns motivos para se fazer retcon (ou "retroactive continuity", a continuidade retroativa) e métodos de como fazer, de um modo o menos traumático possível para seus jogadores.

Bem aqui.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 35: Retcon

Mensagem por Shogun em Ter Set 15, 2009 3:29 pm

I love Itunes, ele já baixou pra mim. Agora estou ouvindo. Smile
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tsu em Ter Set 15, 2009 8:48 pm

isso é muito importante...especialmente qdo a gente mestra bêbado, mestra de improviso ou tá de saco cheio e não bola a aventura direito.

_______

Mas é claro que o Rodolfo ganhou a iniciativa qdo empatou com o Netão. Afinal de contas, ele tem DX18 (lembra qdo ele pegou o papel no ar?)
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Marcelim em Ter Set 15, 2009 9:21 pm

Rerere...

Lembro mesmo de como venci NPCs durante uma cena massa de jogo; especialmente quando se refere ao Cria de Fenris futuro líder de Tribo em pleno Cern Central, HAUAHUAHUAHA!!!

UMA MUQUETA SÓ... êêê tempo bom... saudade... Sad
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shogun em Ter Set 15, 2009 9:37 pm

Poxa, que episódio bacana.

Fiquei sabendo que os reports de campanha que faço em um blog que criei são retcons, sempre transcrevo em textos as aventuras e por varias vezes eu adapto elementos ao escrever o novo texto.

o feedback sempre foi positivo, por exemplo, na última aventura, contra o dente de ferro, coloquei um texto que descrevia que três dos aventureiros acertaram golpes simultâneos no inimigo, ficou bem melhor do que aconteceu no jogo, três ataque, um de cada vez...

Adorei o Pod.....Cast...

Mais uma coisa, recentemente o mestre que narra para nosso grupo nas noite de segunda cof, cof Marcelo, cof cof... sugeriu pularmos uma parte da aventura para jogarmos quando o suplemento saísse por completo, agora pergunto eu, seria um Retcon? tecnicamente os personagens sabem o que aconteceu mas o jogadores não...

Abraço!
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Set 15, 2009 11:00 pm

Tsu escreveu:isso é muito importante...especialmente qdo a gente mestra bêbado, mestra de improviso ou tá de saco cheio e não bola a aventura direito.
O mais legal é quando você -- no caso, eu -- mestra com umas oito margaritas na lata, e justamente naquela sessão acresenta um personagem de comédia no inferno -- o bundifora, do desenho A Vaca e o Frango. Eu o havia preparado há semanas, mas como mestrei mamado, ninguém acreditou quando, na sessão seguinte, eu falei que era sério, e não invenção da tequila.

Desde então, só mestro tomando cerveja.
Mas é claro que o Rodolfo ganhou a iniciativa qdo empatou com o Netão. Afinal de contas, ele tem DX18 (lembra qdo ele pegou o papel no ar?)
Nossa, como esquecer. Crítico de reflexos do Rodolfo. Ver isso, uma vez na vida, outra na morte.

Shogun escreveu:Mais uma coisa, recentemente o mestre que narra para nosso grupo nas noite de segunda cof, cof Marcelo, cof cof... sugeriu pularmos uma parte da aventura para jogarmos quando o suplemento saísse por completo, agora pergunto eu, seria um Retcon? tecnicamente os personagens sabem o que aconteceu mas o jogadores não...
Sim, definitivamente. Até porque vocês vão precisar de mais níveis do que têm hoje para sobreviver à aventura que se passará no passado, dentro do Goblin Hulk. Retcon total.

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Set 16, 2009 8:07 am

Bem interessante o episódio. Acho um retcon uma grande ferramenta que não devemos ter medo de usar. Basta usar bem.

Não tenho nada a acrescentar ao que foi falado, mas acho que dá organizar os tipos de retcon em três categorias:

Retcon de detalhes: são as pequenos alterações que tem pouco efeito prático na estrutura do jogo, mas que dão maior entendimento ou coesão no jogo. Podem ser alterações de nomes, ou cosméticas, inclusão de descrições mais elaboradas ou alterações de background.

Retcon de eventos: são as alterações onde cenas inteiras podem ser reescritas ou reencenadas. Podem envolver uma nova partida ou simplesmente é acordado como aquilo "realmente aconteceu". São comuns em casos de TPK, ou quando a cenas que tiram a credibilidade do jogo (ex.: incidente Gaia).

Retcon de campanha: toda a campanha é reescrita, muitas vezes num novo sistema de regras ou num novo contexto. Os personagens e npcs podem ser mantidos, mas agora sob uma nova ótica.

Em breve, devo participar de um jogo de M&M que será um retcon de uma antiga campanha de DC Heroes, mas agora dentro do universo DC Animated (séries animadas da Liga da Justiça Sem Limites, Superman, Batman, etc). Toda a história pregressa será mantida com algumas poucas adaptações para o novo "universo". Estou ansioso par ver os resultados!

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Qua Set 16, 2009 8:17 am

Eu odeio os Retcons de HQs, dá vontade de juntar as edições pré-Retcon e pedir meu dinheiro de volta Furioso

Eu fiz um reset numa campanha de Trevas (a da Dinamarca cheia de Joãos e Marias), mas não sei se foi ou não um retcon scratch

Minha ideia era fazer uma campanha com um clima de Sandman e Fábulas, mas acabou virando Hellraiser e Preacher, então eu conversei com os jogadores e decidimos recomeçar.

O cenários e os NPCs continuaram os mesmos, mas os personagens antigos e suas histórias foram deletados, sendo substituidos por novos PJs.

Isso seria um Retcon?
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Cuthalion em Qua Set 16, 2009 8:39 am

Essa ideiá de RetCon é muito complicada, a única vez que pensei em fazer um retcon, iria enviar os jogadores ao passado, e eles iriam interagir com eles mesmos - ou não - para recontar o que tinha acontecido. Mas infelizmente , ou felizmente, essa foi uma das sessões que paramos de jogar...=/
Cuthalion
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por DM Rafael em Qua Set 16, 2009 9:10 am

O pior retcon EVER:

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Set 16, 2009 11:30 am

@ Renato de Recife - Eu diria que sim, um retcon no melhor estilo Zero Hora.

DM Rafael escreveu:O pior retcon EVER:
Cara, que conversa mole do Lucas, hein? "Oh, o herói não pode atirar a sangue-frio no vilão, então vou dar uma desculpa esfarrapada de porque eu fiquei velho e cagão." Não é a primeira vez que George Lucas faz retcon de coisas que disse previamente, como sobre a canonicidade dos livros do EU ou sobre Star Wars serem três trilogias (história do Darth Vader. Sei).

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Qua Set 16, 2009 12:01 pm

Eu tenho o VHS da primeira versão remasterizada, sem a inclusão das cenas adicionais (ou seja, Han Shot First!) e os DVDs da versão pós Haydem Christensen (ou seja, com o fantasma do Anakin jovem).

Outro dia passei numa Blockbuster e estava a venda o DVD "edição especial limitada" da versão do cinema com o som e imagem melhoradas, mas sem cenas extendidas. Juro que fiquei uns cinco minutos pensando se comprava ou não, mas resolvi não dar meus R$ 20,00 ao filho da mãe do GL.

No dia que sair a versão extendida do Episódio IV com "Han Shot FIrst", eu volto a pensar se compro ou não...

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Qua Set 16, 2009 1:25 pm

Retcons devem fazer parte do arsenal do mestre, podem ser bem utilizadas e melhorar ou até mesmo salvar uma campanha. Diários de Campanha (e não precisa ser nada muito elaborado, pode ser bem esquemático mesmo, aprendi com o Daniel Anand (Rolando 20) ) ajudam muito ao Mestre ir direcionando a campanha e fazer retcons de maneira mais suave, muitas vezes sem até mesmo os jogadores perceberem! Smile
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Qua Set 16, 2009 1:54 pm

Tio Nitro escreveu:Diários de Campanha (... ) ajudam muito ao Mestre ir direcionando a campanha e fazer retcons de maneira mais suave, muitas vezes sem até mesmo os jogadores perceberem! Smile

Esses são os melhores! Qual mestre nunca brincou de mastermind com seus jogadores? :twisted:

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tsu em Qua Set 16, 2009 2:49 pm

olha, como os intervalos entre os jogos são muito grandes, muitas vezes o jogador acaba fantasiando a cena de uma forma diferente da que ocorreu de verdade. Por isso q eu resolvi fazer blog de campanha, às vezes até eu (q tinha bolado e anotado algumas coisas) esquecia do q aconteceu e contava a estória com uns detalhes diferentes, causando alguma confusão.
Já tive que mudar partes da estória por não ter achado q ficou bom, aí comentava com os jogadores, via o q eles achavam e reescrevia e mandava pra eles por e-mail. (não rejogava a cena)

Engraçado a parada do save state/load state. Qdo tô jogando d&d quarta edição, antes de uma batalha pedreira, digo em tom jocoso que tem um pilarzinho de luz q qdo vc encosta, toca uma musiquinha e vc pode salvar o jogo. Felizmente não dei TPK ainda.

Netão, agora fiquei curioso...o q aconteceu q os jogadores deram uma lição de moral em Gaia?

Juggernaut ser Fanático fica muito melhor do que se o chamássemos de Jamanta. Já imaginou? Jamanta não morreu, Jamanta não morreu. Não sei pq eu já vi chamarem aquele peixe Manta Ray de Jamanta...é estranho, eu conheço como manta e não jamanta.
Ailás, vejam uma piadinha legal, que meu amigo desenhou, sobre o Fanático:
http://mundico.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
é a de 31 de março

OBS: Bem legais os banners com fotos novas.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Taz Neto em Qua Set 16, 2009 5:05 pm

Tsu escreveu:
Juggernaut ser Fanático fica muito melhor do que se o chamássemos de Jamanta. Já imaginou? Jamanta não morreu, Jamanta não morreu. Não sei pq eu já vi chamarem aquele peixe Manta Ray de Jamanta...é estranho, eu conheço como manta e não jamanta.
Ailás, vejam uma piadinha legal, que meu amigo desenhou, sobre o Fanático:
http://mundico.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
é a de 31 de março

Ótima adaptação Tsu!!
Taz Neto
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.bardocast.blogspot.com

Mensagem por Careca em Qui Set 17, 2009 7:22 pm

Nunca fiz retcons. Normalmente quando uma campanha tá ruim ou tá tomando um rumo que eu não quero eu começo outra. Mas as dicas foram realmente mto boas =D
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Brenno em Qui Set 17, 2009 8:49 pm

Bom, se puder considerar a criação de um outro grupo para tratar das pendências do metaplot do grupo anterior que seguiu noutra direção um retcon, então ja fiz.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Sex Set 18, 2009 1:18 pm

Conta p/nóis Netão, essa história de lição de moral em Gaia!
Tio Nitro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex Set 18, 2009 2:38 pm

Tio Nitro escreveu:Conta p/nóis Netão, essa história de lição de moral em Gaia!

há! também quero saber!
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Sex Set 18, 2009 2:54 pm

Netão, tá intimado lol!
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Netão em Sex Set 18, 2009 5:03 pm

Aff... tem certas coisas que eu gostaria de esquecer. Maldita hora que fui comentar essa história rsrs

Vejam bem, isso foi poucos meses depois de eu ter começado a narrar Lobsomem - O Apocalipse, não tinha muita idéia de trama ou mesmo o que fazer com a história.

Como eu estava sem idéias, decidi fazer um evento bombástico: os personagens acharam um artefato em um Caern abandonado no meio do deserto americano, que eles chamaram de "O sonho de Gaia". Esse simples artefato em formato de jóia era um pequeno fragmento do poder de criação que Gaia usou para criar o mundo (totalmente viajado, eu sei... eu era inexperiente Choro )

Bem, mesmo sendo uma pequena pedra, esse artefato tinha ainda parte do poder da criação, então imaginem que os inimigos, quando descobriram, fizeram deus e o mundo para pegar isso dos personagens.

Foi ai que começou o problema, a história começou a tomar uma proporção maior do que eu podia lidar, e no meio do jogo eu percebi que tinha sido uma péssima idéia o artefato e tudo mais.

Eu já estava ficando desesperado quando tive uma (outra) idéia brilhante, quando os jogadores concluíssem a história, eu ia dar um "reset" na trama (ou Retcom forçado).

Pois bem, depois de uma batalha pra lá de épica, quando os personagens se perguntavam o que fazer para seguir adiante, o avatar de Gaia aparece e fala com os jogadores. Ela vem com aquele papinho a lá Athena dos Cavaleiros do Zodiaco, e diz que, mesmo com a vitória, tinha sido tudo um grande erro, e que ela iria usar o poder dos Espíritos do Tempo e do artefato para mudar o passado, assim nada daquilo teria acontecido.

Nesse momento eu sorri sozinho, "Que grande idéia", eu pensei.

Pena que os jogadores não concordaram, rsrs

Eles ficaram irritados, chamaram Gaia de fraca e irresponsável, que alguém, mesmo um Celestino como ela, deveria arcar com os próprios atos e as consequencias dos mesmos. Que voltar e mudar tudo era uma saída covarde e indigna de uma divindade.

Eu (e Gaia, por tabela rsrs) fiquei chocado. Simplesmente toda a argumentação que eu tinha criado foi destruída em menos de cinco minutos, sem chance de restauração.

Sem saber o que fazer, Gaia entendeu o ponto de vista dos personagens e não mudou nada. Depois disso os jogadores conversaram comigo e decidimos "ignorar" o passado e continuar jogando, sem eventos cósmicos desta vez.

Não foi um Retcom, tudo realmente aconteceu, só não demos a importância que deveria ter. Mas sempre tinha alguém que vinha e lembrava da lição de moral em Gaia, para meu desespero.

Bem, foi isso. Acho que entra nos "jogos que gostaríamos de esquecer".
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Allian em Sex Set 18, 2009 5:58 pm

pra mim os jogadores não queriam mudar as fichas ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Sex Set 18, 2009 10:28 pm

Único retcon realmente retcon (preencher lacunas para mim não é retcon )que participei foi no First Quest, nsso grupo estava na masmorra e quando abrimos uma porta demos de cara com um grupinho de Kobolds! E não é que o grupo todo morreu para uns 5 kobolds. RS

A e a gente falou para o mestre “não pera a e..... volta... a gente abriu a porta e então?” a e começamos a luta de novo e vencemos. Hauhahauahua nunca esqueço isso.
cheers
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Renato de Recife em Sex Set 18, 2009 11:05 pm

Netão escreveu:Mas sempre tinha alguém que vinha e lembrava da lição de moral em Gaia, para meu desespero.

Hahaha! nossa foi mais engraçado do que eu imaginava lmao
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: